Afinal, o que é LinkedIn Sales Navigator? Entenda aqui!


Guilherme de Bortoli

Por   

 04/11/2019 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O LinkedIn é uma rede social na qual você pode se conectar a empresas, colegas de trabalho e outros profissionais das mais diversas áreas, pode acessar conteúdos profissionais e ainda encontrar vagas disponíveis no mercado. Mas além disso, essa rede social cumpre bem uma outra função: prospecção de clientes e de parceiros comerciais.

Existe uma ferramenta no LinkedIn, chamada Sales Navigator, por meio da qual é possível fazer buscas de novos leads, utilizando filtros e segmentações.

Esses filtros permitem identificar um contato específico com base no fornecimento de alguns parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa para a qual trabalha e o seu cargo. Assim, dentro de minutos, você tem acesso ao perfil de um cliente em potencial.

Conheça agora alguns benefícios do LinkedIn Sales Navigator na prospecção de leads.

Quais as vantagens do LinkedIn Sales Navigator?

Uma das vantagens é a capacidade da ferramenta de dar sugestões personalizadas para a sua empresa. Dessa forma, você pode prospectar vendas inteligentes, de acordo com suas preferências e histórico salvo de potenciais clientes.

Uma outra vantagem é a utilização de filtros avançados. O Lead Builder, ou seja, construidor de leads, por exemplo, é uma ferramenta do Sales Navigator, por meio da qual se pode filtrar contatos com base em informações do perfil. São elas:

  • empresa onde o profissional trabalha;

  • cargo;

  • palavras-chave;

  • existência de amigos em comum no LinkedIn;

  • localidade;

  • código postal;

  • país;

  • distância em quilômetros;

  • setor onde trabalha;

  • nível do cargo;

  • tamanho da empresa (em quantidade de funcionários);

  • ramo/ indústria de atuação.

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

A ferramenta traz ainda um rico menu, que disponibiliza uma barra de busca, um feed com todos os clientes em potencial, as empresas salvas e sugeridas, a caixa de mensagem e uma listagem com os potenciais clientes com filtros.

social selling, ou seja, utilização das redes sociais com o objetivo de vendas, tem índices interessantes. De acordo com o site do LinkedIn Sales Navigator, os profissionais que utilizam a técnica da venda social geram 45% mais oportunidades de negócios, 51% mais chances de atingir as metas de venda e 78% mais produtividade.

Ele funciona muito bem tanto em field sales, como também em inside sales.

Como funciona o Sales Navigator?

Para utilizar a plataforma da melhor forma, é preciso que antes você defina a sua persona. Trata-se de uma personagem estrategicamente definida, cujo perfil reúne os atributos mais comuns do seu grupo de clientes em potencial. Esse é um dos primeiros passos para estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo.

Após identificar a idade, gênero, localidade e demais informações do perfil da sua persona, construa listas com a ajuda dos filtros do LinkedIn Sales Navigator. E então, você pode fazer o contato inicial pelo InMail, se conectar com o prospecto, segui-lo ou entrar em contato de alguma outra forma, como telefone ou e-mail. Porém, tente não ser muito intrusivo.

Dica: Os mistérios das Buyer Personas: aprenda o que é e como criar

Como utilizá-lo?

Para começar a utilizar o LinkedIn Sales Navigator, é preciso preencher um formulário no site para uma demonstração gratuita.

Após a demonstração gratuita do primeiro mês, é iniciado o pagamento que custa a partir de R$ 239,99 por mês, cobrado anualmente. Fique atento para a data de cobrança, caso deseje interromper o serviço.

Se você utiliza um CRM (Customer Relationship Management) - gerenciador de relacionamento com o cliente em português -, verifique se é possível fazer a integração entre ele e o LinkedIn Sales Navigator. Assim, os dados serão sincronizados entre as plataformas e você poderá visualizar melhor o perfil de cada contato, empresa e quais interações foram feitas entre vocês.

Após prospectar os leads, você precisará descobrir os e-mails ou outras formas de contato e organizá-los no CRM, num arquivo do Excel ou outra maneira de tratar essas informações.

Como vender mais com o LinkedIn Sales Navigator?

Agora que você já conhece mais sobre a ferramenta e a possibilidade de integrá-la em suas estratégias de Marketing digital, utilize o lead scoring e filtros no excel ou CRM para identificar os candidatos a clientes mais qualificados.

Depois, repasse esses contatos para o time de vendas, aumentando suas chances de fechar negócios mais lucrativos e com mais produtividade. E sempre peça feedback sobre a qualidade dos leads para que possam ser otimizados.

Quer aprender a mensurar e otimizar os seus canais de Marketing Digital? Então clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia!
 

E-book: Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital


Gostou do nosso conteúdo sobre LinkedIn Sales Navigator? Como você faz prospecção de clientes na sua empresa? Se quiser contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso, entre em contato conosco!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.