Como vender mais com branded content (conteúdo de marca)?


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Uma das grandes vantagens do branded content no Marketing de Conteúdo é o enorme potencial de aumentar as vendas das empresas de forma subjetiva!

Por que digo isso? O paradoxo é que, se a empresa focar em criar branded content com o único objetivo de vender, ela provavelmente não terá resultados tão bons.

Quer entender como? Fique aqui comigo porque, nesse guia, eu vou te ensinar:

  • O que é branded content;
  • Como criar esse tipo de conteúdo;
  • E como usá-lo do jeito certo!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

O que é branded content?

Branded content — ou conteúdo de marca, traduzido livremente do inglês — é um tipo de material multimídia usado no Marketing de Conteúdo para mostrar ao público-alvo qual é a essência da empresa.

É através do branded content que uma marca comunica seus valores, seu compromisso com os consumidores e sua autenticidade enquanto uma entidade — quase como uma pessoa mesmo, em vez de apenas uma máquina de fazer dinheiro!

Claro que, no final, o objetivo do branded content é multiplicar as vendas de um negócio, mas esse objetivo vem como uma consequência da maior intenção desse tipo de conteúdo:

  • Humanizar a marca, tornando-a real para o consumidor;
  • Emocionar o público, com a finalidade de ancorar a marca à audiência;
  • E inspirar, no público, certa devoção pela missão compartilhada pela empresa.

Por ser um material multimídia, branded content pode ser criado em diversos formatos, sendo o vídeo o tipo de mídia mais popular, mas essa escolha vai variar conforme os objetivos da estratégia, definidos pelo Marketing de Conteúdo.

Benefícios de investir em branded content

Como falei, branded content é criado com o objetivo comum de aumentar as vendas. Só que, se o foco for apenas esse — se sua empresa tratar esse tipo de conteúdo somente como uma propaganda —, ele terá os efeitos de uma propaganda.

Uma propaganda anuncia um produto ou serviço — e não é exatamente isso que o branded content faz!

No Marketing de Conteúdo, o papel do branded content é aumentar a visibilidade da empresa como uma figura com sentimentos, qualidades únicas e personalidade!

A visibilidade gerada a partir do conteúdo de marca busca criar um espaço em comum entre a empresa e os consumidores — espaço onde ambos compartilham ideais, gostos e reciprocidades, como se fossem conhecidos no mundo real!

Essa comunicação mais íntima, entre a alma da empresa com a alma do público, leva à maior identificação com a marca — e mais engajamento com outros conteúdos, produtos ou serviços que a empresa oferece.

É a partir desse diálogo mais pessoal que as vendas se dão como consequência do branded content — e não como o único e óbvio objetivo dele. Sacou qual é a diferença?

Dica: Storytelling: aprenda a contar a história da sua marca de forma poderosa

Como criar branded content?

Pense no conteúdo de marca como uma oportunidade de criar pontes entre os objetivos da sua empresa e as necessidades dos seus clientes — algo que emociona e gera reações que tornam sua empresa uma personificação desse sentimento!

O passo a passo para criar branded content eu apresento para você a seguir, mas lembre-se que essa é uma chance inestimável para gerar rapport (técnica de criar uma ligação de empatia) com o seu público ideal — mesmo que ele nunca tenha ouvido falar do seu negócio!

Até por isso, no primeiro passo, eu vou reforçar e explicar melhor a importância dessa dica:

Não pense apenas em vender!

Apesar do branded content ser um conteúdo sobre a marca, prefira mostrar um raio-x das motivações internas do seu negócio, do que apenas fazer propaganda do seu produto ou serviço.

Usando a magia da técnica de Storytelling (contação de histórias), pense em responder de forma emocional a perguntas como:

  • Por que sua empresa faz o que faz?
  • O que fez ela atuar nesse setor do mercado?
  • Como é que ela faz isso?
  • Quem faz esse trabalho?

Quando o branded content ilustra os porquês da sua empresa, oferecendo um conteúdo que gera valor de forma subjetiva — algo que faça o público refletir —, esse tipo de material fica impregnado na mente dos consumidores!

Um material que fala do universo da marca e do mercado que ela participa, de forma que o consumidor entenda e aprenda com essa experiência, faz com que a marca fique no imaginário dele e se espalhe para ainda mais pessoas.

Reconhecimento de marca

Tudo começa com uma mensagem sincera, apaixonada e autêntica — e não só como uma ferramenta para fazer mais dinheiro (que, nesse caso, é uma consequência, não o motivo principal!).

Para você conseguir visualizar na prática o que eu estou falando, confira um exemplo que, particularmente, acho incrível e inspirador:

Case Dove

A Dove é um ótimo exemplo dessa ideia de que você não precisa tentar vender nada ao consumidor para fazê-lo comprar de você.

Quando o branded content transmite uma mensagem que ressoa com o sentimento de quem recebe ela, o público entende de forma subjetiva onde encontrar a solução para os problemas que enfrenta.

No vídeo da campanha "Retratos da Real Beleza", a Dove ilumina as necessidades de autocuidado, autoaceitação e representação da diversidade de várias mulheres em um material que expõe a vulnerabilidade — e a beleza — de cada ser humano.

Veja só o quanto de emoção é possível transmitir com uma campanha de branded content:


Dove: Retratos da Real Beleza

Mesmo que alguns trechos mostrem as mulheres usando os produtos Dove, em nenhum momento eles são mencionados: o foco está na discrepância entre como as mulheres se sentem e como elas são lindas do jeito que elas são!

É uma mensagem forte, que comunica a personalidade da Dove: "eu vejo a beleza natural que você não enxerga em si mesma".

De forma subjetiva, as mulheres que se conectam com o conteúdo emocional da campanha vão preferir comprar dessa empresa, que vê além do que elas próprias enxergam sobre si mesmas!

Em resumo, elas confiarão na Dove, e nos produtos que a empresa oferece para expor essa beleza "oculta", de olhos fechados!

Fale sobre os valores da empresa

Já que branded content está tão relacionado à marca — do desejo de se aproximar dela, e de distanciá-la da competição por preço, tornando-a a opção mais sedutora entre os competidores —, expor os valores da empresa é super necessário!

Vejo as pessoas falando de cultura, da importância de atrair os melhores talentos de acordo com o que a empresa acredita, mas pouco falam sobre como esses mesmos valores atraem não só os melhores funcionários, mas também os melhores clientes!

Ao ser transparente sobre as prioridades do negócio — e do propósito que o motiva —, fica fácil se aproximar de (ou construir a) comunidade de pessoas que valorizam tudo que diz respeito à marca: dos colaboradores aos consumidores.

Assim fica possível atrair os talentos que a empresa precisa, e o público para comprar dela — não interessando o quanto ela cobre pelos produtos ou serviços que oferece.

Explore diferentes formatos

Você também pode usar uma enorme gama de formatos e mídias para criar uma coleção de branded content para Marketing de Conteúdo:

  • Imagens para os mais variados tipos de plataformas digitais;
  • Áudios, tanto para podcasts, quanto para rádios virtuais;
  • Textos, seja para blogs, e-books, tutoriais ou publicações em redes sociais;
  • E principalmente os vídeos, também adaptáveis a uma gama gigante de plataformas para veiculação.

Seja lá qual formato você escolher para impactar as personas do seu público-alvo, tente surpreender as pessoas com conteúdos que quebrem os padrões!

Esse "fator surpresa" é o que geralmente cria o efeito viral: quando o público se depara com um material inesperado, com forte valor emocional, que rompe a rotina e destaca sua empresa dentre as tendências.

Dica: Marketing de Conteúdo: 7 exemplos para você se inspirar!

Case Red Bull

Red Bull é uma marca austríaca que brinca com esse "fator surpresa" como ninguém, publicando conteúdos espetaculares, patrocinando esportes radicais e produzindo documentários que evidenciam a paixão dos consumidores por adrenalina!

A conexão que a Red Bull faz com o público é baseada no desafio de ultrapassar os limites e se aventurar por caminhos nunca explorados — ela não faz propaganda da bebida, ela associa o conceito de "Redbull te dá asas" às buscas por novidades fora do lugar-comum, com uma narrativa emocionante e inspiradora!

Lembra do boom que a Red Bull causou em 2012, quando publicou o vídeo do famoso paraquedista Felix Baumgartner saltando da estratosfera terrestre?

Print - Vídeo RedBull Felix Baumgartner

Ao elevarem a ideia de "desafios" que adolescentes produziam no YouTube para um nível adulto, inimaginado e dentro do nicho de gente sedenta por emoções fortes, a equipe da Red Bull bateu recorde de visualizações e reafirmou a posição única de "patrona dos loucos" que perdura até hoje.

Gerando uma receita de mais de 6 bilhões de euros em 2022, Red Bull mostra como a empresa de 12 mil funcionários continua fidelizando fãs de uma forma única e bastante inspiradora.

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

[Dica bônus] Explore a teoria do Golden Circle

Outra boa forma de compreender os motivos para usar branded content na sua estratégia de Marketing de Conteúdo é a metodologia "Golden Circle" (Círculo Dourado, em português) popularizada pelo Simon Sinek.

Teoria Golden Circle

No Golden Circle, sua empresa começa se perguntando o "porquê" de ela existir — qual é o propósito dela a nível profundo?

Se você vende camisetas com estampas divertidas, seu objetivo não é somente "produzir camisetas divertidas", né?

Seu propósito pode ser aliviar a tensão do dia a dia para o seu cliente, facilitando que ele tenha novas interações sociais a partir de comentários sobre as estampas, por exemplo!

Vê como esse propósito (alegrar a rotina) não é a mesma coisa que a função (de vestir o corpo)?

Sabendo por que sua empresa existe e o propósito que ela serve, a segunda etapa do Golden Circle é se perguntar o "como" — como ela transforma esse propósito em uma realidade?

Aí entram as estratégias de curto, médio e longo prazo que servem diretamente ao propósito. Qualquer coisa distante do propósito é uma distração!

O terceiro e último passo do Círculo Dourado é se perguntar "o quê" — o que é que sua empresa oferece ao consumidor?

E, de novo no exemplo das camisetas divertidas, seu "o quê" não é só uma camiseta. Seu "o quê" é a experiência dessas camisetas servirem como uma isca para começar conversas em ambientes sociais, ou simplesmente aliviarem o estresse do seu cliente quando ele se olha no espelho depois de um dia tenso de trabalho!

É compreendendo a razão da sua empresa existir, de dentro para fora, nesses níveis mais humanizados, que sua comunicação com os consumidores e colaboradores se tornará mais intensa e impactante — uma cultura, em vez de uma ideia!

Mas não aceite apenas a minha palavra. Para saber mais sobre o papel do Golden Circle na compreensão dos conteúdos de marca, leia o livro "Comece pelo porquê" do Simon Sinek ou assista ao Ted Talk legendado em português.


Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação

Dica: Por que seu conteúdo não gera vendas? Saiba as causas agora!

Agora você sabe tudo sobre conteúdos de marca!

Imagino que não tenha restado dúvidas sobre o poder do branded content para disseminar sua marca, não é?

Também acho evidente como a Orgânica usa das técnicas explicadas nesse guia para oferecer o que há de mais avançado em termos de Inbound Marketing para aumentar o impacto — e as vendas — de empresas como a sua.

Para aproveitar mais de uma década de experiência em Marketing de Conteúdo que converte, que vende, e que depois vende de novo, complete o diagnóstico de Marketing Digital gratuito aqui da Orgânica.

Já pensou em virar o nosso próximo case de sucesso? Eu já! Por isso, estou esperando por você!

Dica: Somos uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.