Growth hacking: saiba mais sobre o que é isso e como funciona



Por   

 09/04/2018 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Growth hacking: saiba mais sobre o que é isso e como funciona

Expressão criada pelo empreendedor americano Sean Ellis, growth hacking não tem uma tradução literal, mas a ideia por trás é realizar marketing orientado a experimentos.

As duas palavras, de certa forma, explicam o conceito ― crescimento (growth) e exploração (hacking) ―, pois a prática consiste no aproveitamento de brechas do mercado para desvendar oportunidades e desenvolver estratégias de crescimento exponencial.

Saiba agora como funciona o growth hacking e quais as vantagens de sua utilização nas empresas:

Para que serve o growth hacking e como ele funciona?

A palavra “hacker” geralmente tem uma atribuição negativa, porém o termo faz referência a um indivíduo que busca conhecimento mais detalhado, além do comum.

O growth hacking é uma forma de fazer marketing com base em estudos de oportunidades e aplicação de testes. O profissional que segue essa estratégia faz uma análise da situação desde o ponto onde a empresa está até onde deseja chegar.

Dica: Estratégia o caminho para bater suas metas!

Muito utilizada por startups, inclusive no Vale do Silício (EUA), essa ação de empreendedorismo utiliza técnicas como SEO (Search Engine Optimization), análise de sites, Marketing de Conteúdo, anúncios, afiliados, influenciadores digitais, automatizações, integrações e diversos testes A/B.

O objetivo principal do growth hacking é o crescimento acelerado. Para isso, utiliza uma metodologia focada em testes e otimização de conversões.

O conceito é semelhante ao de Marketing Digital, mas como explica Marcelo Toledo, autor e desenvolvedor de startups, growth hacking é um pouco mais abrangente e não se limita apenas a ações de administração mercadológica.

O profissional precisa consultar outros setores da empresa, como o de desenvolvimento do produto, finanças, operações empresariais e até mesmo recursos humanos. Sendo assim, é o âmbito onde as estratégias de desenvolvimento de produto e de marketing se encontram.

Quais as vantagens de investir em growth hacking?

Agora que você já entende melhor em que consiste o growth hacking, suas responsabilidades e como se difere do marketing, conheça 5 benefícios de investir nessa estratégia:

1) Crescimento rápido

O principal objetivo do growth hacking é promover o crescimento acelerado das empresas. O profissional analisa diversas áreas da organização, propõe melhorias e trabalha em campanhas visando fechar negócios e ganhar mercado. As estratégias geralmente envolvem custos baixos e criatividade, demandas reais de qualquer startup.

2) Escalabilidade

O segundo benefício que destacamos é a habilidade de aumentar os resultados financeiros sem onerar a empresa, mantendo os custos baixos. A Airbnb é um exemplo disso, pois o serviço fornecido pela empresa é a integração feita entre donos de imóveis e pessoas que desejam alugar.

Os custos e processos operacionais não devem crescer muito ― ainda que a empresa tenha consecutivos aumentos no número de clientes ―, tornando possível a escalabilidade enquanto mantém a lucratividade.

Dica: Como a inovação permitiu cintinuarmos crescendo muito durante a crise

3) Previsibilidade de vendas

Devido à utilização de técnicas de Inbound Marketing e de mensuração de resultados, o profissional growth hacker é capaz de prever as vendas em determinado período com base no histórico de transações e nos dados armazenados.

4) Viralização

Outra característica essencial é ter um funil de vendas maior do que aquele geralmente adotado em Inbound Marketing, com uma certa ênfase na recomendação. O uso de técnicas de viralização, como indicação aos amigos por meio das redes sociais, faz com que a empresa seja conhecida no mercado de forma mais rápida e a custos baixíssimos.

5) Escolha de alternativas

Por meio da integração entre desenvolvimento do produto e marketing, o growth hacking consegue identificar as melhores oportunidades e aplicar as ferramentas certas para promover o crescimento de organizações.

Para ser implementado com maestria, a cada decisão que a empresa precise tomar o growth hacker deve se perguntar quais serão os impactos dessa escolha e de outras alternativas para o crescimento do negócio.

Dica extra

Viu como o growth hacking é importante para toda estratégia? Se você quiser saber mais sobre crescimento nós temos uma dica extra: nosso Webinar Gratuito: Como gerar resultados com o Inbound Marketing. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Webinar: como gerar resultados com o Inbound Marketing

 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!