Inbound Marketing investe em tráfego pago?


Guilherme de Bortoli

Por   

 29/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Inbound Marketing investe em tráfego orgânico e Outbound Marketing investe em tráfego pago”. Você já viu alguém dar essa definição?

Olha… confesso que, por um tempo, eu também achei que ela fazia sentido, mas a verdade é que não faz.

É claro que o Inbound Marketing foca em estratégias que busquem — principalmente por meio do conteúdo —  atrair pessoas para o funil de vendas de forma orgânica, sem que você precise ir até elas. Mas o tráfego pago também pode (e deve!) ser utilizado para potencializar os resultados.

Pense comigo: para veicular um anúncio na TV, a empresa anunciante não consegue escolher a idade, o gênero e os interesses das pessoas que vão vê-lo. Sendo assim, esse telespectador não tem escolha: ainda que não seja de seu interesse, ele será obrigado a ver a propaganda — a menos que desligue o aparelho ou troque de canal.

No caso dos anúncios na Internet, essa segmentação é possível. Ou seja, você estará mostrando o seu produto ou serviço para pessoas que realmente possuem algum tipo de interesse nele, e elas ainda podem escolher se clicam ou não na sua oferta. 

Muito menos invasivo, não acha? Por isso, não é errado falarmos que tráfego pago também faz parte do Inbound Marketing, então chegou a hora de acabarmos com essa confusão! Aqui, eu vou te mostrar:

  • Por que incluir a mídia paga no seu planejamento de Inbound Marketing;
  • Quais são as principais ferramentas de anúncios;
  • Os erros que a sua empresa precisa evitar ao usar uma estratégia de tráfego pago. 

Vem comigo!

Mídia paga e mídia orgânica: guia completo para conciliar as duas

Por que utilizar tráfego pago?

Sabe quando você digita uma palavra no Google e é direcionado para os resultados da busca? Então, de acordo com algumas pesquisas, cerca de 71% dos cliques são feitos nos sites que aparecem na primeira página.

Já deu para perceber o quanto é vantajoso estar posicionado ali, né?! E, para conseguir subir posições, a melhor opção é aliar o tráfego orgânico ao tráfego pago. Vamos ver em quais situações essa poderosa combinação pode ajudar no Inbound Marketing:

1. Quando se inicia a estratégia de Inbound Marketing

O que as pessoas precisam ter em mente — e, infelizmente, elas muitas vezes não têm — é que, embora o Inbound Marketing seja uma excelente estratégia para atrair novos clientes, os resultados podem levar tempo para começarem a aparecer. 

Por que isso acontece? Para você entender melhor, vou dar um exemplo. Abra o site do Google em outra aba do seu navegador e digite, por exemplo, “agência de marketing digital”. Você verá que existem bilhões de resultados para a sua pesquisa. E, diante de toda essa concorrência, como os sites que estão na primeira página conseguiram chegar lá?

Com toda certeza, não foi do dia para a noite. Foram anos investindo em conteúdo e em estratégias de Inbound Marketing para atrair tráfego orgânico e, assim, fazer o Google entender que aquela é uma página relevante. Dessa maneira, a autoridade do site aumenta e ele sobe posições.

Ou seja, se você começar agora, não espere que o seu site apareça organicamente na primeira página em apenas uma semana — ainda mais se a palavra-chave for concorrida. Mas, agora, volte lá na aba da pesquisa. Percebe que os primeiros resultados mostrados na página são, na verdade, de anúncios?

Portanto, mesmo que a sua estratégia ainda esteja no início, é possível aparecer na primeira página do Google. Como? Investindo em anúncios no Google Ads - o famoso tráfego pago.

Busca orgânica no google

Anúncio do Google- Fonte: Google

Fazendo isso, seu site receberá muito mais cliques. Se o conteúdo for realmente de qualidade, a autoridade dele vai subir e acelerar a construção da sua audiência (o que levaria muito mais tempo para acontecer apenas com tráfego orgânico).

Como a Orgânica chegou ao topo do Google

2. Para mudar a estratégia de Inbound Marketing

Como sempre digo, não existe fórmula mágica. A Internet é um universo extremamente dinâmico e, ainda que estejam muito bem planejadas, pode acontecer de as suas estratégias não darem certo no início (e está tudo bem!).

Por outro lado, o Marketing Digital nos dá a vantagem de termos acesso a métricas de desempenho e, por meio delas, identificarmos onde está o erro. Nesse caso, é bem possível que seja necessário alterar o posicionamento, a segmentação do público, o tom de voz das mensagens, dentre outros fatores.

Diante deste cenário de mudanças repentinas, o tráfego pago se torna, mais uma vez, um importante facilitador. É por meio dele que vamos conseguir testar — com muito mais rapidez e sem perder a autoridade que já havíamos conquistado - se os ajustes feitos foram suficientes para finalmente atingirmos os resultados esperados.

Dica: Estratégia: o caminho para bater suas metas! + 7 dicas para ter resultados reais sem mágica!

3. Para melhorar os resultados da estratégia de Inbound Marketing

Vamos imaginar agora a situação oposta: planejamento montadinho e estratégias orgânicas de Inbound Marketing dando certo. Seu blog recebendo visitas diárias, suas redes sociais ganhando novos seguidores, seu e-commerce vendendo todos os dias. Ainda assim, vale a pena investir em tráfego pago

Claro que vale! Se a sua empresa está tendo resultados de forma orgânica, fica ainda mais fácil potencializar as conversões com o tráfego pago. Isso porque você já terá construído a sua audiência e saberá qual o tipo de conteúdo que ela prefere.

Uma boa opção, por exemplo, é fazer anúncios de remarketing para chegar àquelas pessoas que já conhecem ou que mostraram algum tipo de interesse pelo seu produto ou serviço, mas que, por algum motivo, não compraram antes.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Ferramentas de tráfego pago

Agora que a gente viu que o investimento em tráfego pago é capaz de dar aquele “up” nos resultados das suas estratégias de Inbound Marketing, é hora de conhecermos as principais ferramentas de tráfego pago disponíveis no mercado atualmente: 

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Sales Navigator.

Vale ressaltar que o anunciante pode escolher por quanto tempo ele deseja manter a divulgação no ar e não precisa de um orçamento grandioso para começar. Por isso, a publicidade online é um tipo de divulgação bastante democrática, na qual todos os tipos de empresas conseguem investir.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para a sua estratégia

Google Ads

O Google Ads é a plataforma oficial de anúncios do Google. É por meio dela que você consegue escolher palavras-chave e ter a chance de aparecer no topo da página de pesquisa quando uma pessoa estiver pesquisando por alguma delas. 

Mas essa não é a única possibilidade. Sabe quando você visita um site e aparecem anúncios relacionados a coisas que você pesquisou recentemente? Então, essa é outra forma de anunciar no Google, e chama-se rede de display

anúncio na rede de display

Anúncio na rede de display -Fonte: Google

Outras alternativas são os anúncios em vídeos do YouTube, no Gmail, em aplicativos e no Google Shopping (para e-commerce).

busca orgânica mobile

Anúncio no Google Shoping- Fonte: Google

Algumas métricas importantes que o Google Ads oferece aos anunciantes são: 

  • Número de impressões do anúncio;
  • Número de cliques;
  • Proporção entre o número de cliques e o número de visualizações (CTR);
  • Custo por clique (CPC);
  • Número de conversões;
  • Custo por conversão;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Facebook Ads

No Gerenciador de Anúncios do Facebook — mais conhecido como Facebook Ads — ao invés de usar as palavras-chave, você segmenta o público de acordo com o gênero, idade, localização, formação, estado civil, comportamentos e interesses.

Por exemplo, é possível determinar que o anúncio seja direcionado apenas para pessoas que já curtiram a sua página na rede social ou que curtiram outras páginas (ou conteúdos) do mesmo nicho.

Você também consegue escolher se os anúncios aparecerão somente no feed do Facebook, ou se também serão veiculados em outros lugares — como no feed e nos stories do Instagram

Outra coisa bem bacana é que, antes de configurar o anúncio, o anunciante pode selecionar qual será o objetivo da campanha — conversão, tráfego para o site ou para o estabelecimento físico, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, etc. Dessa forma, as métricas estarão relacionadas com o objetivo escolhido.  

configurações

Configuração do objetivo de um anúncio dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Instagram Ads

O Instagram é uma rede social com quase 2 bilhões de usuários ativos e, segundo uma pesquisa da própria empresa, 50% das pessoas afirmam ficar mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela por lá.

Como pertence ao Facebook, o Instagram Ads funciona de forma bem semelhante. Inclusive, você pode usar o próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar divulgações no Instagram.

E o mais legal é que o seu anúncio pode aparecer em vários formatos da rede social: no feed (foto, carrossel de imagens ou vídeo), nos stories, no “explorar” e no Reels. Quer ver exemplos de imagens que já criamos para anúncios? Olha só:

Card anúncio nas redes sociais - Nero Card anúncio nas redes sociais - Domno

Anúncios criados pela Orgânica para o cliente Famiglia Valduga

Dica: Marketing Digital no Instagram em 2023: 11 dicas essenciais

LinkedIn Sales Navigator

Se o foco do seu negócio é o B2B (Business to Business), o LinkedIn também é uma boa opção. Isso porque se trata de uma rede social corporativa, focada em negócios, na qual é possível encontrar perfis de várias empresas nacionais e internacionais (já são mais de 55 milhões cadastradas).

A ferramenta de anúncios do LinkedIn se chama LinkedIn Sales Navigator. Ao contrário das plataformas que vimos acima, essa não cobra por cliques nem conversões. Na verdade, para ter acesso ao Sales Navigator, é preciso ter um plano de assinatura mensal ou anual da ferramenta.

Ela funciona de forma bem parecida a um CRM. Você consegue fazer pesquisas avançadas, com filtros bem específicos — nome da empresa, número de funcionários, receita anual, localização, etc. 

Dessa forma, é possível identificar profissionais que ocupem funções estratégicas dentro das companhias e enviar mensagens diretas (InMails) para esses leads, aumentando as chances de fechar um bom negócio.

Guia prático: como usar redes sociais para construir a imagem da sua empresa

3 principais erros cometidos ao utilizar tráfego pago

Bem, até aqui, eu falei das coisas que você deve fazer para conseguir atingir os objetivos da sua empresa com o Inbound Marketing. Por outro lado, existem as coisas que você não deve fazer caso queira que as suas ações realmente entreguem resultados — e não apenas desperdicem tempo e dinheiro.

Vamos ver, então, quais são esses erros que precisamos evitar? Confira:

1. Não elaborar um planejamento

Como vimos, a concorrência no ambiente digital é acirrada. Para ser específico, hoje são mais de um bilhão de sites on-line. Portanto, não adianta querer entrar nesse mercado se baseando apenas em achismos, acreditando que basta criar um blog ou um perfil no Instagram e sair postando conteúdos aleatórios, sem nenhum critério.

Todas as ações de Inbound Marketing precisam ser planejadas por uma equipe de profissionais que entenda do assunto, que tenha experiência para saber por onde começar e que consiga colocar as estratégias em prática, até que os objetivos traçados pela empresa sejam realmente alcançados.

Passo a passo: como fazer um plano de marketing digital em sua empresa

2. Não segmentar corretamente

Ainda que você contrate o melhor designer e o melhor redator do Brasil para criarem a parte visual do seu anúncio, se ele não for bem segmentado, de nada vai adiantar, pois este anúncio não será direcionado para as pessoas certas.

É como se você estivesse, por exemplo, oferecendo uma camisa do Corinthians para quem torce para o Flamengo. Pode até ser que a pessoa tenha algum tipo de simpatia pelo clube paulista e deixe o like no anúncio, mas muito provavelmente não irá comprar, porque o produto não é do interesse dela.

Por isso, antes de começar qualquer campanha de tráfego pago, é fundamental que a empresa tenha muito bem definido quem é a persona: idade, gênero, localização, nível de escolaridade, profissão, dores, desejos e interesses.

Guia completo para cirar a da sua buyer persona

3. Não fazer o acompanhamento

A maior vantagem dos anúncios da Internet em relação àqueles feitos em outros canais (TV, rádio, revista) é que o anunciante tem à disposição — e em tempo real — uma série de indicadores de performance (KPIs).

Assim, é possível saber como as pessoas estão interagindo com a divulgação — quantos visualizaram, quantos clicaram, quantos compraram. Não usar esses dados a seu favor significa perder grandes oportunidades — e dinheiro, é claro.

Se perceber, por exemplo, que os anúncios no Instagram estão trazendo mais tráfego para o site do que o Google Ads, você pode aumentar os investimentos na rede social e ajustar a estratégia do buscador (talvez alterar as palavras-chave usadas ou o CTA da descrição).

Otimize suas ações de Marketing Digital com a Orgânica!

Vimos que o tráfego pago também é uma importante estratégia do Inbound Marketing. Em um país de proporções continentais como o Brasil, investir em anúncios na Internet é um meio mais barato, rápido e eficaz de encontrar esses milhões de clientes em potencial e de criar relacionamento com eles — de forma relevante e muito menos invasiva.

Por outro lado, a concorrência é pesada. Para ter resultados consistentes, é preciso criar um bom planejamento, ter uma equipe de especialistas à disposição e observar os indicadores de performance o tempo todo.

Se quiser uma ajuda da Orgânica, que tem mais de 15 anos de experiência no mercado digital, aproveite para fazer o nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito

Basta preencher o formulário, que nós entraremos em contato para te mostrar as oportunidades que a sua empresa pode estar perdendo — nesse mundo de oportunidades que é a Internet.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Vejo você no próximo conteúdo do blog da Orgânica. Até lá! 😉


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.