Guilherme de Bortoli

Por   

 22/10/2019 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital é um campo efervescente para profissionais que buscam por formas criativas e inovadoras de divulgar os produtos e serviços. Além de lançar ferramentas constantemente, tendências e novidades, o campo oferece recursos acessíveis para negócios de todos os portes, dos menores aos maiores. Entre as tantas ações para aplicar, uma solução inteligente é investir em Automação de Marketing.

Você sabe por que implementar essa ferramenta na sua empresa? Essa é uma oportunidade de fazer com que as suas vendas aconteçam 24 horas por dia, 7 dias por semana, fechando negócios até mesmo quando não estiver trabalhando. Veja os motivos a seguir e prepare-se para conhecer um novo mundo de possibilidades no Marketing!

Como funciona a automação de marketing

Se você já planeja estratégias de Marketing Digital, construindo sua presença nas mídias sociais e produzindo conteúdo de valor, provavelmente desenvolve diversas campanhas para captar e gerenciar um alto número de leads. Afinal, ter um negócio escalável significa atender a uma quantidade cada vez maior de prospects e clientes sem precisar aumentar a estrutura física e de pessoal da empresa na mesma proporção.

Dica: 12 ferramentas e estratégias essenciais para o sucesso no Marketing Digital

A Automação de Marketing apareceu como uma saída viável para esse problema. Ela pode ser definida como uma maneira de entender e agir de forma personalizada e escalável, automatizando processos repetitivos que acontecem com os diversos públicos do seu negócio, nos mais diversos canais online.

Assim, buscamos entender o interesse do lead, em qual estágio de compra ele está e fornecer todas as informações necessárias e atrativas para que ele prossiga no funil de vendas até o fechamento da compra. Imagine como essa é uma oportunidade muito boa, ainda mais pensando que para cada venda é necessário impactar um grande número de pessoas com o perfil do seu cliente ideal.

Quer descobrir o seu perfil de cliente ideal? Clique no banner e conheça nossa planilha!

Banner - Planilha Perfil Ideal de Cliente

Por isso, hoje a automação está cada vez mais presente como estratégia para potencializar o Marketing Digital.

Crescimento nas vendas

Uma das maiores vantagens da Automação de Marketing está no aumento de vendas, já que as empresas passam a nutrir da melhor maneira possível todos os seus leads. Entendendo melhor os problemas dos clientes, o time encontra novas oportunidades de negócio e concentra esforços nos leads corretos.

Dica: Você sabe como estruturar o processo de vendas da sua empresa?

Afinal, ferramentas automatizadas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) podem integrar Marketing e Vendas. Dessa maneira, além de documentar todos os contatos entre a persona e a empresa, você sinaliza de maneira automática quando o lead está qualificado para as vendas. Outra vantagem competitiva da estratégia são os insights que o Marketing recebe ao analisar os dados coletados.

Nutrição de leads não prontos

Pode ser que seus leads não estejam no momento ideal de compra, e isso ocorre por diversos motivos: ele pode estar cansado, ter outras prioridades ou apenas não ter percebido que tem um problema e precisa de uma solução para ele. Mesmo assim, ele pode se tornar um comprador no futuro, e é preciso que sua organização invista no relacionamento.

Dica: Clientes com bad fit: como saber se o consumidor está pronto para adquirir seus serviços

Com o Inbound Marketing você atrai e educa as pessoas certas. Para isso, é preciso desenvolver materiais ricos, com informações valiosas para a sua audiência. Continuar próximo dos leads torna-se mais eficiente com a Automação de Marketing. Você ainda cria uma experiência do usuário positiva, com conteúdo relevante e segmentado. Por exemplo:

  • o visitante se cadastra em uma determinada página de captura;

  • a ferramenta de automação já detecta a área de interesse e insere o lead em um fluxo de nutrição;

  • acompanhando as aberturas e cliques dos emails, é identificado também o estágio no funil de vendas;

  • a relação com o cliente ideal prossegue de maneira automatizada, entregando informações relevantes;

  • somente quando o prospect demonstra estar na fase de consideração de compras o pessoal das vendas é acionado para o fechamento.

Menor custo de aquisição de novos clientes

Concentrando os esforços nos leads corretos e com a colaboração entre os times de Marketing e Vendas, o custo de aquisição de novos clientes diminui consideravelmente. Afinal, a preparação dos usuários pode ser feita de maneira automatizada, e a equipe pode se concentrar no planejamento do caminho dos leads.

Aprenda a planejar ações de sucesso utilizando o Marketing Digital! Clique no banner e conheça nosso e-book!

Banner - Passo a passo como fazer um plano de marketing digital em sua empresa

Quando os vendedores recebem leads mais bem preparados para conversão, o ciclo de vendas se torna mais enxuto e eficiente. Isso significa que o CAC (custo de aquisição do cliente) será reduzido, otimizando também o ROI (retorno sobre investimento). Imagine se sua empresa precisasse de um robusto time de vendas para atender todos os leads? Hoje, além da automação de emails, existem soluções como os chatbots, por exemplo.

Fidelização de clientes

Clientes mais preparados são mais bem-sucedidos com um produto ou serviço oferecido por uma organização, e os mais satisfeitos são também as pessoas mais propensas a recomendar o seu produto, aumentando os depoimentos e o número de leads por indicação de amigos. Além de estarem dispostos a comprar outros produtos e serviços da sua empresa.

Dica: Afinal, por que a retenção de clientes é mais barata do que a venda?

Assim, com uma produtividade melhor na nutrição dos leads, você pode se concentrar mais no pós-venda, uma etapa fundamental para as empresas. Quer fortalecer a sua marca e, ao mesmo tempo, garantir uma presença online forte? Use a automação para o relacionamento com os clientes e garanta uma promoção orgânica da empresa nas redes sociais e outras plataformas.

Maior eficiência no funil de vendas

Verificando padrões de comportamento dos usuários, a Automação de Marketing permite a identificação do estágio de compra de cada lead, quais são seus interesses e os direciona para o conteúdo adequado. Assim, ele avança para os demais estágios do funil de vendas de maneira mais fácil.

Aprenda a qualificar seus leads e ajude sua equipe de vendas a gerar mais negócios! Clique no banner e saiba como!

Banner - Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas

Com a automação do funil de vendas, o seu negócio se torna lucrativo mesmo fora do horário comercial. Você ainda pode usar estratégias como o Inbound Marketing e anúncios segmentados com recursos automatizados para atrair os leads certos que alimentarão o topo do seu funil.

Otimização dos resultados contando com especialistas

Você sabe quantos processos de marketing da sua empresa podem ser automatizados? Cada dia surgem novas possibilidades: e-mail marketing, integração de marketing e vendas, atendimento com chatbots, otimização de landing pages, publicações e divulgação nas redes sociais, monitoramento e análise de dados. Uma agência digital está sempre se atualizando e testando novos recursos para alcançar os melhores resultados.

Dessa forma, você reduz seus investimentos, pois as soluções serão escolhidas de acordo com os objetivos do seu negócio. Além disso, os profissionais de uma agência estão sempre aperfeiçoando seu potencial criativo. Isso significa estar à frente, contando com soluções exclusivas, participando de maneira inovadora no mercado e se transformando em um real case de sucesso!

No Marketing, independentemente do número de prospects, apenas uma porcentagem se converterá em vendas. Ao investir em Automação de Marketing, além de aumentar a sua performance, atraindo o público certo e educando-os para as vendas, você melhora o relacionamento com os clientes no pós-venda. Conte com o apoio de uma agência de Marketing Digital para otimizar o seu processo de automação!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.