A importância do Marketing Digital para empresas em 2024!


Guilherme de Bortoli

Por   

 26/12/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você sabe que a sua empresa precisa estar onde as pessoas estão. Certo?

A boa notícia é que, com uma sociedade cada vez mais centrada no universo digital da Internet e dos celulares, fazer o seu produto ou serviço chegar até quem precisa (e vender) nunca foi tão democrático e certeiro quanto é hoje.

A isso, damos o nome de Marketing Digital — e é sobre essa estratégia que vamos falar aqui!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é Marketing Digital e como funciona?

O Marketing Digital é uma estratégia de vendas que se aproveita da conectividade dos dispositivos à Internet para vender o produto ou serviço certo ao cliente ideal.

Envolvendo criação de conteúdo (Marketing de Conteúdo) e Inbound Marketing, por exemplo, o Marketing Digital é um meio democrático de “jogar iscas” valiosas aos consumidores interessados no nicho de atuação do seu negócio.

De profissionais autônomos a empresas multinacionais, essa estratégia possibilita a execução de diferentes ações, para diferentes contextos, cabendo em diferentes tamanhos de bolsos!

Desde que a marca tenha os mínimos recursos tecnológicos para segmentação inteligente do público-alvo, qualquer um pode usar o ambiente digital para levar a visão da empresa (aquilo que ela quer transformar no mercado) à pessoa que precisa dessa transformação (o cliente).

Aproveite o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre o Marketing Digital:


Visão Geral do Marketing Digital

Dica: 5 serviços de Marketing Digital que você precisa conhecer!

A importância do Marketing Digital para sua empresa

Se antes a televisão, o rádio, os jornais e as revistas eram as principais formas de tornar a visão da empresa uma realidade (ou seja, vender), hoje esses veículos ocupam um papel secundário no dia a dia de uma população dominada pelo uso da Internet — nisso você já deve ter reparado!

Acontece que a venda é essencial para todas as empresas — porque, sem o cliente, fica impossível realizar qualquer visão — e, com o Marketing Digital, alcançar esse objetivo ficou mais acessível e dinâmico do que nunca.

Só não se engane: nada disso torna o processo menos valioso (nem mais fácil)!

O que quero dizer é que, em comparação com uma ação de merchandising no Big Brother Brasil ou na Revista Caras, atingir o mercado anunciando seu produto ou serviço nas redes sociais — ou até criando uma revista digital, um blog ou uma área de acesso exclusiva para clientes em um clube virtual — é muito mais ágil e menos arriscado. Te mostro os porquês abaixo:

Promove a interação com consumidores e clientes

Quando falamos da importância do Marketing Digital, estamos falando da importância de aproximar uma marca do consumidor — e a Internet possibilitou uma mudança histórica na relação entre quem vende e quem compra!

Nem mesmo a TV alcançou o que os celulares e a Internet fazem hoje: criar uma via de mão dupla para não apenas informar o público (e observar as reações dele), mas também para receber pedidos de interação dos curiosos sem que a empresa tenha de iniciar a conversa.

O Marketing Digital se aproveita desse novo tipo de diálogo para incentivar o engajamento, promover conexões e perpetuar a proximidade entre os consumidores e a marca de um jeito que, até poucos anos, não existia.

Reconhecimento de marca

Facilita a mensuração dos resultados

Trabalhar com Marketing Digital também proporciona uma facilidade enorme de medir os resultados se comparado com as mídias tradicionais.

Por exemplo, se você investe recursos valiosos na veiculação de um anúncio para a TV, não terá como saber com exatidão quantas pessoas assistiram o comercial.

Já na veiculação de um anúncio digital, você pode acessar os resultados com exatidão cirúrgica não só para saber quem visualizou, mas também quem clicou — e em qual plataforma ou variação do anúncio — para calibrar em tempo real as estratégias e, consequentemente, os resultados!

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para o online

Permite falar com o público certo

Outra enorme vantagem do Marketing Digital diante dos métodos mais tradicionais de vendas é que, ainda usando o exemplo da TV, não há como identificar se as pessoas que assistiram o comercial tiveram algum interesse no que foi apresentado.

Isso se dá porque a emissora vai mostrar o anúncio para todas as pessoas do país que estiverem assistindo à programação no horário em que ele for ao ar — e, dependendo dos horários dos programas mais populares do canal, mais cara será a distribuição.

Já em uma ação de Marketing Digital, essa distribuição é totalmente controlável porque, por causa do comportamento singular de cada pessoa ao navegar na Internet, ganhamos acesso a gatilhos automatizados que disparam para as pessoas com os interesses, comportamentos e dores que buscamos em um cliente ideal.

Com seu produto ou serviço presente na hora e nos lugares certos que seu público procura por soluções — usando palavras-chave definidas por você após um estudo de personas e SEO —, fazer sua marca ser encontrada nas primeiras páginas do Google, por exemplo, é uma ação bem menos arriscada!

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

Otimiza a relação custo-benefício

Investir em recursos para tentar converter apenas quem se interessaria nos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio não só aumenta os resultados das suas ações, como monta os alicerces fundamentais para o nascimento de uma comunidade ao redor da sua marca.

Essa otimização aumenta a importância do Marketing Digital porque torna menos complicado vender ainda mais vezes para quem já comprou da sua empresa, além de:

  • Conquistar novos clientes fazendo testes com investimentos menores;
  • Corrigir o curso das próximas ações;
  • E direcionar recursos para aquelas que estiverem com desempenho melhor.

É por esses motivos — e por muitos outros que compartilho com você aqui no blog — que a Orgânica investe no próprio Marketing Digital!

De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Dicas para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso!

Estude (muito!)

Sei que você não é bobo, mas preciso falar que, se você quer mesmo vender mais e melhor pela Internet, é obrigatório mergulhar profundamente nos conceitos do Marketing Digital!

Só que, quando falo em estudar, não me limito às coisas que você aprende nos livros, no blog da Orgânica ou em vídeos. Estudar é pegar cada um desses conceitos e aplicar em projetos nos quais você possa medir os resultados!

Para isso, o Marketing Digital para empresas engloba um conjunto de técnicas e ferramentas que leva em consideração:

  • O mercado;
  • O cliente (e suas personas);
  • As estratégias em si;
  • As tendências;
  • E as atualizações constantes para dominar novas tecnologias (especialmente antes que elas sejam exploradas pelos concorrentes)!

Aliás, uma das estratégias mais populares do Marketing Digital envolvendo os conceitos acima, que você pode começar a estudar (e exercitar), é o Inbound Marketing.

Não é à toa que a Orgânica se especializou nesse tipo de prática!

Nela, dá para atrair a atenção de potenciais clientes através de conteúdos valiosos e iniciar um relacionamento direto com eles a partir da geração de leads — o que leva à enorme credibilidade para a marca e mais vendas (inclusive para as mesmas pessoas).

Isso porque uma estratégia de Marketing Digital bem feita envolve mais do que vender: o que as empresas precisam para aumentar as vendas é encantar!


Etapas do Inbound Marketing

Estude (muito!), escolha uma estratégia e pratique até obter os resultados que você deseja!

Defina objetivos e metas

O Marketing Digital é ideal para empresas porque quase sempre funciona como um acelerador.

O problema é que, se você não sabe para onde está indo, você pode acelerar para o lugar errado — e gastar recursos preciosos (como dinheiro) ou irrecuperáveis (como o tempo) tomando decisões erradas.

Então seus objetivos e metas são seu norte, e eles ditam qual estratégia você colocará em prática e quais indicadores e métricas você precisa ficar de olho — para dizer se sua estratégia deu certo!

Acompanhe indicadores e métricas

Não adianta: o único jeito de saber se uma estratégia vai bem (além do aumento óbvio da lucratividade) é medindo e analisando indicadores-chave de desempenho.

Quando você tem clareza de quantos porcentos quer crescer ou quantos leads qualificados quer atrair a mais no próximo semestre, ao final do período de implementação da estratégia (ou até mesmo durante ela), você saberá exatamente se conseguiu ou não!

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas, os indicadores e métricas que você precisará ficar de olho envolvem:

  • O número de novos clientes;
  • O número de clientes retidos;
  • O ticket médio;
  • O LTV (Lifetime Value);
  • Por quais canais vieram os melhores consumidores, etc.

Tudo isso permite fazer uma comparação entre o antes, o agora e o depois, e não poderia ser mais fácil de visualizar do que no Marketing Digital!

São tantas tecnologias e ferramentas disponíveis para rastrear o comportamento dos leads e clientes (e medi-lo em relação a outros parâmetros) que o maior diferencial nessa análise estará na sua capacidade de interpretar tais números.

Assim como qualquer outra habilidade, é algo que só dá para aprender depois de estudar um bocado e testar seus conhecimentos!

Calculadora de CAC (Custo de Aquisição de Clientes) 

Conte com a ajuda de especialistas

Assim como seus clientes correm até sua empresa quando precisam das soluções pelas quais ela é reconhecida como expert, é natural que você também peça ajuda aos especialistas das áreas em que precisa daquele empurrãozinho para se sair melhor.

No caso do Marketing Digital, esses especialistas estão concentrados nas agências de Marketing Digital: times prontos, voltados para dominar as novas tecnologias com a única missão de fazer você vender mais!


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Tendências de Marketing Digital perfeitas para sua empresa

Passamos pela pandemia, tivemos eleições polêmicas… só esses dois fatores influenciaram para sempre o jeito de pessoas do Brasil e do mundo inteiro fazerem compras pela Internet!

Além do isolamento (que forçou o consumo sem sair de casa), a busca por conforto segue elevando as vendas online e apresenta a estimativa de que chegue a R$205 bilhões em 2024:

Gráfico de Faturamento

E as tendências que apresentarei a seguir tiveram papéis fundamentais nesses resultados absurdos. Olha aí!

Chatbots estão com tudo!

Tantas empresas estão aderindo aos chatbots (robôs que conversam com os clientes) porque guiam às melhores soluções de forma automatizada e humanizada.

Eles podem ser usados para tirar dúvidas, direcionar a diferentes equipes, e poupar uma grana em comparação com atendimentos manuais!

Exemplo de atendimento ao cliente da Orgânica Digital

Dos pequenos empreendedores às grandes empresas, uma prática tem sido capturar a atenção do lead com um conteúdo dinâmico, convidá-lo para iniciar uma conversa, e deixar os chatbots direcionarem ele para o setor de vendas.

É mole ou quer mais?

Vídeos curtos seguem sendo uma boa aposta

Quer mais? Então tá!

Falando em conteúdos dinâmicos, não é à toa que o Instagram está pivotando para bater de frente com o TikTok como uma das maiores plataformas de vídeos curtos:

  • Eles capturam a atenção do público;
  • Injetam mensagens de forma altamente efetiva;
  • E convertem seguidores em fãs da noite para o dia!

Os vídeos curtos continuam sendo um ótimo investimento e essa tendência não está dando sinais de diminuição pelos próximos anos!

Dica: 10 dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas online

Marketing de Influência continua forte

Aí você deve se perguntar: com ferramentas (como Inteligência Artificial e chatbots) tão acessíveis a todos os tamanhos de estratégias de Marketing Digital para empresas, como é que o mercado não está saturado?

Boa pergunta e fácil resposta: ele está!

É por isso que um dos jeitos de se destacar nele (sem precisar mudar seus produtos ou serviços) é sendo autêntico em como você apresenta o que você faz de melhor.

Isso se dá, inclusive, pelo Marketing de Influência!

Por sermos criaturas extremamente suscetíveis às opiniões dos outros, esse tipo de Marketing usa da influência de algumas pessoas em nichos específicos para converter parte do público em compradores.

Exemplo de Live Commerce no Instagram

Está claro que, quanto mais comum for o acesso às tecnologias de vendas, mais necessário será priorizar a criatividade para gerar conteúdos originais — e nutrir relacionamentos sinceros com os compradores!

Para qual nível você deseja elevar sua marca?

Mesmo que não seja tão simples quanto “aplicar uma fórmula mágica” que faça os resultados se multiplicarem automaticamente, planejar e executar uma estratégia de Marketing Digital sempre funciona se você souber em qual nível está — e para qual nível você deseja elevar sua marca.

Afinal, você precisa fazer sua empresa crescer com a garantia de que seus investimentos terão resultados! Não é?

Como empreendedor e chefe de operações de Marketing Digital há mais de uma década, posso afirmar que você lucrará sobre cada centavo investido ao fechar negócio com a Orgânica.

Prometer uma coisa desse tamanho não é para qualquer um, mas nossos resultados falam por si:

Isso porque grande parte do nosso sucesso se deve ao fato de fazemos para nós o que também fazemos para os nossos clientes e, aqui na Orgânica, sucesso só depende de um fator: você decidir entrar em contato com a gente!

Quer receber um diagnóstico gratuito e personalizado para a sua empresa? Eu sei, parece bom demais para ser verdade! Mas não hesite: basta solicitar aos nossos especialistas agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.