Estratégias de Marketing Digital: como isso impacta nos meus resultados?


Rodolfo Benetti

Por   

 09/10/2017 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido o quanto as estratégias de Marketing Digital têm se tornado essenciais em qualquer negócio atual, seja físico, seja online. O que muitos não dizem é sobre o tamanho do impacto disso nos seus resultados.

A diferença do Marketing Digital para o tradicional está basicamente na mídia; muitos fatores continuam sendo os mesmos: há custos envolvidos, especialização de profissionais, produtividade da equipe, otimização dos resultados, entre outros.

Estratégias de Marketing Digital devem ser levadas a sério por empresas sérias. Por isso, vamos mostrar os diversos elementos que impactam nos resultados do seu negócio e como você pode otimizar sua tática. Confira!

Quais custos estão envolvidos no Marketing Digital?

Não tem como fugir: para ganhar dinheiro, é preciso gastar dinheiro. Desenvolver estratégias de Marketing Digital que sejam realmente eficazes envolve investir. E é este ponto que ressaltamos: marketing precisa ser investimento, não somente custo.

Em outras palavras, o dinheiro investido no marketing precisa retornar e, de preferência, com lucro. Isso se dá, na maior parte, no longo prazo. E aqui entram algumas métricas muito importantes para acompanhar: ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de cliente), taxa de conversão, entre outras.

Não é tarefa fácil analisar essas métricas e otimizá-las para diminuir seus custos com marketing. Mas é possível, especialmente com a ajuda de quem entende do assunto. Hoje o mercado conta com agências que já se especializaram em estratégias de Marketing Digital.

Por que ter uma agência especialista em estratégias de Marketing Digital?

Muitos falsos “gurus” propagaram que o Marketing Digital era algo fácil e acessível a qualquer um. Por isso, muitos fracassaram (e continuam fracassando) em suas estratégias mal resolvidas.

É fato que não basta criar uma página no Facebook e sair divulgando seu negócio de qualquer maneira. Além de não trazer nenhum resultado positivo, você corre o risco de queimar sua empresa no mercado por não agir da forma correta.

Negócios sérios precisam de estratégias de Marketing Digital igualmente sérias. Não é à toa que hoje já existam agências de marketing especializadas em estratégias online. Elas são capazes de criar as melhores táticas de atuação e gerar resultados extraordinários.

Dica: 4 razões para contratar uma agência Google Partners

Quais são as principais estratégias utilizadas?

Algumas das especializações do Marketing Digital incluem:

  • SEO: uma das técnicas que mais sofrem mudanças, por causa da frequente evolução dos algoritmos dos motores de busca, o SEO é fundamental para uma das etapas mais importantes de um negócio online, a geração de tráfego orgânico;

  • Adwords e PPC: os anúncios pagos não são uma alternativa ao SEO, mas complementares; uma estratégia bem elaborada vai contar com ambas as técnicas e, portanto, é preciso investir em especialistas de ambas as modalidades;

  • Marketing de Conteúdo: uma das formas mais eficazes de criar e manter relacionamento com clientes é por meio da distribuição de conteúdos informativos e envolventes; uma equipe que desenvolve conteúdo pode ser composta por vários profissionais: gestor de conteúdo, editor de blogs e redes sociais, redatores, revisores, designers, diagramadores, entre outros.

  • Email Marketing: a demanda por habilidades técnicas é sempre muito alta; especialistas em Email Marketing estão entre os profissionais mais desejáveis do mercado, pois projetam e realizam estratégias de Marketing Digital que, no momento, registram o ROI mais alto.

  • Outras áreas: ainda é possível considerar especialidades em mobile marketing, mídias sociaisvideomarketing, analytics e muitas outras.

Como é possível perceber, as estratégias de Marketing Digital são complexas e minuciosas. Elas afetam os resultados no curto, no médio e no longo prazo.

Clique no banner abaixo para baixar nosso eBook e aprenda tudo o que você precisa sobre Email Marketing!

Email Marketing: A chave para a vantagem competitiva

Hoje em dia, é praticamente impossível sobreviver no mercado sem ter algum tipo de investimento no mundo online. Muitas empresas, no entanto, não sabem como agir diante de uma vastidão de técnicas. O melhor a fazer é contratar quem entende do assunto. Agências de Marketing Digital são capacitadas a desenvolver a melhor estratégia de acordo com cada negócio.

E você, já começou a pensar nos impactos que as estratégias de Marketing Digital podem ter nos resultados da sua empresa? Assine a nossa newsletter e descubra quais são os próximos passos para impulsionar o seu negócio!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.