A importância da presença digital para fazer sua empresa crescer


Rodolfo Benetti

Por   

 04/06/2018 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

A presença digital tem se tornado um quesito para a sustentabilidade das empresas. Isso quer dizer que, as empresas que não estão presentes devidamente, já estão a um passo atrás para conquistar novos clientes.

Estar na internet significa mais acessibilidade aos consumidores em poucos cliques. Afinal, basta fazer uma pesquisa rápida sobre o seu produto ou serviço ou se comunicar com a sua empresa por meio das redes sociais.

Quer saber como e por que é preciso ter uma presença digital adequada? Então continue acompanhando este artigo!

Por que manter a presença digital?

Primeiramente, porque mais da metade dos brasileiros já estão conectados, de acordo com o relatório Digital in 2018, divulgado pela Hootsuite e We Are Social. Logo, pelo menos boa parte dos seus clientes estão na internet.

Depois, porque, se o consumidor que você espera alcançar está conectado, a presença digital vai ampliar seus resultados, levando a sua marca e o seu produto a mais pessoas que se interessarem.

Por último e não menos importante: seus concorrentes já estão na internet. Assim sendo, os seus possíveis clientes estão pesquisando pelo seu produto na web e estão sendo direcionados a comprar na concorrência, que já possui uma estratégia digital adequada. Então, está na hora de começar!

Saiba como alcançamos o topo do Google e aumentamos 184% nossas vendas. Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Como ter presença digital de forma adequada?

Inicialmente, tenha um site ou, pelo menos, uma landing page para captar leads interessados em seus produtos. Porém, é necessário entender que nada deve ser feito sem que haja meios de mensurar os efeitos de cada ação. Uma dica para isso é investir no Growth Hacking.

Dica: Growth hacking: saiba mais sobre o que é isso e como funciona

Depois desse entendimento, vamos às dicas para que sua empresa passe a ter uma boa presença digital:

Usabilidade

O conceito de User Experience (UX) precisa ser levado a sério. Então, se você já tem um site ou pretende criar um, analise sempre as funcionalidades dele com o olhar do cliente.

  • Qual é a experiência que ele vai ter com a interação?
  • Ele está sendo devidamente direcionado à conversão?
  • O fluxo para o fechamento está amigável, compreensível?
  • É uma plataforma responsiva, que adapta-se bem a diferentes dimensões de tela (notebooks, monitores grandes, celulares, tablets etc)?

Tudo isso precisa ser considerado para que o seu site tenha um bom resultado de conversões.

SEO (Search Engine Optimization)

Faça estratégias de SEO para que o Google e demais robôs de busca considerem o seu site útil para os usuários que procuram pelos seus produtos. Esteja atento a estes pontos sobre a sua plataforma:

  • Ela é amigável aos robôs de busca?
  • A estrutura das páginas permite a configuração das meta tags descriptions?
  • Consegue fazer uma gestão de palavras-chave foco por página (que pode ser feito por plugins, por exemplo)?
  • Ela permite fácil integração com a ferramenta de blog?
  • É leve? Permite que seu site seja carregado rapidamente?

Todas essas questões são levadas em consideração pelos robôs de busca na hora de classificar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas.

Para fazer a manutenção de todos os indicadores de velocidade, posicionamentos por páginas e melhorias a serem executadas no site, algumas ferramentas são indicadas. Veja exemplos abaixo:

  • Google Analytcs
  • Google Search Console
  • SEM Rush

Inbound Marketing

Essa é uma excelente estratégia para quem quer ter uma presença digital forte. Comece o Inbound Marketing fazendo uma pesquisa aprofundada das palavras-chave mais pesquisadas pelos seus clientes sobre os produtos que você oferece.

Dica: Veja a importância do uso correto de palavras-chave para gerar leads

Logo após, elabore um cronograma para que seja possível organizar a elaboração de pautas e conteúdos úteis e relevantes sobre cada uma das palavras-chave. Nesse mesmo cronograma, gerencie as datas das publicações.

Essa é uma excelente forma de atrair tráfego orgânico (gratuito) para o seu site. Não se esqueça de avaliar o sucesso de cada conteúdo publicado (rankeamento, conversões etc).

Outras dicas importantes

Além dessas dicas que acabamos de citar acima, temos mais uma que vai te ajudar: criar um Planejamento de Marketing Digital. Clique no banner e aprenda o passo a passo de como elaborar o seu!

Banner-Planejamento de Marketing Digital

Aplicando tudo o que falamos neste texto, sua empresa terá uma ótima presença digital. Mas lembre-se: é preciso estabelecer estratégias para que todas as ações, de fato, representem crescimento.

Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Solicite o contato dos especialistas da Orgânica agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.