O que não pode faltar numa campanha de Marketing de sucesso?


Guilherme de Bortoli

Por   

 12/01/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você sabe como criar uma boa campanha de Marketing para a sua empresa e quais são as estratégias para isso? Existem formas de otimizar a criação e gestão de campanhas, repetindo alguns elementos-base.

Para isso, primeiro é necessário entender quais objetivos você deseja atingir com ela. Assim fica mais fácil saber quais retornos e impactos, financeiros ou não, que ela pode trazer.

Mas esse é só um dos elementos que eu vou te mostrar aqui. Bora conhecer os principais componentes de uma campanha de sucesso? Vem comigo!

O que é uma campanha de Marketing?

A campanha de Marketing é um conjunto de esforços direcionados a atingir uma meta específica, em um período curto e pré-definido, buscando atingir objetivos estratégicos da organização.

Para entender melhor, primeiro, você precisa compreender a diferença entre estratégias de longo prazo e as ações pontuais, como é o caso das campanhas de Marketing.

A estratégia de Marketing serve como uma estrutura maior, que orienta as decisões da empresa, por um período de tempo mais longo. Por outro lado, as campanhas são ações específicas e temporárias, meticulosamente projetadas para atingir objetivos dentro dessa estratégia mais ampla.

Imagine a estratégia como o roteiro de um filme, com todo um enredo, enquanto a campanha seria a execução, os momentos que prendem a atenção do público. Assim, os dois são importantes partes do mix de Marketing, que devem trabalhar em harmonia para alcançar os objetivos de negócio!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Como fazer uma campanha de Marketing?

A maioria das ações em Marketing tem o objetivo de transformar o público em cliente. Por isso, antes de tudo, é preciso planejar, criar e executar estratégias que realmente fazem a diferença.

Pensando nessas questões, vou abordar os principais elementos que tornam uma campanha um verdadeiro sucesso:

1. Defina um objetivo para sua campanha

Antes mesmo de dar o primeiro passo, é importante ter um propósito claro para sua campanha. Para isso, questione-se: o que eu desejo alcançar?

Seja aumentar a visibilidade, gerar mais leads ou impulsionar vendas diretas, a definição do objetivo é o que guiará todas as etapas seguintes.

2. Estabeleça metas

As metas precisam ser específicas e mensuráveis. Elas orientam seus esforços e também fornecem critérios para avaliar o sucesso da sua estratégia no final do processo.

Assim, é necessário que cada uma seja cuidadosamente alinhada com o objetivo geral, uma vez que também determina a forma de medição à medida que a campanha avança.

3. Elabore um planejamento

Criar um plano estratégico detalhado exige uma boa análise do público-alvo e da mensagem que se deseja transmitir.

É hora de se perguntar: para quem estou destinando a minha campanha? Quem eu quero alcançar ou influenciar?

A escolha dos recursos e canais para divulgação também precisa estar alinhado à audiência definida no plano estratégico.

4. Escolha de estratégias multicanal

O Marketing Omnichannel, ou seja, o uso integrado de diversos canais é o que dá dinamismo e permite impactar diferentes segmentos do público, com características e comportamentos variados.

Para isso, é preciso um levantamento sobre os canais disponíveis, como redes sociais, E-mail Marketing, anúncios online

Cada um deles precisa seguir uma linha editorial coesa e garantir que a mensagem da campanha ressoe de maneira consistente e relevante em cada plataforma.

Lembre-se disso: o sucesso de uma campanha não está apenas na sua execução, mas também na seleção inteligente desses canais que atendem a audiências específicas.

Dica: Como a Orgânica faz Publicidade Online?

5. Prepare o enxoval da campanha

Com o planejamento estratégico em mãos, é chegada a hora de dar vida à sua campanha e desenvolvê-la com criatividade e persuasão.

Isso inclui a criação de landing pages, designs visualmente atrativos, vídeos e textos com técnicas de SEO, taglines envolventes e chamadas para ação (CTAs) persuasivas, além de um bom storytelling, uso de gatilhos mentais e outras técnicas de Marketing.

É importante assegurar que todo o conteúdo seja relevante para o público-alvo, além de ser coerente com a mensagem central da campanha e os valores da marca.

6. Determine um cronograma

Nessa etapa, cria-se um cronograma para gerir o tempo da campanha, determinando o seu início, o término e outros detalhes, como eventos sazonais ou datas importantes que possam impactar positivamente os resultados junto ao seu público.

Por exemplo: empresas de chocolates podem aproveitar a Páscoa como uma oportunidade estratégica para promover seus produtos e reter clientes!

Calendário de Conteúdo

7. Elabore um orçamento

Aliado ao cronograma, o gerenciamento detalhado do orçamento é fundamental para entender onde serão alocados os recursos financeiros, como gastos com publicidade, criação de conteúdo e ferramentas de análise.

Isso permite prever qual o montante que será investido em cada canal selecionado e garantir que os recursos sejam direcionados para as áreas de maior impacto, otimizando o Retorno sobre o Investimento (ROI).

8. Monitore o desempenho da campanha

A jornada de uma campanha não se encerra com sua implementação. O monitoramento contínuo permite ajustes sempre que necessário, além de servir de base para campanhas futuras.

As ferramentas e métricas de desempenho fornecem percepções sobre o comportamento do público, o desempenho dos canais e a eficácia das estratégias adotadas.

O CPC, ou Custo por Clique, por exemplo, é um indicador de Marketing muito utilizado em campanhas e representa o valor médio investido para cada clique recebido em um anúncio.

Outras métricas, como CPL (Custo por Lead), taxa de abertura de E-mail Marketing, taxa de conversão, ROI e impressões podem indicar se o conteúdo ou anúncio está relevante o suficiente para o investimento feito.

O que eu quero dizer é: não adianta ter muitas curtidas em um anúncio do Facebook, por exemplo, se a taxa de conversão dele está baixa, caso seu objetivo seja gerar leads ou vendas. Por outro lado, se o CPL do anúncio compensa o investimento, é sinal de que a campanha está sustentável e com um ROI positivo!

Dica: O que é CRO e como a otimização de conversão se aplica ao crescimento de sua empresa?

Dicas para o sucesso da sua campanha de Marketing

Além de seguir o passo a passo de criação de uma campanha, separei mais quatro dicas importantíssimas para que sua estratégia seja bem-sucedida. Veja só:

  1. Mantenha-se flexível e adaptável: essas são virtudes importantes em uma campanha, visto que o ambiente de Marketing pode mudar rapidamente. Manter-se flexível permite que você ajuste sua abordagem ao longo do caminho e aproveite as oportunidades;
  2. Faça testes e otimizações contínuas: aperfeiçoar sua campanha vai manter o conteúdo e as estratégias atualizados e também melhora o desempenho ao longo do tempo. Isso pode ser feito por meio de testes A/B, análise de resultados e otimização com base no feedback;
  3. Envolva sua equipe e alinhe esforços: é importante envolver sua equipe em direção ao alcance dos objetivos da campanha. Assim, torna-se cada vez mais colaborativa e capaz de superar desafios com maior eficiência;
  4. Seja sempre autêntico: por fim, seja sempre verdadeiro em sua campanha, compartilhe o que você acredita, seja impulsionado pelas suas motivações, posicione-se, e converse com seus clientes mantendo a identidade da sua marca.

Parceria: o caminho para o sucesso!

Viu como fazer uma campanha de Marketing não é um bicho de sete cabeças? É preciso estruturar a criação, seguindo o passo a passo que comentei, e focar no cliente para entregar o que ele espera da sua empresa.

As campanhas com objetivos claros, metas mensuráveis, um bom planejamento estratégico, e outros elementos que apresentei aqui, têm tudo para atingir suas expectativas e performar bem no mercado!

Mas lembre-se sempre de monitorar sua implementação com as métricas certas para colher percepções e realizar ajustes de forma rápida. O que não pode faltar na sua campanha é o equilíbrio entre estratégia, execução e autenticidade em cada interação.

A Orgânica pode ser sua parceira ideal para planejar e operacionalizar campanhas de sucesso. Nosso compromisso é ir além das expectativas, construindo não apenas campanhas, mas experiências significativas para o seu público.

Então dê o próximo passo e peça gratuitamente nosso Diagnóstico de Marketing Digital!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.