Marketing Digital: significado e principais estratégias!


Rodolfo Benetti

Por   

 21/06/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Com certeza você já ouviu falar, mas você sabe o que significa Marketing Digital? E as estratégias, conhece?

Se as respostas foram negativas, relaxa! O objetivo deste conteúdo é falar sobre Marketing Digital e tirar todas as suas dúvidas sobre como ele funciona:

Ah, e se você não me conhece ainda, prazer! Meu nome é Rodolfo Benetti e sou Diretor de Estratégia aqui da Orgânica.

Vamos bater um papo sobre esse tal de Marketing Digital então? Me acompanhe!

O que significa Marketing Digital?

Antes de falar sobre o Mrketing Digital, vou começar com o conceito de Marketing dado pela American Marketing Association que, inclusive, foi citado por Philip Kotler — considerado o pai do Marketing — em seu livro “Administração de Marketing”:

O Marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.”

American Marketing Association

Certo. E qual a diferença desse Marketing Tradicional para o Marketing Digital?

Se a gente pensar nos objetivos, não há diferença. O Marketing Digital também visa comunicar e oferecer produtos e serviços que entregam valor para as pessoas.

Porém, se antes essas ofertas eram feitas por meio de jornais, revistas, rádios e televisão, por exemplo, hoje o Marketing tem a Internet como facilitadora de todo o processo. Com o surgimento dos sites, redes sociais, e-mails e mecanismos de busca, o Marketing Digital revolucionou o relacionamento das marcas com os clientes!

Para completar essa linha de raciocínio, veja o que o Guilherme tem a dizer sobre o assunto:

Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica“Tudo aquilo que conhecemos do Marketing Tradicional também está no Marketing Digital. Porém, no digital, temos o componente tecnologia, que nos permite ficar mais próximos, mais íntimos e mais tempo em contato com o público. Consequentemente, entregamos um produto ou serviço bem mais personalizado.”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Resumindo, o Marketing Digital é um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas usadas para promover uma empresa no ambiente digital — e, com 64% da população mundial online, por que não aproveitar essa oportunidade para impulsionar as vendas?!

Então vamos conhecer também os principais conceitos dentro desse universo e como começar:

O que o Marketing Digital engloba?

Principais estratégias de Marketing Digital

1. Marketing de Conteúdo

Gosto da definição do Rez de que o Marketing de Conteúdo é “a moeda do século XXI”.

Também... Olha a quantidade de gente buscando conteúdo na Internet! Há uma média de 6 milhões de pesquisas por minuto no Google. Isso sem contar as buscas em outras plataformas, como Instagram e YouTube.

É por isso que produzir conteúdo relevante para o público-alvo é a base do Marketing Digital. Se você conseguir entregar as respostas para as perguntas das pessoas, elas irão conhecer a sua marca e vão querer saber mais sobre ela e os seus produtos ou serviços.

Reconhecimento de marca

2. SEO

Por falar em "entregar respostas para as perguntas das pessoas", quando você está com alguma dúvida, faz o quê? Digita no Google, certo?

Mas você já parou para pensar no que faz um site aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa?!

O SEO (Search Engine Optimization) é o que ajuda nessa missão. Basicamente, consiste em otimizar o conteúdo do site para que ele seja facilmente rastreado pelos mecanismos de busca — como o Google — e, consequentemente, encontrado por quem estiver procurando uma determinada palavra-chave.

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

3. Redes Sociais

Redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter possuem audiências gigantescas no Brasil, e são os principais canais de interação entre marcas e clientes.

As empresas se aproveitam disso para publicar conteúdos nessas redes e, instantaneamente, perceber o engajamento do público. Assim, dá para saber o que ele mais curte e o que não gosta.

Sem contar que, por meio das mensagens e comentários, há um frequente convite para o diálogo entre as duas partes!

Dica: Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa!

4. Mídia Paga

Sabe aqueles links e conteúdos “patrocinados” que aparecem no Google, Instagram e afins? São exemplos de anúncios, e a ideia por trás deles é bem simples: você paga para aparecer para a pessoa certa, no momento certo.

Assim, sua empresa atinge um público específico, segmentado segundo os interesses e demais características que você definir — e é claro que as chances de vender mais se tornam muito maiores!

Mas, para que a mídia pagaresultados verdadeiramente bons, é necessário planejamento, monitoramento constante e otimização das campanhas. Afinal, você não quer jogar dinheiro fora, né?

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

5. Inbound Marketing

Também conhecido por Marketing de Atração, o Inbound Marketing usa a estratégia de atrair para depois vender. Ou seja: ao invés de anunciar para pessoas aleatórias e insistir para que elas comprem, a marca agirá de forma muito menos invasiva.

Primeiro, ela segmenta e define com clareza a persona da empresa. Depois, gera conteúdo que seja relevante para atrair essa audiência. Caso tenha sucesso, as próprias pessoas virão até ela, oferecendo algum canal para contato, como o e-mail ou o WhatsApp.

Quando o potencial cliente é quem mostra interesse e dá essa permissão, fica muito mais simples convencê-lo a comprar!


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Além das áreas que você acabou de ver acima, o Marketing Digital engloba várias outras, como:

Opa, e já que falei em dados, aqui está outra vantagem fundamental do Marketing Digital em relação ao tradicional: o ambiente digital oferece uma série de indicadores e métricas preciosos, que não seria possível obter offline.

Indicadores e métricas de Marketing Digital

Alguns exemplos são:

Um bom profissional de Marketing precisa saber para que servem e como usar as ferramentas e métricas do Marketing Digital. Não que a pessoa tenha que ser especialista em todas elas, mas é importante entender pelo menos o básico de cada uma.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma visão geral geral do Marketing Digital apresentada pelo nosso COO, Lauro Becker:


Visão Geral do Marketing Digital

Dica: Como trabalhar com Marketing Digital: dicas para começar

Confira, agora, outras competências que considero fundamentais dentro do Marketing Digital:

As 5 maiores habilidades que você deve ter

Saber sobre vendas

Para mim, a principal habilidade, tanto para iniciar quanto para ter sucesso no Marketing Digital — e que não é levada em conta pela maioria dos profissionais —, é saber sobre vendas.

Por que eu digo isso? Porque o objetivo do Marketing, no final do dia, nada mais é que vender, seja através da obtenção de novos clientes ou através da fidelização dos clientes atuais.

Pense comigo: se uma empresa está investindo em Marketing, ela quer que esse investimento dê retorno, certo?

Então de nada adianta fazer anúncios com designs maravilhosos e produzir conteúdo com frequência se isso não for suficiente para gerar receita, ou seja, vendas.

E esse é um universo à parte, com muitas técnicas envolvidas, mas que também é fundamental para quem trabalha com Marketing. Afinal, o que se espera é resultado — mantenha-se atento a isso!

Dominar os conceitos básicos de Marketing

Para entrar no Marketing Digital e realmente conquistar mais vendas, outra habilidade fundamental é dominar os conceitos básicos. Na prática, é como construir uma casa: antes de erguer as paredes, é preciso ter um alicerce sólido!

E é exatamente isso que o Mix de Marketing proporciona. Esse conceito engloba os 4 Ps do Marketing — produto, preço, praça e promoção — que servem como pilares para qualquer ação de Marketing, seja ela digital ou não.

Mas a evolução do Marketing na Internet nos trouxe uma ampliação desse conjunto e, além dos Ps que mencionei, também há outros quatro:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Posicionamento;
  • Performance.

Essa expansão dos 4 Ps para os 8 Ps reflete a necessidade de uma visão mais abrangente e integrada do Marketing, levando em conta a experiência do cliente, a gestão interna e a consistência da marca, por exemplo.

Dominar esses conceitos é como ter uma bússola para guiar suas ações no digital e garantir os melhores resultados!

Dica: 8 Ps do Marketing Digital: o que são e para que servem?

Conhecer as ferramentas disponíveis

Outra habilidade que precisa ser desenvolvida ao longo do tempo é o conhecimento sobre as diversas ferramentas disponíveis — tanto na teoria quanto na prática!

Desde as redes sociais, por exemplo, saber como produzir um bom conteúdo (inclusive a parte escrita dele), como produzir um bom vídeo, como publicar em cada rede social… Até saber como criar uma landing page, configurar um envio automático de e-mail, etc.

Tudo isso se deve saber, mas é preciso ser um especialista? Eu acredito que não, porque é muito difícil ser um profissional que se destaca demais e que, ao mesmo tempo, é especialista em todos os tipos de ferramentas que existem.

O importante mesmo é ter algum conhecimento e dominar o básico de cada uma!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Aproveitar o melhor das estratégias

Toda vez que me perguntam “o que uma estratégia completa de Marketing Digital deve abranger?”, eu sempre falo: o que for necessário para atingir o objetivo — ser capaz de aproveitar o melhor das estratégias envolve isso!

Por exemplo, quando a verba é curta, a empresa é nova no digital e tem o objetivo de gerar leads, fazer apenas uma campanha de Google Ads pode até parecer simples, mas se cumpre com o objetivo, por que complicar?!

Então é muito importante, na minha opinião, que as estratégias comecem a partir de um entendimento de tudo que já foi feito pela empresa antes — o que deu certo, o que deu errado, o que deu errado e deve ser evoluído…

E, se nunca foi feito nada, é momento de testar, colocar uma estratégia para rodar e ir desenvolvendo ela aos poucos.

Agora, uma estratégia já madura e completa pode contemplar ações de curto, médio e longo prazo. Por exemplo:

  • Curto prazo: anúncios;
  • Médio e longo prazo: SEO e Marketing de Conteúdo, integrando anúncios, redes sociais, e-mail…

Por isso que é fundamental estar muito antenado a novas mídias, tendências, o que otimizar para ter resultados superiores e assim por diante.

A gente segue essa ideia aqui na Orgânica porque, quanto antes pôr em prática e evoluir, melhor — assim é que se descobre o que dá certo (e o que dá maior retorno)!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Entender sobre pessoas

Por último, mas não menos importante: é necessário entender sobre pessoas porque o Marketing não se trata de empresas, e sim de pessoas!

“Ah, Rodolfo, mas estamos no digital.” — só que, assim como as empresas, o digital também é formado por pessoas que consomem, interagem com a nossa marca e compram através da Internet.

E, se você nunca parou para pensar, o relacionamento online é muito diferente daquele que se tinha com o público do rádio ou dos jornais. No digital, a marca interage com o cliente a todo momento. Se ele envia um comentário na rede social, ela precisa responder. Se envia um e-mail, também. E tudo isso o mais rápido possível!

Então você precisa saber por qual canal se comunicar, qual linguagem utilizar, quais são as dores ou desejos do seu público e como abordá-lo. Quanto mais próximo, personalizado e “humanizado” for esse relacionamento, mais fácil será a venda!

Aproveitando, eu também quero compartilhar com você esta frase de um dos meus autores preferidos, que tem tudo a ver com o que falei até agora:

Simon Sinek100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende as pessoas, não entende os negócios.

Simon Sinek

Ah, e antes que eu me esqueça, você pode conferir várias outras frases de Marketing Digital na dica abaixo. Espero que goste!

Dica: Frases de Marketing Digital: inspirações para você e seu time

Como começar no Marketing Digital?

Bom, só para recapitular, você já viu o que significa Marketing Digital, as áreas de atuação e algumas outras questões que o englobam. Chegou a hora, então, de saber o que é necessário para traçar uma boa estratégia e começar a ter resultados:

Tenha clareza do seu objetivo

Em primeiro lugar, defina qual é o objetivo principal da estratégia de Marketing Digital:

  • É atrair tráfego para o site?
  • É conseguir leads?
  • É fazer com que o seu aplicativo seja baixado?

Não deixe de definir sua persona

Já que repetir isso nunca será demais, você também precisa ter a sua persona muito bem definida. Senão, você vai investir dinheiro para falar com as pessoas erradas — o que não faz sentido nenhum!

Mapeie a Jornada do Cliente

Geralmente, os estágios da jornada de compra do cliente incluem:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Intenção ou decisão de compra.

É crucial compreender cada um desses estágios para adaptar sua comunicação e desenvolver ações personalizadas! Saiba mais com este nosso guia completo:

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Escolha a melhor estratégia para seu caso

Após definir o objetivo e mapear a jornada da persona, a estratégia deve englobar tudo o que for necessário para atingi-los. Mas, claro, tenha em vista o orçamento que há disponível para você e foque no objetivo principal!

Por exemplo, três passos básicos para quem está começando no Marketing Digital podem ser:

  • Branding: crie a identidade da sua marca e faça ela se tornar conhecida;
  • Relacionamento: agora que você conseguiu atrair a sua audiência, você precisa estar presente no dia a dia dela. Entregue conteúdos que sejam relevantes e nunca deixe de responder as pessoas;
  • Ativação: certifique-se, por meio das métricas, de que o seu conteúdo está realmente convertendo leads em clientes.

Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas

Ou, se você quer gerar leads e não tem muito dinheiro para gastar, pode priorizar a criação de iscas — geralmente chamadas de materiais ricos, como livros digitais ou e-books, webinars, cursos gratuitos, etc. — e uma landing page (página de captura), onde as pessoas preencherão um formulário para baixar o conteúdo:

Landing Page

A partir daí, caso o seu site não tenha um alcance orgânico considerável, a divulgação da landing page pode ser feita por meio de anúncios no Google Ads, Instagram Ads e Meta Ads, que permitem uma boa segmentação do público a um custo relativamente baixo.

Resumindo, tudo vai depender:

  • Do seu objetivo;
  • Da sua persona;
  • Do quanto você tem disponível para gastar;
  • Em quanto tempo deseja alcançar os resultados.

Faça testes (e aprenda com eles!)

Sua empresa já fez alguma campanha digital antes? O que ela fez que deu certo? E o que deu errado? 

No Marketing Digital, nem sempre as coisas saem conforme o planejado. Mas a boa notícia é que você pode fazer testes, observar as métricas e encontrar onde precisa melhorar. Depois, é só fazer ajustes na sua estratégia!

Dica: Orgânica Digital: o que fazemos?

Faça Marketing Digital com significado!

Neste conteúdo, mostrei para você o significado de Marketing Digital, assim como o que é necessário para uma estratégia completa.

Não importa o tamanho da sua empresa: se você quer se tornar conhecido dentro e fora da Internet, investir em Marketing Digital sempre será uma boa ideia. 

Aqui na Orgânica, por exemplo, somos uma agência de Marketing Digital com várias histórias de sucesso dos nossos clientes. Clique aqui para vê-las!

São mais de 15 anos de mercado. Já trabalhamos com multinacionais, mas também com empresas locais que queriam melhorar a sua presença online (e conseguiram).

Quer ver resultados no seu negócio? Fale com a gente e receba, gratuitamente, um diagnóstico do seu negócio! 💚


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.