Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro?


Rodolfo Benetti

Por   

 10/07/2020 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

É através de um bom planejamento de comunicação que se gera valor para um determinado público. Se você está mergulhando no mundo do empreendedorismo agora, pode assustar com a quantidade de planos que precisam ser feitos.

Mas, verdade seja dita: sem um bom plano é difícil um projeto sair do papel de forma eficaz, e isso também acontece na área da comunicação. Apesar de alguns empreendedores deixarem essa parte de lado, ela é tão importante quanto as demais. Quer entender por que? Continue a leitura deste texto.

Qual a importância do planejamento de comunicação para uma empresa?

Se a comunicação externa está diretamente ligada às vendas, a interna está com a produtividade do time. Contudo, ambas têm um ponto em comum: possuem potencial para aumentar o lucro de uma empresa.

Ainda sobre o assunto, um dos primeiros passos de um empreendedor é elaborar um plano estratégico — ou de marketing, como preferir chamar. Esse passo é imprescindível, mas para alcançar os objetivos traçados é necessário a elaboração de um planejamento de comunicação.

É através desse plano que você irá:

  • criar um esquema com as principais informações sobre seu público-alvo;

  • escolher as ferramentas ideais para transmitir as mensagens;

  • entender a percepção do público perante a sua marca;

  • definir a estratégia que atingirá os objetivos traçados;

  • construir um posicionamento efetivo, etc.

Além das consequências diretas da realização de um planejamento de comunicação, existem outros benefícios indiretos. Listamos alguns dos principais. Confira!

Dica: Como fazer meu negócio prosperar? Conheça a máquina de crescimento!

Maior eficiência dos processos

Com a comunicação acontecendo de forma ágil, não perde-se tempo buscando determinada informação ou, até mesmo, se atrapalhando com a "rádio-peão". Isso significa mais eficiência na execução de processos.

Construção de uma identidade empresarial

É possível trabalhar o branding da marca tanto interna quanto externamente, dependendo do plano estratégico e das necessidades da empresa.

Atração de resultados mais claros

Com a comunicação acontecendo de forma a esclarecer o que a empresa espera de cada time, os funcionários saberão para que caminho seguir e estarão alinhados com os objetivos da organização.

Funcionários menos estressados e mais produtivos

A comunicação interna trabalha diretamente com o alinhamento dos funcionários, diminuindo o nível de stress da equipe e incentivando o potencial produtivo da empresa como um todo. Todo esse cenário influencia diretamente no lucro do negócio.

Após ver as consequências, benefícios e importância desse trabalho de comunicação, é possível compreender como um planejamento pode influenciar diretamente o lucro de uma empresa. Mas, como elaborar um bom plano? Eis a questão!

Como elaborar um planejamento de comunicação que gere lucro para a empresa?

Faça um bom diagnóstico da comunicação interna

O primeiro passo para iniciar o planejamento da comunicação de uma empresa é realizar um diagnóstico da situação atual. Nesse sentido, os cenários que podem ser enfrentados precisam ser previamente levantados e analisados. Isso significa mapear as principais ameaças e oportunidades.

Apenas dessa forma a empresa poderá se preparar se forma a não ser surpreendida. Caso aconteça alguma mudança no decorrer dos dias — e é muito provável que ocorra — é mais viável alterar um plano em andamento do que começar um do início.

E se quiser saber como melhorar a comunicação interna da sua empresa, confira nossas dicas!

13 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

Defina os objetivos

Com o diagnóstico realizado é possível realizar um levantamento dos principais gargalos que precisam ser sanados na comunicação da empresa.

Esses gargalos — ou até mesmo oportunidades a serem aproveitadas — nortearão a escolha dos objetivos do plano de comunicação. Mas é preciso ter em mente que essas metas precisam ser factíveis de serem alcançadas. De nada adianta desafiar-se a conquistar algo que é impossível de se atingir com os recursos disponíveis.

É importante lembrar que podem ser enumerados vários objetivos e que, para alcançá-los, o plano de comunicação pode possuir várias pequenas ações e estratégias que, juntas, atinjam as metas traçadas.

Analise a concorrência

Não adianta apenas conhecer o comportamento do público, é preciso estudar ao que ele está sendo submetido. Ou seja, é preciso acompanhar as estratégias da sua concorrência e aprender com seus erros e acertos.

Lembre-se de documentar todo esse acompanhamento. Guarde não apenas informações sobre a execução dessas estratégias mas também a reação do público perante elas.

Tenha em sua mentalidade que todo esse processo de análise é saudável e que é apenas uma benchmarking, você não está fazendo nada de errado.

Mapeie oportunidades de canais

Você precisa ter conhecimento profundo do mercado em que está atuando. Apenas dessa forma você será assertivo na escolha dos melhores canais de comunicação.

Pergunte a si e para a sua equipe: 

  • você sabe onde o seu prospect está?

  • tem noção de como chamar sua atenção de forma positiva?

  • acredita que esse momento é o ideal para entrar em contato com ele?

Defina a equipe

É preciso lembrar que a execução de um plano precisa de uma equipe capacitada. O de comunicação precisará de profissionais especializados em áreas específicas, desde publicidade e propaganda até relações-públicas, dependendo das estratégias e objetivos traçados.

Planeje as estratégias

Após todo esse processo, chegou o momento de traçar as estratégias. É preciso que nesse ponto as expectativas estejam alinhadas, tanto da empresa quanto do time que coordenará as ações e dos colaboradores e consumidores que serão atingidos pela comunicação.

Elabore o plano

O planejamento de comunicação não pode se distanciar do plano estratégico da empresa. Na verdade, ao contrário, ele deve estar diretamente relacionado e alinhado com ele.

Com todo o diagnóstico realizado e documento, chega o momento de colocar todo o processo no papel. Lembre-se de elaborar um plano coerente com os objetivos e recursos disponíveis. Para elaborar um planejamento eficiente, atente-se aos seguintes pontos:

  • coerência das mensagens e estratégias com a organização e público-alvo;

  • estratégias alinhadas com o mercado, levando em consideração as práticas de stakeholders;

  • distribuição das tarefas por times;

  • comprometimento da diretoria com o planejamento de comunicação;

  • entendimento total das ações realizadas pelos times.

Agora você sabe a importância de elaborar um bom planejamento e sabe quais passos seguir para iniciar a produção dessa importante etapa!

Salve nosso livro digital gratuito clicando a seguir e inicie agora mesmo!!!

Passo a passo: Como faze um plano de Marketing Digital em sua empresa?

Se quiser continuar aprendendo tudo que você precisa saber para impulsionar os resultados da sua empresa, assine a newsletter da nossa agência de Marketing Digital!

 

Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.