SERP: o que é e como usar para gerar mais leads


Guilherme de Bortoli

Por   

 18/09/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

No SEO, SERP (Search Engine Results Page) é exatamente o que a tradução diz: uma página de resultados em um mecanismo de buscas.

Parece óbvio, não é? Mas faz anos que os mecanismos de buscas deixaram de listar os resultados de forma simples.

Quando várias pessoas procuram pelas mesmas palavras-chave, cada uma delas vê uma página de resultados diferente porque a SERP é personalizável a nível individual!

E a urgência de influenciar ao máximo a SERP — para que a maioria dos usuários veja a sua empresa apesar de toda variação dos resultados — exige uma compreensão maior da "anatomia" desses resultados.

Já que essa influência é fundamental na geração de leads (e a geração de leads é fundamental para a expansão do seu negócio na Internet), criei este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre a SERP.

Vamos achar o que você procura?!

Geração de leads: como a Orgânica gerou 13x mais leads em apenas 2 meses

O que é SERP?

A principal função da SERP aqui é você entender como os resultados das buscas aparecem para os usuários.

Sabendo como os diferentes mecanismos de buscas exibem as páginas de resultados, ganhamos pistas sobre o que fazer para aumentar a presença do negócio na Internet — e converter mais gente, é claro!

O SEO, por exemplo, é uma técnica de otimização de sites para fazer com que eles apareçam nas primeiras posições dos mecanismos de buscas.

Essa técnica funciona de forma estratégica dentro de um plano de Marketing Digital porque é um jeito de empresas, feito a sua, terem um fluxo vitalício de novos leads.

É um investimento feito uma vez só (ou de tempos em tempos), capaz de gerar resultados contínuos para qualquer negócio na Internet!

A melhor parte de investir em SEO — e prestar atenção na SERP — é que um tráfego orgânico de leads não depende de mídia paga para crescer. Pelo contrário: o SEO causa um "efeito bola de neve" que pode pegar impulso com anúncios pagos, mas vai atrair clientes organicamente.

Os leads (os clientes em potencial) estão procurando no Google por:

  • Respostas para as dúvidas que carregam;
  • Soluções para os problemas que enfrentam;
  • E facilitadores para os desejos que os movem.

Quando é a sua marca quem surge na SERP oferecendo qualquer um desses três materiais de valor emocional (que afeta a vida do lead para melhor), é na sua marca que ele passa a confiar.

Aqui também é importante trazer uma sigla bem conhecida por profissionais de Marketing Digital: o CTR. Do inglês, Click Through Rate é o número de cliques em um link dividido pelo número de vezes que ele foi exibido na plataforma. 

Cliques ÷ impressões = CTR

E o que isso tem a ver com SERP? Bem, considerando que um CTR alto serve como indicador de que o seu conteúdo está bem posicionado e é relevante, você pode usá-lo para avaliar quais links têm bom desempenho e quais precisam de melhorias.

Dê só uma olhada nos CTRs médios para cada posição orgânica no Google:

CTRs médios para cada posição orgânica no Google

Enquanto a primeira posição tem uma taxa de 47%, a segunda 17%, a terceira 11%... Assim já dá para entender por que a segunda página de resultados é considerada o "cemitério do Google"!

Além disso, as SERP features (que eu vou explicar melhor a seguir) também costumam ter CTRs altos. O histórico de resultados orgânicos do Google, por exemplo, mostra que:

  • Conteúdo orgânico em “perguntas relacionadas” tem, em média, uma taxa de 98%;
  • E resultados orgânicos em “imagens” têm CTR de 78%;
  • Já um link orgânico no “painel do conhecimento” tem 70%.

Ou seja: se os seus links são otimizados, relevantes e as pessoas se sentem compelidas a clicar neles, você certamente estará bem posicionado na SERP e receberá muitos cliques.

Esses cliques podem se tornar leads e, uma vez que o lead confia na sua marca, ele faz o que você sugerir que ele faça — principalmente se for com você! O poder de gerar leads qualificados, feito esses, se dá colocando um conteúdo novo por vez na SERP.

E é claro que, com o domínio de várias páginas nos resultados das buscas, a audiência também cresce! O Marketing Digital direciona esse público para o time de vendas e, no final, a lucratividade fecha tão alta quanto a liderança da sua empresa no setor.

Agora me diz: entender de SERP não vale um esforcinho?!

Dica: Por que seu conteúdo não gera leads? Descubra os motivos!

A estrutura da SERP

A gente quer atrair mais leads e mais cliques!

É de se esperar que cada mecanismo de busca — e cada dispositivo diferente exibindo o buscador — exibirá a SERP de um jeito personalizado.

Mesmo que reorganizados, alguns elementos são comuns dentre as plataformas:

  • Os resultados orgânicos aparecem em uma parte separada dos resultados pagos;
  • Vídeos aparecem separados das imagens;
  • E, com a popularização da Inteligência Artificial, pequenos resumos têm surgido no topo da SERP com links para os sites dos quais os trechos foram retirados.

Deu para ver que não estamos falando "só" de uma página com os resultados das buscas? Há uma grande variedade de conteúdos e recursos que podem ser exibidos na SERP.

É como um cinto de utilidades: seja qual for sua necessidade de crescimento, tem um elemento da página de resultados que pode impactar significativamente o seu negócio!

Falarei deles a seguir.

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

SERP Features

Cada uma das features da SERP (ou "recursos" no nosso idioma) é planejada para extrair o máximo da visibilidade do seu negócio e gerar cliques. Vamos começar com um queridinho:

1. Anúncios

O máximo de atenção que um site pode receber na SERP de forma não orgânica é através de anúncios.

Anúncios aparecem no topo dos resultados sob o título "Patrocinado" e exibem um trecho personalizável de texto para cada um dos espaços de cabeçalhos alugados.

Por exemplo, quando alguém faz uma busca para “Orgânica Digital”, o primeiro resultado patrocinado (e orgânico também) é aqui da Orgânica:

Pesquisa no Google para Orgânica Digital

Como eu e minha equipe bebemos da fonte que vendemos, nós dominamos a SERP com os anúncios — e sem eles!

Conquistamos assim o domínio absoluto sobre a SERP de diferentes palavras-chave relacionadas a Marketing Digital e afins. Parece ótimo, não é?

Dica: Mídia Paga e Mídia Orgânica: guia completo para conciliar as duas

2. Featured Snippets

Falando de um dos trechos orgânicos da SERP mais destacados (ou seja, um espaço que não pode ser alugado para anúncios), falamos dos featured snippets.

Eles oferecem respostas diretas às perguntas digitadas pelos usuários, mostrando não apenas o texto, mas também listas, tabelas, imagens e vídeos — além do link para o site de origem dessas mídias.

Pesquisa no Google para Leads

3. Painel do Conhecimento

Podemos dizer que o painel do conhecimento é o terceiro foco de atenção após os anúncios e os featured snippets!

Essa barra lateral na página de resultados resume informações extraídas de fontes confiáveis (como a Wikipedia) sobre o tema pesquisado.

Olha a Orgânica aí de novo:

Pesquisa no Google para O que é Landing Pages

Dica: 2023: Guia Completo sobre Inbound Marketing

4. Carrosséis

Depois que o usuário olha os anúncios patrocinados, talvez depois dos featured snippets e do painel de conhecimento, ele chega a uma linha horizontal chamada de carrossel.

Carrossel de imagens no Google

Os carrosséis exibem pequenos cartões de imagens, vídeos, notícias ou até produtos, como "atalhos" para navegar pelos temas relacionados à pesquisa.

5. Perguntas Relacionadas

Às vezes, mais ou menos no meio de um bloco de conteúdo mostrando os resultados das pesquisas, surgirá um bloco com as perguntas relacionadas ao tema sendo pesquisado.

Lista de sites de Marketing Digital

As respostas são extraídas de listas de sites com conteúdos caprichados e bons níveis de autoridade na Internet.

Além das respostas apresentadas de forma tão prática, um link para a origem das mesmas é mostrado com destaque — oportunidade única para capturar bons leads!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

6. Pacote Local

Já quando alguém procura por avaliações sobre empresas ou detalhes sobre um comércio no mundo físico, surge o chamado "pacote local".

Pesquisa no Google para Orgânica Digital

Nele estão os mapas mostrando a posição do estabelecimento, depoimentos dos clientes sobre o negócio, e outros pontos de interesse por perto.

7. Resultados em Imagem

A velha conhecida aba com os resultados das pesquisas no formato de imagens também é uma alavanca importante na popularização de um negócio através da SERP!

Ah, e as imagens também podem aparecer dessa forma nos resultados:

Pesquisa no Google para Livro de Marketing Digital

8. Resultados em Vídeo

O mesmo acontece com os vídeos: as miniaturas de conteúdos aparecem nos resultados quando são relevantes à pesquisa.

Pesquisa no Google para Customer Service

E, assim como os resultados de imagens, o usuário não precisa deixar a SERP para consumir o conteúdo — e todos os créditos são devidamente dados aos criadores com links em destaque!

Otimize a SERP com uma estratégia de SEO

O custo por cada novo lead despenca quando você alcança um bom resultado com SEO e SERP — especialmente comparando com a mídia paga!

Esse é o resultado de uma linha de raciocínio poderosa:

  • O lead que surgiu pela SERP procurou por você;
  • Já o lead do anúncio pago foi você quem procurou.

Ambas as fontes de clientes em potencial são úteis, só que eu também costumo dizer que:

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica

Ignorar o SEO é se tornar escravo da mídia paga."

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Assim, naqueles momentos em que o orçamento ficar apertado, o alívio vai estar na certeza de que a máquina de gerar leads não vai parar!

Afinal, uma estratégia de Marketing Digital que se preze sabe que não dá para contar só com uma fonte: é preciso dominar a nascente inteira!

Com um bom trabalho de SEO, você otimiza a SERP, conseguindo resultados expressivos de forma orgânica e a longo prazo.

Mas vale sempre lembrar: fique de olho nos números e faça ajustes sempre que necessário, hein? 

Dica: SEO e Inbound Marketing: o casamento perfeito

É hora de colocar a mão na massa!

Leads qualificados chegando como água para a sua equipe de vendas é o tipo de requisito facilmente atendido com o domínio da SERP.

Precisando de ajuda para encontrar uma solução correta de SEO para virar o jogo ao seu favor, fale com um dos nossos especialistas!

Eu e a Orgânica estamos aqui para tornar o seu sucesso na Internet uma realidade inegável no mundo físico. É só você vir nos dizer que está pronto!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.