5 dicas para lidar com comentários negativos na internet + E-book bônus: como fazer um plano de Marketing Digital


5 dicas para lidar com comentários negativos na internet + E-book bônus: como fazer um plano de Marketing Digital

Você está preparado para lidar com comentários negativos na Internet? Esse espaço é bastante utilizado pelo público para demonstração de suas experiências com as empresas, sendo elas positivas ou não. Infelizmente, por falta de preparo, muitos empreendedores não sabem como reagir diante de uma insatisfação e acabam piorando ainda mais o cenário.

Saiba que, mesmo que sua organização cuide bem de cada relacionamento e busque sempre proporcionar as melhores experiências de compra, as críticas fazem parte do processo — e nem sempre serão construtivas.

Então, para te ajudar a saber como trabalhar esses comentários, preparamos este artigo com as 5 principais dicas. Confira!

1. Não exclua os comentários negativos

A primeira coisa que muitas pessoas fazem é excluir os comentários negativos. Um grande erro! Isso não resolve o problema. Muito pelo contrário: a pessoa que fez a crítica pode se sentir desprezada e tecer novos comentários, ainda mais pesados.

O ideal é que você deixe as mensagens e responda com clareza. É muito importante saber que problemas acontecem, por mais que batalhemos dia a dia para evitá-los. Devemos aprender com os erros e nos colocarmos à disposição para resolvê-los.

Muitas vezes, o que realmente fideliza o cliente é justamente o empenho demonstrado para resolver situações inesperadas.

Dica: Afinal, por que a retenção de clientes é mais barata do que a venda?

2. Responda o mais rápido possível

Quanto mais tempo você demorar para responder um comentário negativo na Internet, pior a situação pode ficar. Mais do que em qualquer outro lugar, aqui, o tempo é fundamental!

É claro que você não deve responder de qualquer forma, sem analisar o caso. Mas faça isso no espaço de tempo mais curto possível. Essa atitude mostrará a preocupação da empresa em realmente resolver aquela situação.

Sendo assim, é importante que você monitore bem cada canal de comunicação. Isso evitará que alguma mensagem passe despercebida.

3. Ofereça uma solução prática

Na maioria das vezes, quando um cliente publica um comentário negativo na Internetsobre a empresa, os produtos ou qualquer outro aspecto, o que ele deseja é que aquela situação seja trabalhada para que não aconteça novamente, ou melhor ainda, que seja melhorada.

Então, ofereça uma solução prática para o caso. Não crie procedimentos longos e complexos: seja simples e objetivo

4. Não dê respostas padronizadas

Um erro frequente que é cometido pelas empresas é responder os comentários com mensagens padronizadas, sejam eles positivos ou negativos. Além de não causar uma boa impressão sobre a empresa, isso demonstra falta de preocupação com seus clientes.

Sempre crie respostas autênticas, pensadas para resolver cada caso específico. Procure sempre mostrar ao seu consumidor que você está empenhado em resolver aquela situação da melhor forma possível.

Dica: Como os comentários negativos de clientes na internet impactam suas vendas

5. Seja empático

Por fim, é muito importante que você seja empático, ou seja, que se coloque no lugar da pessoa que teceu o comentário negativo na Internet.

Analise os motivos que a levaram a isso, investigue o caso e entenda o ocorrido. Você deve buscar compreender a reclamação do cliente para oferecer uma solução realmente eficaz.

Portanto, vimos que os comentários negativos de clientes na Internet existem e vão continuar existindo. É preciso ter sabedoria para lidar com isso, evitando que um simples problema se torne algo muito maior.

Fique à vontade para usar todas as dicas que foram citadas acima e sempre trabalhe para fortalecer os relacionamentos com o seu público. Os resultados podem ser uma ótima reputação da marca e aumento nas vendas!

E então, gostou das nossas dicas para lidar com os comentários negativos na Internet? Esperamos que sim! E se você está preocupado com o sucesso de sua empresa na internet nós temos um E-book que pode te ajudar. Confira abaixo! 

E-book bônus: Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Neste e-book você irá aprender um passo a passo de como planejar ações de sucesso utilizando o Marketing Digital. Clique no banner e garanta o seu!

E-book: Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa




Por
11/04/2018

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!