A importância da presença digital para fazer sua empresa crescer



Por   

 04/06/2018 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

A importância da presença digital para fazer sua empresa crescer

A presença digital tem se tornado um quesito para a sustentabilidade das empresas. Isso quer dizer que, as empresas que não estão presentes devidamente, já estão a um passo atrás para conquistar novos clientes.

Estar na internet significa mais acessibilidade aos consumidores em poucos cliques. Afinal, basta fazer uma pesquisa rápida sobre o seu produto ou serviço ou se comunicar com a sua empresa por meio das redes sociais.

Quer saber como e por que é preciso ter uma presença digital adequada? Então continue acompanhando este artigo!

Por que manter a presença digital?

Primeiramente, porque mais da metade dos brasileiros já estão conectados, de acordo com o relatório Digital in 2018, divulgado pela Hootsuite e We Are Social. Logo, pelo menos boa parte dos seus clientes estão na internet.

Depois, porque, se o consumidor que você espera alcançar está conectado, a presença digital vai ampliar seus resultados, levando a sua marca e o seu produto a mais pessoas que se interessarem.

Por último e não menos importante: seus concorrentes já estão na internet. Assim sendo, os seus possíveis clientes estão pesquisando pelo seu produto na web e estão sendo direcionados a comprar na concorrência, que já possui uma estratégia digital adequada. Então, está na hora de começar!

Como ter presença digital de forma adequada?

Inicialmente, tenha um site ou, pelo menos, uma landing page para captar leads interessados em seus produtos. Porém, é necessário entender que nada deve ser feito sem que haja meios de mensurar os efeitos de cada ação. Uma dica para isso é investir no Growth Hacking.

Dica: Growth hacking: saiba mais sobre o que é isso e como funciona

Depois desse entendimento, vamos às dicas para que sua empresa passe a ter uma boa presença digital:

Usabilidade

O conceito de User Experience (UX) precisa ser levado a sério. Então, se você já tem um site ou pretende criar um, analise sempre as funcionalidades dele com o olhar do cliente.

  • Qual é a experiência que ele vai ter com a interação?
  • Ele está sendo devidamente direcionado à conversão?
  • O fluxo para o fechamento está amigável, compreensível?
  • É uma plataforma responsiva, que adapta-se bem a diferentes dimensões de tela (notebooks, monitores grandes, celulares, tablets etc)?

Tudo isso precisa ser considerado para que o seu site tenha um bom resultado de conversões.

SEO (Search Engine Optimization)

Faça estratégias de SEO para que o Google e demais robôs de busca considerem o seu site útil para os usuários que procuram pelos seus produtos. Esteja atento a estes pontos sobre a sua plataforma:

  • Ela é amigável aos robôs de busca?
  • A estrutura das páginas permite a configuração das meta tags descriptions?
  • Consegue fazer uma gestão de palavras-chave foco por página (que pode ser feito por plugins, por exemplo)?
  • Ela permite fácil integração com a ferramenta de blog?
  • É leve? Permite que seu site seja carregado rapidamente?

Todas essas questões são levadas em consideração pelos robôs de busca na hora de classificar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas.

Para fazer a manutenção de todos os indicadores de velocidade, posicionamentos por páginas e melhorias a serem executadas no site, algumas ferramentas são indicadas. Veja exemplos abaixo:

  • Google Analytcs
  • Google Search Console
  • SEM Rush

Inbound Marketing

Essa é uma excelente estratégia para quem quer ter uma presença digital forte. Comece o Inbound Marketing fazendo uma pesquisa aprofundada das palavras-chave mais pesquisadas pelos seus clientes sobre os produtos que você oferece.

Dica: Veja a importância do uso correto de palavras-chave para gerar leads

Logo após, elabore um cronograma para que seja possível organizar a elaboração de pautas e conteúdos úteis e relevantes sobre cada uma das palavras-chave. Nesse mesmo cronograma, gerencie as datas das publicações.

Essa é uma excelente forma de atrair tráfego orgânico (gratuito) para o seu site. Não se esqueça de avaliar o sucesso de cada conteúdo publicado (rankeamento, conversões etc).

Outras dicas importantes

Além dessas dicas que acabamos de citar acima, temos mais uma que vai te ajudar: criar um Planejamento de Marketing Digital. Clique no banner e aprenda o passo a passo de como elaborar o seu!

Banner-Planejamento de Marketing Digital

Aplicando tudo o que falamos neste texto, sua empresa terá uma ótima presença digital. Mas lembre-se: é preciso estabelecer estratégias para que todas as ações, de fato, representem crescimento.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!