Busca orgânica: como alcançar as primeiras posições


Rodolfo Benetti

Por   

 07/03/2024 
 

Rodolfo Benetti
07/03/2024

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Tudo bem? Aqui é o Rodolfo!

Aparecer nas melhores posições dos mecanismos de busca, sem precisar pagar por isso, é um desejo de muitas empresas. Mas você sabe como posicionar seu site na busca orgânica?

Nesse caso, as páginas aparecem na busca por sua qualidade e não pelo investimento em publicidade paga.

Continue comigo para ver todas as vantagens de alcançar as primeiras posições e entender como otimizar seu site ou blog para consolidar sua visibilidade online!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Qual a importância de ranquear na busca orgânica?

O hábito de pesquisar nos motores de busca já faz parte do cotidiano das pessoas.

Elas utilizam plataformas como o Google para tirar dúvidas sobre assuntos diversos, encontrar informações das empresas, comparar preços de produtos, conhecer mais sobre serviços, entre tantas outras finalidades!

Esse comportamento faz parte da jornada de compra dos consumidores, e é importante que seu site apareça nesses momentos, com conteúdo de qualidade, para os potenciais clientes escolherem a sua marca quando decidirem adquirir um produto ou serviço.

E como isso é possível sem investir em anúncios nos buscadores? É o que irei te mostrar a seguir:

Como os mecanismos de busca ranqueiam as páginas?

Os mecanismos de busca têm um papel fundamental na organização e apresentação de informações na Internet — o que facilita (e muito!) a vida dos usuários que buscam por conteúdos relevantes.

E o processo de ranqueamento orgânico das páginas nesses mecanismos envolve alguns fatores:

  1. Os buscadores utilizam algoritmos sofisticados para indexar e classificar bilhões de páginas da web;
  2. O processo começa com a coleta de informações por meio de rastreadores, conhecidos como spiders ou bots, que percorrem a Internet seguindo links de uma página para outra (e é por isso que os links internos entre páginas do seu site, nas estratégias de link building, são tão importantes!);
  3. Os bots identificam e indexam o conteúdo das páginas, armazenando dados que serão utilizados para oferecer resultados relevantes às consultas dos usuários.

Dica: Consultoria de SEO: como funciona da análise à execução

Busca orgânica e SEO

A busca orgânica e o SEO (Search Engine Optimization) determinam o sucesso de muitos negócios online, uma vez que influenciam diretamente na visibilidade.

Como já disse, a busca orgânica se refere aos resultados de pesquisa apresentados de forma natural (e não paga) na Internet.

O tráfego pago envolve anúncios, mas o tráfego orgânico é baseado em algoritmos que classificam as páginas de acordo com sua relevância para a consulta dos usuários — mas não somente!

O Google, por exemplo, reúne os diversos critérios de ranqueamento de páginas em quatro elementos, resumidos na famosa sigla E-E-A-T:

  • Experiência;
  • Especialização;
  • Autoridade;
  • Confiança.

São critérios do Google para avaliar a qualidade de uma página e incluí-la (ou não) nos resultados de busca orgânica, garantindo que vai mostrar somente resultados confiáveis e úteis aos usuários.

Isso significa que, ao levar esses fatores em consideração, é possível que seu site tenha melhor posicionamento nas SERPs, o que impulsiona sua visibilidade e demais resultados em tráfego orgânico.

Já o SEO considera um conjunto de técnicas que visam otimizar um site para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

Essas técnicas vão desde a escolha de palavras-chave até a otimização de conteúdo, meta tags, estrutura de URL, inclusão de SERP features nos conteúdos, entre outras.

Mas qual o papel do SEO na busca orgânica? É o que vou te mostrar agora:

  • Garante que o conteúdo de um site seja relevante, informativo e de qualidade para ranquear nos motores de busca;
  • Utiliza link building para obtenção de links de qualidade e construção da autoridade do domínio;
  • Determina a experiência do usuário, incluindo a facilidade de navegação, rapidez de carregamento e a adaptação para dispositivos móveis.

Ao otimizar seu site para a ranquear organicamente, as empresas aumentam sua visibilidade, alcançam um público mais amplo e qualificado e, consequentemente, têm a oportunidade de conquistar mais clientes!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Quais os benefícios em relação aos anúncios pagos?

Apesar dos anúncios em plataformas como o Google Ads serem ótimos para resultados imediatos, por se tratarem de uma mídia paga, é preciso tomar cuidado com o orçamento — para não extrapolar nos gastos!

Além disso, a dependência desse tipo de mídia gera um cenário de pouca resiliência: qualquer corte de custos pode gerar uma verdadeira catástrofe nas vendas e na rentabilidade do negócio.

Com o aumento da concorrência por certas palavras-chave patrocinadas, o custo por clique (CPC) também tende a aumentar cada vez mais.

Enquanto isso, a busca orgânica coloca no topo as páginas mais relevantes para a pesquisa do usuário, gerando mais conversões a médio e longo prazo.

Por isso, te digo que o ideal é investir tanto em anúncios, quanto na criação de conteúdo de qualidade otimizado.

À medida que seu ranking orgânico médio for melhorando, você consegue desacelerar as campanhas de links patrocinados, economizando uma boa parte do orçamento nas próximas campanhas de Marketing sem perder a qualidade e o potencial de resultado!

Dica: De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Como aparecer na busca orgânica?

Bora ver algumas dicas que aplicamos aqui na nossa agência de Marketing Digital, a Orgânica, para aumentar as chances de aparecer nas primeiras posições?

Entenda os conceitos principais

Para atingir melhores posições nos resultados de pesquisa, é necessário compreender e aplicar conceitos essenciais que influenciam o ranqueamento. Lembra-se do que comentei sobre o E-E-A-T?

Veja os principais:

  1. Relevância do conteúdo: os motores de busca priorizam páginas que oferecem conteúdo relevante e de qualidade, como textos informativos, imagens, vídeos e outros elementos que atendam aos usuários;
  2. Palavras-chave: a escolha e uso estratégico de palavras-chave relacionadas ao tema da página sinaliza ao mecanismo de busca o quanto o conteúdo é relevante para as pesquisas relacionadas ao tema;
  3. Reputação e autoridade do domínio: são determinadas pela quantidade e qualidade de menções e links de outros sites que apontam para o seu site, a experiência e a expertise dos autores, a organização dos conteúdos... Quanto mais reconhecidos são os autores, por exemplo, maior será a autoridade do site;
  4. Experiência do usuário: fatores como velocidade de carregamento da página, navegabilidade e adaptabilidade para dispositivos móveis facilitam a Experiência do Usuário e são valorizadas pelos motores de busca;
  5. Engajamento do usuário: a interação com o conteúdo, como tempo de permanência na página, taxa de cliques e compartilhamentos, também influencia no ranqueamento. Via de regra, quanto mais interações, melhor é a percepção dos motores de busca sobre o conteúdo;
  6. Atualização constante: páginas atualizadas regularmente são vistas como mais relevantes. Os mecanismos de busca consideram a frequência das atualizações e a disponibilização de informações recentes.

Invista em Marketing de Conteúdo

Procure entender bem o seu público-alvo e fornecer informações significativas para ele.

Para isso, crie conteúdos completos e originais, a fim de demonstrar como sua marca é uma referência no mercado em que atua.

O formato de blogpost é bastante recomendável, mas você também pode publicar e-books, podcasts, infográficos e muito mais em uma landing page!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Use palavras-chave estratégicas

As palavras-chave podem ser formadas por uma única palavra ou mais, e existem algumas ferramentas que podem te ajudar a escolher as mais relevantes para seu conteúdo, como:

  • Semrush;
  • Google Trends;
  • Google Ads;
  • Ahrefs.

Com elas, é possível analisar o volume de buscas de cada termo, por exemplo.

A competitividade também precisa ser avaliada: palavras genéricas podem atrair o público errado e gerar custos desnecessários para o time de Marketing e o de vendas.

Então pesquise esses termos com dedicação e analise quais são os mais adequados para atração da sua audiência!

Divulgue os conteúdos

A divulgação dos seus materiais é parte da estratégia de SEO aliada ao Marketing de Conteúdo.

Mas lembre-se: essa ação também envolve a comunicação direta com portais, influenciadores digitais e outras autoridades do seu nicho. Dessa maneira, é possível motivá-los a inserir links para seu site ou blog!

Também mantenha em mente que os links patrocinados têm, sim, a sua importância, mas que a busca orgânica é quem fornece um retorno mais consistente, duradouro e frequentemente com melhor custo-benefício para o seu negócio.

Siga essas recomendações e aumente as possibilidades de aparecer entre os primeiros!

Não fique à deriva na busca orgânica!

A busca orgânica, baseada na qualidade e relevância do conteúdo, influencia na jornada do consumidor e na consolidação da presença online da sua empresa.

Para posicionar seu site nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, meu último conselho para você é: aprenda Marketing de Conteúdo com quem é especialista em vendas, veja outros conteúdos de SEO gratuitamente, aqui no blog da Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.