Conteúdo online: o que esperar para os próximos anos?


Guilherme de Bortoli

Por   

 24/08/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

É inegável: o comportamento do consumidor mudou muito ao longo dos últimos anos! E hoje o conteúdo online é um dos principais meios utilizados não só para decidir comprar, como para descobrir novas oportunidades, esclarecer dúvidas e encontrar soluções para diversos tipos de problemas.

O resultado disso também não é novidade! Eu tenho certeza que você percebe os efeitos dessa mudança nas empresas — que estão, cada vez mais, aumentando seus investimentos em Marketing de Conteúdo, seja para potencializar a visibilidade e o alcance da marca, conquistar mais clientes ou, até mesmo, reter e fidelizá-los!

E é claro que a concorrência não ia ficar de fora dessa: está maior, mais complexa, e sair à frente tem se tornado igualmente mais difícil. Apenas as marcas que buscam por originalidade, conexão e confiança se destacam.

Agora você deve estar se perguntando: como alcançar uma posição de destaque no ambiente digital? A resposta você encontra aqui! Vamos ver o que é conteúdo online e como ele pode ajudar a sua marca a interagir melhor com o seu público?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência 

O que é conteúdo online?

Conteúdo online é qualquer conteúdo que esteja disponível na Internet — desde artigos em blogs, publicações nas redes sociais, vídeos, podcasts, etc.

Para que esse conteúdo chegue até o público-alvo e seja de fato consumido, muitas empresas utilizam o Marketing de Conteúdo: estratégia para atrair e ajudar esses potenciais clientes a encontrarem o que estão buscando.

Ao desenvolver e aplicar uma estratégia eficiente de criação de conteúdo online, você tem uma série de vantagens, como:

  • Informar, educar e entreter o público-alvo da sua empresa;
  • Consolidar a sua marca como autoridade;
  • Converter visitantes e seguidores em leads;
  • Nutrir um relacionamento com eles;
  • Oferecer um produto ou serviço;
  • Encantar esses clientes e continuar vendendo para eles após a primeira compra.

Ou seja: um dos objetivos da produção de conteúdo online é fazer da sua empresa uma referência e estreitar o relacionamento com possíveis clientes de tal maneira, que eles comprem de você mais cedo ou mais tarde (e repetidas vezes)! 

Dica: Por que seu conteúdo não gera vendas? Saiba as causas agora!

A evolução do conteúdo online

Para compreender melhor a forma como o conteúdo online vem ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia, eu peço que você analise a seguinte situação hipotética e responda:

Se você tivesse que tirar dúvidas com uma empresa da qual é cliente, escolheria primeiro qual das opções abaixo?

  • Ligar para uma central de atendimento ao cliente tradicional e falar com um atendente;
  • Entrar no site ou aplicativo da empresa e buscar pelas Perguntas Frequentes (FAQ);
  • Pesquisar no Google (ou diretamente no blog da empresa) se algum artigo responde à sua dúvida.

Aposto que você costuma escolher a última opção! E aqui está o porquê: praticidade e rapidez da resposta. Com apenas alguns cliques, você consegue encontrar o que queria!

E não para por aí: um outro comportamento, que vem mudando há anos e já se tornou bastante comum, é buscar mais informações sobre um produto ou serviço antes de realizar qualquer compra. Não é?

Imagine alguém que queira comprar um celular: basta acessar a Internet e pesquisar no Google as funcionalidades e a faixa de preço desejada, que aparecerão muitos conteúdos mostrando os modelos de celular que mais se encaixam com tais necessidades.

Por isso, eu estou sendo totalmente honesto com você ao afirmar que é fundamental que as empresas, como a sua, invistam em conteúdo online para serem encontradas e, é claro, atingirem melhores resultados em vendas!

E, com essa alta demanda por conteúdo online, as empresas não deixam de ter o mesmo comportamento: buscam informações na Internet para compreender melhor as ações que precisam realizar para se tornarem destaque e referência no setor em que atuam.

Como eu imagino que esse também seja o seu caso, continue aqui comigo:

Conteúdo online: o que esperar para os próximos anos?

Já que o comportamento do consumidor anda alinhado com as tendências do mercado, acompanhá-las é crucial para elaborar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo!

Vários formatos de conteúdo online em um mesmo canal

Você deve ter em mente que há alguns canais e formatos de conteúdo online que são mais eficientes para atrair, vender e fidelizar clientes — e que não são apenas tendências, mas realidades consolidadas, como é o caso dos artigos e materiais ricos em blogs, que seguem crescendo ano a ano no Marketing Digital!

“Os blogs são uma forma incrivelmente relevante de gerar tráfego orgânico para as empresas através de SEO e, assim, construir um canal próprio de geração de negócios”.

Guilherme de Bortoli - CEO da Orgânica

 

 

 

E o interessante é que, em um blog, você consegue disponibilizar conteúdo em texto, imagem, vídeo, áudio, etc. — igual a este artigo, que você está lendo agora!

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

Então lembre-se: não adianta pensar em muitas tendências sem antes concentrar seus esforços naquilo que já se tornou praticamente uma regra. Combinado?

Mas é claro que, também, é preciso sempre avaliar:

  • O que você quer alcançar produzindo conteúdo e publicando na Internet? Tráfego para o seu site? Mais interação com o público? Mais leads? Mais pedidos de orçamento?
  • Quais indicadores e métricas serão acompanhados, para que você entenda se está no caminho certo?
  • Qual o público-alvo da empresa? Como, quando e onde ele consome conteúdo?
  • Quais técnicas devem ser aplicadas? Copywriting, storytelling, SEO? Acredite: para cada formato de conteúdo, há uma série de técnicas que podem ser usadas para reter a atenção, engajar e instigar alguma ação de quem o consome!
  • Qual será a rotina de criação de conteúdo e publicação dele?

Eu digo tudo isso porque as redes sociais, por exemplo, também funcionam como um ótimo canal! Muitas vezes, são até mais eficazes que os blogs — dependendo do objetivo que se quer alcançar com o conteúdo online e da realidade da sua empresa.

Além de que as redes sociais também permitem a publicação de diversos formatos de conteúdo, como o Instagram, em que há os famosos carrosséis de imagens, vídeos nos Reels, lives, Stories, etc. — cada qual com a sua finalidade!

Dica: Conteúdo para Instagram: ideias para aplicar!

Diversificar entre vários formatos em um mesmo canal torna o conteúdo online mais interessante — o que resulta em um maior interesse do público, mais tráfego, mais conversões… E tem relação com outras duas principais tendências que mostrarei agora:

Conteúdo audiovisual

Nos últimos anos, o conteúdo em vídeo tem sido cada vez mais priorizado, principalmente com a ascensão do TikTok durante a pandemia — e as frequentes mudanças no Instagram desde então, para acompanhar essa tendência.

Como é um formato de conteúdo online muito adepto aos micro-momentos, por exemplo, o consumo só há de aumentar!

E não é coincidência o fato dessas redes sociais, assim como o YouTube, estarem dominadas por diversas empresas — o que vem sendo visto com bons olhos pelos brasileiros, já que 56% seguem alguma marca no TikTok e 61% estão inscritos em canais de marcas no YouTube.

Como sempre, isso significa que não vão deixar dinheiro na mesa aquelas empresas que tiverem foco no cliente e aproveitarem a oportunidade para criar conteúdo audiovisual, como:

  • Vídeos institucionais;
  • Dicas rápidas;
  • Tutoriais;
  • Webinars;
  • Podcasts;
  • Lives;
  • Depoimentos de clientes, etc.

Dica: Micro-momentos: o que são e como eles podem ajudar sua empresa a vender

Conteúdo interativo 

O conteúdo interativo é a principal tendência de conteúdo online para os próximos anos devido à alta capacidade de despertar interesse, engajamento e proximidade!

A própria Netflix já deu o que falar ao lançar o filme “Black Mirror: Bandersnatch” ou a série “Trivia Quest”, por exemplo, em que o espectador, através do controle da TV, literalmente controla os acontecimentos, escolhendo o que quer que os personagens façam ou respondendo a perguntas. Legal, né?

E, como você pode imaginar, esse tipo de conteúdo também está ganhando força na Internet! Alguns exemplos de conteúdo online interativo são os questionários, testes, calculadoras virtuais, jogos… que podem, inclusive, estar inseridos ao longo de conteúdo em texto.

Para que você possa ver, o simulador de preços de supermercado de um dos nossos clientes, chamado PROTESTE!, tem o propósito de ajudar a reduzir as despesas com as compras no supermercado, mostrando uma relação dos estabelecimentos com o preço mais barato perto da região onde a pesquisa for feita:

Comece agora a criar conteúdo online para sua empresa!

A essa altura, não é nenhum segredo que investir em ações de Marketing Digital e na criação de conteúdo online é um aspecto fundamental para qualquer empresa que queira prosperar!

Ao elaborar uma estratégia, é importante que você coloque o cliente no centro das decisões e consiga explorar os mais diversos formatos. 

Pensando nisso, eu guardei o melhor para o final: nós, aqui da Orgânica, somos especialistas em estratégias de Marketing Digital e utilizamos o Inbound Marketing para criar, personalizar e distribuir todos os tipos de conteúdo online nos mais diversos canais. Temos uma equipe pronta para fazer a sua empresa atrair, conquistar mais clientes e, principalmente, aumentar as vendas!

Quer entender melhor como podemos te ajudar? Solicite um diagnóstico de Marketing Digital gratuito e vamos juntos dar os próximos passos para destacar a sua empresa no mercado!

Atendimento comercial da Orgânica


Você quer Aumentar suas Vendas através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente um Diagnóstico de Marketing Digital + Consultoria da Orgânica personalizada para o seu negócio!

Ganhe agora Diagnóstico + Consultoria

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?




Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!