[Resenha] Marketing 4.0: do tradicional ao digital


Guilherme de Bortoli

Por   

 07/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Tudo que você precisa saber sobre o relacionamento da sua empresa com seu potencial cliente na era pós-digital está explicado nessa atualização do livro "Marketing 3.0" — assinado por ninguém menos que o pai do Marketing, Philip Kotler.

Em parceria com um dos maiores consultores de Marketing do mundo, Hermawan Kartajaya, e com o executivo da MarkPlus Inc, Iwan Setiawanda, Philip Kotler abusa da linguagem simples em "Marketing 4.0: do tradicional ao digital" para explicar o quanto a Internet alterou de forma radical o modo como vivemos e gastamos dinheiro.

Os caminhos do consumidor até sua marca — e o envolvimento dele com qualquer empresa — já não são tão lineares ou práticos como costumavam ser entre as fases do Marketing 1.0 ao Marketing 3.0.

Por esse motivo, aprender como interpretar o novo comportamento humano e identificar quais métricas, técnicas e ferramentas funcionam melhor para dialogar com um público — cada vez mais conectado, sobrecarregado de informações e movido pelas emoções — é o primeiro passo na criação de uma estratégia de Marketing Digital que dá certo.

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa 

As mudanças no Marketing

A diferença do Marketing 4.0 para o Marketing 3.0 parece pequena, mas o impacto dessa evolução tem se mostrado tão grande, que ficou impossível não levar em consideração a existência de um novo marco na história do consumo.

O Marketing 3.0 foi o primeiro passo dos especialistas para estudarem e se aproveitarem da visão de que o consumidor não é um número em uma planilha. Ele é uma pessoa com “espírito”: valores singulares que definem a interação desse consumidor com um produto, serviço ou empresa, de forma menos genérica que os gostos dele.

Essa "espiritualização" da metodologia de vendas veio como uma atualização do Marketing 2.0, que deu as caras quando as televisões se tornaram o principal veículo de propaganda durante a era da informação — e que tiravam proveito das preferências generalizadas dos consumidores.

Ambas atualizações vieram do Marketing 1.0, que nasceu após a Revolução Industrial, em que o foco era a venda de um produto, por exemplo, pela função do próprio produto — nada mais, nada menos!

Hoje, citando Kotler:

Imagem KotlerConversas espontâneas sobre as marcas possuem mais credibilidade do que campanhas publicitárias voltadas para um público específico.”

Philip Kotler

Porque o envolvimento do consumidor com uma empresa expressa um gigantesco pedaço da personalidade dele — e da tribo que passa a pertencer ao adquirir um produto ou serviço.

Reflita sobre isso comigo: ao mesmo tempo em que a conectividade tem fortalecido a necessidade do Marketing Digital, justamente por conta dos mecanismos de buscas e das redes sociais que se apoiam na tecnologia para alcançar vendas em um espaço altamente competitivo, o comportamento do consumidor parece ter voltado às origens tribais do nosso cérebro mamífero!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

O novo caminho do consumidor

Se antes a compra de um produto ou serviço era motivada pela (e limitada à) função que ele desempenhava, hoje, além de estar separada da função que exerce, uma compra:

  • Define de um jeito tão marcante a narrativa de vida do consumidor, que ele defende e propaga a marca como se estivesse protegendo um amigo ou parente;
  • Influencia a interação do consumidor nos grupos a quais ele pertence, repele, é repelido, ou que gostaria de fazer parte, criando novas dinâmicas de interações sociais;
  • E faz com que ele viva toda a experiência de consumo dentro da própria cabeça, o que aumenta a influência (e a necessidade) do Marketing Digital no mundo real.

Dica: 4 problemas que são resolvidos com o alinhamento entre Marketing e Vendas

Através do conceito dos cinco As mostrados no "Marketing 4.0: do tradicional ao digital", Philip Kotler mostra como os especialistas podem usar o Marketing Digital para fazer o consumidor interagir com a marca em cinco fases:

  • Assimilação, que forma os primeiros momentos em que o consumidor toma conhecimento da empresa, produto ou serviço;
  • Atração, que é quando o consumidor sabe quem é a marca e gosta do que vê;
  • Arguição, que é quando o consumidor compara os próprios gostos e impressões sobre a marca em relação às impressões das pessoas que ele conhece ou de influenciadores que ele encontra na Internet;
  • Ação, que acontece depois que o consumidor sabe quem é a marca, produto ou serviço, sabe o que pode oferecer e quais são as alternativas para, então, agir (comprar);
  • Apologia, que se dá após a ação e fideliza o consumidor, guiando ele a propagar a marca (recomendando para os outros) e a comprar mais vezes.

O objetivo do Marketing Digital é levar o possível cliente da assimilação à atração (tornando ele o que chamamos de lead, por exemplo), da atração à arguição, da arguição à ação (quando o lead vira comprador) e da ação à apologia (quando o cliente se torna fã).

Aliás, tudo isso faz lembrar as etapas do Inbound Marketing também! Veja:

Etapas do Inbound Marketing

Aplicações táticas de Marketing na Economia Digital

No livro "Marketing 4.0: do tradicional ao digital", quando Philip Kotler diz que:

"Conteúdo é o novo anúncio."

Ele observa que o melhor jeito de fazer alguém se interessar e comprar um produto ou serviço da marca, é dando algo de valor para que o consumidor possa enfrentar os próprios desafios sozinho.

No Marketing Digital — que é justamente a base de todas as nossas estratégias aqui na Orgânica —, esse valor aparece na forma de conteúdos que ofereçam:

  • Conhecimento;
  • Entretenimento;
  • Ferramentas para agir diante de um problema, etc.

Você pode ver vários exemplos do que Kotler quer dizer neste conteúdo:

Dica: Marketing de Conteúdo: 7 exemplos para você se inspirar!

Por que ler Marketing 4.0: do tradicional ao digital?

Não é exagero dizer que Philip Kotler é uma das figuras mais importantes na história do Marketing, porque é justamente por conta de conteúdos tão ricos quanto os do livro "Marketing 4.0: do tradicional ao digital" que ele se destaca como defensor da metodologia de vendas moderna.

Além dessa leitura valiosa para se destacar no ambiente complexo e competitivo do Marketing Digital, sugiro outros materiais relevantes — e gratuitos! — da biblioteca sobre Marketing, vendas e retenção de clientes da Orgânica.

Ou, então, solicite o contato de um dos nossos especialistas se o que você estiver precisando mesmo é da parceria de uma agência de Marketing Digital especializada.

A gente tem tudo que você precisa para gerar resultados excepcionais no menor tempo possível. Não deixe o sucesso da sua empresa para depois!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.