Curadoria de conteúdo: o que é e como fazer?


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Tudo bem? Aqui é o Guilherme de Bortoli e você há de concordar comigo que, hoje, o consumo de conteúdo na Internet impacta diretamente na relação entre clientes e marcas.

Enquanto as empresas estão investindo cada vez mais na estratégia de Marketing de Conteúdo para atrair potenciais clientes, a maior dificuldade deles já não é encontrar conteúdo, mas sim conteúdo de valor — e não aquele conteúdo “água de salsicha”, que não agrega em nada.

O segredo para ter sucesso com essa estratégia, então, é entender o seu público e o que é relevante para ele — e a curadoria de conteúdo é o primeiro passo para isso!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é basicamente pesquisar, organizar e disponibilizar conteúdo relevante para um determinado público com o objetivo de ajudá-lo a encontrar o que precisa, quando precisa, sem perder tempo com informações que não fazem sentido para ele (nem para a própria empresa).

Agora você deve estar se perguntando: mas isso não deveria ser requisito básico para a produção de conteúdo?! E a verdade, por mais difícil de admitir, é: sim! Mas o óbvio precisa ser dito porque, muitas vezes, é esquecido.

Só para dar um exemplo, a cada minuto, mais de 5 milhões de pesquisas são feitas no Google, e a competição para alcançar a primeira página — e o topo — dos resultados de busca está cada vez mais acirrada entre as empresas que apostam no Marketing de Conteúdo. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

E é por motivos como esse que muitas empresas, ainda que involuntariamente, acabam criando conteúdo “mais do mesmo”. Então a curadoria de conteúdo surge como uma solução para isso também:

Além de ajudar o público-alvo, uma curadoria bem feita contribui para que a marca seja vista como referência, mostrando — tanto aos potenciais clientes, quanto para o mercado — que tem os próprios argumentos sobre os principais assuntos e tendências.

Dica: 7 Vantagens de usar o Marketing de Conteúdo em sua empresa

Por que é importante realizar uma boa curadoria de conteúdo?

Ao compreender o que o público-alvo da sua empresa está buscando na Internet, por exemplo, você pode utilizar esses temas para torná-la conhecida como uma fonte de conteúdo relevante no seu mercado, associando, de alguma forma, aos seus produtos ou serviços.

Para isso, é importante ter boas referências e inspirações, mas não caia na tentação de copiar o conteúdo da concorrência e sair mudando algumas palavras: se coloque no lugar do potencial cliente e crie a própria opinião para desenvolver diferentes níveis de consciência nele, através dos mais variados tipos de conteúdo, com a sua personalidade, tom de voz e visão!

Check-list de qualidade de publicação de conteúdo para seu bog

A importância da curadoria de conteúdo para quem produz conteúdo

A curadoria de conteúdo também pode ser considerada como uma etapa do processo criativo, que é sempre algo complexo, que demanda muito tempo e planejamento, mas que é fundamental para a estratégia de Marketing de Conteúdo. Então, com a curadoria, você:

  • Facilita a produção de conteúdo autoral: é possível identificar quais temas ainda não foram abordados da maneira adequada, por exemplo, gerando oportunidades para criar novos conteúdos;
  • Aumenta o alcance do conteúdo: os conteúdos acurados são mais facilmente encontrados nos mecanismos de busca, como o Google, e também tendem a ser compartilhados nas redes sociais, gerando um maior alcance;
  • Melhora a reputação online: possuir um bom número de conteúdos qualificados mostra que os canais de Marketing Digital da empresa são fontes confiáveis de informação, o que ajuda a conquistar clientes fiéis;
  • Cria um relacionamento com o público-alvo: é estabelecida uma conexão com os interessados pelos assuntos que a empresa aborda, fazendo com que não se esqueçam dela.

Como você pode ver, as vantagens da curadoria de conteúdo estão estritamente associadas ao desenvolvimento de uma relação de confiança entre empresa e clientes — antes mesmo da primeira venda! E isso, inclusive, é um dos pilares do Inbound Marketing, estratégia na qual a Orgânica é especialista:


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Agora me acompanhe para entender, com mais detalhes, a importância da curadoria de conteúdo para quem “está do outro lado” desse relacionamento:

A importância da curadoria de conteúdo para quem consome conteúdo

Ao consumir e compartilhar seu conteúdo, o potencial cliente está mostrando que confia no que você diz — e isso, é claro, só acontece porque a sua empresa se mostrou disponível para ajudá-lo.

Fazer uma curadoria de conteúdo eficiente, então, facilita (e muito) a vida desse potencial cliente, já que assim ele:

  • Poupa tempo na busca por informações relevantes e úteis;
  • Não apenas é educado pelo conteúdo, como também consegue dar os primeiros passos diante do problema que está precisando resolver; 
  • Fica por dentro das principais notícias e tendências, etc.

Dica: Por que seu conteúdo não gera vendas? Saiba as causas agora!

A grande questão agora é: como fazer uma curadoria de conteúdo que realmente agregue valor para o seu público e para a sua empresa? Continue a leitura!

Como realizar uma curadoria de conteúdo?

Eu sempre digo: cada contexto é um contexto, cada empresa é uma empresa! Mas, de modo geral, para realizar uma boa curadoria de conteúdo, existem alguns conselhos e boas práticas que, para mim, são essenciais e podem ajudar você nesse momento:

1. Conheça a sua persona e o universo dela

Uma boa curadoria de conteúdo requer o entendimento prévio do perfil de cliente ideal (ICP) da sua empresa, assim como a sua persona e os interesses dela. 

Mas por que “interesses”? Pense naquele seu amigo que convida você para sair, mas só fala sobre trabalho o tempo todo, sem nenhum momento de descontração. Chato, né?

Imagino que você não queira passar essa mesma impressão no Marketing de Conteúdo da sua empresa, então não se limite a apenas assuntos densos e complexos! Desde que faça sentido para a sua persona, acrescente, por exemplo, um pouco de entretenimento no seu conteúdo.

2. Esteja atento ao que é tendência

Também leve em consideração se os assuntos que estão “em alta” no mundo são do interesse da sua persona.

Por exemplo: se ela gosta de esportes, você pode incluir isso à curadoria e produção de conteúdo sempre que ocorrer as Olímpiadas!

3. Entenda a jornada de compra da sua persona

Aqui se trata dos níveis de consciência que precisamos desenvolver para não só gerar conteúdo e relacionamento, mas vendas!

Então, é importante você conhecer como será a jornada de compra da sua persona, porque só assim a produção de conteúdo será capaz de trazer resultados sólidos para sua empresa

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

4. Inspire-se com grandes cases de sucesso

Uma empresa que, na minha opinião, faz tudo isso que comentei até aqui de forma muito inteligente é a Red Bull: ela tem a própria equipe de Fórmula 1 e vários times de futebol pelo mundo, além de patrocinar eventos, competições… E, dessa forma, vai acumulando histórias para contar e derivando esse tipo de conteúdo nos mais diversos canais de Marketing de Conteúdo!

Marketing de Conteúdo da Red Bull

A Kukos é outra empresa que pode inspirar você: nós, da Orgânica, desenvolvemos um blog para ela com conteúdos sobre os relógios-cuco, decoração, cultura germânica e demais assuntos pertinentes ao universo da marca e seus potenciais clientes.

Veja o depoimento de um dos proprietários da Kukos, Eliézer Wegner:


Depoimento de Eliézer Wegner, da Kukos, sobre a Orgânica Digital

Faça Marketing de Conteúdo com quem é especialista no assunto!

A Orgânica é uma agência de Marketing de Conteúdo e aqui nós fazemos curadoria de conteúdo diariamente! É uma das etapas essenciais no planejamento da estratégia dos nossos clientes, que garante grandes resultados — como aqueles que você acabou de ver.

Nós também entendemos que é preciso ir além: transformamos visibilidade em conversão! Então solicite agora nosso Diagnóstico Gratuito para saber o nível de maturidade do Marketing Digital da sua empresa!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.