Áreas do Marketing Digital: conheça 5 principais tendências!


Guilherme de Bortoli

Por   

 05/08/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Cada uma das diversas áreas do Marketing Digital é importante na hora de elaborar uma estratégia.

Conhecendo quais são essas áreas, será mais fácil tomar decisões que se adaptam à realização dos objetivos que você pretende alcançar com o seu negócio.

É por isso que vou te apresentar as tendências nas áreas do Marketing Digital, para que você saiba exatamente onde investir seus recursos! Vamos nessa?

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Inbound Marketing para se aproximar do consumidor

A missão do Inbound Marketing é atrair a atenção das pessoas para dentro do funil de vendas a partir de uma matéria-prima incopiável: o que sua empresa tem para falar!

Só que a atração é só a primeira vantagem do Inbound Marketing nessa era hiper conectada da Internet — a nutrição de um relacionamento duradouro com os consumidores é o grande destaque dessa técnica de persuasão baseada em reciprocidade.

Quando sua empresa oferece conteúdos e materiais ricos, capazes de solucionar os problemas que seu público enfrenta, ela se torna um porto seguro nos momentos de frustração e uma parceira para a celebração das vitórias!

Ao servir e participar da rotina da audiência, sua empresa não precisa exceder o tempo ou os recursos necessários para convencer de que ela é a escolha certa: a própria audiência vai lembrar do seu negócio quando for a hora de fechar uma compra.

Não é para menos que essa é uma das áreas do Marketing Digital mais comentadas hoje em dia!

Usando técnicas de persuasão e reciprocidade, o Inbound Marketing nutre o interesse do público no instante em que ele busca por soluções na Internet.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, essa busca por soluções acontece imediatamente, assim que surge a necessidade.

E aparecer nos resultados dessa busca com uma solução perfeita — bem na frente de possíveis clientes ideais — é a razão de tantas empresas investirem na criação de conteúdo.

Dá uma olhada no manual sobre Inbound Marketing da Orgânica para entender por que o potencial dessa área do Marketing Digital é tão incrível!

O Manual definitivo do Inbound Marketing

SEO para ser encontrado mais facilmente

Falando em fazer sua empresa ser encontrada nas buscas da Internet, tenho que citar o SEO — Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas, se traduzido do inglês!

O SEO reúne as técnicas para que sites, blogs e conteúdos sejam encontrados nos primeiros resultados de pesquisas em mecanismos como o Google.

Por causa da popularização dessas áreas do Marketing Digital como um todo, a disputa pelas primeiras posições nas buscas dos clientes é acirradíssima!

E o SEO ganha destaque porque possibilita a criação de estratégias que levam em consideração:

  • Por quais palavras-chave "competir" para aumentar o tráfego do seu site;
  • A intenção por trás das buscas das pessoas para construir autoridade com as respostas certas;
  • E o comportamento dos algoritmos para que mudanças nas políticas dos mecanismos de buscas não atrapalhem o descobrimento do seu negócio!

Na última década, o SEO tem se transformado com tanta frequência, que se manter a par das novidades sem um especialista virou um desafio.

Só que planejar o Marketing Digital sem investir em SEO pode jogar os esforços pela janela!

Afinal, de nada adianta criar conteúdos excelentes se eles não forem encontrados por quem importa, não acha?

Dica: SEO e Inbound Marketing: o casamento perfeito

Mídia Paga para acelerar resultados

Enquanto uma das principais missões do SEO, por exemplo, é gerar tráfego orgânico para um site — e tráfego orgânico é quando sua empresa surge na frente do público de forma "natural" —, a Mídia Paga acelera esse processo:

Em vez de esperar ser encontrada de forma "natural", consiste em comprar anúncios.

Ou seja, Mídias Pagas são anúncios (também chamados de "ads") que podem surgir não apenas nas pesquisas do Google, mas enquanto sua audiência consome conteúdo de outras empresas, em outros canais de Marketing Digital, como as redes sociais, etc.

Do mesmo jeito que com SEO, é fundamental conhecer muito bem o público-alvo para avaliar quais seriam as melhores formas de encontrá-lo na Internet sem esperar que ele vá atrás de você.

Além disso, essa é uma das áreas do Marketing Digital em que saber avaliar as métricas faz toda diferença na filtragem dos melhores retornos pelo investimento dos seus recursos — e no menor tempo possível!

Para criar os anúncios perfeitos, é preciso fazer:

  • Testes do conteúdo dos anúncios (como legendas, imagens ou vídeos);
  • Testes de palavras-chave (para entender o desempenho delas ou a intenção de buscas do público);
  • E testes de formatos (para saber qual tipo de exibição da Mídia Paga é melhor para cada uma das plataformas em que ela aparecer).

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

E-mail Marketing para nutrir relacionamentos

É só falar de E-mail Marketing que muita gente vira os olhos, pensando que essa é uma estratégia ultrapassada.

Elas não poderiam estar mais erradas: e-mail ainda é um dos canais preferidos dos consumidores!

Por ser íntimo e essencial na rotina de quem acessa a Internet, o E-mail Marketing é uma das áreas do Marketing Digital com maior chance de conversão.

Nas redes sociais, você publica um conteúdo que pode deixar de ser relevante em minutos! Por isso, ele não é entregue para todos os seus seguidores.

Já um e-mail é diferente de todas as outras plataformas por conta da taxa de entrega: se você enviar um fluxo de e-mails para 10 pessoas, todas as 10 pessoas receberão sua mensagem!

E, para elaborar um e-mail incrível, é necessário:

  • Criar um "assunto" que desperte a curiosidade das pessoas;
  • Construir um corpo de e-mail que convença da autoridade do seu negócio ou faça agir de acordo com suas chamadas de ação;
  • E moldar a mensagem para nutrir um relacionamento de confiança e reciprocidade, que não leve as pessoas a cancelarem o recebimento de novos e-mails.

Justamente por ter uma relevância alta, o E-mail Marketing precisa de atenção ao ser elaborado.

Quando bem construído e com conteúdo relevante, os resultados acompanham o tamanho do investimento — e podem crescer de forma exponencial!

Dica: Como a Orgânica faz E-mail Marketing?

Social Media para ser lembrado recorrentemente

Já que 66% dos brasileiros passam quase 4 horas nas redes sociais todos os dias, é natural que Social Media tenha um papel fundamental na estratégia de Marketing Digital:

É uma das áreas do Marketing Digital mais ativas, responsáveis por manter uma presença digital na Internet usando as redes sociais.

"Manter uma presença digital" é diferente de tentar vender pelas redes sociais: usar Social Media apenas para oferecer produtos ou serviços não é a melhor estratégia!

O que funciona mesmo é criar conteúdos atrativos, que gerem conexão com as pessoas — e conexão é o que buscam nas redes sociais: elas querem proximidade, intimidade!

Para manter seu negócio fresco na cabeça do público, use as redes sociais para interagir, dialogar e ajudar seus seguidores.

Quando eles precisarem comprar uma solução — que sua empresa "coincidentemente" vende —, eles vão lembrar (e preferir comprar) de você!

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Conte com o apoio de especialistas!

Ao contratar uma agência de Marketing Digital feito a Orgânica, uma equipe inteira de especialistas ficará à sua disposição.

Você não precisará gastar tempo (nem dinheiro) correndo atrás do time dos seus sonhos!

A Orgânica é uma agência com 15 anos de resultados concretos e especialista em todas as áreas do Marketing Digital que você pode — e vai — precisar.

Que tal fazer um diagnóstico gratuito para saber quais áreas do Marketing Digital você precisará para fazer seu negócio crescer? Solicite agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.