12 ferramentas e estratégias essenciais para o sucesso no Marketing Digital



Por   

 02/10/2017 

 02/10/2017 

Que o Marketing Digital é uma poderosa forma de atrair e fidelizar clientes, ninguém duvida. Apesar disso, ainda existem muitas empresas que tentam sem sucesso obter esses resultados.

Qual o problema? Será que com o avanço da Transformação Digital as técnicas que usamos hoje ficaram ultrapassadas? Ou seria a concorrência maior o motivo do baixo desempenho?

Na verdade, nenhum desses dois fatores representa a razão por trás dos resultados ruins. Na maioria dos casos, o problema é estrutural, ou seja, falta apenas executar as estratégias certas da forma certa.

Existem muitas ferramentas de marketing, perfeitas para o sucesso a curto, médio e longo prazo em negócios de todo tipo.

Quer conhecer algumas delas e garantir que a sua empresa só tenha alegrias com o Marketing Digital? Então vamos lá!

1. Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias dentro do Marketing Digital, e esse cenário não deve mudar tão cedo.

A base da jornada de compra atualmente é a procura por informações de qualidade e relevância.

Desde o ponto em que a persona só quer entender melhor o problema que enfrenta até o ponto em que precisa decidir qual solução comprar, ela consome conteúdo.

Essa é a primeira estratégia da nossa lista por um bom motivo: ao ler os próximos itens, note como estão ligados à produção de conteúdo, direta ou indiretamente.

Sendo assim, é impossível ignorar o Marketing de Conteúdo como parte de uma estratégia digital vencedora e consistente.

Dica: Por que o Marketing Digital é fundamental para sua empresa?

2. SEO

O SEO (Search Engine Optimization), termo inglês para Otimização de Motores de Busca, se trata de preparar o seu site e blog para aparecer nos primeiros lugares do Google e outros sites de busca.

Sempre que alguém procurar por um assunto que tenha a ver com o seu produto ou serviço, o ideal é que o seu site apareça entre as primeiras opções na página de resultados.

Há diversos fatores que influenciam na classificação que o Google faz. Atualmente, são mais de 200 fatores, e os algoritmos da empresa estão sempre evoluindo para oferecer buscas mais inteligentes e precisas.

Aprender sobre SEO On Page é indispensável para saber como usar bem esse recurso e atrair tráfego para os seus canais digitais.

Clique no banner abaixo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre a metodologia Inbound Marketing e como aplicar isso hoje em sua empresa.

Como gerar resultados com o inbound marketing

3. Automação de marketing

Em uma estratégia de Inbound Marketing, é importante adquirir um bom volume de leads, ou seja, conseguir muitos contatos de clientes em potencial.

Depois, a ideia é nutrir esses leads com conteúdo apropriado para seus interesses, a fim de que eles se tornem clientes com o tempo.

Mas, imagine o trabalho envolvido em separar manualmente o conteúdo que será enviado para centenas ou até milhares de leads.

Pensando nas outras atividades da empresa (trabalhar no produto, atender clientes, fechar vendas, etc.), seria impossível dar conta disso!

Um sistema de automação de marketing faz essa segmentação por você, separando os leads por grupos, enviando conteúdo certo para cada um deles e até mostrando relatórios precisos de como eles estão consumindo esse conteúdo.

4. Gestão de projetos

Como você já deve saber, uma estratégia de marketing digital é composta por vários esforços, cada um com suas muitas etapas e ciclos de repetição.

Por exemplo, o Marketing de Conteúdo exige planejamento antecipado, execução precisa e esse ciclo precisa ser renovado sempre, com base nas métricas de desempenho.

O mesmo vale para o marketing nas redes sociais, por e-mail, e uma série de outros projetos. Tudo isso exige muita organização para funcionar bem.

E a melhor maneira de conseguir isso é por meio de um bom sistema de gestão de projetos, ou uma combinação de ferramentas que permitam que o trabalho seja realizado de forma suave.

Dica: Como saber se sua estratégia de marketing digital é eficiente?

5. Co-marketing

O co-marketing é uma estratégia de ótimo custo-benefício, e se apresenta como uma forma muito inteligente de conseguir melhores resultados.

Por se juntar a empresas que falam ao mesmo público, mas que não são concorrentes do seu negócio, a sua estratégia ganha um novo fôlego.

É possível aumentar o alcance da sua marca para uma audiência nova  —  mas igualmente atraente em comparação com o seu público habitual  —  com menos trabalho e em um tempo menor do que levaria sem a ajuda de um parceiro.

6. CRM

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software indispensável para empresas em crescimento que precisam manter a organização ao lidar com os clientes.

Empresas que não investem no CRM perdem boas oportunidades, até porque o sistema é muito mais do que uma lista de contatos.

Esse software evoluiu tanto que se tornou uma central de informações em tempo real, que funciona na nuvem.

A maioria das opções disponíveis no mercado apresenta relatórios poderosos, que contém histórico de vendas, de interações com cada cliente, bem como uma série de outros dados.

Assim, é possível integrar o uso do CRM à sua estratégia de marketing, e criar materiais e ferramentas mais interessantes com base nos dados que coleta sobre sua clientela.

7. E-mail marketing

O e-mail marketing está entre as táticas de marketing digital com melhor taxa de conversão, então como poderíamos deixá-lo de fora da nossa lista?

Com ele, o processo de nutrir leads e promover o engajamento entre eles se torna muito mais simples.

A barreira de entrada e saída também é baixa, o que deixa os visitantes do site ou blog mais propensos a assinar a lista de envios.

Por isso, iniciar uma campanha de e-mail marketing deve ser prioridade na sua estratégia digital.

Clique no banner abaixo e saiba como gerar mais resultados com essa ferramenta indispensável!

Email Marketing: A chave para a vantagem competitiva

8. Redes sociais

As redes sociais são hoje grandes centros de negócios, o que gera oportunidades incríveis para as marcas se relacionarem com seus clientes sem interrompê-los ou incomodá-los de alguma forma.

Afinal, até as pessoas físicas hoje em dia usam essas redes para vender ou trocar objetos pessoais, bem como para pesquisar melhor sobre produtos que desejam consumir.

Com o posicionamento certo e bom conteúdo  —  criado exclusivamente para cada rede social, é sempre bom lembrar  —  a sua empresa certamente vai estabelecer uma relação mais próxima com a persona que deseja atrair.

A partir disso, é possível direcioná-la para seus canais exclusivos, como site e blog, nos quais será possível converter leads e até clientes sem tantas distrações e briga por atenção como ocorre nas redes.

Dica: Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

9. Blog

Já destacamos aqui estratégias como Marketing de Conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, co-marketing e SEO. O blog é o melhor canal para otimizar todas essas estratégias e juntá-las em um só lugar.

A criação de um blog corporativo é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer, por ser um canal exclusivo de marketing, no qual você tem total controle sobre a mensagem a ser passada para a persona.

10. Análise de métricas

A análise de métricas é a única forma de saber com precisão se todos os outros esforços apontados até aqui estão produzindo os resultados esperados.

Existem tantas métricas que você pode usar que fica até difícil escolher. Por isso, é importante se basear nos objetivos traçados para o negócio.

Caso as metas estabelecidas tenham a ver com geração de leads, aumento das vendas ou qualidade do atendimento, as métricas e indicadores usados têm de ser diferentes.

Felizmente, temos aqui no blog uma série de conteúdos para te ajudar nessa seleção, e também a fazer o acompanhamento do jeito certo. Veja algumas métricas que você pode acompanhar:

11. Otimização de Conversão

A conversão acontece quando o objetivo que foi definido se concretiza, e seja qual for esse objetivo, a busca por melhorar a taxa de conversão é constante.

É aí que entra o conceito de Otimização da Taxa de Conversão, também conhecido como CRO (do inglês Conversion Rate Optimization).

Isso representa o hábito de realizar testes para descobrir maneiras mais eficientes de converter por meio do seu site, blog e outros canais de marketing digital.

Testes A/B, Landing Pages e outros elementos são fundamentais nesse processo de otimização. Então, a lição é clara: depois de ter todas as táticas mostradas aqui funcionando e produzindo resultados, não se acomode.

Coloque o CRO em prática e descubra formas de tornar o seu marketing digital ainda melhor. Só assim será possível se manter relevante em um ambiente tão dinâmico como o mundo virtual.

Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre leads e comece a gerar melhores resultados para o seu negócio agora mesmo! 

Guia completo pra converter seus leads e otimizar suas vendas

12. Atitude correta

Por último, mas não menos importante, é preciso destacar a importância de ter a atitude correta ao trabalhar com marketing digital.

É preciso ter paciência, especialmente com estratégias com tempo de retorno maior.

Além disso, é essencial entender que automatizar tarefas não significa deixar tudo ao acaso. Pelo contrário, você e seu time ainda terão de dedicar tempo monitorando e ajustando os esforços para que o planejamento funcione.

Por ter a mentalidade certa, e usar essas estratégias citadas da melhor forma possível, a sua estratégia digital tem tudo para dar certo e dar um excelente ROI para a empresa.

Com isso, fica claro que as ferramentas de marketing citadas aqui não vão resolver todos os seus problemas ou funcionar de forma mágica. Mas certamente vão ajudar muito a automatizar tarefas e estruturar processos essenciais para que a sua estratégia funcione cada dia melhor.

Além de ferramentas, é essencial ter profissionais capacitados para usá-las, não acha? Veja como estruturar, contratar e escalar o seu time de marketing!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!