O que é Marketing Digital e como usá-lo para vender mais?


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

No atual cenário digital, em que milhares de empresas precisam disputar pela atenção de milhares de possíveis clientes, as estratégias do Marketing Digital funcionam como um filtro: ou você está dentro, ou você está fora!

Apesar de não ser um cenário exatamente novo, as tecnologias se transformam rapidamente, o que exige dedicação contínua ao entendimento (e à aplicação) delas.

Sem essa dedicação, amparada por um time de Marketing dentro da empresa ou oferecida por uma agência, feito a Orgânica, fica dificílimo aparecer na frente de quem compra!

Mas, calma, não entre em pânico!

A boa notícia é que, neste guia completo, você aprenderá o que é (e como funciona) o Marketing Digital — de uma vez por todas — para se aproximar dos seus clientes e aumentar suas oportunidades de vendas!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é Marketing Digital?

Podemos definir como Marketing Digital todas as estratégias que envolvem não só a comunicação, mas também o uso de ferramentas tecnológicas que as marcas têm ao seu dispor para divulgar (e vender) produtos ou serviços.

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica“O Marketing Digital é a união da comunicação e da tecnologia em prol de uma aproximação da visão das empresas com as pessoas que elas desejam se relacionar e ter como clientes.”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

O Marketing Digital, então, atua sobre pilares parecidos com os do Marketing tradicional, mas adaptando (e até inventando) soluções para extrair os melhores resultados do ambiente digital.

Mas o que seria um "ambiente digital"?

Se, no Marketing tradicional, a comunicação ficava limitada às propagandas em massa nos locais físicos, nas rádios e nos canais de TV, no Marketing Digital, houve uma expansão significativa de território para a Internet!


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

Com 90% dos brasileiros tendo acesso à Internet através de computadores, celulares e outros eletrônicos que compartilham "A Internet das Coisas", atingir o consumidor a nível individual traz resultados maiores!

Só que, para obter tais resultados, é preciso investir ainda mais tempo entendendo as necessidades dessas pessoas, segmentando os públicos e criando valor para que eles venham até a empresa — em vez da empresa viver correndo atrás deles —, o que nos leva à seguinte questão:

O que é preciso para fazer Marketing Digital?

Transformação digital

A primeira coisa que você precisa para fazer Marketing Digital é do potencial de reestruturar os processos da sua empresa, utilizando novas tecnologias sem afetar o desempenho.

Na verdade, o desempenho é afetado, só que para melhor!

Uma vez que as tecnologias aumentam a produtividade (automatizando ações que se repetem, liberando tempo para se dedicar a outras soluções), elas otimizam o desempenho do time.

E, por transformação digital, quero falar também de como sua empresa deve ser capaz de diversificar as estratégias das áreas de Marketing e de Vendas, por exemplo. Se antes essas áreas eram independentes, agora elas precisam de sincronia!

Cobrir espaços tecnológicos, que vão além das práticas tradicionais, leva a resultados melhores obviamente!

Dica: 6 benefícios do Marketing Digital comprovados!

Pensamento analítico

Não é à toa que o pensamento analítico é uma das características mais valorizadas atualmente: através desse mindset, empresas multiplicam a coleta de dados sobre o público e entendem o que fazer com eles.

Como falei no início, são mais de 65 milhões de brasileiros gerando dados na Internet! Informações sobre o que gostam, por onde andam e o que fazem são só alguns pontos fantásticos na formação de um plano de Marketing Digital.

Só que, sem o pensamento analítico — sem saber como separar o joio do trigo em relação aos objetivos que o seu negócio precisa atender na fase atual do projeto —, o excesso de dados vira caos e distração!

O Marketing Digital tem como vantagem se apropriar dessas informações para separar o público em grupos específicos, e criar campanhas de engajamento e vendas que funcionam excessivamente bem para eles.

Capacidade de adaptação

Se não ficou claro quando falei de transformação, a capacidade de adaptação é fundamental em qualquer negócio! Essa característica vai além do Marketing Digital, mas, nessa área, é ainda mais importante.

Isso porque as tendências surgem diariamente (sem exageros) e é preciso avaliar com extrema frequência quais estratégias estão dando resultados, e quais novas podem ser implementadas.

O único jeito de fazer isso é praticando a capacidade de se adaptar às circunstâncias sem apego às estratégias ou ideias que deram certo no passado!

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Como o Marketing Digital pode ajudar a vender mais?

O legal do Marketing Digital é que, apesar de existir uma linha de boas práticas para aumentar as chances de qualquer ação alcançar ótimos resultados, as metodologias e ferramentas ganham diferentes formas.

Tudo depende das condições do seu negócio, do objetivo a ser alcançado, do público a ser impactado e até dos próprios resultados!

Ainda assim, existe uma parte do Marketing Digital que contribui diretamente com o setor comercial de qualquer empresa: o conceito do funil de vendas — com topo, meio e fundo.

Vou te apresentar cada um das etapas a seguir:

Construindo audiência

Fazer as pessoas se reunirem ao redor do seu negócio é o "topo de funil" — uma série de ações que atraem, por exemplo, visitantes para o site ou seguidores para as redes sociais da sua empresa.

O valor do seu conteúdo é percebido nessa etapa, porque aqui as pessoas descobrem soluções (oferecidas por você) para as dores que enfrentam, ou para alcançar o conforto que tanto sonham.

Etapas do Inbound Marketing

Gerando leads

Quando um visitante desconhecido deixa um conteúdo do seu blog, por exemplo, e decide consumir materiais ricos (como e-books, planilhas, cursos, e por aí vai), ele se torna automaticamente um lead.

Então note que a geração de leads ainda está no topo do funil de vendas, logo após o início da construção de uma audiência composta por curiosos, e essa transição de visitante para lead é o que chamamos de "conversão".

Ela acontece quando você oferece, a troco de nada, um conteúdo tão singular e educativo que o visitante confia na sua autoridade e se joga!

Para acessar esse material, ele precisa "se apresentar" para sua empresa através de um formulário — presente na landing page do material — que solicita dados básicos (como nome e e-mail).

E é quando oferece essas informações que ele se torna, então, o contato de um potencial cliente (lead) e avança para a próxima etapa do funil.

Dica: A importância das landing pages para a geração de leads

Criando oportunidades

Aqui você chega no meio do funil de vendas: o momento de se apresentar de volta para os seus possíveis clientes.

É nessa etapa que você tenta despertar o interesse das pessoas ao explicar mais a fundo quais soluções seu negócio oferece, quem faz a empresa acontecer, e por que sua marca existe!

Convertendo oportunidades em vendas

Se um lead chegou até aqui, ao fundo do funil, ele já tem todas as informações que precisa para tomar uma decisão: a de comprar ou não comprar!

É nesse ponto que o setor comercial deve participar das ações para auxiliar na concretização da venda, já que pouca gente conhece seu público (e seu serviço ou produto) tão bem quanto os vendedores!

O comercial tira as dúvidas restantes e exerce um tipo de influência humanizada, que pode dar o empurrão final para o potencial cliente se encher de energia e fechar a compra!

Funil de Marketing, Vendas e Retenção de Clientes

Funil de Marketing, Vendas e Retenção de Clientes!

Quais as melhores estratégias de Marketing Digital para aumentar as vendas?

Falei antes que o Marketing Digital pode tomar várias formas, dependendo do contexto da empresa. Por essa razão, não existem receitas prontas nem estratégias perfeitas.

Cada negócio, em cada momento da própria existência, precisará de um planejamento totalmente personalizado. É esse tratamento customizado e aberto às adaptações que maximiza os resultados!

Ao mesmo tempo, existe um conjunto de boas práticas que pode contribuir (e muito) para o rendimento de ações mais genéricas.

Listei algumas dessas práticas abaixo — preste bastante atenção nelas!

Invista em Inbound Marketing

Uma das estratégias dentro do Marketing Digital é o Inbound Marketing: com o objetivo inicial de atrair o cliente em potencial para perto da empresa, ele nutre um relacionamento recíproco!

E essa reciprocidade se dá quando, nos canais da empresa, o consumidor encontra conteúdos personalizados e materiais ricos que o ajudam a resolver problemas, ou eliminar dúvidas que carrega no peito.


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

O Inbound Marketing é muito importante porque faz o futuro cliente chegar até a empresa de forma perene (plantando a semente uma vez para colher os frutos várias vezes).

Além do mais, semear sua estratégia usando princípios do Inbound Marketing inverte a dinâmica tradicional em que sua empresa precisa abordar o cliente: a ideia aqui é fazer o cliente abordar você — ou, ao menos, estar muito mais preparado para uma abordagem comercial!

Em resumo:

“O Inbound Marketing visa conquistar a permissão para que as empresas se comuniquem diretamente com o público-alvo delas. Assim, têm a oportunidade de conhecê-lo melhor e se tornar muito mais relevantes, direcionando os conteúdos certos para ele e educando até que deseje comprar.”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Explore o Marketing de Conteúdo

Você deve ter notado que, em diversas partes desse guia, eu falei de conteúdos singulares e materiais ricos.

Não é para pouco, viu? Porque, para que o Inbound Marketing dê certo (atraindo e conquistando clientes), é preciso produzir materiais diferenciados que ensinem ao lead algo que ele ainda não aprendeu!

Só que não adianta criar qualquer coisa, jogar no blog e esperar bons resultados. É preciso abordar a criação de conteúdo da mesma forma que você planeja qualquer ação de Marketing Digital: com estratégia!

E o nome da estratégia que analisa, planeja e maneja a produção de materiais únicos e fantásticos é Marketing de Conteúdo.

Desses 90% de brasileiros que navegam no digital todos os dias, 100% deles são pessoas de verdade, que usam a Internet para se conectar com outras pessoas e consumir conteúdos — não anúncios!

O Marketing de Conteúdo age como uma ponte, adaptando a linguagem da empresa ao vocabulário do público, e a destacando dentre as milhares de opções que esse público tem para escolher!

Dica: Planejamento de conteúdo: saiba o que não pode faltar!

Acelere o processo com Mídia Paga

Também é muito comum, ao falar de Marketing de Conteúdo, pensar instantaneamente em crescimento orgânico (e isso quase sempre é pertinente).

Só que uma das vantagens do Marketing Digital (e um dos traços que o assemelha ao Marketing tradicional) é o potencial de comprar espaços de anúncios em redes sociais, mecanismos de busca e muito mais!

Para refrescar sua memória, tráfego orgânico é todo o fluxo de pessoas que descobre sua empresa na Internet sem que você precise pagar por anúncios.

Essas pessoas chegam a você de forma literalmente orgânica, guiadas por palavras-chave adicionadas ao SEO dos seus conteúdos, por exemplo, que foram planejadas para funcionar feito ímãs no seu Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo.

Já o tráfego pago é aquele que vem da publicidade: de anúncios que você espalha nos lugares certos da Internet por onde seu público-alvo passa a maior parte do tempo.

Ambos os tipos de tráfego são importantes, então, se você também separar uma verba só para investir em Mídia Paga, esse será um jeito de crescer rapidamente — e pode trazer resultados surpreendentes.

Dependendo do quanto se investe nessas propagandas, mais clientes ideais são impactados pelo mundo inteiro!

Mas também acho importante comentar que Mídia Paga pode sair caro se você não souber o que faz. Por isso, ter um time dedicado exclusivamente ao Marketing Digital é fundamental para não gastar recursos à toa!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Aposte no Marketing Conversacional

Hoje, através de um chat automatizado com inteligência artificial, é possível resolver problemas imediatamente em uma conversa de texto pelo celular. Já pensou?

Foi-se a época de ficar pendurado por horas no telefone tentando falar com aquela empresa que te cobrou de forma injusta!

Principalmente pelas pessoas do mundo digital não aguentarem mais esperar por respostas, que soluções rápidas foram desenvolvidas para cortar a impaciência pela raiz.

E você pode usar cada uma dessas soluções para não perder nenhuma venda, sanar as dúvidas dos seus clientes e automatizar a resolução dos problemas deles!

Isso é o que chamamos de Marketing Conversacional: uma alternativa complementar (e rentável) ao SAC tradicional, tendo como objetivo melhorar a comunicação entre sua empresa e seus clientes.

Tudo a partir de conversas que podem começar e terminar com inteligências artificiais (os "bots") ou serem direcionadas ao setor certo da sua empresa.

Atendimento da Orgânica no WhatsApp

Quanto menos seu público tiver de esperar, mais chances você terá de lucrar!

O papel de uma agência de Marketing Digital no aumento das vendas

Agora você sabe exatamente o que é Marketing Digital e como usá-lo para vender mais!

Só que, além de vender mais, você também aprendeu que é preciso perder menos!

Se você não tiver tempo para dedicar ao Marketing do seu negócio, ou se montar um time estoura os limites da sua verba, sua melhor opção é contratar uma agência de Marketing Digital experiente, como a Orgânica!

Desde despertar a consciência dos clientes sobre a marca, até guiá-los ao final da decisão de compra, foi isso que a Orgânica fez, por exemplo, para aumentar em 1783% as vendas da Casa Valduga.

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Não foi um truque. Não foi uma fórmula. Foi Marketing Digital especializado — feito por um time multidisciplinar de gente apaixonada pelo que faz!

O próximo passo no caminho que levará ao aumento das suas vendas é realizar nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito.

Assim, você saberá onde investir (e o que evitar) para ter um crescimento de verdade nos próximos meses!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.