Empresa de Marketing Digital: dicas para a parceria perfeita


Rodolfo Benetti

Por   

 07/07/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Empresa de Marketing Digital é tudo igual? Definitivamente não!

Só no primeiro semestre de 2022, as estratégias digitais receberam mais de 50% de toda a verba de mídia dentre os maiores setores da economia: das fabricantes de brinquedos às distribuidoras de energia.

Isso mostra que o melhor jeito de atingir o cliente ideal é investindo em Marketing Digital!

Mas não adianta apenas estar na Internet. É preciso saber como:

  • Atrair novos consumidores;
  • Transformar esses curiosos em leads;
  • E convencê-los a comprar!

Só que, para alcançar resultados consistentes, é aconselhável delegar a estratégia e a execução do plano de Marketing para uma equipe de especialistas com anos de experiência comprovados.

Ao mesmo tempo que essa é a solução, também é justamente o problema: com a popularização do Marketing Digital, qualquer pessoa pode se dizer especialista nessa estratégia de vendas capaz de fazer "milagres"!

Então como saber se uma empresa de Marketing Digital entrega aquilo que promete na venda? Como identificar aquela que trará os melhores resultados para o seu negócio?

É o que eu vou te ajudar a entender aqui. Siga em frente e confira!

O que uma empresa de Marketing Digital faz?

Como falei ali no início, o Marketing Digital se popularizou muito nos últimos anos, e isso acabou trazendo a falsa ideia de que é algo fácil de se fazer e que gera resultados milagrosos, além de imediatos.

Por conta desse pensamento equivocado, vejo muitas pessoas fazendo alguns poucos conteúdos nas redes sociais, não conseguindo o engajamento esperado e afirmando que Marketing Digital não dá certo.

A verdade é que, como em qualquer outra área do Marketing, você precisa de uma equipe capacitada para pensar em estratégias para o curto, médio e longo prazo. Os resultados podem demorar a aparecer, mas, se houver um bom planejamento, as chances de sucesso são bem grandes!

Aliás, eu preciso ressaltar que ter presença na Internet vai muito além de publicações nas redes sociais. Até porque seguidores e curtidas serão só números se você não conseguir transformá-los em vendas. Concorda?

Dentro do Inbound Marketing, por exemplo, há várias outras técnicas e canais para conseguir esse objetivo, como:

É bem provável que você, sozinho, ou mesmo com a ajuda de alguns funcionários da sua empresa, não consiga dar conta de tudo isso. Daí a importância da parceria com uma boa empresa de Marketing Digital!

Não tenha dúvida de que faz toda a diferença quando o trabalho é executado por especialistas — que já estudaram sobre o assunto durante anos e vivem diariamente o mercado.


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Uma empresa de Marketing Digital (também conhecida como "agência") emprega equipes multidisciplinares na idealização e execução de planos que se aproveitam das tecnologias mais modernas do setor com um único objetivo: multiplicar suas vendas!

Essas equipes ficam responsáveis por otimizar ao máximo o investimento dos recursos (produtividade, dinheiro e tempo) dentro das próprias disciplinas, mas funcionam em conjunto sob a direção de um (ou mais) chefe de execuções.

Dessa forma, em vez de ter uma ou duas pessoas tendo que analisar o mercado, inventar estratégias, se especializar em ferramentas novas e executar tudo isso, a agência funciona feito uma colmeia.

Sim, é isso mesmo! Os chefes de execuções e os membros das próprias equipes são como as abelhas: cada uma com uma função específica na produção de mel e manutenção da colônia.

Já o cliente — você — é a abelha rainha: a vida da colmeia inteira depende do seu sucesso!

É por isso que uma empresa de Marketing Digital faz de tudo para que as ferramentas certas sejam usadas para atingir em cheio o seu cliente ideal.

E, para atrair e converter consumidores comuns em compradores obcecados, a agência emprega de diferentes formas os serviços que apresentarei a seguir:

Criação de sites

O planejamento, a construção e a manutenção do endereço digital da empresa é todo feito pela empresa de Marketing Digital.

Na criação de sites, também está incluso o desenvolvimento de blogs, landing pages, etc. para atrair e converter usuários, a integração com as ferramentas, a otimização para mecanismos de buscas (SEO) e análise de dados.

Dica: Passo a passo para criar um blog de sucesso!

Design

Outra enorme vantagem de contratar uma empresa de Marketing Digital é que ela fica responsável por toda criação gráfica do seu negócio para alcançar mais vendas pela Internet!

Logotipos, peças publicitárias, catálogos, identidades visuais e materiais ricos (como os e-books) são todos criados do zero para o cliente.

Produção de conteúdo

A criação de conteúdo valioso é a alma de muitas das estratégias digitais: ela expande a conscientização sobre a marca, educa o público para comprar mais, e atrai um monte de gente nova!

Conteúdos feitos sob medida para alcançar esses objetivos (geralmente usados em blogs, vídeos, infográficos, e-books e diversas outras mídias) são englobados pelo Marketing de Conteúdo — outra responsabilidade da agência.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Otimização para mecanismos de buscas (SEO)

As técnicas que fazem com que o Marketing de Conteúdo desbanque os concorrentes nas primeiras posições dos resultados de busca no Google (e de outros buscadores, como o Bing) pertencem ao SEO.

Traduzido do inglês como otimização para mecanismos de busca, o SEO se aproveita de palavras-chave populares ou ainda não exploradas, de melhorias nos conteúdos e da construção de links confiáveis para o seu negócio, entre outras ações.

Gestão de redes sociais

Uma empresa de Marketing Digital pega a responsabilidade de administrar as suas redes sociais para que você faça o que faz de melhor: gerencie o seu negócio em paz!

Cuidar das páginas do Facebook, Instagram, LinkedIn — e criar campanhas publicitárias nessas plataformas — é o que a agência faz de melhor para aumentar a popularidade da sua marca onde quer que ela esteja!

Publicidade Online

Falando em campanhas publicitárias, já tentou anunciar nas plataformas como o Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads sozinho?

É um processo confuso que pode sair caro nas mãos de quem não sabe o que está fazendo!

Ao assumir essa responsabilidade, uma agência de Marketing Digital consegue transformar água em vinho e gerar resultados comprováveis!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

E-mail Marketing

Ninguém gosta de receber um e-mail sem personalidade, inconveniente e feio daquela Mala Direta que não passa de uma mala mesmo!

Agências excelentes conseguem transformar o que poderia ser uma ferramenta mal explorada em uma máquina de conversões: campanhas de E-mail Marketing são altamente lucrativas!

Isso acontece pelo acesso da agência às ferramentas de automação (e de personalização) que fazem com que cada e-mail pareça ter sido escrito individualmente para cada cliente.

Inbound Marketing

Chamamos de Inbound Marketing toda estratégia que usa das ferramentas e conceitos que expliquei anteriormente para gerar experiências de sucesso ao cliente.

Isso faz com que ele confie na marca, se apaixone pela empresa e a defenda a nível pessoal porque se sente privilegiado de comprar dela!

O melhor de tudo? O processo pode ser automatizado depois da aplicação inicial, já que cria um sistema estruturado para continuar recebendo novos leads e fechando novas vendas.


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Consultoria de Marketing Digital

Empresas de Marketing Digital também prestam o serviço de consultoria para atender às necessidades específicas de cada cliente (já que, apesar de todo mundo querer vender mais, cada caso é um caso!).

Alguns dos serviços podem envolver análises de dados, desenvolvimento ou implementação de estratégias de Marketing Digital, e até treinamento da equipe interna da marca.

Consultoria é o tipo ideal de serviço para quem busca potencializar as ações do negócio no ambiente digital!

Dica: A importância do Marketing Digital para empresas em 2023!

Como escolher uma empresa de Marketing Digital?

Hoje em dia, se você digitar “empresa de Marketing Digital” no Google, encontrará centenas de resultados.

Mas, assim como você faz quando está procurando um médico, advogado ou engenheiro, a escolha de uma agência de Marketing Digital também precisa ser criteriosa, afinal, é o sucesso da sua empresa que está em jogo e você não pode entregá-la nas mãos de qualquer um!

Se o papel de uma empresa de Marketing Digital é aproveitar todas as ferramentas tecnológicas para aproximar seu negócio do cliente ideal (que é aquele que compra), há uma série de pontos que você deve observar antes de fechar negócio com uma delas:

Avalie o leque de serviços oferecidos

A primeira coisa que você tem que saber é se a agência é verdadeiramente capaz de realizar o serviço que sua empresa precisa.

Algumas agências preferem trabalhar com uma metodologia específica às custas de outras, então olhar a lista anterior (onde apresentei ferramentas e conceitos para você) é um bom ponto de partida para saber do que você precisa!

Pense no custo-benefício

Sei que o preço conta quando se trata de escolher uma empresa de Marketing Digital, mas você precisa considerar que aquela agência que cobra um pouco mais pode trazer resultados bem maiores do que a opção barata.

A diferença de preço até pode ser pouca de uma agência para outra, mas, ao tentar economizar, você pode estar se privando de soluções novas que a alternativa econômica ainda nem ouviu falar!

Analise a experiência de mercado

Falando em conhecimentos, quanto mais anos de atuação uma agência tiver, mais chances ela terá de fazer por você tudo que o seu negócio precisa para alçar voo — talvez até mais!

Estude os casos de sucesso

Em paralelo com o tempo de prática de uma empresa de Marketing Digital, está a lista de clientes que ela já transformou em sucesso.

Quanto mais clientes com credibilidade nos mercados em que atuam, maiores serão os apontamentos de que a agência que você está sondando entrega o que promete!

Então pesquise o histórico da empresa:

  • Quantos anos de mercado ela tem?
  • Com quais clientes já trabalhou?
  • Já atuou com empresas do seu setor?
  • Quais são as histórias de sucesso dela?
  • Como os clientes avaliam o trabalho feito? 

Verifique as ações de Marketing Digital da própria empresa

Falar é mole, fazer é difícil!

Se a agência que você está de olho não usa as mesmas técnicas que oferece aos clientes para se colocar no topo das buscas do Google, por exemplo, e divulgar seus produtos e serviços, talvez ela não seja capaz de colocar você nas primeiras posições!

Por isso, verifique se o site dela é bem construído, se o conteúdo do blog é bacana, se faze um bom trabalho nas redes sociais, etc.

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Certifique-se de que a empresa tem sinergia com a sua

Além de tudo, a empresa de Marketing Digital tem que falar a sua língua!

A comunicação precisa ser clara, a equipe da agência precisa ouvir a sua equipe, e essa troca precisa acontecer em diversos pontos do planejamento e execução das estratégias.

Um jeito de saber se a agência que você está considerando tem sinergia com a sua empresa é se perguntar: ela é a melhor do Brasil?

Se sim, você e a agência dividem um objetivo único: não ser nada menos do que excelente — e rica!

Será que a Orgânica é a melhor empresa de Marketing Digital para você?

A Orgânica é o tipo de empresa de Marketing Digital que não apenas é escolhida pelos clientes que querem se tornar os melhores no que fazem: ela também escolhe os próprios clientes!

Eu mesmo sou um dos líderes aqui da agência, coordenando múltiplos times, e uma certeza que faz com que eu dê de tudo para cada novo projeto é ver a fome de sucesso do cliente.

Não acredita? Então vou te dar mais quatro motivos para você ter certeza do que estou dizendo!

Conte com um time de especialistas

São diferentes grupos de especialistas com seus próprios líderes — todos sob a direção da agência (incluindo a minha participação).

São os melhores redatores, analistas, gerentes, designers e programadores ao seu dispor para criar estratégias, conteúdos e até aplicativos!

Conheça nossos prêmios e certificações

A Orgânica coleciona prêmios — ­e fico contente de dizer que faço parte dessas conquistas!

O prêmio dado pela maior plataforma de vendas do Brasil (a RD Station) reconheceu a Orgânica durante três anos seguidos como a agência que entrega os melhores resultados para os clientes.

Também somos uma das principais agências trabalhando no programa Google Partners e temos o único brasileiro cinco vezes eleito como Top 100 especialistas do mundo em Sucesso do Cliente: o Estevão Stumpf!

Principais prêmios Orgânica Digital

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Veja nossos casos de sucesso

Cresol e Famiglia Valduga são apenas dois clientes gigantescos que alcançaram resultados ainda maiores com a ajuda da Orgânica!

A Cresol precisava abocanhar uma fatia do público com dinheiro no bolso para investir, e o que a gente fez foi transformar a Cresol em referência nacional de conteúdos sobre educação financeira criando um blog do zero!

Já a Valduga precisava de um gás nas vendas, então demos um jeito de aumentar as vendas da loja virtual em 1783%!

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

O melhor é que cada sucesso desses foi pensado para acontecer exatamente do jeito que planejamos! A gente fala, faz, e não esconde os resultados!

Então venha ser nosso parceiro!

Eu e as equipes aqui da Orgânica podemos fazer por você tudo o que fazemos por nossos clientes e por nós mesmos — quem sabe até mais!

O que você precisa fazer agora é levar em consideração as referências que dei para você nesse guia sobre como escolher a agência certa para o seu negócio.

Depois é só falar com um dos nossos especialistas, colocar os pés para o alto e respirar fundo — o sucesso está a caminho!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.