Do storytelling ao storyselling: como criar conteúdos que vendem



Por   

 16/01/2020 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

Olá! Tudo bem com você?

Aqui é o Guilherme de Bortoli, mas antes de mergulhar fundo no tema principal deste post, preciso compartilhar e comemorar: a Orgânica está completando 12 anos de existência. Em mais de uma década, minha equipe e eu trabalhamos focados na constante inovação no mercado digital.

Na verdade, foi exatamente isso que nos permitiu crescer enquanto muitos outros negócios não sobreviveram aos momentos de crise da economia. E você vai saber como conseguimos ter tanto sucesso e ainda trazer resultados positivos para nossos clientes com atuação em todo o Brasil.

Há um fato principal para o nosso sucesso e crescimento desde o princípio: usamos no nosso próprio negócio as mesmas estratégias que aplicamos nos planos de Inbound Marketing dos nossos clientes. 

Dica: Inbound Marketing: 11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

O crescimento em vendas e o quase inacreditável aumento de tráfego nos blogs da empresa e dos nossos clientes mostrou que nossa estratégia dava certo, inclusive internamente. Foi assim que nos tornamos uma empresa de referência e autoridade no assunto no Brasil.

Então quero mostrar como Inbound Marketing, storytelling, conteúdo de qualidade e o storyselling estão presentes nas nossas estratégias e os resultados incríveis que atingimos. Afinal, não quero apenas compartilhar como fazemos o que fazemos, mas também aonde podemos chegar ao usar essa expertise toda

Estratégia unificada com foco no resultado

Eu sei que você já sabe da importância do conteúdo em qualquer estratégia de Inbound Marketing. No mercado atual, é praticamente impossível ter bons resultados apenas com ações bem direcionadas. O jeito de abordar e o meio de se aproximar do cliente final não são os únicos pilares para uma estratégia de marketing digital de sucesso.

Dica: 12 ferramentas e estratégias essenciais para o sucesso no Marketing Digital

Ao mesmo tempo, investir em conteúdo sem um propósito determinado e sem direcionamento é gastar tempo e dinheiro com um esforço mal aproveitado. Há alguns anos atrás, quando conteúdo começou a se tornar algo essencial para os negócios que queriam visibilidade na internet, a visibilidade no ambiente digital era o propósito.

Se você quiser entender ainda mais sobre Inbound Marketing e suas estratégias, confira nosso Manual Gratuito com tudo o que você precisa saber sobre esse conceito!

Manual do Inbound Marketing

Hoje, quando praticamente tudo e todos estão conectados, produzir conteúdo porque dizem por aí que isso é importante não gera vendas. Antes de mais nada, quero reforçar que conteúdo é sim muito importante. Mas ele sozinho não vai mudar as estatísticas de conversão e tráfego do seu negócio. Mesmo que você se dedique e aplique as melhores técnicas de storytelling.

A base para um Storytelling de primeira

O que acontece quando uma necessidade básica, como acesso à água, ameaça a vida e a prosperidade de famílias que vivem no campo? A falta de um recurso acessível hoje em tantos lugares não coloca em risco apenas a saúde de indivíduos, mas também as tradições e o elo entre gerações. Quando a agricultura familiar é a base de muitas famílias que aprenderam a trabalhar com o conhecimento passado por gerações de produtores, buscar outra fonte de sustento não parece uma alternativa viável.

Então, solucionar o problema passa a ser a prioridade. E da necessidade e entusiasmo em ultrapassar um obstáculo para o desenvolvimento sustentável, surgiu uma comunidade participativa e unida para trazer soluções e prosperidade não só para algumas famílias, mas para uma região toda.

Essa é a história da Cresol, cooperativa de crédito do interior do Paraná, criada em 1995 para desviar de um futuro de possível miséria para os produtores rurais da região. É a história real de superação através do empreendedorismo de ocasião, e ela é o ponto de partida inicial para uma estratégia de storytelling.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a história da Cresol e como ela mudou a vida dos cooperados.

Dica: Storytelling: aprenda a contar a história da sua marca de forma poderosa

O caso da Cresol é perfeito para ilustrar esse conceito. Primeiro por ter um histórico que envolveu emoções desde o começo, o surgimento da empresa se deu para trazer alívio, esperança e criar oportunidades. Assim, para usar storytelling na estratégia de Inbound Marketing não foi preciso moldar ou adicionar detalhes à narrativa original.

Impossível ter contato com qualquer parte dessa história e não se comover. As emoções que conectam usuários com os propósitos de uma marca já estavam ali. Comover o público-alvo com esse case não foi exatamente um desafio, porque isso já estava no DNA do nosso cliente. 

Um ótimo storytelling, infelizmente, não é garantia resultados de impacto em campanhas de marketing. Uma narrativa envolvente e emocionante, capaz de despertar no usuário final uma conexão difícil de ser atingida de qualquer outra forma, não é o suficiente para atingir metas e taxas de conversão, mesmo que elas tenham uma projeção realista. E com a experiência, posso dizer que na maioria das vezes, as projeções são bem otimistas (para não dizer ousadas). 

Storyselling: vender está no nome, mas é preciso um empurrãozinho

Bem, agora é preciso entender: nem mesmo um storytelling de primeira como esse é capaz de ter bons resultados se não tiver uma boa estratégia de Inbound Marketing rodando junto. Quando se fala em inovação, é a maneira de unir diferentes práticas de marketing para um bom storyselling. E nisso a Orgânica é especialista, como você viu no começo deste artigo. 

Storyselling vai além daquilo que você já conhece e já colocou em prática. É a combinação estratégica e bem esquematizada das seguintes etapas:

  • conteúdo desenvolvido com propósito e histórias relevantes;

  • storytelling através das diversas ferramentas de comunicação e contato com o cliente;

  • por fim, mas não menos importante, esforço contínuo de sinergia entre a equipe de marketing e a equipe de vendas, como acontece dentro da Orgânica Digital.

O maior diferencial que entregamos para os nossos clientes e que os levam para resultados que poucos conseguem atingir é o uso estratégico de ferramentas de marketing digital junto com uma forte atuação em Inbound Marketing. Quer ver alguns resultados?

Ao implementar uma nova estratégia de marketing de conteúdo para a cooperativa Cresol, aumentamos a visibilidade da marca na internet. Com publicações no blog alinhadas aos ciclos de produtos, tornamos as informações mais facilmente disponíveis e o interesse sobre as ofertas aumentou.

Confira no gráfico abaixo o aumento do tráfego mensal que geramos para a Cresol:

97,72%: essa é a taxa de crescimento dos acessos orgânicos ao site após o início do trabalho da Orgânica com a cooperativa. Ao focar em conteúdo educativo sobre economia, empréstimos, investimento, sustentabilidade e outros, colocamos a Cresol como resultado de busca para mais de oito mil palavras-chave. É claro que também aplicamos nosso método de Inbound Marketing para atingir e ultrapassar as metas.

A Cresol tem o propósito de transformar vidas por meio da cooperação, e a parceria com a Orgânica Digital nos aproximou ainda mais da nossa missão, com um trabalho sério e dedicado, colocando em evidência o que temos de melhor nos meios digitais e otimizando as ferramentas do marketing para um resultado cada vez mais destacado e crescente, e humanizando a tecnologia.”
Analice Lourenci - Cresol

 

Se isso ainda não é o suficiente, veja mais um dado: a taxa de abertura dos e-mails da Cresol está em cerca de 15% acima da média do mercado. A cooperativa cresceu, é claro, mas com isso também atingiu o seu propósito de melhorar a vida das pessoas e oferecer alternativas para ampliar a prosperidade de muitas famílias.

Ebook sobre e-mail marketing

Mais do que especialistas com experiência e uma metodologia única de alta performance, nos consideramos parceiros de negócios de todos os clientes. Ou seja, os resultados da sua marca são nosso compromisso interno. E é assim que trabalhamos para que nossos clientes conquistem o sucesso que merecem. 

Isso sim é sucesso, para mim e toda a minha equipe na Orgânica: entregar resultados positivos para os nossos clientes para que eles possam impactar de forma positiva seus ambientes de atuação

E você, está pronto para contar a sua história? Converse conosco e vamos crescer juntos!



 




 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!