Entenda Service Level Agreement (SLA) de Marketing e vendas!


Guilherme de Bortoli

Por   

 15/02/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Ao vender um produto ou oferecer um serviço a um cliente, a sua empresa se compromete a entregar aquilo que foi prometido, certo? Para melhorar os resultados, é possível seguir essa lógica e estabelecer um service level agreement entre diferentes times!

O mais comum é criar um SLA entre Marketing e vendas, integrando fluxos de trabalho e entrega de resultados. Se for bem aplicada, essa estratégia gera resultados muito satisfatórios e que podem virar o jogo para o seu negócio!

Quer entender como isso acontece? Me acompanhe e saiba mais sobre o SLA!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

O que é SLA? [Significado]

Sabe quando você contrata um plano de Internet? É comum que o provedor indique um prazo máximo para suporte e solução de problemas. Esse é exatamente um exemplo de service level agreement (SLA)! Em tradução livre, podemos chamá-lo de acordo de nível de serviço.

Pensando no conceito, é possível definir o SLA como um acordo entre duas partes que estabelece parâmetros a serem atendidos na realização de uma atividade.

Embora esse acordo seja utilizado entre o contratante e o prestador de um serviço, é possível ir além!

Como você verá nos demais tópicos, o SLA também pode ser usado dentro da empresa entre setores e times diferentes.

É o que acontece ao alinhar o time de Marketing e vendas. A ideia é definir como deve ocorrer a entrega de determinado resultado!

O SLA pode incluir a entrega de determinado número de leads qualificados para o setor comercial ao longo do mês, por exemplo. Com esse SLA, o Marketing fica responsável por planejar e implementar estratégias para captar os leads.

Ao identificar quais oportunidades estão alinhadas, elas são repassadas para o setor de vendas, até que a meta definida nesse acordo seja atingida. Em seguida, o time comercial pode trabalhar nesses contatos, buscando o fechamento.

Dica: Marketing e Vendas: como um time deve passar os leads para o outro?

A importância do service level agreement

A existência do SLA é relevante porque esse acordo ajuda a alinhar expectativas quanto aos resultados que serão obtidos. No caso do acordo entre Marketing e vendas, por exemplo, ele é ainda mais relevante por estimular a colaboração entre as equipes!

Com um acordo estratégico e adequado, é possível integrar duas áreas que são críticas para o negócio e seu crescimento. Porém, é essencial que haja uma comunicação clara desde o começo!

Se, em vez de envolver todas as partes, o acordo for unilateral, ele não poderá ser cumprido por não ter uma avaliação plena.

Voltando ao exemplo que dei anteriormente, não basta o Marketing definir uma entrega de leads qualificados insuficiente para as expectativas do comercial.

Do mesmo modo, o setor de vendas não pode esperar um número de leads incompatível com as estratégias de Marketing adotadas.

Logo, o melhor modo de explorar os impactos positivos do SLA é garantir que haja um acordo claro entre as partes. Dessa forma, todos podem atuar com os objetivos mais alinhados!


30 EXEMPLOS DE OKR para RH, Financeiro, Vendas e Marketing

Como elaborar um acordo de nível de serviço?

Já que elaborar um service level agreement depende de uma espécie de negociação entre as partes, vale a pena entender quais são as etapas. Dessa forma, é possível criar um acordo que funcione para os envolvidos.

Na sequência, descubra o que fazer para criar um SLA eficiente!

Definição de serviços

O primeiro passo é descrever detalhadamente os serviços que serão prestados. No caso de Marketing e vendas, isso pode incluir a entrega de leads, a obtenção de informações coletadas em pesquisas junto a clientes atuais, entre outros pontos.

É importante entender quais são as necessidades de cada etapa, da geração de leads à conversão. Ao mesmo tempo, é preciso ser realista com o nível de entrega que é realmente possível.

Escopo e limitações

Além da definição geral dos serviços, é preciso estabelecer um escopo e suas limitações. O objetivo é demonstrar o que está e o que não está incluído no SLA, de modo a evitar mal-entendidos ou quebras de expectativas.

Pense no caso de um SLA em que o Marketing se compromete a entregar 100 leads qualificados no mês. O escopo inclui o envio das informações coletadas em formulários e outras iniciativas. Porém, podem existir limitações quanto ao volume de contatos em determinada época do mês, por exemplo.

Tudo isso precisa ser definido claramente e acordado entre os times!

Responsabilidades das partes

A composição do SLA também envolve a definição de responsabilidades de cada parte — e isso envolve tanto o fornecedor quanto o cliente!

Mas como estamos falando de duas equipes da mesma empresa, estabelecer responsabilidades envolve o alinhamento entre elas:

Enquanto o time de Marketing fica responsável por planejar e executar campanhas, o time de vendas se responsabiliza por fornecer dados da persona que ajudem a personalizar a comunicação, por exemplo.

O importante é estabelecer claramente os entregáveis por parte de cada time. Assim, todos sabem exatamente o que esperar dessa colaboração!

Definição de objetivos claros

Outra função importante do acordo de nível de serviço, nesse caso, é ter metas claras para ambas as equipes. Para tanto, é preciso ser realista na definição dos prazos, considerando as diferentes fases de execução do projeto.

Também é preciso ter clareza quanto aos impactos negativos de um SLA não cumprido, como um atraso ou a não realização de uma entrega. Ainda, a definição de objetivos deve ser acompanhada das sanções aplicáveis caso ocorra o descumprimento do que foi definido.

A intenção é montar um sistema preparado para os SLAs, ajudando na priorização de atividades e na criação de um fluxo adequado de atividades. Com isso, é possível percorrer desde a geração de leads até o fechamento da venda com mais efetividade!

Dica: Marketing Digital: 7 ideias de OKR para o próximo trimestre

Métricas de desempenho

Acompanhar a qualidade do SLA e das tarefas realizadas é essencial até mesmo para a definição de futuros acordos desse tipo. Logo, é recomendado estabelecer métricas de desempenho que ajudem a avaliar o sucesso.

Uma das métricas pode ser a qualidade dos leads gerados. Quanto mais alinhados eles estiverem com o Ideal Customer Profile (ICP), por exemplo, maior tende a ser a chance de vendas.

Outra opção envolve o acompanhamento do tempo médio de conversão. Se os leads forem qualificados, a tendência é que eles fechem negócio com mais rapidez.

Logo, dados que mostram uma redução no ciclo de venda costumam indicar o sucesso do SLA entre Marketing e vendas!

Comunicação e transparência

Acima de tudo, é fundamental ter uma comunicação aberta entre as equipes. Como o SLA é um acordo que depende do envolvimento das duas partes, a transparência é essencial para o sucesso.

Nesse contexto, vale a pena pensar em reuniões e trocas frequentes para garantir que os times estejam alinhados com os objetivos estratégicos.

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

As vantagens para as equipes de Marketing e vendas

Ter um bom acordo de nível de serviço oferece uma série de benefícios para as partes envolvidas. Como você viu, isso vale tanto para o acordo entre um prestador de serviços e um cliente quanto entre equipes internas.

Pensando especificamente na ligação entre Marketing e vendas, há diversos pontos positivos, como:

  • Melhor qualidade dos leads;
  • Maior facilidade para fechar vendas;
  • Apoio à tomada de decisão graças às informações compartilhadas;
  • Maior transparência e integração entre setores;
  • Aumento da eficiência dos dois times;
  • Melhor previsibilidade de resultados.

Porém, quero reforçar que alcançar esses e outros benefícios depende de uma definição adequada e estratégica do SLA. Dessa forma, a integração funcionará conforme o esperado!

Dica: Como fazer Marketing Digital e aumentar suas vendas?

O melhor resultado do seu time!

Com base no que você viu até aqui, faz sentido dizer que o service level agreement é essencial para integrar Marketing e vendas.

Aqui na Orgânica, nós acreditamos que, com comunicação, transparência e um ótimo alinhamento de expectativas e responsabilidades, é possível ter cada vez mais eficiência!

E, claro, uma ferramenta valiosa como o SLA de Marketing e vendas vai fazer a diferença nos seus resultados.

Gostou desse conteúdo e quer mais? Acompanhe o blog da Orgânica para não perder nenhuma novidade!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.