Por que investir em Marketing Digital é fundamental?


Rodolfo Benetti

Por   

 23/03/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Já imaginou o número de buscas que o Google recebe diariamente? A quantidade de informações buscadas é enorme e a todo momento, e isso também inclui dados sobre produtos e serviços. Antigamente, era bem comum solicitar o contato de um representante da marca para solicitar uma compra. Hoje, isso mudou completamente!

Os consumidores preferem consultar as referências que estão na Internet e, na maioria das vezes, só procuram o setor comercial quando a decisão de compra já foi tomada. Por esse motivo, muitas empresas perceberam o potencial que o Marketing Digital oferece quando o assunto é o aumento das vendas, a promoção da sua marca e a retenção de clientes.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste em um conjunto de ações estratégicas praticadas pelas empresas no ambiente online. Essas estratégias funcionam como o caminho ideal para o alcance dos objetivos de cada marca e existem diversas ferramentas nas quais podem ser aplicadas, entre elas, estão: as redes sociais, o Google, o e-mail marketing, os blogs, etc.

Várias empresas já descobriram que criar uma presença digital é fundamental para gerar negócios, afinal, se o seu público-alvo está na Internet, a sua marca também precisa estar. No entanto, algumas organizações ainda têm dúvidas sobre a eficácia do Marketing Digital e estão perdendo inúmeras oportunidades de gerar vendas.

Dica: Como conquistar clientes com o Marketing Digital!

Para esclarecer mais sobre este tema, selecionei abaixo os principais motivos para a sua empresa investir em Marketing Digital imediatamente e o que você deixa de ganhar ao não considerar tudo isso. Confira!

Qual é a visão geral do Marketing Digital?

No vídeo a seguir, o Diretor de Operações da Orgânica, Lauro Becker, apresenta uma visão geral do Marketing Digital. Aproveite!


Visão Geral do Marketing Digital

Dica: O vídeo acima faz parte do curso de Marketing Digital básico para empresas, que já foi feito por mais de 25.000 alunosClique aqui e se inscreva!

O que é possível conquistar com o Marketing Digital?

Se tornar uma autoridade no segmento de atuação

Uma das vantagens que o Marketing Digital oferece é a oportunidade das empresas se tornarem uma referência muito respeitada no segmento em que atuam. Através da criação de um conteúdo de qualidade, uma marca pode se posicionar como autoridade no assunto de interesse dos clientes potenciais e aumentar as suas chances de conquistá-los.

O consumidor pesquisa por informações sobre um determinado problema. Portanto, se a sua empresa aparece oferecendo um conteúdo que o ajude a lidar com essa dificuldade, consequentemente, ele passará a confiar na sua marca. Isso significa mais possibilidades de gerar vendas!

Ter alcance global

Através da Internet, a atuação da empresa se torna extremamente ampla. Não há limitação geográfica, ou seja, os consumidores do mundo todo podem se tornar clientes já que ela não está mais limitada pela sua região, como uma loja física. Cabe aos envolvidos estabelecer o tamanho do seu público-alvo!

Outra vantagem é que também não existe limitação de horário comercial no mundo virtual, e o seu público pode chegar até a sua marca a qualquer momento. Por isso, o universo online aumenta as oportunidades de gerar negócios.

eBook Plano de Marketing Digital para sua empresa!

Obter resultados facilmente mensurados

Uma das maiores preocupações das empresas é a mensuração de resultados, principalmente quando o assunto é ações de marketing. Não há como ser diferente com as estratégias digitais porque, em muitos casos, o receio é ainda maior por se tratar de um ambiente novo.

A boa notícia é que, na Internet, todas as ações são mensuráveis e os resultados são facilmente medidos por diversas ferramentas, facilitando a comprovação do famoso retorno sobre o investimento (ROI).

Dica: Entenda qual é a relação entre ROI e Marketing Digital

Fazer uma segmentação eficiente

Outra vantagem que a Internet disponibiliza é a oportunidade de filtrar bem o seu público para cada ação. No universo online, é possível coletar dados valiosos sobre a audiência, o que permite que as empresas façam investimentos mais bem direcionados para o seu público-alvo. Dessa forma, as campanhas se tornam ainda mais eficientes e, consequentemente, os resultados são mais efetivos.

Você pode escolher as características do público, como faixa etária, sexo, interesse, região que mora e, até mesmo, as necessidades. Legal, né?

eBook Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Quais são os resultados mais comuns a partir das estratégias?

Vou mostrar para você, agora, uma lista dos principais resultados que são alcançados quando se aplica o Marketing Digital em uma empresa:

O que uma empresa perde ao não investir em Marketing Digital?

Apesar de todos os benefícios que listei, infelizmente alguns empreendedores insistem em não investir nas estratégias de Marketing Digital. Outros, frente a momentos de crise, escolhem reduzir ou suspender os investimentos. Outro erro grande!

Dica: Estratégia: o caminho para bater suas metas! + 7 dicas para ter resultados reais sem mágica!

É importante salientar que os valores aplicados às estratégias de marketing nunca devem ser encaradas como gastos, mas sim como investimentos. Esse setor é responsável por atrair novas oportunidades de negócios, ressaltar os valores da marca no mercado e apresentar os diferenciais. Se você corta essa verba, acaba cortando as possibilidades de vender!

Não investir no ambiente digital limita a sua empresa. O conhecimento da marca não é atingido como poderia e a concorrência vai agradecer, com certeza, atraindo as boas oportunidades. Não queremos isso, certo? Se você respondeu "sim", o próximo tópico é para você.

Qual a melhor maneira de fazer Marketing Digital?

Como você pode ver, o Marketing Digital consiste em uma série de ações. Mas como amarrar isso do início ao fim para gerar resultados concretos? A resposta é usar o Inbound Marketing!

Essa estratégia consiste em atrair pessoas por meio da produção de conteúdo para, depois, conquistar o direito de oferecer algo a elas. Na imagem abaixo, confira como as etapas do Inbound Marketing se conectam com a Jornada do Cliente:

Jornada do cliente e Inbound Marketing

Como você pode ver, o Inbound é o que conecta todas as ações do Marketing Digital. Investir nessa estratégia evita que sua empresa caia na "síndrome do trabalho de escola", quando uma parte é feita sem ligação com a outra e o resultado final é desastroso.

É por isso que, aqui na Orgânica Digital, nós fazemos algo muito além do Inbound Marketing: nós fazemos o Natural Marketing. Essa metodologia criada por nós une a produção de conteúdo com aquilo de melhor que a marca carrega, isto é, seu propósito, seus valores e suas histórias. E o resultado final não poderia ser diferente: a criação de conteúdos incríveis, que colocam a sua marca no coração das pessoas! 💚

Quer saber mais sobre como o Natural Marketing funciona? Confira nosso vídeo abaixo:


Natural Marketing

O que é e como funciona uma Consultoria de Marketing Digital?

Depois de ler este conteúdo, certamente você está convencido de que a sua empresa precisa aplicar as estratégias de Marketing Digital. Porém, não basta simplesmente sair por aí realizando qualquer ação. Afinal, estamos falando de investimento e ele deve ser inteligente!

É importante ressaltar que ter uma presença digital não significa somente estar na Internet, é preciso ter estratégia. E a melhor maneira de fazer ações de Marketing Digital assertivas é contando com uma ajuda especializada! Ter resultado no ambiente digital possui uma relação direta com a maneira que a empresa se posiciona para conquistar os seus objetivos.

Por isso, contar com a ajuda de uma agência de Marketing Digital, como a Orgânica, permite que você tenha acesso a profissionais altamente capacitados, com conhecimento sobre as melhores ferramentas do mercado.

Já são mais de 14 anos acumulando experiências e fazendo com que empresas, como a sua, tenham sucesso na Internet!

Então responda: você quer começar a alcançar os resultados que você merece? Clique no banner para saber como ganhar uma Consultoria Gratuita de Marketing Digital!

Consultoria de Marketing Digital


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.