Trabalho com Marketing Digital: 12 áreas e habilidades úteis


Guilherme de Bortoli

Por   

 28/04/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já parou para pensar que a Internet transformou a forma como nos relacionamos com as empresas? Pois é, e o Marketing Digital é um dos grandes motivos para essa revolução! Nele, as estratégias de relacionamento e vendas são conduzidas online.

Como profissional da área, posso te garantir que é uma montanha-russa de novidades e oportunidades de trabalho que só crescem. Eu mesmo estou nela há mais de 20 anos, desde a época em que coloquei o meu primeiro site no ar, lá em 1997. Muitas coisas mudaram desde então!

Até por isso que o trabalho com Marketing Digital é sinônimo de estar sempre antenado, acompanhando tendências e surfando na onda da evolução tecnológica.

E, se você tem vontade de também trabalhar nessa área incrível, mas ainda está perdido, continue aqui comigo que eu vou te mostrar todas as possibilidades! Bora?

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que é trabalhar com Marketing Digital?

Para começar, talvez você já tenha se perguntado se Marketing Digital é furada ou mais uma daquelas histórias de pirâmide, e a resposta que tenho para te dar é: definitivamente não!

Ele nada mais é do que uma área em constante evolução, essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Afinal, o Marketing Digital visa divulgar e fortalecer as marcas na Internet e, é claro, aumentar as vendas.

Ou seja: o trabalho com Marketing Digital não se resume apenas a anúncios no Google ou posts no Instagram, e os profissionais podem atuar em diversas frentes, como:

Principais áreas do Marketing Digital

Se você ainda é iniciante no mundo do Marketing Digital, pode ser fácil se perder no meio de tantos termos e áreas de atuação. Mas não se preocupe, estou aqui para descomplicar tudo para você!

Entre as principais áreas do Marketing Digital, estão:

1. Marketing de Conteúdo 

Ah, o Marketing de Conteúdo! Essa é uma área fascinante do Marketing Digital e tenho certeza de que você já foi impactado por diferentes estratégias de conteúdo.

Explicando de forma simples, o Marketing de Conteúdo consiste em criar e compartilhar conteúdos relevantes para um público específico, com o objetivo de atrair, engajar, vender e fidelizar clientes.

Mas como isso funciona na prática? Imagine que você está procurando informações sobre um determinado assunto na Internet e se depara com o blog de uma empresa que tem exatamente o que precisa.

Você começa a acompanhar o blog, curtir as publicações nas redes sociais e, gradualmente, se identifica com a marca. Quando precisar de um produto ou serviço que essa empresa oferece, é bem provável que você a escolha ela, certo?

Pois então, a área do Marketing de Conteúdo é uma ótima opção para quem busca uma carreira criativa e desafiadora no Marketing Digital, podendo ser:

  • Produtor de Conteúdo: responsável por criar textos, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo;
  • Copywriter: basicamente, escreve textos persuasivos para converter leads e clientes;
  • Gerente de Conteúdo: coordena toda a criação de conteúdo e as estratégias de divulgação;
  • Analista de Dados: avalia o desempenho das estratégias e identifica oportunidades de melhoria.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

2. Social Media

Se você é apaixonado pelas redes sociais assim como eu, já deve ter percebido que as empresas também estão cada vez mais presentes nesse universo online. E isso não é à toa, afinal, são um meio poderoso para atingir e se relacionar com o público-alvo de uma marca!

Mas o que exatamente é o trabalho de Social Media? Em resumo, trata-se de gerenciar a presença de uma empresa nas redes sociais, visando aumentar a visibilidade, o engajamento e a fidelização dos seguidores.

Acredite: essa área é mais complexa do que parece! E existem diversos cargos relacionados a Social Media:

  • Social Media Manager: responsável por planejar e liderar as estratégias nas redes sociais da empresa;
  • Social Media Copywriter: escreve a legenda das publicações, por exemplo;
  • Social Media Designer: cuida do visual das publicações e campanhas publicitárias;
  • Social Media Analyst: encarregado de monitorar os resultados.

Além disso, existem diversas redes sociais, cada uma com suas particularidades e possibilidades. O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais visual, com foco em fotos e vídeos criativos. Já o Twitter é uma rede social de mensagens curtas e diretas, e o LinkedIn é voltado para a conexão entre profissionais e empresas.

Então, se você é antenado nas redes sociais e adora se comunicar com as pessoas, o trabalho com Social Media é o ideal!

Dica: Calendário de Conteúdo para redes sociais 2023 [Grátis]

3. SEO (Search Engine Optimization)

Você já se perguntou como os sites vão parar lá nos primeiros resultados de busca do Google? Isso não é mágica! Mas sim um bom trabalho de SEO: técnica que otimiza o posicionamento orgânico nas pesquisas.

Na prática, o SEO (ou Search Engine Optimization) torna sites, blogs e landing pages mais amigáveis para os mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros.

O objetivo principal com isso é melhorar o tráfego orgânico — aquele tráfego gerado de forma gratuita — e, assim, aumentar a visibilidade da empresa.

O SEO abrange tanto as técnicas de SEO On Page, que incluem:

  • Carregamento da página;
  • Escolha de palavras-chave;
  • Estruturação do conteúdo, subtítulos, meta description, etc.

Quanto as técnicas de SEO Off Page:

Por consequência, os profissionais de SEO também podem desempenhar diversos papéis:

  • Desde o Analista de SEO, responsável pelas estratégias de otimização e pela análise do desempenho;
  • Passando pelo Redator Web, que produz conteúdo otimizado para SEO;
  • O Especialista em Link Building, que constrói uma rede de backlinks relevantes;
  • Até o Consultor de SEO, que auxilia empresas a alcançarem melhores resultados.

4. Tráfego pago 

Diferente do tráfego orgânico — que depende das otimizações e do ranqueamento —, o tráfego pago requer um investimento financeiro para aumentar a visibilidade da empresa e, consequentemente, gerar mais vendas.

Como já dá para imaginar, essa é outra área que exige muita estratégia e análise para garantir que cada centavo investido nos anúncios gere um bom retorno. Não dá para se enganar, achando que é só jogar dinheiro e esperar sentado, né?

É preciso entender o público-alvo, escolher as melhores plataformas de anúncio, criar uma mensagem persuasiva… E, ainda, acompanhar constantemente os indicadores de desempenho!

E quanto aos cargos e funções? Existem diversas possibilidades, desde o planejamento e criação das campanhas até a análise dos dados e otimização dos resultados. Alguns exemplos são:

  • Gerente de Mídia Paga;
  • Analista de Mídia Paga (mais conhecido como “Gestor de Tráfego Pago”);
  • Analista de Mídia Paga especializado no Google Ads ou no Meta Ads, por exemplo, que inclui anúncios no Facebook e Instagram.

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

5. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que conquista a atenção dos clientes de maneira sutil a ponto de encantá-los, e pode envolver todas as áreas que você viu até agora:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Social Media;
  • SEO;
  • Até mesmo tráfego pago — tudo para atrair e converter leads em clientes fiéis!

Por isso, a área do Inbound Marketing também pode incluir as mesmas funções e cargos, além de:

  • Analista de CRM;
  • Analista de E-mail Marketing;
  • Programadores e muitos outros profissionais!

Dica: Da atração à fidelização: exemplos de Inbound Marketing

Quais habilidades um profissional de Marketing Digital precisa ter? 

O trabalho com Marketing Digital requer uma variedade de habilidades para garantir que as estratégias sejam bem-sucedidas. Isso inclui as famosas soft skills e hard skills (habilidades comportamentais e técnicas).

Vamos dar uma olhada em algumas das principais, necessárias para se tornar um profissional de Marketing Digital de sucesso?

1. Comunicação e habilidades interpessoais

Já que trabalhar nessa área envolve se comunicar com pessoas de diferentes perfis, idades e culturas, não basta apenas saber escrever bem ou ter um bom domínio das ferramentas de Marketing:

É preciso também ter a capacidade de se colocar no lugar do público-alvo para compreender as necessidades e desejos dele e criar estratégias que realmente funcionem.

Como diz o ditado: “não basta falar, é preciso ser entendido”! E, para ser entendido, é fundamental ter uma boa comunicação e outras habilidades interpessoais desenvolvidas.

2. Agilidade e aprendizado constante 

Para trabalhar com Marketing Digital, também é essencial ter uma mentalidade ágil e estar sempre disposto a aprender. Afinal, essa área está em constante movimento, com novas tecnologias, estratégias e ferramentas surgindo a todo momento.

Além disso, a agilidade é importante para lidar com prazos curtos e trabalhar em equipes multidisciplinares, em que se deve estar pronto para tomar decisões rápidas e colaborar com pessoas de diferentes backgrounds.

3. Domínio das principais ferramentas de Marketing Digital

Se você quer trabalhar com Marketing Digital, uma coisa é certa: você precisa ser um verdadeiro mestre das ferramentas que existem por aí! 

Até porque novas ferramentas surgem o tempo todo, então é crucial que você esteja sempre atualizado sobre as principais e domine completamente suas funcionalidades.

Lembrou do ChatGPT? Porque eu sim! Mas me refiro desde o Google Analytics, Google Search Console, Google Ads… até o Semrush, RD Station, WordPress e muito mais — são muitas as opções que você precisa conhecer, dependendo das suas responsabilidades, para fazer um trabalho de qualidade!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

4. Conhecimento em análise de dados 

Não adianta só executar as estratégias de Marketing Digital, é preciso acompanhar os resultados de perto para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado — e isso exige conhecimento em análise de dados!

Saber visualizar e interpretar dados de maneira clara é essencial para tomar decisões e ajustar as estratégias conforme os objetivos da empresa. 

Então não tenha medo de se aprofundar em indicadores e métricas como ROI, CTR, taxa de conversão, entre outros, e usar ferramentas como as que mencionei acima para monitorar o desempenho!

5. Conhecimento em SEO 

Você viu que o SEO é responsável por fazer com que uma página seja encontrada nos resultados de busca, aumentando a visibilidade e a relevância dela. 

Mas entender as boas práticas de SEO também pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, o engajamento e a conversão!

6. Conhecimento em Storytelling 

Sabe aquela história que te envolve, te emociona e te faz torcer pelo personagem principal? Pois é, no Marketing Digital, também tem disso!

Ser capaz de contar histórias de forma cativante e persuasiva é um grande diferencial para conquistar a atenção e a fidelidade do público.

É por isso que o conhecimento em Storytelling é tão importante para profissionais da área: ao aplicar essa técnica nas estratégias, conexões emocionais são criadas com o público, o que acaba aumentando as chances de conversão.

Dica: Masterclass: Histórias Que Vendem

7. Mais habilidades importantes!

Fora as que já mencionei, muitas vezes, o profissional de Marketing Digital precisa ter outras habilidades. Por exemplo:

  • Gestão de equipes;
  • Produção de vídeo;
  • Organização;
  • Criatividade — e por aí vai!

É importante lembrar que as habilidades não são estáticas e que é bastante positivo estar sempre aprendendo e se atualizando para acompanhar as novidades!

E agora, como começar a trabalhar com Marketing Digital? 

Agora que você já conhece as principais habilidades para trabalhar com Marketing Digital, está pronto para dar o próximo passo?

Avalie quais dessas habilidades você já possui e quais precisa aprimorar — uma boa opção para isso é investir, por exemplo, em cursos complementares.

E, se você já tem alguma das habilidades técnicas, como copywriting, que tal começar a colocar em prática?

Nossa agência de Marketing Digital está sempre em busca de novos talentos! Para se candidatar, basta você acessar aqui: trabalhe na Orgânica Digital. Surgindo uma oportunidade, chamaremos você! 😁


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.