Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar


Rodolfo Benetti

Por   

 13/07/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

No passado, a dica que davam era a de que aprender como vender pela Internet — usando as técnicas do Marketing Digital — era uma das habilidades do "profissional do futuro".

O que eu quero te alertar é que esse futuro já está aqui: só em 2022, o mercado movimentou 21 bilhões!

Pesquisas como essa da Cenp apontam para crescimentos ainda maiores nos próximos anos, então parabéns por escolher o Marketing Digital como sua nova atividade profissional!

Agora resta responder às perguntas que devem estar na sua cabeça nesse momento:

  • Como trabalhar com Marketing Digital?
  • Por onde começar nessa área?
  • De quais habilidades você precisa para ganhar dinheiro com ela?

Vem que eu te mostro!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?

Muita gente me pergunta se é necessário fazer uma faculdade para trabalhar com Marketing Digital.

Bem, eu não vou mentir para você: ter uma formação em Publicidade, Administração, Marketing ou Jornalismo, além de garantir um diploma que comprova que você passou alguns anos de sua vida estudando sobre o assunto, é importante por servir como base e também para entregar conhecimentos teóricos, que vão ajudá-lo durante a sua carreira.

Porém, é perfeitamente possível não ter uma graduação e, ainda assim, fazer cursos específicos de alguma área do Marketing Digital, aprender sobre negócios e entregar resultados tão bons — ou até melhores — do que alguém formado.

Aliás, como o Marketing Digital possui vários campos de atuação e se atualiza constantemente, mesmo quem tem uma faculdade precisará fazer cursos complementares. Caso contrário, ficará para trás!

E, no final, o que importa realmente é entender da parte prática, por mais que a teoria também ajude.

Por “parte prática”, quero apontar para todos os elementos diretos e indiretos que influenciam o sucesso do Marketing Digital:

  • Entender de vendas;
  • Entender como funcionam as pessoas;
  • Identificar quais são as tendências da cultura popular.

Quanto mais domínio você tiver sobre os pontos acima, mais você saberá:

  • Como elevar não só as vendas, mas o valor das vendas dos seus clientes;
  • Como fazer com que sua estratégia realmente afete as pessoas e as faça agir na direção que você quer;
  • Como identificar oportunidades, expandir o leque de comunicação com novos clientes em potencial, e ter mais pistas sobre o comportamento das pessoas.

Saber como atrair e melhorar a qualidade da comunicação com os clientes certos — que compram mais, com menos esforços — será onde você testará o que aprender sobre vendas.

Transformar o processo de compra de um produto ou serviço em uma experiência fascinante — que inicie um relacionamento forte com a marca — é quando você aplicará tudo que aprendeu sobre a psicologia das pessoas.

Mas quando se trata de juntar sua prática das vendas com o que você observou do comportamento dos clientes, você estará criando pontes a partir de toda sua observação sobre a vida.

Dentro e fora da Internet, saber um pouco de arte, de literatura, de música, do passado da história até as notícias dessa manhã, te dará vocabulário para tocar (e convencer) qualquer tipo de pessoa!

Por isso, a melhor forma de dominar esses aspectos é trabalhar com Marketing Digital na prática, para manter sua curiosidade afiada e sua criatividade fresca!

A sua segunda melhor opção é uma que eu também indico com frequência: estude muito!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

Então, já que são várias as possibilidades de se trabalhar com Marketing Digital, que tal saber as melhores dicas para quem está começando? Vamos lá:

Explore os conceitos principais

Já vimos que o Marketing Digital engloba uma infinidade de áreas e conceitos, certo? O ideal, para quem está começando, é pelo menos conhecer os principais deles.

Então vou deixar aqui alguns conceitos importantes. Basta clicar no nome de cada um, que você será redirecionado para artigos específicos, beleza?

Dica: Áreas do Marketing Digital: conheça 5 principais tendências!

Entenda suas habilidades

Uma ótima notícia para você: não faltam vagas dentro do Marketing Digital, principalmente agora que as empresas entenderam a importância de migrar para a Internet.

Por outro lado, são muitas as áreas de atuação. Sendo assim, a dica é entender o que você mais gosta de fazer e se especializar em uma delas.

Por exemplo, você é bom escrevendo? Então pode ser:

  • Copywriter;
  • Analista de Conteúdo;
  • Produtor de Conteúdo.

Prefere a parte estratégica da coisa? Que tal estas profissões:

Gosta de Design e programação? Fica a dica:

  • UX Designer;
  • Desenvolvedor Web.

Se o seu negócio é lidar com pessoas, também é possível encontrar alguns cargos mais conhecidos dentro de uma agência de Marketing Digital, como:

  • Social Media;
  • Atendimento ao cliente;
  • Gestor de RH;
  • Analista de Customer Success (Sucesso do Cliente).

Seja versátil

Sim, é muito importante que você foque em uma profissão que tenha mais a ver com o seu perfil, mas isso não quer dizer que você pode deixar de lado todas as demais áreas. Afinal, o Marketing Digital é um campo totalmente interdependente e multidisciplinar.

Para criar uma página de site, por exemplo, o desenvolvedor vai receber um briefing do atendimento, explicando em detalhes o objetivo do cliente. Além disso, precisará estar em frequente contato com o UX Designer e o Copywriter, responsáveis pela parte visual e textual do site.

Trabalhar com Marketing Digital é assim: você precisa ter em mente que diálogo e compreensão entre os vários profissionais é fundamental para agilizar processos e entregar os resultados esperados pelo cliente.

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

Não tenha medo de pensar fora da caixa

Embora as estratégias de Marketing Digital sejam pensadas com base em dados e métricas, o profissional da área não pode ser um robô.

Não existe fórmula mágica que dê certo para todos os clientes. 

Aliás, são bem comuns os casos em que, mesmo com uma equipe muito experiente e que conhece todos os conceitos, os resultados esperados não são obtidos de primeira. E aí, o que fazer? 

Testar novas hipóteses, pensar em uma outra abordagem, talvez uma linguagem diferente para os textos...

Técnicas e teorias são sempre muito importantes para quem deseja entender como trabalhar com Marketing Digital, mas nada substitui a boa e velha criatividade.

Estude muito e sempre! 

Bem, depois de tudo que já conversamos aqui, deu para ficar claro o quão importante é estudar e se manter atualizado sobre o mercado de Marketing Digital.

E não só para quem está começando agora, mas também para aqueles que já têm anos de profissão, como eu.

Todo ano surge uma rede social nova, técnicas inovadoras, métricas diferentes... 

Portanto, a dica para quem fica na dúvida de como trabalhar com Marketing Digital é: estude bastante, faça bons cursos, acompanhe as tendências e siga perfis de profissionais e empresas que te inspiram — principalmente no LinkedIn (networking também é fundamental!).

A sorte de pessoas como você, que decidiram aprender como é trabalhar com Marketing Digital, é que hoje em dia também existem centenas de livros sobre o assunto que são muito fáceis de entender.

Gigantes do setor como Philip Kotler, Seth Godin e Simon Sinek oferecem pérolas para quem quer aprender Marketing Digital por conta própria — e sem sair de casa!

Cheios de informações e bem humorados, uma maratona de leitura desses livros sobre a psicologia das vendas nem parece uma obrigação: vira prazer!

Dica: Livros de Marketing Digital: 10 recomendações imperdíveis!

Parta para a ação

Também já deixei claro que aprender a trabalhar com Marketing Digital exige prática e muitos testes, certo?

Isso porque é necessário que você descubra — principalmente quando falamos sobre vendas online — aquilo que melhor funciona para diferentes nichos de atuação.

Então, depois de estudar bastante, uma das melhores formas de descobrir como o Marketing Digital funciona na prática é através da criação de um site, blog ou e-commerce próprio.

Esses três tipos de plataformas permitem que você aplique estratégias, técnicas e ferramentas de Marketing Digital que irão agregar profissionalmente ao seu portfólio (como Marketing de Conteúdo, SEO e Tráfego Pago), além de atrair clientes.

Para já colocar a mão na massa, você pode usar um criador de sites com IA. Ou seja: criar qualquer tipo de plataforma em um piscar de olhos com a ajuda da Inteligência Artificial, que identifica as melhores fontes, templates e design para você!

Onde trabalhar com Marketing Digital?

O legal de aprender como trabalhar com Marketing Digital é que você pode:

Vou citar as vantagens de cada modalidade para você entender melhor as responsabilidades de cada área:

No departamento de Marketing de uma empresa

As pessoas que trabalham no time interno do Marketing de uma empresa (trabalhando "no cliente", como falamos no dia a dia da Orgânica) têm uma atuação mais estratégica.

Isso pode envolver contato direto com as equipes de vendas, tomar decisões diretamente com os fornecedores, ou até a responsabilidade de elaborar relatórios com os planejamentos a serem cumpridos com outras equipes.

Empreendendo no Marketing Digital

Quem atua como freelancer dispõe do conhecimento prático no Marketing Digital para ajudar clientes pontuais a levantarem voo na Internet.

Também é possível abrir uma agência, contratar os próprios funcionários e expandir para atender mais clientes — o que aumentará a receita do trabalho, mas exigirá atenção aos detalhes burocráticos das coisas.

Em uma agência de Marketing Digital

Por último, quem decide trabalhar para uma agência de Marketing Digital tem a vantagem de trabalhar com clientes diversos, mas em nome de uma empresa só: a agência.

Agências são especializadas em uma ou mais estratégias (como o Inbound Marketing ou SEO), então é possível aprender um bocado sobre como funcionam os times e como cada componente se integra na execução dos planejamentos.

Não dei o exemplo de Inbound Marketing à toa: é por causa do time multidisciplinar que a Orgânica conquistou esse monte de prêmios!

Principais prêmios Orgânica Digital

Aprender com a melhor agência do Brasil — eleita por ninguém menos que a RD Station — não seria uma ideia ruim, seria?

Agora você já sabe como trabalhar com Marketing Digital!

Parabéns por ter chegado até aqui!

Aproveito para resumir os passos mais importantes:

  • Aprender os principais conceitos do Marketing Digital;
  • Escolher qual área tem mais a ver com o seu perfil;
  • Procurar ser um profissional versátil, que consiga dialogar com especialistas de outras áreas — e, claro, com os clientes;
  • Ter a criatividade como aliada para superar possíveis contratempos nas estratégias;
  • Estudar, estudar e estudar!

Aliás, se eu também estivesse procurando como trabalhar com Marketing Digital, eu começaria explorando todo o blog aqui da Orgânica porque:

  • Todo o conteúdo é gratuito;
  • São mais de 15 anos de prática;
  • Todo conhecimento da nossa equipe é dividido com você;
  • E o conhecimento de outros mestres do Marketing também!

Dê uma olhada na biblioteca gratuita aqui da Orgânica para ver se eu estou certo!

E, já que falei sobre cursos, vou deixar aqui a minha última recomendação:

Conheça o curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica!

Sinto orgulho em dizer que nosso curso já conta com mais de 27 mil alunos!

São 12 aulas em vídeo, materiais complementares e testes para você se certificar do seu aprendizado.

Você consegue assistir todo o conteúdo em menos de 2 horas e aprende o básico para alavancar o Marketing Digital de uma empresa — com direito a certificado de conclusão!

Curso de Marketing Digital gratuito da Orgânica

O amanhã já é hoje, então não deixe essa oportunidade virar um arrependimento: você pode trabalhar com Marketing Digital, mas precisa aprender agora! Comece vendo mais conteúdo em nosso blog.


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.