11 perguntas sobre Marketing Digital que você já se fez!


Guilherme de Bortoli

Por   

 17/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Já se perguntou quanto tempo leva para uma estratégia de SEO apresentar resultados? Ou quais são as vantagens de ter uma agência de Marketing Digital otimizando os conteúdos do site do seu negócio?

Esse artigo é especial porque eu, Guilherme de Bortoli, decidi esclarecer algumas dúvidas que os clientes trazem para nós aqui na Orgânica.

Dos conceitos mais básicos às respostas mais importantes, você chegará ao fim desse guia sabendo tudo que precisa para fazer sua campanha dar certo! Vamos nessa?

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

1. O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias para dar visibilidade e multiplicar os lucros de uma empresa: tudo através da divulgação e aproximação com os perfis ideais de clientes!

A parte "digital" do Marketing se refere ao ambiente virtual: o foco das estratégias gira em torno do que podemos fazer para atrair, se relacionar e vender para as pessoas que navegam pela Internet!


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

2. O que o mercado exige do profissional de Marketing Digital?

O Marketing Digital em si não exige nenhuma formação específica na área. Só que é comum encontrar profissionais já formados em Administração, Jornalismo e Publicidade.

Isso porque essas áreas têm certa relação com o objetivo do Marketing Digital: chamar a atenção dos possíveis clientes e persuadi-los a agir!

Porém, mais importante do que ter ou não uma formação, é encontrar um profissional que esteja ligado nas mudanças constantes no mundo da tecnologia.

Ele precisa não só gostar do assunto, como precisa ter pensamento analítico, ter autonomia, ser responsável e adaptável, e se permitir ser guiado pelos resultados — em vez das próprias opiniões passionais.

Cabeça fria e criatividade são características de ouro em um profissional dessa área!

Dica: Como encontrar um especialista em Marketing Digital?

3. Quais são as principais estratégias para iniciar no Marketing Digital?

Existem muitas estratégias para quem quer começar no Marketing Digital. A escolha vai depender diretamente dos objetivos da empresa.

Mesmo que o planejamento varie conforme as necessidades do negócio em alcançar um resultado específico (durante um determinado período de tempo), existem alguns serviços de Marketing Digital que vale a pena ficar de olho:

4. O que é Inbound Marketing?

Dentro do Marketing Digital, existe uma metodologia que visa atrair potenciais clientes fazendo com que eles ingressem espontaneamente no funil de vendas.

Essa estratégia é chamada de Inbound Marketing!

E o que a faz chamar tanta atenção é a produção de conteúdos otimizados para os mecanismos de buscas, para as redes sociais e demais canais de Marketing Digital — todos respondendo dúvidas e criando conexões com as pessoas certas!

Etapas do Inbound Marketing

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

5. Por que o Marketing de Conteúdo é importante?

O Marketing de Conteúdo é importante porque é uma das principais formas de uma empresa se aproximar do público-alvo: sendo relevante para essa audiência!

Isso faz com que as pessoas atraídas pela marca sejam qualificadas desde o princípio — entretendo, orientando e entregando valor para quem está buscando por respostas de forma natural na Internet.

É óbvio que atrair o público ideal desde o início resulta em conversões melhores que, por sua vez, levam a uma quantidade de vendas muito maior!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

6. O que são leads?

Os leads são pessoas que demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço, e trocaram dados de contato por uma chance de saberem mais sobre assuntos afins!

Ou seja: até um curioso preencher essas informações de contato em um formulário (para acessar um e-book ou receber conteúdos por E-mail Marketing, por exemplo), ele continua sendo um visitante.

Mas, no momento em que ele se apresenta para a empresa, ele se torna um lead e abre oportunidades inestimáveis de fechar vendas!

7. O que é Mídia Paga?

Diferente do tráfego orgânico (aquele gerado de forma espontânea e gratuita), as Mídias Pagas trazem o que chamamos de “tráfego pago” — através de anúncios direcionados ao público-alvo.

O investimento em Mídia Paga acelera as conversões (a transformação de desconhecidos em leads ou clientes) e tem crescimento exponencial: quanto maior o valor, maior é o número de pessoas impactadas!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

8. O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para "Otimização para Mecanismos de Buscas".

Através dessa técnica, uma agência feito a Orgânica, por exemplo, consegue otimizar as palavras-chave usadas nas descrições do site e nos conteúdos publicados!

Nesse exemplo aí de cima, a gente pode chamar toda otimização dentro do site da empresa de "SEO On Page".

Mas existe outro lado do SEO: o SEO Off Page. Ele multiplica a força do SEO On Page usando técnicas que aumentam a autoridade do site de fora para dentro!

Isso acontece quando outros sites compartilham links (backlinks) ou quando certas palavras-chave relacionadas à marca são mencionadas!

E, no final das contas, tudo isso contribui para que o site da empresa seja encontrado no topo dos buscadores, como o Google — da mesma forma que a Orgânica é mostrada nas primeiras posições dos resultados de pesquisa para “agência de Marketing Digital”:

Orgânica no Google para agência de Marketing Digital

9. Quanto tempo leva para a estratégia de SEO apresentar resultados?

Os resultados do SEO são gradativos: leva alguns dias para os mecanismos de buscas listarem as otimizações do site da empresa, mais alguns para elas se propagarem por aí, e mais algumas semanas para criarem autoridade.

Essa espera vale a pena porque, sem SEO, é quase impossível ser encontrado na Internet sem a contratação de Mídia Paga!

Dica: SEO e Inbound Marketing: o casamento perfeito

10. O que é palavra-chave?

Notou que usei o termo "palavra-chave" para explicar como funciona o SEO?

Keyword (como as palavras-chave são conhecidas em inglês) é um conjunto de uma, duas ou mais palavras que servem como etiqueta (ou tag) para "explicar" o tema dos conteúdos para os mecanismos de buscas.

Essa "explicação" feita pelas palavras-chave é um pequeno resumo do material, sendo importantíssimo que correspondam ao que as pessoas digitam nos buscadores quando pesquisam por dúvidas ou necessidades.

11. Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Lembra que falei, no início desse guia, que um bom profissional de Marketing Digital precisa estar interessado nas mudanças constantes da tecnologia?

E também que, apesar de não ser uma obrigação, profissionais de outras áreas envolvendo persuasão podem melhorar os resultados do Marketing Digital?

A Orgânica, por exemplo, tem um time composto por vários profissionais multidisciplinares, capazes de atuar em todas as estratégias que uma campanha pode precisar!

Ao contratar uma agência de Marketing Digital assim, aumentar as vendas é mais fácil, já que uma pessoa só fica responsável pela coordenação de todos esses especialistas na realização dos objetivos imediatos do seu negócio!

Apesar dos resultados parecem pouco complexos, os números bons de verdade só aparecem quando um time tem áreas claras de atuação entre os membros, como:

  • Gerente de Projetos;
  • Estrategista Digital;
  • Setor de Planejamento;
  • Analistas de Marketing;
  • Analistas de Mídia Paga;
  • Analistas de Conteúdo SEO;
  • Copywriter;
  • Redator;
  • Designer;
  • Analista de Sistemas;
  • Programador;
  • Web Designer;
  • Entre outros papéis bem definidos (e fundamentais) para as estratégias não terem outra função a não ser darem certo!


Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

O Marketing Digital exige atualização constante!

Eu poderia passar o dia inteiro respondendo às centenas de outras dúvidas sobre Marketing Digital, já que é uma área dinâmica e repleta de novidades — mas vou te poupar por enquanto!

Quando você começar sua estratégia de sucesso, mais dúvidas surgirão, e isso é inevitável.

Recomendo que você baixe este e-book aqui da Orgânica para arrancar essas dúvidas do seu caminho, e ficar por dentro das principais estratégias do Marketing Digital:

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

Assim, você saberá escolher as melhores delas (e os serviços mais pertinentes) para colocar o seu aprendizado em prática!

E, caso o e-book não responda todas suas dúvidas, fique à vontade para falar com um dos nossos especialistas. Estamos esperando por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.