Smarketing: o que é + 5 dicas para unir Marketing e Vendas


Júlio Paulillo

Por   

 19/02/2023 

Co-founder e CEO do Agendor

Foi-se o tempo em que os times de Vendas e de Marketing ficavam separados. Atualmente, cada vez mais empresas vêm percebendo a necessidade de unir esses setores, fazendo com que eles atuem de maneira integrada. Isso é o que chamamos de Smarketing.

E a verdade é que essa tática é muito benéfica para os negócios e tem o potencial de aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Ao mesmo tempo, ela pode melhorar a comunicação e a interação entre os colaboradores.

Quer aprender mais sobre essa técnica? Então continue lendo para ver não apenas o que é e quais os benefícios que o Smarketing traz para sua empresa, mas também 5 dicas de como implementá-lo com sucesso!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Primeiramente, o que é Smarketing?

Antes de explicarmos como implementar Smarketing no seu negócio, é fundamental entender o que isso significa.

Em suma, Smarketing é um termo em inglês que mistura as palavras sales (vendas) e Marketing. O resultado é uma metodologia que integra o trabalho desses dois setores para potencializar os ganhos.

Na prática, isso quer dizer que todas as fases da sua estratégia de vendas devem envolver diretamente esses dois times.

Só para exemplificar, enquanto o Marketing trabalha para chamar a atenção dos leads, a equipe comercial atua na linha de frente para convertê-los em clientes.

O objetivo final é criar ações mais efetivas e focadas em fechar cada vez mais negócios e alavancar as vendas da empresa. Fácil de compreender, não é mesmo?

Quais as vantagens dessa estratégia para as vendas?

Ninguém trabalha sozinho, especialmente quando se trata de vendas. Logo, é de esperar que os procedimentos de uma empresa estejam interligados e dependam diretamente um do outro para colher bons frutos. Esse é justamente o caso do Smarketing.

E a boa notícia é que a tática traz muitos benefícios! Entre os principais, podemos citar:

  • Aumento das vendas;
  • Entendimento mais profundo sobre o público-alvo;
  • Otimização dos processos do dia a dia;
  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Melhora das campanhas de captação de leads;
  • Otimização do funil de vendas;
  • Mais oportunidades de negócios.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Como usar o Smarketing? 5 dicas de ouro para integrar o Marketing às Vendas

Agora que você já descobriu o que é e viu quais são os benefícios do Smarketing para sua empresa, está preparado para aprender como integrar esses dois setores no seu negócio? 

Confira as 5 dicas de ouro que separamos para que você tenha sucesso!

1. Alinhe a comunicação entre os times de Marketing e Vendas

A primeira dica para ter sucesso na estratégia de Smarketing é alinhar a comunicação entre as equipes de Marketing e Vendas. Lembre-se: esses dois times podem nem sempre “falar a mesma língua”.

Por esse motivo, é crucial estabelecer não apenas um canal, mas também processos para fazer com que a troca de informações flua da melhor maneira possível.

Aqui ainda está incluído o trabalho de deixar bem claro quais são as tarefas de cada time e quem é responsável por realizar cada uma. Dessa forma, você evita ruídos na comunicação e garante que todos fiquem “na mesma página”.

2. Estimule a colaboração entre as equipes

De nada adianta elaborar processos complexos de comunicação, se você não estimular a colaboração entre os times envolvidos, certo? 

Em outras palavras, estimule a troca de experiências entre eles no dia a dia. Isso pode ser feito através de reuniões, dinâmicas e até grupos para compartilhar as informações do trabalho. 

Também preste atenção à maneira como as equipes interagem, viu? É vital que os envolvidos tenham comprometimento e respeito pelo trabalho do outro.

3. Baseie as decisões em dados

Nossa próxima dica é sempre basear todas as decisões em dados. Ou seja: não decida nada seguindo a intuição ou achismos.

Sempre considere os dados sobre seu público-alvo e seus clientes antes de bater o martelo e propor uma campanha de Marketing ou ação de vendas. Assim, você tem a certeza de que atingirá realmente quem deseja. 

4. Alinhe as etapas do funil de vendas

O funil é uma ferramenta muito útil para qualquer pessoa que faz parte da área comercial. Entretanto, é comum que as equipes de Vendas e de Marketing usem modelos diferentes e separados um do outro.

Contudo, quando falamos em Smarketing, é imprescindível que os dois times envolvidos utilizem um funil compartilhado.

Afinal, é esperado que eles trabalhem juntos, e como fazer isso se cada um estiver olhando para dados diferentes? Pois é, fica meio complicado, não é mesmo? 

Por isso, padronize seu funil de vendas e garanta que ele funcione de maneira integrada. Melhor dizendo, una as ações das duas equipes para que elas funcionem em conjunto.

Dica: Funil de vendas em Y: como conectar Inbound e Outbound?

5. Crie metas compartilhadas

Para finalizar nossa lista de dicas de como traçar uma estratégia de Smarketing, o ideal é ter metas compartilhadas entre as equipes de Vendas e de Marketing. Em outras palavras, faça com que todos os envolvidos busquem um mesmo resultado: o aumento das vendas.

Dessa maneira, estabeleça metas que precisam do trabalho em equipe para serem cumpridas. Ao mesmo tempo, não se esqueça de incentivar os colaboradores a batê-las, com gratificações para um trabalho bem-feito.

No mais, certifique-se de avaliar o desempenho dos envolvidos pela capacidade deles de trabalharem juntos por um objetivo em comum. Com isso, você promove um ambiente profissional mais unido e consegue ir mais longe.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.