Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente



Por   

 25/04/2018 

Com 18 anos de experiência, é especialista em estratégias digitais, do marketing ao software.

O processo de vendas das empresas evoluiu. Antes o foco da organização era apresentar seus produtos ou serviços. Agora, com um público mais exigente, todas as atenções estão concentradas em entender e atender as necessidades do cliente.

Essa mudança é muito benéfica para ambos — marca e consumidor —, mas é preciso se ajustar rapidamente para não perder espaço no mercado. Nós queremos te ajudar a entender melhor seu cliente. Por isso, neste artigo citaremos algumas dicas para você saber realmente quais são as necessidades do seu público. Confira!

Qual é a importância de entender as necessidades do cliente?

O que faz uma pessoa adquirir um produto ou serviço da sua empresa? Provavelmente, o que você oferece é uma solução para um problema. Entender essa necessidade ajuda a direcionar melhor as campanhas de marketing e vendas, além de garantir o sucesso do seu consumidor.

Antigamente, o processo de vendas era centralizado na imagem do vendedor, uma pessoa altamente persuasiva e, muitas vezes, insistente. O alvo não necessariamente já tinha o conhecimento do produto antes dele ser apresentado e, por isso, também não conhecia a necessidade.

Dica: Entenda como o Sucesso em Vendas está relacionado ao Sucesso do Cliente

A consequência disso poderia ser uma venda concluída, mas com o cliente insatisfeito por aquilo não resolver um problema existente. Ou seja, os resultados de longo prazo da empresa eram prejudicados.

No entanto, quando se entende os problemas e desafios do público, criando soluções eficientes, a satisfação é maior. Isso gera uma ótima oportunidade, afinal, pode nascer aí uma estratégia de marketing de recomendação, em que os clientes se tornam promotores da marca.

Como entender realmente as necessidades do seu cliente?

Agora que você já conhece a grande importância que existe em conhecer as necessidades do cliente, mostraremos algumas dicas para adquirir essas informações. Vamos lá!

Faça pesquisas frequentemente

A primeira dica é criar uma rotina de pesquisas com o público-alvo. Fazer levantamentos é importante para conhecer as características das pessoas. Pesquise pelos dados pessoais, como faixa etária, nível de informação, localização, tipo de linguagem e canais de comunicação utilizados.

Depois, busque os problemas enfrentados, desafios e objetivos. Isso irá te ajudar a traçar um perfil mais profundo, criando uma representação de um cliente ideal, aquilo que chamamos de persona. Depois de criar a persona, você deverá levá-la em consideração sempre antes de criar cada estratégia.

Se você estiver entrando no mercado como uma nova opção, é interessante saber o que as pessoas acham das soluções que já são oferecidas pelos seus concorrentes. Isso pode evidenciar grandes oportunidades até então não exploradas.

Atente-se aos feedbacks

O feedback do cliente é essencial para melhorar a qualidade daquilo que é oferecido. É preciso estar atento aos diferentes canais de comunicação, abrindo possibilidades para que as pessoas deixem suas opiniões.

Ouvir e priorizar esse tipo de interação, além de gerar dados relevantes, mostra que a marca se preocupa e leva em consideração o cliente, gerando uma percepção positiva da marca.

Dica: Como administrar sua reputação online?

Coloque-se no lugar do cliente

Você conhece o significado de empatia? Essa palavra representa se colocar no lugar do outro, uma atitude muito importante para conhecer as necessidades do cliente. Depois de obter as informações relevantes sobre seu público, procure pensar como ele e, além disso, imaginar-se em sua situação.

Quais motivos levam as pessoas a comprarem seus produtos? Será que elas estão satisfeitas com o que é oferecido a elas? Como pode ser melhorado? Ser empático pode construir bons relacionamentos, gerando algo ainda melhor que vendas: fidelizações.

Interaja com o público nos diferentes canais de comunicação

Por fim, devemos nos lembrar de sempre estar à disposição do público, abrindo diferentes canais de comunicação e mantendo uma presença frequente neles. As redes sociais, por exemplo, são ótimas ferramentas para colher dados das pessoas.

Para isso, mantenha sempre uma boa postura, respondendo às dúvidas e postando conteúdos de qualidade, com foco na solução de problemas.

Portanto, como vimos em nosso artigo, para ter sucesso com a sua empresa é preciso entender muito bem as necessidades do cliente. Somente assim você conseguirá criar soluções melhores e mais eficientes, gerando a possibilidade de se tornar uma referência no mercado.

Avalie cada dica mencionada aqui e aplique na sua empresa! Certamente os seus clientes notarão a diferença e ficarão satisfeitos!

Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

Agora que você já sabe a importância de conhecer as necessidades do cliente e como identificá-las, use nossa planilha para criar o perfil ideal dele. Clique no banner abaixo e aproveite!

Planilha Perfil Ideal de Cliente



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!