Guia de produção de conteúdo para a Internet


Guilherme de Bortoli

Por   

 07/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

A produção de conteúdo para a Internet é a solução que cada vez mais empresas têm optado para se tornar conhecidas, educar os clientes em potencial e disponibilizar seus produtos e serviços.

Mas como se destacar até alcançar mais vendas de fato? É isso que eu vou mostrar para você! Confira o passo a passo que preparei para te ajudar a colocar em prática uma estratégia de Marketing de Conteúdo que tenha a cara da sua empresa e que realmente atraia os melhores clientes!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Afinal, o que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo é o ato de criar um material que seja útil para o público-alvo da sua empresa e oferecê-lo com o objetivo de atrair esses clientes em potencial.

Como você deve saber bem, há diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books, vídeos, podcasts...

Além disso, a distribuição pode ser feita em diferentes canais, como as redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, etc.), YouTube, Spotify, blogs, e-mail e até aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram!

Qual o formato de conteúdo mais consumido atualmente?

Cada empresa é única e deve expressar isso em sua comunicação, escolhendo os formatos de conteúdo que mais se adequem à sua personalidade, objetivos e público. Porém, é preciso equilibrar essas questões às tendências para que se consiga produzir conteúdo não apenas autêntico, útil e relevante, mas também com alto potencial de atração de novos clientes. Afinal, o que os olhos não veem, o coração não sente!

Reconhecimento de marca

Pensando nisso, também não deve ser uma novidade para você que, hoje em dia, estão em alta os vídeos curtos, que misturam informação e entretenimento. Esse formato de conteúdo vem sendo popularizado pelo TikTok — que, há anos, se mantém como o aplicativo mais baixado e é a marca que mais cresce no mundo — e pelo Reels, lançado pelo Instagram — que, é claro, não ia ficar de fora dessa!

Aplicativos por downloads mundiais

(Aplicativos por downloads mundiais)

Mas isso não quer dizer que outros formatos de conteúdo estejam se tornando obsoletos: os vídeos maiores ainda performam muito bem no YouTube, assim como as transmissões ao vivo ou, por exemplo, os artigos em blogs — que são o principal formato entregue nas mais de 90 mil pesquisas por segundo feitas no Google diariamente!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Como produzir conteúdo que (realmente) atrai clientes?

1. Defina os objetivos da sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Antes de começar a produção de conteúdo, é preciso definir quais objetivos a sua empresa quer alcançar com essa estratégia.

Isso é fundamental para que você e o seu time saibam qual caminho percorrer até chegar lá! E, dentre alguns objetivos mais comuns, estão:

  • Criar reconhecimento e se tornar uma autoridade no mercado de atuação;
  • Aumentar o número de visitantes no site e blog, seguidores nas redes sociais, leads, etc.;
  • Crescer o engajamento, as vendas, a retenção de clientes…

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

2. Defina as metas

Depois, divida os seus objetivos em metas. São elas que vão indicar se a sua estratégia está indo pelo caminho certo ou se será necessário fazer alguns ajustes.

E não se esqueça de que todas as suas metas devem ser específicas e mensuráveis! “Vender mais”, por exemplo, não é uma boa meta, já que é muito vaga. Em vez disso, você pode definir como meta “aumentar as vendas em 10% até o final do primeiro trimestre”.

Dessa forma, todo o time saberá exatamente o que buscar com a produção de conteúdo e você conseguirá acompanhar os resultados com mais clareza!

Dica: Por que seu conteúdo não gera vendas? Saiba as causas agora!

3. Defina as personas

As personas são perfis semi-fictícios que representam o perfil de cliente ideal de uma marca. Esses perfis vão além da representação de público-alvo porque envolvem questões mais subjetivas, como estilo de vida, sonhos, medos, preocupações, influências e preferências.

A sua marca pode ter mais de uma persona e a definição desses perfis é muito importante para a produção de conteúdo. Afinal, quando se sabe com quem se está falando, fica muito mais fácil definir a linguagem ideal, os canais de distribuição do conteúdo, entre outros detalhes!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

4. Elabore um planejamento de conteúdo

O planejamento funciona como se fosse uma tese de conteúdo, registrando toda a estratégia inicial. Nesse documento, você vai especificar as metas, definir as linhas editoriais e quais canais serão utilizados pela empresa para a distribuição dos conteúdos.

Este também é o momento de definir estratégias para a geração de tráfego orgânico, que podem ser desde conteúdos para redes sociais até para SEO, com o objetivo de ranquear nos resultados de busca do Google ou do YouTube para as palavras-chave mais importantes para o seu negócio. Falarei mais sobre isso em seguida!

Dica: Vendedor: saiba por que convencer seu gestor a fazer Inbound Marketing

5. Crie um calendário de conteúdo

É neste passo que você vai definir quando e como se dará a publicação do seu conteúdo. Ou seja, é hora de pensar na frequência de publicação de cada formato de conteúdo em cada canal.

Inclusive, você pode literalmente usar um calendário anual para visualizar melhor e decidir tudo isso ou, então, utilizar o calendário de conteúdo gratuito da Orgânica — que, além de possuir o calendário de todos os meses de qualquer ano, também serve como um apoio para você fazer e organizar seu planejamento de conteúdo com:

  • Linhas editoriais;
  • Personas;
  • Canais;
  • Formatos de conteúdo e muitos outros recursos!

Planilha calendário de conteúdo gratuito da Orgânica

Dica: A Orgânica é uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!

6. Dê início à produção de conteúdo 

Com o calendário editorial definido, é hora de colocar a mão na massa e começar a produção de conteúdo. Para isso, pesquise referências, faça roteiros e crie pautas antes.

E não se esqueça: a personalidade da empresa deve vir à tona em seus conteúdos, porque é dessa forma que você vai se diferenciar dos seus concorrentes e se conectar com o seu público!

Também é muito importante alinhar o tom de voz dos seus conteúdos ao canal em que serão distribuídos. Assim como você não deve ser muito formal no TikTok, por exemplo, uma linguagem cheia de gírias pode não funcionar bem no LinkedIn!

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

7. Potencialize sua estratégia com a otimização de conteúdo

Não basta criar um bom conteúdo — é preciso garantir que ele seja encontrado na Internet! E existem algumas técnicas para isso, como o SEO (Search Engine Optimization) que, como comentei anteriormente, tem o objetivo de otimizar conteúdos para que eles apareçam nos resultados do Google ou do YouTube.

Esse tipo de otimização pode ser feito em textos, vídeos e imagens, e você deve se atentar a alguns pontos:

  • Volume de busca das palavras-chave escolhidas;
  • Dificuldade para ranquear essas palavras-chave;
  • Autoridade do seu domínio, etc.

Tudo isso vai ajudar você a escolher quais conteúdos têm mais potencial para ranquear. Depois, é só fazer a otimização:

  • Escolha um título atrativo, que inclua a palavra-chave e não ultrapasse 60 caracteres;
  • Ao longo de todo o conteúdo, também use a palavra-chave de forma estratégica;
  • Garanta que tenha informações de qualidade e que atenda ao que sua persona deseja encontrar;
  • Escreva uma quantidade de palavras adequada para cobrir todos os pontos necessários;
  • Crie uma meta descrição;
  • Termine o conteúdo com um CTA (Call To Action) adequado;
  • Faça linkagens internas com outros conteúdos, etc.

Check-list de Qualidade de Publicação de Conteúdo para seu Blog

8. Distribua o conteúdo em diferentes formatos e canais

Para aumentar ainda mais o alcance da sua produção de conteúdo, você pode fazer a distribuição de um mesmo conteúdo em diferentes canais!

Imagine que um especialista da sua empresa fez um webinar para clientes em potencial. A sua apresentação foi muito completa, abordando diversos temas de maneira aprofundada.

O conteúdo desse webinar pode se transformar em vários outros, como artigos para blog, e-book, podcast em áudio, carrosséis de imagens, pequenos vídeos para redes sociais, outros para o YouTube… Que tal?

Para distribuir esses novos conteúdos, você pode (e deve) aproveitar a própria base de leads da empresa, enviando os principais insights por e-mail ou, até mesmo, direcionando para públicos específicos por meio de anúncios!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

9. Invista em tráfego pago a partir de anúncios

Através de anúncios, você consegue direcionar a distribuição do seu conteúdo fazendo com que ele seja entregue às pessoas certas no momento certo:

Ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads permitem que você segmente de acordo com a localização do público, interesses e características demográficas — algo que não é possível na distribuição orgânica!

Uma boa estratégia de tráfego pago pode ajudar a tornar a sua marca ainda mais conhecida, aumentar a sua base de leads e aumentar as conversões em vendas. Parece ótimo, não é?

Produza conteúdo com a Orgânica!

A Orgânica é uma agência de Marketing Digital que desenvolve estratégias personalizadas para garantir que as pessoas conheçam o que há de melhor na sua empresa. 

Além da produção de conteúdo, podemos ajudar você com a otimização, distribuição, geração de leads, criação de sites, blogs, e-commerces e muito mais!

Que tal batermos um papo sobre o seu negócio e transformar todo o seu potencial em resultados? Solicite agora um diagnóstico de Marketing Digital gratuito e personalizado!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.