Marketing de Conteúdo: 7 exemplos para você se inspirar!


Guilherme de Bortoli

Por   

 22/11/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Muito mais do que publicar fotos nas redes sociais para lembrar ao mundo que sua empresa existe, Marketing de Conteúdo é o uso estratégico de informações relevantes para:

  • Atrair o perfil de cliente ideal — interessado pelos temas que a marca aborda;
  • Educar;
  • Entreter;
  • Inspirar, etc. — iniciando, assim, um relacionamento.

O que é Marketing de Conteúdo? Entenda como funciona!

É através de materiais em forma de áudio, vídeo, imagem ou texto — publicados com o objetivo de demonstrar autoridade, nutrir confiança, e guiar o público da curiosidade à decisão de compra — que empresas ganham destaque na disputa por atenção na Internet.

Servindo como uma das bases do Inbound Marketing — a metodologia de vendas que faz o público correr atrás de você, em vez de você correr atrás dele —, eu trouxe aqui alguns exemplos de Marketing de Conteúdo que foram muito bem sucedidos. Acompanhe!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Marketing de Conteúdo: exemplos para você se inspirar

1. Michelin

Você conhece a Michelin: uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, que elevou o Marketing de Conteúdo — décadas antes da Internet existir — com uma estratégia inusitada.

Para motivar os clientes a fazerem viagens de carro (e comprarem mais pneus), a empresa lançou o Guia Michelin com uma seleção de hotéis, restaurantes, mecânicas e postos de gasolina em diferentes cidades.

Guia Michelin

Esse exemplo de Marketing de Conteúdo não poderia ficar de fora da lista já que, não por acaso, é tão importante e tão famoso porque enfatiza a importância de compreender os desejos do seu perfil de cliente ideal e uni-los às necessidades do seu negócio de forma que todos os envolvidos saiam ganhando:

  • A Michelin ganha pela venda dos pneus e vira alvo da confiança e admiração dos clientes (ao facilitar experiências únicas na vida deles);
  • Os clientes experimentam um senso de liberdade, de prazer, e criam memórias insubstituíveis (e viciantes) por causa da Michelin;
  • Os restaurantes recebem atenção e prestígio quando entram na lista de indicações do Guia Michelin.

É o conceito de Sucesso do Cliente em seu ápice!

E hoje, com o acesso à Internet, é claro que a empresa não iria deixar de criar conteúdo: possui um site e até um aplicativo com novidades, histórias e recomendações de restaurantes e outros estabelecimentos no mundo todo!

Dica: Afinal, o que é Customer Success e como ele ajudará o seu negócio?

2. GoPro

A GoPro é uma das principais empresas de câmeras de ação do mundo, e o Marketing de Conteúdo tem sido crucial para o seu sucesso — tanto é que, quando se afastou dessa estratégia, enfrentou uma enorme queda na sua popularidade e, por consequência, nas vendas.

Porém, nos últimos anos, a empresa voltou a dar atenção à criação de conteúdo, que também deu à luz uma comunidade, incentivando os clientes a compartilharem seus melhores momentos em vídeo.


GoPro Awards: Top 10 Official Selections

Além de estar em praticamente todas as redes sociais e possuir um site, onde há conteúdos sobre novidades mais recentes, por exemplo, a GoPro também produz:

  • Documentários sobre aventuras;
  • Desafios e premiações aos vídeos mais criativos (ou perigosos!) dos clientes;
  • Guias com dicas e passo a passo sobre como utilizar as câmeras em todo o seu potencial, e assim por diante.

Marketig de Conteúdo da GoPro

Esses são apenas alguns dos exemplos de como o Marketing de Conteúdo faz muito mais do que só vender: ele pode surpreender e encantar os clientes!

3. Endeavor

A Endeavor é uma organização mundial sem fins lucrativos, que tem como missão garantir que os principais veículos de comunicação no Brasil compartilhem casos inspiradores, que ajudem empreendedores a superar problemas e se desenvolver.

Com uma missão dessas, é de se esperar que todo o conteúdo da Endeavor seja voltado para a aceleração das empresas e, para atingir esse objetivo, são produzidos podcasts, vídeos, e-books, artigos e, especialmente, as ferramentas necessárias para que os seus visitantes consigam colocar em prática todos os aprendizados! Alguns exemplos são:

  • Cursos gratuitos;
  • Tutoriais simplificados para elaborar estratégias;
  • Checklists de abertura e fechamentos de empresas;
  • Mapas de crédito focados em fintechs;
  • Lista de e-mail marketing com conteúdos valiosíssimos;
  • Lista com congressos para investidores e encontros de startups.

Basicamente tudo que um empreendedor precisa para entender o papel dele, o próprio negócio e o mercado, ele encontra nos conteúdos da Endeavor!

4. Sebrae

O Sebrae impulsiona o empreendedorismo no Brasil ajudando donos de micro e pequenas empresas e profissionais individuais a se capacitarem, compreenderem as burocracias do mercado e alcançarem o lucro, até oferecendo crédito em parceria com a Caixa Econômica Federal. Além disso, o Sebrae tem:

  • Mais de 100 cursos online (gratuitos);
  • Jogos educacionais e interativos sobre gestão de negócios;
  • Materiais em vídeo, áudio, texto, infográficos, planilhas e conteúdos suficientes para voltar no site todos os dias e consumir a quantidade massiva de sabedoria compartilhada!

A maestria do Marketing de Conteúdo do Sebrae separa essa entidade de um simples portal ou facilitadora de crédito ao acertar em cheio o público-alvo com conteúdos fáceis de entender e indispensáveis para quem está se aventurando no mundo dos negócios e não quer perder tempo (nem dinheiro).

Dica: Planejamento de Marketing de Conteúdo: 14 dicas para criar o seu

5. Casa Valduga

Nós, aqui da Orgânica Digital, usamos Marketing de Conteúdo para aumentar (em 1783%) as vendas do Grupo Famiglia Valduga, reconhecido mundialmente pelos seus produtos.

As vendas no varejo tradicional de uma das empresas, Casa Valduga, estavam de vento em popa — afinal, é uma das marcas líderes do Brasil quando se trata de vinhos e espumantes —, mas a qualidade nem a fama dos produtos era suficiente para gerar mais vendas através do e-commerce.

Depois que nós analisamos o problema, planejamos e elaboramos uma estratégia de Inbound Marketing apoiada principalmente no Marketing de Conteúdo, conseguimos ampliar a popularização da marca na Internet e a base de leads (contatos) da empresa — resultando em uma meta, estipulada para 24 meses, alcançada em apenas seis!

Agora, adivinhe qual foi nossa principal ferramenta para fazer tudo isso?!

Um blog recheado de conteúdos com tudo que o público-alvo da Famiglia Valduga gostaria de saber para realizar o primeiro pedido — e voltar ao e-commerce logo depois de alguns goles!

Aproveite para conferir todos os detalhes desse exemplo de Marketing de Conteúdo aqui:

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

6. RD Station

Outro exemplo de Marketing de Conteúdo executado de forma genial é o do RD Station: um software de automação de marketing criado em Santa Catarina e vendido por mais de um bilhão de reais para a Totvs.

Os desenvolvedores do RD Station levaram o Marketing de Conteúdo tão a sério que, antes mesmo de lançarem o software, já estavam produzindo conteúdo no blog para mostrar:

  • O que fariam;
  • Quais técnicas usariam;
  • Em qual segmento do mercado atuariam (e por quê);
  • Qual relevância essa iniciativa teria no mercado brasileiro.

Não deu outra: quando foi lançado, o RD Station já tinha enorme relevância no setor e já contava com uma lista de clientes ansiosa para usar!

Dica: RD Station e Inbound Marketing: como usar?

7. Orgânica Digital

O sucesso dessas empresas ao usar Marketing de Conteúdo pode ser adaptado para qualquer negócio, em qualquer nicho de mercado — incluindo o seu. 

Falo com propriedade porque o sucesso da Orgânica se deve a exatamente isso: fazer para nós mesmos o que fazemos para nossos clientes!

Demos início ao blog em 2016 e produzimos muito conteúdo desde então, o que nos trouxe resultados além do esperado. Um exemplo disso é o crescimento do nosso tráfego orgânico:

Crescimento de tráfego da Orgânica

Faça como a Orgânica e invista no seu próprio Marketing de Conteúdo!

Se é esse tipo de sucesso que você procura para o seu negócio, nos deixe ajudar você: clique aqui para falar com um especialista da nossa agência de Marketing de Conteúdo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.