Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar



Por   

 28/04/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Você tem escutado falar cada vez mais que a Internet é o futuro, tem pensado em trabalhar com Marketing Digital, mas não sabe por onde começar?

Calma, esse é um impasse bastante comum. A boa notícia é que eu vou ajudar você neste artigo.

Em primeiro lugar, boa escolha! Pesquisas mostram que 76% das empresas planejam investir mais em estratégias digitais em 2021, e os profissionais desta área estão no topo das intenções de contratação para este ano.

Se as suas dúvidas são: “Como trabalhar como Marketing Digital?”, “Por onde começar?” e “De quais habilidades eu preciso?”, pode ficar tranquilo(a).

As respostas virão a seguir. Vem comigo?

O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?

Muita gente me pergunta se é necessário fazer uma faculdade para trabalhar com Marketing Digital. 

Bem, não vou mentir para você. Ter uma formação em Publicidade, Administração, Marketing ou Jornalismo, além de garantir um diploma que comprova que você passou alguns anos de sua vida estudando sobre o assunto, é importante por servir como base e também para entregar conhecimentos teóricos, que vão ajudá-lo durante a sua carreira.

Porém, é perfeitamente possível não ter uma graduação e, ainda assim, fazer cursos específicos de alguma área do Marketing Digital, aprender sobre negócios e entregar resultados tão bons - ou até melhores - do que alguém formado.

Aliás, como o Marketing Digital possui vários campos de atuação e se atualiza constantemente, mesmo quem tem uma faculdade precisará fazer cursos complementares. Caso contrário, ficará para trás.

E, no final, o que importa realmente é entender da parte prática, por mais que a teoria também ajude.

Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

Então, já que são várias as possibilidades de se trabalhar com Marketing Digital, que tal saber as melhores dicas para quem está começando? Vamos lá?!

Explore os conceitos principais

Já vimos que o Marketing Digital engloba uma infinidade de áreas e conceitos, certo? O ideal, para quem está começando, é pelo menos conhecer os principais deles.

Vou deixar aqui alguns conceitos importantes. Basta clicar no nome de cada um e você será redirecionado para artigos específicos, beleza?

Entenda suas habilidades

Uma ótima notícia para você: não faltam vagas dentro do Marketing Digital, principalmente agora que as empresas entenderam - sobretudo por conta da pandemia - a importância de migrar para a Internet.

Por outro lado, são muitas as áreas de atuação. Sendo assim, a dica é entender o que você mais gosta de fazer e se especializar em uma delas.

Por exemplo, você é bom escrevendo? Então pode ser:

  • Copywriter;
  • Analista de Conteúdo;
  • Produtor de Conteúdo.

Prefere a parte estratégica da coisa? Que tal estas profissões:

Gosta de Design e programação? Fica a dica:

  • UX Designer;
  • Desenvolvedor Web.

Se o seu negócio é lidar com pessoas, também é possível encontrar dentro de agências de Marketing Digital alguns cargos mais conhecidos, como:

  • Social Media;
  • Atendimento ao cliente;
  • Gestor de RH;
  • Analista de Customer Success (Sucesso do Cliente).

Seja versátil

Sim, é muito importante que você foque em uma profissão que tenha mais a ver com o seu perfil, mas isso não quer dizer que você pode deixar de lado todas as demais áreas. Afinal, o Marketing Digital é um campo totalmente interdependente e multidisciplinar.

Para criar uma página de site, por exemplo, o desenvolvedor vai receber um briefing do atendimento, explicando em detalhes o objetivo do cliente. Além disso, precisará estar em frequente contato com o UX Designer e o Copywriter, responsáveis pela parte visual e textual do site.

Trabalhar com Marketing Digital é assim: você precisa ter em mente que diálogo e compreensão entre os vários profissionais é fundamental para agilizar processos e entregar os resultados esperados pelo cliente.

Não tenha medo de pensar fora da caixa

Embora as estratégias de Marketing Digital sejam pensadas com base em dados e métricas, o profissional da área não pode ser um robô.

Dica: Estratégias de Marketing Digital: como isso impacta nos meus resultados?

Não existe fórmula mágica que dê certo para todos os clientes. 

Aliás, são bem comuns os casos em que, mesmo com uma equipe muito experiente e que conhece todos os conceitos, os resultados esperados não são obtidos de primeira. E aí, o que fazer? 

Testar novas hipóteses, pensar em uma outra abordagem, talvez uma linguagem diferente para os textos...

Técnicas e teorias são sempre muito importantes para quem deseja entender como trabalhar com Marketing Digital, mas nada substitui a boa e velha criatividade.

Estude muito e sempre!

Bem, depois de tudo o que conversamos neste texto, acho que deu para ficar claro o quão importante é estudar e se manter atualizado sobre o mercado de Marketing Digital.

E não só para quem está começando agora, mas também para aqueles que já têm anos de profissão, como eu.

Todo ano surge uma rede social nova, técnicas inovadoras, métricas diferentes... 

Portanto, a dica final para quem fica na dúvida de como trabalhar com Marketing Digital é: estude bastante, faça bons cursos, acompanhe as tendências e siga perfis de profissionais e empresas que te inspiram - principalmente no LinkedIn (networking também é fundamental).

Dica: 16 maiores tendências de Marketing Digital para 2021

Conclusão

Parabéns e muito obrigado por ter lido o conteúdo! 

Para quem deseja começar a trabalhar com Marketing Digital, este é um bom momento. Com a pandemia, muitas empresas precisaram migrar para o digital e o mercado está cada vez mais aquecido.

Se você é um interessado nesta área, vou resumir aqui os passos mais importantes: aprender os principais conceitos do Marketing Digital; escolher qual área tem mais a ver com o seu perfil; procurar ser um profissional versátil, que consiga dialogar com especialistas de outras áreas e, claro, com os clientes; ter a criatividade como aliada para superar possíveis contratempos na estratégia; estudar, estudar e estudar!

Eu desejo muito sucesso na sua caminhada profissional! Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Teremos o prazer em ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Conheça o Curso de Marketing Digital da Orgânica!

Já que falei em bons cursos, vou deixar aqui a minha recomendação: o curso de Marketing Digital da Orgânica, que já conta com mais de 27.000 alunos.

São 12 aulas em vídeo e 94 materiais complementares. Em menos de 2 horas, você consegue assistir a todas elas e aprende o básico necessário para alavancar o Marketing Digital de uma empresa, com direito a certificado de conclusão.

Ah, e aproveite que o curso está com desconto de 50% por tempo limitado. É só clicar neste link e bons estudos!
 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!