Você sabe como estruturar o processo de vendas da sua empresa?


Guilherme de Bortoli

Por   

 25/05/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Em qualquer empresa, o time de vendas tem um papel fundamental para alcançar o sucesso. Afinal, estamos falando do setor que tem o papel de converter as oportunidades em lucro. Então, para que os envolvidos consigam desempenhar bem sua função, é preciso estabelecer um eficiente processo de vendas.

Não só a equipe de vendas, mas todos os envolvidos devem trabalhar em conjunto, para que dessa forma a marca se consolide no mercado como uma grande potência. Sendo assim, criamos este artigo com um objetivo: te ajudar a obter sucesso com o seu processo de vendas. Confira nossas dicas!

Defina claramente o processo de vendas

Como dissemos, dentro de uma organização, cada colaborador ou time tem a sua representatividade nos resultados. Bons lucros são gerados se todos os setores trabalham como um conjunto de engrenagens, fazendo com que uma movimente a próxima. E isso só é possível com um processo de vendas bem definido.

Por exemplo, se o Marketing não cria as oportunidades de mercado, as vendas serão totalmente impactadas por isso. Então, é preciso desenvolver um alinhamento entre os responsáveis, pensando no sucesso da empresa como um todo.

Nesse sentido, é preciso definir claramente o processo de vendas, a jornada do cliente, como ele deve ser entregue pelo Marketing, quais informações são necessárias e os procedimentos.

Dica: Por que sua agência deve acompanhar todo o processo de venda?

Utilize ilustrações para o processo

Além de definir claramente o processo, é interessante utilizar ilustrações visuais para que todos os envolvidos saibam seus papéis e importância no resultado geral.

O trabalho deve funcionar como uma corrida de passagem de bastão, de forma com que os objetivos sejam compartilhados entre as equipes.

Uma ótima ideia é utilizar os conceitos de funil de Marketing e vendas ilustrados.

Realize treinamentos para capacitar a equipe

Outra boa dica para estruturar o processo de vendas é manter toda a equipe bem treinada. Criar uma rotina de treinamentos aumenta a qualificação dos profissionais, permite que novas técnicas sejam implantadas e que todo o processo seja otimizado.

Investir em treinamentos gera resultados diretos nas vendas. Somado a isso temos o aumento da satisfação dos vendedores em fazer parte daquele grupo, o que pode elevar a produtividade.

Estipule metas para a equipe

Um importante passo para criar o processo de vendas é definir metas. Com objetivos claros, os colaboradores manterão o foco no trabalho e se esforçarão para alcançar o que é esperado.

Tenha muita atenção na definição das metas. Criar objetivos simples demais pode não estimular a equipe, assim como metas impossíveis podem frustrar a todos.

Dica: Entenda a importância de se estabelecer metas de vendas

Mantenha um acompanhamento frequente da equipe de vendas

É necessário manter um bom controle de desempenho de vendas, a fim de buscar a otimização dos processos. Para isso, analise a performance de cada ação ou investimento, como eles estão retornando e a reação do público.

Também é interessante acompanhar o comportamento de compra dos clientes, se há um perfil, uma periodicidade. Isso ajuda a embasar as tomadas de decisão.

Invista em um CRM para organizar e acompanhar o desempenho

Uma solução CRM é fundamental para qualquer time de vendas. Esse software permite organizar todos os dados relevantes dos leads e clientes, de forma a possibilitar melhores estratégias e tratativas.

Com o CRM, sua equipe de vendas poderá acompanhar toda a jornada de compra, analisando cada estágio do funil de vendas e quais são as melhores ações para cada momento.

Portanto, como vimos em nosso artigo, estruturar o processo de vendas da sua empresa é muito importante para alcançar a  lucratividade esperada. Esse setor é crucial no sucesso da marca e deve receber muita atenção.

Analise a seleção de dicas que fizemos para você e veja como elas podem lhe ajudar a construir uma verdadeira máquina de crescimento!

Quer vender até 600% mais? Então confira nosso passo a passo gratuito com 11 dicas! Clique no banner abaixo e saiba mais!

Banner - Passo a passo para vender mais

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.