Marketing Digital: como funciona cada etapa da estratégia?


Guilherme de Bortoli

Por   

 15/10/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Não seria ótimo ter, em um só conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital: como funciona cada etapa da estratégia, desde o planejamento até a mensuração dos resultados?! Com certeza, né? 

Eu sou Guilherme de Bortoli e, nas próximas linhas, vou te ensinar como você pode aplicar essa estratégia para vender mais!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é uma estratégia de Marketing Digital?

Uma estratégia de Marketing Digital nada mais é que um conjunto de ações de marketing no ambiente digital (mais conhecido por Internet), em diversos canais, com foco na promoção de uma empresa, sua marca e suas ofertas, para aumentar as vendas.

As ações no Marketing Digital também são capazes de proporcionar outros inúmeros resultados, dependendo sempre do objetivo da empresa, já que ele pode mudar de tempos em tempos — de acordo com diferentes necessidades.

Esse objetivo pode envolver resultados mais abstratos (mas mensuráveis), como:

  • O aumento da visibilidade do negócio;
  • E a conscientização do público sobre produtos ou serviços.

Como pode envolver resultados mais concretos:

De qualquer forma, a consequência disso tudo é um resultado em comum: mais vendas!

O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?

Definir o objetivo da empresa

Como falei, os resultados vão depender diretamente dos objetivos da empresa.

Por isso mesmo que, aqui no blog da Orgânica, bato muito na tecla do planejamento: de começar a sua estratégia entendendo qual meta o Marketing Digital precisa te ajudar a alcançar!

Só depois de saber onde a empresa quer chegar que você saberá quais resultados apontarão para o sucesso (ou a falha) na realização desse objetivo.

Ou seja, além de importante para tornar suas expectativas uma realidade, definir um objetivo cria pontos de referência para comemorar a vitória, ou ajustar os planos conforme eles se desenrolam.

Sem um alvo bem definido, fica fácil se distrair com as métricas de vaidade e gastar recursos nas ações que geram menos resultados (ou só prejuízo mesmo)!

Dica: 5 serviços de Marketing Digital que você precisa conhecer!

Planejar as ações

Depois que você tiver clareza sobre onde quer chegar com seu negócio, é hora de definir o caminho que vai percorrer.

Nessa etapa, você criará um mapa com todo passo a passo para avaliar e definir a melhor rota entre o momento que sua empresa está, e o destino que ela quer alcançar.

Com todas as ações listadas, tudo que você terá de fazer em seguida é definir os prazos para essas ações, junto de uma breve descrição de como cada uma delas será realizada.

Além de ser um ótimo documento de consulta quando você não tiver certeza se uma ação ajuda, atrapalha, ou não faz diferença na realização do objetivo, ele serve como um manual para quem for receber alguma tarefa delegada!

Executar as estratégias

É nessa etapa que você vai pôr a mão na massa!

Tudo que você planejou, deu um prazo e descreveu no passo a passo ganha forma na execução:

  • Conteúdos são produzidos;
  • Campanhas começam a rodar;
  • E tudo que você precisa fazer é ficar de olho para as coisas não saírem dos trilhos!

Se você pular a fase de definição do objetivo e planejamento, a execução ficará confusa, cara e com muito mais chances de dar errado do que certo — os resultados se tornarão imprevisíveis!

Por outro lado, se, como um bom marceneiro, você "medir duas vezes para cortar uma só", a execução será fluida — tanto para você, quanto para os times envolvidos nesse processo!

Mensurar os resultados

E se, durante a execução do projeto, o resultado não sair como o imaginado?! Acredite: isso é mais comum do que parece — e faz parte do jogo!

Planejar e executar as ações não é garantia de sucesso e, por essa razão, você precisa acompanhar de perto os resultados nessa fase de mensuração.

Se você e sua equipe ficarem de olho nas respostas para cada ação executada, será bem mais fácil identificar quais estão gerando resultados positivos, quais precisam de ajustes, e quais devem ser abandonadas!

Saber se adaptar ao cenário, manter a cabeça fria e se permitir ser guiado pela análise dos dados observados vai minimizar o desperdício de verba, de energia e de tempo, acelerando o seu aprendizado.

Esse é o melhor jeito de aprender como funciona o Marketing Digital — mantenha a calma e siga em frente!

Como montar uma estratégia de Marketing Digital?

Como falei aqui (e como falo em todos os conteúdos do blog da Orgânica): não existe receita de bolo para montar uma estratégia de Marketing Digital.

Cada empresa possui uma realidade única, um público-alvo diferente e objetivos únicos para sanar necessidades específicas!

É por isso que as ações de Marketing Digital funcionam melhor quando são personalizadas não só para cada empresa, mas para cada momento em que ela se encontra — além de para cada meta que ela quer realizar.

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

O Marketing Digital tem uma série de boas práticas que contribuem para resultados melhores mesmo em uma ação genérica.

Sabendo qual é o objetivo, a estratégia poderá ser composta por diferentes tipos de serviços. Abaixo, listei alguns deles:

1. Produza o conteúdo que seu consumidor precisa

É fato: as pessoas usam a Internet para satisfazer diversas necessidades, incluindo aprender, se divertir, se relacionar... E, para capturar a atenção do público e construir relacionamentos duradouros, é importante que toda comunicação seja baseada em conteúdo relevante — não apenas na exposição de ofertas ou anúncios!

Até porque ninguém gosta de ser pressionado para comprar o tempo todo, né? Provavelmente, você deve ter uma lembrança (não muito agradável) de quando entrou em uma loja e o vendedor tentou te empurrar um produto a qualquer custo. Isso acaba gerando mais impedimentos do que, de fato, incentivo para o cliente comprar

E na Internet não é diferente: o conteúdo de valor, informativo e engajador ajuda a estabelecer confiança, aumenta a conscientização e fortalece a conexão com o público-alvo.

Em outras palavras, ao investir na criação de conteúdo, é possível se destacar da concorrência e construir um relacionamento com os consumidores, que podem se tornar clientes fiéis e defensores da marca!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

2. Use SEO para os clientes chegarem até você

O SEO (sigla em inglês para “Otimização para Mecanismos de Busca”) é um conjunto de técnicas que visa otimizar um site para que ele seja bem classificado em buscadores como o Google.

Isso significa que, quando alguém faz uma busca por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, o seu site pode aparecer em uma posição mais alta nas páginas de resultados!

Aplicado junto ao Marketing de Conteúdo (mas não se limitando a ele), o SEO, além de fazer os conteúdos aparecerem para quem interessa, também acaba expandindo a visibilidade, multiplica o tráfego orgânico e infla a autoridade da sua empresa.

Na prática, funciona da seguinte forma: imagine que você tem uma loja online de roupas femininas. Para usar o SEO na sua estratégia de Marketing Digital, você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio, como “roupas femininas”, “moda feminina”, “blusas femininas manga curta”, entre outras.

Em seguida, você deve otimizar os conteúdos do seu site, incluindo essas palavras-chave ao longo dos textos, na meta descrição, no título das páginas e no nome das imagens, por exemplo.

E não se esqueça, claro, de trabalhar também a otimização técnica do site, como o tempo de carregamento de cada página, a estrutura dos conteúdos e a otimização das imagens. Afinal, ninguém fica por muito tempo em um site que não carrega ou que não fornece uma boa experiência!

Dica: Aprenda a pesquisar palavras-chave!

3. Acrescente Redes Sociais para criar proximidade

As redes sociais são muito mais do que só um lugar para compartilhar fotos pessoais e memes: elas são campeãs de uso no Brasil, e grande parte dos seus usuários utiliza as plataformas para tirar dúvidas, receber notícias e buscar produtos ou serviços!

E aí está uma ótima oportunidade para criar uma conexão real com o seu público-alvo, já que, ao publicar conteúdos relevantes e interagir com seus seguidores de maneira autêntica, você se aproxima das pessoas para as quais sua empresa pode vender.

Reconhecimento de marca

Quem é que não vai adorar uma empresa que passa tanto tempo sendo "gente como a gente" nos pontos mais quentes da Internet?! Por isso, não tenha medo de humanizar sua marca e dar o máximo de personalidade a ela. É isso que vai ajudar a atrair e fidelizar seus clientes!

4. Acelere com Mídia Paga

Imagine você tentando acertar um alvo com os olhos vendados. Parece impossível, né? Mas é exatamente isso que as empresas faziam antigamente (algumas, até hoje) ao investirem em publicidade sem saber quem eram seus clientes ideais.

De lá para cá, muita coisa mudou, e agora existem ferramentas de tráfego pago — como o Google Ads e o Meta Ads — que funcionam como os “olhos” da empresa, permitindo que ela enxergue seu público-alvo com clareza e direcione suas estratégias de publicidade com precisão!

Com essas ferramentas, é possível saber:

  • Onde seu cliente ideal está;
  • O que ele mais gosta;
  • E, até mesmo, o que ele procura na Internet.

Dessa forma, como em um jogo de tiro ao alvo, a empresa consegue mirar e atingir diretamente seu público, gerando resultados mais efetivos e aumentando o retorno sobre o investimento em publicidade.

5. Adicione E-mail Marketing para manter conversas

Sabe aquele amigo que sempre te conta as novidades em primeira mão? É assim que o E-mail Marketing funciona! Ele permite que as empresas falem diretamente com sua base de contatos, sem intermediários, como se fosse um amigo falando para o outro.

Isso é ótimo porque, diferente de outras formas de comunicação, o E-mail Marketing dá mais controle sobre o conteúdo e as ofertas que serão entregues, podendo reduzir os custos.

Assim, é possível criar um relacionamento mais próximo com os clientes que já estão no seu funil de vendas, segmentando o público e enviando mensagens personalizadas.

As chances de engajamento e conversão são muito maiores, e tudo que você precisa fazer é bolar um bom título para o campo “Assunto” para que, quem receber a mensagem, não hesite em abri-la!

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

6. Escolha Inbound Marketing para construir relacionamento com os potenciais clientes

Por falar em amigo… Sabe aquela pessoa que conquista você com um papo legal, te fazendo sentir especial e com vontade de conhecê-la mais? Essa é a ideia por trás do Inbound Marketing!

Ele é uma metodologia de Marketing Digital que serve para atrair potenciais clientes através da produção de conteúdo (ou Marketing de Conteúdo) e, também, a partir de todas as outras técnicas e canais que você viu até aqui:

A ideia principal é conquistar esses potenciais clientes de forma orgânica, por meio de materiais valiosos, que respondem dúvidas e humanizam sua empresa — para se identificarem com ela de um jeito que nutra um relacionamento de reciprocidade. Ou seja: o público começa a se interessar pela marca e desejar seus produtos ou serviços.

Dessa maneira, o Inbound Marketing cumpre a função de fazer o consumidor entrar no funil de vendas por vontade própria — tudo porque você, também por vontade própria, dividiu com seu público materiais que geram valor!

Mas não para por aí: além do Inbound Marketing ajudar a concretizar a venda, ele também ajuda sua empresa a manter o relacionamento com o cliente mesmo após a primeira compra. Assim, ele tende a comprar mais vezes e pode até virar um defensor da marca, indicando para outras pessoas. Veja:

Etapas do Inbound Marketing

Como começar a aplicar Marketing Digital?

Existem, basicamente, três formas de operacionalizar o Marketing Digital no seu negócio.

A primeira delas é através de equipes internas: montar uma equipe com profissionais experientes, capazes de traçar uma estratégia realista e liderar a execução dela!

Só que o problema dessa primeira forma é que montar uma equipe exige uma ampla verba inicial (para encontrar, contratar e manter esse time) e pode consumir mais tempo do que o esperado.

Já a segunda forma é mais fácil: contratar uma agência de Marketing Digital especializada e delegar o trabalho para ela! 

Ao contratar uma agência, você tem acesso a profissionais multidisciplinares, com experiência comprovada, capazes de identificar as melhores estratégias para alcançar os resultados desejados. E o melhor: de forma mais rápida e eficiente!

Isso porque a agência já tem conhecimento e expertise em Marketing Digital, o que significa que não precisará perder tempo aprendendo o que funciona e o que não funciona em cada caso — a velocidade de implantação das estratégias é muito maior e os resultados tendem a ser mais assertivos.

Agora, a terceira forma de operacionalizar o Marketing Digital é uma junção das duas anteriores: colocar posições estratégicas internamente na empresa, que contam com uma agência especializada, e assim uma equipe complementa e potencializa a outra.

Afinal, cada uma tem suas forças e habilidades! Enquanto o time interno de marketing conhece bem a empresa e o mercado em que ela atua, a agência traz os seguintes benefícios:


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

A Orgânica pode ajudar sua empresa a construir uma estratégia de Marketing Digital vencedora!

Com mais de 15 anos transformando empresas em fenômenos de vendas (algumas com mais de 1.000% no aumento de lucratividade), a Orgânica é especialista em todas as áreas apresentadas nesse conteúdo!

Se você precisa de alguém para fazer seu Marketing Digital acontecer, complete nosso Diagnóstico Gratuito e nos deixe ajudar sua empresa a chegar no próximo nível do seu sucesso!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.