Tudo sobre Marketing Digital + 5 segredos que não te contam!


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Não há como negar: vivenciar o Marketing Digital na prática te apresenta uma série de perspectivas sobre essa área. Falo por experiência própria!

Anos atrás, quando eu comecei a atuar no mercado, acreditei que já sabia tudo sobre Marketing Digital — e que tinha conhecimento suficiente para ser o melhor dos profissionais.

O que o Guilherme mais jovem ainda não sabia é que os anos de experiência em Marketing Digital com a Orgânica iriam trazer alguns ensinamentos que a maioria dos cursos e empresas não contam.

Por isso, hoje sei que há segredos que só quem está dentro desse mundo do Marketing Digital sabe — mas não se preocupe, que eu vou te ajudar a desvendar os principais, para que você entre nesse mercado com um preparo bem maior e que te possibilitará uma evolução mais rápida!

Então, vamos adiante? Confira tudo sobre Marketing Digital e os 5 segredos que não te contam!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias utilizadas para atrair e converter clientes por meio da Internet. A partir dele, é possível usar as plataformas digitais para a divulgação e comercialização de produtos e serviços.

Com o aumento do uso dessas plataformas e com os avanços tecnológicos, esse tipo de Marketing cresceu muito nos últimos anos. Inclusive, em pouco tempo, ele se tornou indispensável para empresas que desejam se destacar no mercado.

Eu te garanto: marcas que não utilizam a Internet para fechar negócios estão bem atrás no quesito competitividade. Sem falar que não investir em Marketing Digital é, de certa forma, um autoboicote!

Mas não se deixe enganar: não basta fazer apenas meia dúzia de ações na Internet e achar que os resultados virão automaticamente. É preciso, acima de tudo, ter uma estratégia bem elaborada para não se frustrar e colher os frutos da forma mais efetiva.


O que é Marketing Digital e quais as principais estratégias?

Me acompanhe para conhecer, agora, as principais estratégias de Marketing Digital e como fazer um planejamento:

Estratégias de Marketing Digital

Como você já deve imaginar, o Marketing Digital não tem apenas um método de aplicação. Na verdade, diferentes estratégias podem ser utilizadas e a adoção de cada uma delas irá depender dos objetivos a serem atingidos.

E, entre as possíveis estratégias, eu destaco:

  • Inbound Marketing: estratégia que articula todas as ferramentas do Marketing Digital com a intenção de atrair leads qualificados para a empresa;
  • Marketing de Conteúdo: estratégia em que a marca produz conteúdos relevantes, úteis e atraentes com o intuito de educar, entreter ou convencer o potencial cliente a fazer negócio;
  • Redes Sociais: nessa estratégia, uma publicação também pode ser criada com diferentes finalidades, seja para aumentar o reconhecimento de marca, lançar um novo produto ou serviço no mercado, gerar vendas diretamente, etc.;
  • SEO: conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar páginas entre os melhores resultados dos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Todas essas estratégias têm um grande potencial de sucesso quando aplicadas continuamente, afinal, constância e dedicação são palavras importantes no Marketing Digital!

Se você quiser saber mais detalhes sobre cada uma delas, confira:

Dica: 5 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem!

Plano de Marketing Digital

Quando se fala sobre Marketing Digital, é muito comum abordar a existência de diferentes estratégias e ferramentas. Além disso, há uma série de tendências e modismos que jovens profissionais acreditam que devem seguir a qualquer custo.

Porém, antes da aplicação correta de qualquer estratégia ou da adoção de alguma tendência, é preciso planejar. Um bom planejamento é o que norteia os passos de quem trabalha com Marketing Digital e é, também, o que garante maior segurança a cada etapa.

Para saber — de forma rápida e eficaz — como fazer um plano de Marketing Digital, acesse:

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Agora vamos ao que interessa?! Você está prestes a descobrir o que poucas pessoas conhecem sobre Marketing Digital, mas, antes, sugiro que tenha atenção para colocar em prática o quanto antes. Confira!

5 segredos que não te contam!

1. Ter uma base definida é indispensável 

Para começar, é preciso ter isso em mente: o Marketing Digital não é a base de nada! Ele é um caminho importante para a geração de resultados — não independente de outras premissas.

Isso significa que, ao adotar o Marketing Digital, é preciso que a empresa tenha uma base já pré-estabelecida: uma estratégia de negócios que vai bem além do digital. Veja parte da masterclass abaixo para entender melhor!


Funil de Marketing

2. Apenas conteúdo de valor não transforma audiência em clientes 

No Marketing Digital, a produção de conteúdo é muito importante para atrair interessados no negócio. No entanto, ela não é suficiente para transformar leads em clientes

A verdade é que o conteúdo precisa despertar interesse no consumidor. Assim, o objetivo dele não pode ser somente entreter ou contribuir com informações para “o outro lado”, por exemplo, mas também torná-lo um objeto de desejo — algo que o público queira consumir.

Portanto, meu conselho aqui é não deixar essa relação entre público e marca se transformar em uma eterna “friendzone”, em que a empresa se dedica bastante ao público, mas nunca a ponto de fazê-lo assumir um “relacionamento sério” com ela!

Dica: Afinal, o que é conteúdo de valor e como criar?

3. Vender sem construir relacionamento é quase impossível 

Se, por um lado, só gerar valor não garante vendas, por outro, apenas ofertar produtos e serviços também não. Isso significa que é necessário haver um equilíbrio entre produzir conteúdo que acrescente algo ao público e fazer tentativas de venda!

Quem deseja fechar negócios precisa ter em mente que o momento da compra é o final de uma longa cadeia, que envolve a construção de um relacionamento de confiança. Caso essa relação não seja estável, a chance de transformar um consumidor em cliente (ou um cliente em cliente fiel) é baixa.

4. Criar uma estratégia de Marketing Digital não é rápido nem barato 

Atenção: o Marketing Digital exige tempo e investimento, e a ideia de que divulgar e vender no meio online é algo simples não passa de um mito. Afinal, se fosse algo tão descomplicado, qualquer pessoa obteria sucesso — o que não é uma realidade!

Porém, também não significa que seja “caro” ou “barato” — isso não existe no Marketing Digital (ou pelo menos não deveria) porque é relativo e, muita vez, quem define como “barato” compara com o investimento em propagandas de TV, por exemplo.

Pense assim: com certeza, distribuir um conteúdo na Internet requer menos dinheiro do que veicular uma propaganda no horário nobre da TV, por exemplo, mas nem por conta disso o Marketing Digital se torna barato. Faz sentido para você?

Então o que existe mesmo é o investimento que dá retorno (vendas, lucro, crescimento) e o que não dá! Observe que, pensando dessa forma, não se trata exatamente de valores, mas sim da eficácia do valor investido.

Em relação ao tempo, o Marketing Digital precisa de constância e deve visar resultados a médio e longo prazo. Para isso, é indispensável ter clareza dos objetivos e da estratégia, pôr em prática, realizar testes, analisar e otimizar os resultados… — tudo isso demanda tempo (além de muito cuidado e uma dose de paciência!).

Quem começa em um dia e acredita que receberá resultados no outro, certamente ficará frustrado e não alcançará tudo que pode conquistar com o desenvolvimento de uma boa estratégia!

Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

5. É preciso errar para aprender 

Todo mundo que começa a fazer algo novo tem medo de errar. Não é verdade? E essa é uma sensação comum principalmente quando estamos cheios de expectativas. Porém, deixa eu te revelar um outro segredo: errar te ajuda a acertar!

Desse modo, todo excelente profissional de Marketing Digital já cometeu alguns (ou vários) equívocos ao longo da carreira e isso não faz dele um profissional ruim — pelo contrário: é com os maiores erros que aprendemos as maiores lições.

Por isso, não é necessário ter pavor de falhar em algo desde que você saiba extrair os aprendizados (e agir) a partir desses erros.

Aliás, umas das frases de Marketing Digital que mais gosto é de um dos sócios da própria Orgânica, Lauro Becker, e fala justamente sobre isso. Vale a pena conferir!

Dica: Frases de Marketing Digital: inspirações para você e seu time

Experiência faz toda a diferença ao criar estratégias que dão resultados!

Se os erros e acertos fazem parte do processo de aprendizagem, colocar a mão na massa é o que irá te proporcionar experiência. Não tenha medo de começar, porque só isso trará o conhecimento e a clareza sobre Marketing Digital que nem todo mundo tem — e que não são compartilhados tão abertamente!

Há 15 anos, a Orgânica também era uma agência de Marketing Digital novata, e hoje já tem mais de uma década de experiência, gerando resultados aos nossos clientes. Tudo isso graças à coragem de dar início a essa jornada, de aprender com os erros e acertar cada vez mais.

Agora que você viu tudo sobre Marketing Digital e os 5 segredos que não te contam, que tal realizar o diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica? Nele, você receberá uma consultoria especializada com todas as informações mais importantes para começar a investir na divulgação da sua empresa no ambiente online!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.