O que significa Marketing Digital: definições e estratégias



Por   

 23/11/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Com certeza você já ouviu falar, mas você sabe o que significa Marketing Digital? E as estratégias, conhece?

Se as respostas foram negativas, relaxa! O objetivo deste artigo é falar sobre Marketing Digital e tirar todas as suas dúvidas sobre como ele funciona.

Ah, e se você não me conhece ainda, prazer! Meu nome é Rodolfo Benetti e sou Diretor de Estratégia aqui da Orgânica.

Vamos bater um papo sobre esse tal de Marketing Digital então? Me acompanhe!

O que significa Marketing Digital?

Antes de falar sobre o digital, vou começar com o conceito de marketing dado pela American Marketing Association que, inclusive, foi citado por Philip Kotler — considerado o pai do marketing moderno — em seu livro “Administração de Marketing”:

O Marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.”

American Marketing Association

Certo. E qual a diferença desse marketing tradicional para o Marketing Digital?

Se a gente pensar nos objetivos, não há diferença. O Marketing Digital também é uma técnica que visa comunicar e oferecer produtos e serviços que entreguem valor para as pessoas.

Porém, se antes essas ofertas eram feitas por meio de jornais, revistas, rádios e televisão, hoje o marketing tem a Internet como facilitadora de todo o processo. Com o surgimento dos sites, redes sociais, e-mails e mecanismos de busca, o Marketing Digital trouxe ferramentas que revolucionaram o relacionamento das marcas com os clientes.

Para completar essa linha de raciocínio, veja o que o Guilherme disse sobre o assunto:

 

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica

“Tudo aquilo que conhecemos do marketing tradicional também está no Marketing Digital. Porém, no digital, temos o componente tecnologia, que nos permite ficar mais próximos, mais íntimos e mais tempo em contato com o público. Consequentemente, entregamos um produto ou serviço bem mais personalizado.”

Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica

 

Agora, que tal conhecer algumas das áreas de atuação dentro do universo do Marketing Digital?

SEO

Quando você está com alguma dúvida, faz o quê? Digita no Google, certo?

Mas já parou para pensar o que faz um site aparecer na primeira página da pesquisa?

O SEO (Search Engine Optimization) é o que ajuda nessa missão. Basicamente, consiste em otimizar o conteúdo do site para que ele seja facilmente rastreado pelos mecanismos de busca — como o Google — e, consequentemente, encontrado por quem estiver procurando uma determinada palavra-chave.

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Marketing de Conteúdo

Gosto da definição do Rafael Rez de que o Marketing de Conteúdo é “a moeda do século XXI”.

De acordo com o Internet Live Stats, há uma média de 93 mil pesquisas por segundo no Google. Olha a quantidade de gente buscando conteúdo na Internet!

Isso sem contar as buscas em outras plataformas, como Instagram, YouTube…

É por isso que produzir conteúdo relevante para o público-alvo é a base do Marketing Digital. Se você conseguir entregar as respostas para as perguntas das pessoas, elas irão conhecer a sua marca e vão querer saber mais sobre ela e os seus produtos ou serviços.

Reconhecimento de marca

Inbound Marketing

Também conhecido por marketing de atração, o Inbound Marketing usa a estratégia de atrair para depois vender. Ou seja, ao invés de anunciar para pessoas aleatórias e insistir para que elas comprem, a marca agirá de forma muito menos invasiva.

Primeiro, ela segmenta e define com clareza a persona da empresa. Depois, gera conteúdo que seja relevante para atrair essa audiência. Caso tenha sucesso, as próprias pessoas virão até ela, oferecendo algum canal para contato, como o e-mail ou o WhatsApp.

Quando o potencial cliente é quem mostra interesse e dá essa permissão, fica muito mais simples convencê-lo a comprar!

Guia completo para criar a Jornada de Compra da sua Buyer Persona

Redes Sociais

São os principais canais de interação entre marcas e clientes. Redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter possuem audiências gigantescas no Brasil.

As empresas se aproveitam disso para publicar conteúdos nessas redes e, instantaneamente, perceber o engajamento do público. Assim, dá para saber o que ele mais curte e o que não gosta.

Sem contar que, por meio das mensagens e comentários, há um frequente convite para o diálogo entre as duas partes.

Dica: Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa!

O que o Marketing Digital engloba?

Além das áreas que você acabou de ver acima, o Marketing Digital engloba várias outras ferramentas estratégicas, como:

Opa, e já que falei em métricas, aqui está outra vantagem fundamental do Marketing Digital em relação ao tradicional: o ambiente digital oferece uma série de dados preciosos, que não seria possível obter offline. Alguns exemplos são:

Um bom profissional de marketing precisa saber para que servem e como usar as ferramentas e métricas do Marketing Digital. Não que a pessoa tenha que ser especialista em todas elas, mas é importante entender pelo menos o básico de cada uma.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma visão geral geral do Marketing Digital apresentada pelo nosso COO, Lauro Becker:


Dica: Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

Confira, agora, outras competências que considero fundamentais dentro do Marketing Digital!

Entender sobre vendas

Se uma empresa está investindo em marketing, ela quer que esse investimento gere retorno financeiro, certo?  

Então, de nada adianta fazer anúncios com designs maravilhosos e produzir conteúdo com frequência se, no final das contas, isso não for suficiente para gerar receita, ou seja, vendas. O que se espera ao final é resultado, mantenha-se atento a isso. 

Entender sobre pessoas

O relacionamento online é muito diferente daquele que se tinha com o público do rádio ou dos jornais. No digital, a marca interage com o cliente a todo momento. Se ele envia um comentário na rede social, ela precisa responder. Se envia um e-mail, também. E tudo isso o mais rápido possível.

Você precisa saber como abordá-lo, por qual canal se comunicar, qual linguagem utilizar e quais são as dores e desejos dele. Caso contrário, o relacionamento não vai durar por muito tempo.

Aproveitando, eu também quero compartilhar com você esta frase de um dos meus autores preferidos, que tem tudo a ver com o que falei até agora:

 

Simon Sinek

100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende as pessoas, não entende os negócios.

Simon Sinek

 

Ah, e antes que eu me esqueça, você pode conferir várias outras frases de Marketing Digital na dica abaixo. Espero que goste!

Dica: Frases de Marketing Digital: inspirações para você e seu time

O que é necessário para uma estratégia completa de Marketing Digital?

Bom, só para recapitular, você já viu o que significa Marketing Digital, as áreas de atuação e as ferramentas que o englobam. Chegou a hora, então, de saber o que é necessário para traçar uma boa estratégia e começar a ter resultados.

Já que repetir isso nunca será demais, em primeiro lugar, você precisa ter a sua persona muito bem definida. Senão, você vai investir dinheiro para falar com as pessoas erradas — o que não faz sentido nenhum!

Depois, defina qual é o objetivo principal da estratégia de Marketing Digital. É atrair tráfego para o site? É conseguir leads? É fazer com que o seu aplicativo seja baixado? 

Após definir o objetivo, a estratégia deve englobar tudo o que for necessário para atingi-lo. Mas, claro, tenha em vista o orçamento que há disponível para você e foque no objetivo principal.

Por exemplo: se você quer gerar leads e não tem muito dinheiro para gastar, pode priorizar a criação de iscas — geralmente chamadas de materiais ricos, como livros digitais ou e-books, webinars, cursos gratuitos, etc. — e uma landing page (página de captura), onde as pessoas preencherão um formulário para baixar o conteúdo:

Landing Page

A partir daí, caso o seu site não tenha um alcance orgânico considerável, a divulgação da landing page pode ser feita por meio de anúncios no Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads, que permitem uma boa segmentação do público a um custo relativamente baixo.

Resumindo, tudo vai depender:

  • Do seu objetivo;
  • Do quanto você tem disponível para gastar;
  • Em quanto tempo deseja alcançar os resultados.

A importância dos testes

Sua empresa já fez alguma campanha digital antes? O que ela fez que deu certo? E o que deu errado? 

No Marketing Digital, nem sempre as coisas saem conforme o planejado. Mas a boa notícia é que você pode fazer testes, observar as métricas e encontrar onde precisa melhorar. Depois, é só fazer ajustes na sua estratégia!

Dica: Orgânica Digital: o que fazemos?

3 passos para quem está começando no Marketing Digital

  • Branding: crie a identidade da sua marca e faça ela se tornar conhecida;
  • Relacionamento: agora que você conseguiu atrair a sua audiência, você precisa estar presente no dia a dia dela. Entregue conteúdos que sejam relevantes e nunca deixe de responder as pessoas;
  • Ativação: certifique-se, por meio das métricas, de que o seu conteúdo está realmente convertendo os leads em consumidores.

Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas

Conclusão

Neste artigo, mostrei para você o que significa Marketing Digital, assim como as áreas de atuação, as ferramentas que usamos no dia a dia da profissão e o que é necessário para uma estratégia completa.

Não importa o tamanho da sua empresa, se você quer se tornar conhecido na Internet e fora dela, investir em Marketing Digital sempre será uma boa ideia. 

Aqui na Orgânica, por exemplo, temos várias histórias de sucesso dos nossos clientes. Clique aqui para vê-las!

São mais de 13 anos de mercado. Já trabalhamos com multinacionais, mas também com empresas locais que queriam melhorar a sua presença online (e conseguiram).

Quer ver resultados no seu negócio? Fale com a gente e receba, gratuitamente, um diagnóstico do seu negócio! 💚

Fale com um consultor!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!