5 estratégias de Marketing Digital para investir pra ontem!


Guilherme de Bortoli

Por   

 19/11/2021 

Com 19 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Investir em estratégias de Marketing Digital é hoje uma prioridade para muitas empresas, em especial porque o estudo de público-alvo e os resultados de campanhas de comunicação são muito melhores na Internet.

Não é novidade que empresas que querem ter sucesso apostam em pesquisas de mercado para desenvolver ou otimizar suas soluções e atender melhor às necessidades de um público em potencial.

No digital, a lógica não é nem um pouco diferente. Por isso, companhias que desejam atingir bons resultados com seus negócios precisam, necessariamente, investir.

Para que seus investimentos não sejam futuros erros do passado, o assunto de hoje é estratégias de Marketing Digital que você deve investir pra ontem!

As Vantagens das Estratégias de Marketing Digital

Conhecer o público-alvo e criar personas (perfis de clientes ideais) não é o único benefício garantido por uma empresa bem-sucedida on-line.

As estratégias de Marketing Digital, que são bastante variadas, costumam trazer bons resultados — principalmente no longo prazo — e muitos benefícios. Confira abaixo alguns deles!

  • Marketing Digital é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do seu site, o que automaticamente aumenta a exposição da marca, atrai mais clientes e gera mais vendas.
  • Segundo a IAB Brasil, o órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar.
  • A internet permite uma segmentação de audiência bastante assertiva e com isso você não desperdiça dinheiro com quem não é seu potencial cliente.
  • Provavelmente seu concorrente já esteja na internet. ;)

Começar a investir em Marketing Digital parece uma tarefa fácil, afinal de contas é só acessar os sites e começar a fazer. Certo?

Errado! Esta área conta com várias vertentes, cada uma demandando conhecimentos específicos, além de exigir um entendimento de como as ações se integram entre si e ao funil de marketing.

Mas tenha calma! Para facilitar a sua vida, confira a lista a seguir com 5 estratégias de Marketing Digital nas quais você deve começar a investir o quanto antes!

Dica: O que é funil de vendas e como isso pode impactar no sucesso do seu negócio?

5 estratégias de Marketing Digital para sua empresa investir hoje mesmo

1. Marketing de Conteúdo

A primeira, e quem sabe uma das mais simples de se começar, é o Marketing de Conteúdo, uma metodologia que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdo altamente relevante para o público-alvo do seu negócio. Com isso você constrói um relacionamento de confiança entre empresa e potencial cliente, e sua marca ganha credibilidade perante o mercado, tornando-se referência no tema.

Por meio do conteúdo você pode construir uma base de e-mails, e através dela, manter uma comunicação com essas pessoas. Na hora em que eles quiserem comprar, há uma chance muito maior de fazerem isso na sua empresa!


As estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser feitas em diversos formatos — e essa é uma boa ideia, afinal de contas, nem todo mundo costuma consumir o mesmo tipo de material. Você pode criar um blog para publicação de artigos, postar dicas nas redes sociais, publicar um e-book ou vídeos ensinando a fazer alguma coisa que tenha relação com o produto ou serviço que você oferece.

O mais importante é conseguir passar valor para a audiência e, se possível, gerar leads para se comunicar posteriormente.

2. Redes Sociais

As redes sociais são os melhores canais de relacionamento que existem para qualquer empresa. Engano seu pensar que elas são um canal de comunicação como outros, focados na conversão de vendas. Pense em suas atitudes como usuário: alguma vez você acessou uma rede social pensando em comprar alguma coisa?

Para começar, crie uma página para sua empresa e mostre para as pessoas que você está lá, disponível para atendê-los. Além disso, invista na geração de conteúdo para gerar conversas e relacionamentos com os seus seguidores. O resultado, sem dúvida, será positivo.

A sua empresa não precisa estar necessariamente em todas as redes sociais, então avalie quais são as mídias mais utilizadas pela sua audiência e a quantas você conseguirá se dedicar — afinal, a escolha de imagens, a edição e a escrita de conteúdo costumam levar um tempo considerável da sua equipe. Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais

3. SEO - Otimização do Site para o Google

Para que seu site fique bem posicionado no Google, um dos caminhos é o SEO (Search Engine Optimization), sigla para Otimização para Mecanismos de Busca.

Para empresas que investem em estratégias de Marketing Digital, ter um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa é essencial, pois é a principal porta de entrada de clientes — especialmente aqueles em busca de produtos ou serviços na Internet.

Entenda como alcançamos o topo do Google e aumentamos 184% nossas vendas. Clique no banner abaixo!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

O SEO tem como base três pilares:

  1. Conteúdo: análise e utilização de palavras-chave com boa quantidade de busca nos textos e imagens do site institucional ou blog;
  2. Tecnologia: a qualidade da parte técnica do site e sua velocidade de carregamento — o que influencia na experiência do usuário
  3. Relevância: a autoridade do seu site na Internet, geralmente conquistada por meio de links externos e menções da empresa por outras pessoas.

Uma desvantagem do SEO é que ele pode demorar um pouco a dar resultados, pois depende muito dos algoritmos dos buscadores e da concorrência de nicho, especialmente para sites mais novos. Enquanto o lucro não vem organicamente, os investimentos em estratégias de links patrocinados podem ser uma solução, como explicamos a seguir.

Dica: Como a otimização de sites para buscadores pode fazer seu negócio crescer?

4. Mídia Paga

Assim como na publicidade off-line convencional, na Internet você também pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos nos sites. As formas mais comuns de se fazer isso são através de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Ads, e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads (ferramenta também responsável por veicular anúncios no Instagram).

Banner - Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas


A mídia paga é uma boa estratégia de Marketing Digital para empresas que desejam resultados mais rápidos e facilidade na mensuração de suas campanhas com objetivos comerciais. É a outra maneira de inserir um site no Google, de maneira mais rápida, porém, relativamente mais custosa.

5. Inbound Marketing

Muitas empresas decidem não contratar um time inteiro de marketing, seja porque ainda são pequenas demais, por limitações financeiras ou simplesmente porque não querem terceirizar suas atividades. Por isso, muitas vezes, acabam agindo de forma desorganizada e desestruturada, utilizando diversas ferramentas digitais, gerando uma grande confusão, sem resultados.

Outras querem focar nas suas atividades fim e terceirizam tudo que não está na sua zona de atuação. Essas, por acreditarem que devem delegar 100% seu marketing, se ausentam completamente do processo e, por mais profissionais que sejam seus fornecedores, esses não possuem varinhas mágicas, bolas de cristal e vales milagrosos suficientes para, de longe, conhecer sobre a empresa, seu público-alvo e soluções, salvando a provável bagunça que está acontecendo.

Nesse processo algumas empresas até desistem, achando que esse "negócio de Internet não funciona"... A concorrência agradece!

Ferramentas e canais digitais são considerados estratégias, como Instagram, Google Ads, E-mail Marketing. Mas é justamente a falta de estratégia que faz com que a utilização deles não gere resultados.

A metodologia que mais ganhou destaque nos últimos anos, por se tratar de uma resposta organizada para o comportamento natural dos consumidores, foi o Inbound Marketing.

Através dela, conseguimos atrair a atenção dos potenciais clientes, conquistar a permissão para iniciar uma relacionamento direto com eles (sem o intermédio de redes sociais e anúncios), colocando-os no que chamamos de máquina de vendas. Nessa máquina, a evolução ocorre naturalmente, transformando esses contatos em clientes.

Dessa forma, preciso salientar da importância de, antes de iniciar qualquer ação de Marketing Digital, que seja analisada a situação atual da empresa, dos concorrentes e do seu público-alvo, para então definir as estratégias digitais, auxiliando os gestores a entender como tudo isso funciona em conjunto. Em geral, o resultado será um plano de ação que deverá ter acompanhamentos periódicos com os profissionais especializados.

Webinar Inbound Marketing

Conclusão

Cada uma dessas estratégias de Marketing Digital possuem vantagens e desvantagens e, antes de começar a investir, é fundamental pesquisar o funcionamento de cada uma e sua relevância para os objetivos e a realidade da sua empresa. Se você precisar de ajuda para decidir qual estratégia adotar, basta entrar em contato conosco!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!