Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo


Guilherme de Bortoli

Por   

 19/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Estou aqui para esclarecer uma confusão nada incomum! Então antes de começarmos, eu preciso saber: você já reparou por que Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo não são a mesma coisa?

Apesar de parecerem — por quase sempre serem usados em conjunto —, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são dois conceitos distintos, e essa confusão tem sua raiz na educação do nosso mercado que, durante um bom tempo, acreditou que já estaria colocando o Inbound Marketing em prática ao simplesmente produzir conteúdo.

Para que eu consiga esclarecer melhor todas as diferenças, convido você para me acompanhar até o final! Vamos nessa?

Manual do Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que articula todas as ferramentas do digital com o objetivo de atrair leads mais qualificados para o seu negócio. Ele atua através de quatro etapas fundamentais: Atrair, Converter, Vender e Encantar.

As etapas do Inbound Marketing

Mas como ocorre essa atração?

Para atrair leads qualificados, o Inbound Marketing usa os interesses desses leads em uma estratégia de produção e distribuição de conteúdo nos principais canais de Marketing Digital.

Por exemplo: imagine que você está no Pinterest buscando inspirações de ambientes para sua sala e uma das publicações chama sua atenção. Imagine também que, depois de consumir esse conteúdo, você passou a cogitar a contratação de um arquiteto para decorar seu apartamento.

O autor da publicação é um escritório de arquitetura que utilizou a estratégia de Inbound Marketing aplicada a redes sociais para atrair você no momento certo, segundo os seus interesses, e no lugar certo. Além disso, esse escritório passou a ser sua referência no assunto.

Dessa forma, o Inbound Marketing não apenas trabalha todas as etapas do funil de vendas, mas também constrói um relacionamento entre a sua marca e seu cliente — antes mesmo de ele virar cliente de fato. Parece ótimo, não é?

Funil de Marketing, Vendas e Retenção

Funil de Marketing, Vendas e Retenção!

Dica: Quais são as etapas do Inbound Marketing? Conheça agora!

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias dentro do Inbound Marketing, na qual uma marca produz conteúdos relevantes, úteis e atraentes com o intuito de educar o mercado, informar, entreter ou convencer seu potencial cliente a fazer negócio.

Por exemplo: digamos que você está comprando os móveis da sua sala, precisa decidir entre MDP e MDF e, para isso, faz uma busca no Google sobre qual desses dois materiais tem melhor qualidade.

Em questão de minutos, além de entender a diferença dos materiais, você já começa a cogitar fazer seus móveis planejados. Nesse caso, você consumiu um conteúdo que provavelmente faz parte da estratégia de Inbound Marketing de uma empresa, que utilizou o Marketing de Conteúdo como uma forma de educar você — potencial cliente — quanto à qualidade dos produtos dela.

Como tudo isso também acontece no Inbound Marketing, é muito comum que o Marketing de Conteúdo seja uma das principais estratégias usadas nele, causando uma confusão! Para acabar com ela de uma vez por todas, continue lendo:

Qual a principal diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Em poucas palavras, podemos dizer que essa é a principal diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo:

Normalmente, o Marketing de Conteúdo é desenvolvido através dos blogs, usados como fonte de informação e de geração de valor para o visitante.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Já o Inbound Marketing é o conjunto de todas as outras atividades estratégicas que a empresa coloca em prática e que vai além do conteúdo em si. Alguns exemplos dessas atividades são:

  • Gerar tráfego através de um blog, atraindo cada vez mais visitantes;
  • Transformar os visitantes em leads a partir de materiais ricos, oferecidos em landing pages;
  • Nutrir esses leads, desenvolvendo um relacionamento mais próximo com eles por e-mail;
  • Enviar sequências de e-mail marketing, que conduzem os leads a fazer uma levantada de mão ou uma compra através de um e-commerce.

Como podemos ver, enquanto o Marketing de Conteúdo se preocupa em oferecer conteúdos de valor para atrair visitantes, o Inbound Marketing propõe ações para não só atrair, mas transformar esses visitantes em leads e nutri-los até que se tornem clientes.

Dica: Leads: o que são, como gerá-los e nutri-los?

Como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo se relacionam?

Marketing Digital em buscadores

No Marketing Digital em buscadores, o conteúdo é fundamental para que a sua empresa seja encontrada pelo seu público.

O Marketing de Conteúdo, então, precisa se aliar à estratégia de SEO para que os algoritmos do Google possam classificar o seu conteúdo entre os primeiros resultados das páginas de pesquisa. Essa união já começa a configurar uma estratégia de Inbound Marketing.

Sem esse trabalho conjunto, você corre o risco de não ser encontrado, nem atrair a atenção de mais visitantes e gerar valor para eles. Por consequência, não há geração de leads qualificados nem de vendas!

Nutrição de leads

O objetivo da nutrição de leads é guiar seu potencial cliente através do funil de vendas até que ele efetue uma compra. Isso pode ocorrer através de diferentes canais como e-mail, WhatsApp, ligação, etc.

Nesse caminho, o Marketing de Conteúdo também deve atuar na nutrição de leads dentro do Inbound Marketing para que seja possível capturar a atenção do seu lead e conseguir guiá-lo da melhor forma até o fundo do funil.

Automação de Marketing e E-mail Marketing

A automação de marketing e o e-mail marketing também atuam de forma bastante semelhante à nutrição de leads.

Ou seja, o conteúdo do e-mail é o que irá fazer com que seu potencial cliente avance até o fim do funil, mas é preciso ter um bom mapeamento do estágio dele dentro do funil de Inbound Marketing da sua empresa. Caso contrário, o sucesso dessas ações pode ser comprometido.

Dica: Como vender mais com Inbound Marketing?

Se você já trabalha com Marketing de Conteúdo na sua empresa, meus parabéns! Esse já é um ótimo primeiro passo e mostra que você provavelmente já está à frente dos seus concorrentes.

Mesmo assim, é preciso aproveitar todas as potencialidades comerciais dessa estratégia e, para isso, é interessante agregar o Inbound Marketing. Caso contrário, você corre o risco de ficar só na geração de tráfego e na ótima indexação com seu conteúdo, mas não gerar leads que se tornem vendas.

O Marketing de Conteúdo atrelado ao Inbound Marketing é uma forma de obter melhores resultados de atração e conversão de leads e clientes. Por isso, se você já produz conteúdo, seu próximo passo deve ser entender o que fazer com esse público.

Aqui na Orgânica Digital, nós somos uma agência de Marketing de Conteúdo especialista em Inbound Marketing e podemos ajudar você nessa missão. Se o que você quer é ter uma estratégia de Inbound Marketing que dê resultados, antes de tudo, solicite nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito para saber por onde começar!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.