Consultoria de SEO: como funciona da análise à execução


Guilherme de Bortoli

Por   

 12/02/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Por mais que os objetivos de cada empresa variem, algo em comum entre todas as marcas que decidem criar uma forte presença na Internet é o desejo de vender mais, de forma previsível, e com um ritmo de crescimento sustentável!

Esses resultados são as consequências comuns das estratégias de Marketing Digital visando aumentar o tráfego de clientes em potencial para o seu site (e melhor qualificados, para os quais é mais fácil vender), fazendo com que o seu negócio:

  • Seja posicionado entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca;
  • Seja visto pelo público ideal nas plataformas da Internet por onde ele anda;
  • E construa autoridade ao se mostrar como a melhor opção do mercado!

A consultoria de SEO cumpre o papel de ajudar você a descobrir o que a sua empresa precisa fazer para alcançar resultados, como os que listei acima, ao entender:

  • O que o seu cliente ideal espera da sua empresa;
  • Como adaptar o seu site para servir como um funil de vendas;
  • E o que falta para a sua marca alcançar a visibilidade que precisa — e vender mais!

Se você procura mais atenção para o seu negócio, uma saída maior para os seus produtos ou serviços, e o prestígio que as maiores marcas do mundo conquistaram pela Internet, não tem investimento melhor do que a consultoria de SEO!

Este texto tem tudo que você precisa saber sobre esse serviço de Marketing Digital, incluindo dicas para escolher a consultoria certa para as necessidades da sua marca e como fazer uma análise gratuita com a melhor agência de SEO!

Pronto para começar?

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Por que se preocupar com SEO?

Tudo que envolve o fortalecimento da presença da sua empresa na Internet mora sob a sigla do SEO: a Otimização para os Mecanismos de Buscas!

Com origem no inglês "Search Engine Optimization", o SEO é a maior técnica disponível no Marketing Digital para destacar a sua empresa acima da competição e angariar novos clientes ao fazer com que o seu negócio apareça nos primeiros resultados das pesquisas feitas em plataformas como o Google e o Bing!

Criar perfis nas redes sociais ou montar um site, sem um planejamento específico de SEO para atingir os objetivos financeiros da sua marca, se torna mais uma aposta do que um investimento: você não tem como garantir que a sua empresa será encontrada na Internet!

A competição pelo posicionamento nos resultados das pesquisas — e a briga pela atenção das pessoas no cenário virtual — é tão sangrenta, que você pode acabar gastando uma fortuna (ou um tempo irrecuperável) criando conteúdos incríveis que jamais serão vistos por quem importa: gente com interesse de comprar o que a sua marca oferece!

Para piorar, sem o monitoramento constante da consultoria de SEO, dificilmente você terá como extrair, coletar e interpretar as informações mais importantes sobre o comportamento do seu público ou sobre os resultados dos seus esforços de vendas — dados fundamentais para embasar futuras estratégias, justificar investimentos e garantir que eles tragam os resultados que o seu negócio precisa!

Você já ouviu falar de consultoria de SEO?

A NASA jamais coloca um novo satélite no espaço sem uma auditoria completa sobre:

  • Quais resultados a agência precisa alcançar;
  • Em quanto tempo precisa fazê-lo;
  • E através de quais recursos.

Isso porque os investimentos para levar uma nave ao espaço são multimilionários, envolvem o tempo de dezenas de equipes, e precisa extrair o máximo de retornos sobre tais esforços — o que é idêntico ao que precisa ser feito por uma empresa com o desejo de aumentar a própria visibilidade na Internet!

Por mais que a consultoria de SEO não leve naves ao espaço, ela coloca as marcas no radar do público mais rentável (fazendo valer cada centavo ou gota de suor investido no processo) ao:

  • Avaliar o cenário atual da empresa através de uma auditoria com foco no que precisa ser feito para a marca chegar onde quer;
  • Planejar uma estratégia que leve em consideração tal cenário se aproveitando dos recursos disponíveis e evitando as armadilhas que consomem esses recursos sem aproximar o negócio do objetivo dele;
  • E executar esse planejamento com monitoramento constante para tornar essa iniciativa infalível, ajustando o curso da estratégia em tempo real e coletando dados indispensáveis para os futuros planejamentos das vendas!

Dica: 10 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem

Os benefícios que a consultoria de SEO oferece

Colocar a sua empresa na frente do cliente certo (e convencê-lo a comprar) é um processo poderosíssimo, já que os resultados se tornam cada vez mais previsíveis, certeiros e maiores — mas as vantagens da consultoria de SEO não param por aí!

Listei abaixo alguns dos benefícios mais gritantes dessa estratégia:

Melhora na classificação nos motores de busca

Quando os algoritmos precisam decidir quais sites mostrar nos resultados das buscas (e em quais posições), eles consideram uma série de fatores, muitos deles secretos. Dentre os conhecidos, os mais importantes são:

  • A otimização de um site como um todo (o código invisível que acelera o carregamento e apresenta meta tags e palavras-chave na estrutura digital dele);
  • A autoridade da empresa, sendo medida sobre a quantidade de referências que apontam de fora (de outros sites ou empresas) para ela, além da quantidade de pessoas acessando a página e o tempo que elas passam ali;
  • E o quanto as informações disponíveis no site são realmente úteis (ou seja, voltadas para o Sucesso do Cliente em vez de uma propaganda vazia com o intuito de angariar cliques sem oferecer nada de valor prático para os visitantes).

A consultoria de SEO faz com que todos esses requisitos sejam atendidos, dando 100% de certeza de que a sua empresa aparecerá para todas as centenas de milhares de pessoas com interesse no que você tem para oferecer a elas!

Aumento da credibilidade e confiança

Quando o site do seu negócio se torna otimizado do código ao conteúdo, a experiência dos visitantes se torna fácil e prazerosa, fazendo com que os algoritmos confiem na mensagem que você está compartilhando (melhorando o posicionamento do site nos resultados das buscas) e passando credibilidade para os usuários que esbarram com a sua marca na Internet!

Um consultor de SEO criará um plano de ação para construir uma imagem que passe confiança e profissionalismo baseada no que a marca gostaria de representar para si, para o público e para o mercado!

Atração de leads qualificados

Os leads qualificados é como são chamados os clientes em potencial com a maior probabilidade de comprar os produtos ou serviços que o seu negócio oferece — e o melhor jeito de atraí-los (ou de converter leads comuns nessas minas de ouro) é através de palavras-chave específicas: todas formuladas pela consultoria de SEO!

Saber quais são as palavras-chave certas vai muito além de identificar os termos mais populares, atualizar os seus conteúdos, e torcer para a otimização dar certo. Como cada palavra-chave descreve um momento de conscientização diferente dos leads em relação à sua marca, é preciso entender:

  • Quem são os seus leads;
  • Quais são os desejos, medos ou dúvidas deles;
  • E como você pode ajudar a resolvê-los!

A partir desses questionamentos, a atração de leads qualificados acontece com mais naturalidade (de forma orgânica) e menos esforços (e menos gastos), fortalecendo o funil de vendas com pessoas realmente dispostas a comprar ou a serem abordadas para uma venda — dando uma base sólida para o seu negócio criar raízes e florescer!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Aumento de vendas

Ao integrar a consultoria de SEO às suas estratégias de vendas e atrair leads cada vez mais qualificados para o funil do seu negócio na Internet, uma coisa mágica acontece: o seu time comercial para de perder tempo com clientes que não estão maduros para comprar, e pode se dedicar àqueles que estão prontos para passar o cartão!

A consultoria de SEO também traça um plano para que os clientes menos propensos a fechar negócio sejam nutridos com conteúdos especiais (capazes de qualificar esses leads), e para fazer com que os clientes que já compraram voltem a fazer negócio com a sua empresa.

São iniciativas que levam a um aumento considerável nas vendas, na lucratividade que impulsiona o crescimento, e no desempenho das suas equipes!

Análise e monitoramento constantes

Uma das maiores vantagens de contratar a consultoria de SEO é que a sua empresa terá acesso às informações mais valiosas sobre os seus clientes e sobre os resultados das suas estratégias de vendas!

Essas análises acontecem regularmente por parte dos consultores e garantem que a presença da sua marca na Internet esteja sempre em boa forma: atraindo gente, gerando clientes qualificados, e vendendo sem parar!

O monitoramento constante do desempenho do site da sua marca também permite ajustes finos para resolver engasgos antes que eles se tornem problemas graves, e orientam decisões futuras baseadas em dados concretos sobre o comportamento dos diferentes tipos de leads em relação ao seu negócio — eliminando as dúvidas e os erros causados pelos achismos!

O que o consultor de SEO vai fazer?

Você já deve ter notado que expandir a visibilidade da sua empresa na Internet, através dos motores de busca e outras plataformas, vai muito além de salpicar algumas palavras-chave aqui e ali e contar com a sorte para essa "estratégia" dar certo.

O que a consultoria de SEO faz na prática é entender a psicologia de compra dos seus diferentes tipos de clientes (dos mais frios aos mais quentes) para fazer com que eles sejam atraídos aos conteúdos certos: aqueles capazes de inserir essas pessoas em funis ou em canais de nutrição que levam ao fechamento de mais vendas!

Essa atração acontece pela enorme exposição que o seu negócio passa a ter em sites como o Google, que apresentam o seu negócio, os seus produtos ou serviços, para cada vez mais pessoas — e no instante em que elas procurarem por uma solução!

Ao fazer com que as melhores páginas apareçam para as pessoas ideais, o consultor de SEO garante a satisfação do público e, principalmente, a lucratividade da sua empresa!

Explicarei tudo isso com mais detalhes logo abaixo — vem comigo!

Dica: 6 serviços de SEO para contratar e maximizar resultados!

Análise e auditoria técnica

A análise técnica da consultoria de SEO checa frequentemente a arquitetura do site para assegurar que o código continue otimizado enquanto o seu negócio recebe mais tráfego, se mantendo rápido ao carregar em todos os dispositivos, e fácil para os visitantes navegarem nas páginas pelo maior tempo possível!

Como os algoritmos dos mecanismos de busca valorizam as empresas focadas na experiência dos usuários nos sites, o resultado dessa auditoria contribui para a fidelização dos clientes enquanto eleva o posicionamento da sua marca nos resultados das pesquisas na Internet — trazendo ainda mais gente qualificada para comprar de você!

Análise de mercado e concorrentes

O trunfo da consultoria de SEO no que diz respeito a maximizar a visibilidade da sua empresa (e as suas vendas) sem gastar mais do que o necessário, é o mergulho analítico que o consultor faz sobre o mercado e os seus competidores!

Saber como anda o setor no qual o seu negócio atua, onde os seus concorrentes estão errando, quais posições eles alcançam nas pesquisas da Internet e quais oportunidades podem ser tiradas disso, embasa as futuras estratégias e pode guiar até a geração de novos produtos, serviços ou a exploração de novos públicos!

Nenhum arquiteto construiria um castelo sobre um terreno pantanoso: seria um desperdício de dinheiro, de tempo e de mão de obra! Ele analisaria a região, identificaria todos os prós e os contras dela, e só então criaria uma estratégia antes de iniciar uma construção.

A análise de mercado e dos concorrentes pelo consultor de SEO faz a mesma coisa, só que impedindo o seu negócio de afundar nas armadilhas do seu próprio nicho!

Implementação de melhorias

Depois que o consultor de SEO fizer todas as análises para entender o comportamento do público, da concorrência, e do papel da sua empresa na vida dos clientes em potencial, ele irá sugerir melhorias diretas nas páginas do site da sua marca para ter certeza de que os algoritmos a posicionarão no topo das buscas!

Essas melhorias envolvem tudo aquilo que os visitantes não veem (como o código do site) até os conteúdos das páginas em si, como:

  • A melhoria dos títulos;
  • A adição das meta descrições;
  • As otimizações das tags de cabeçalho;
  • A estruturação das URLs (os endereços das páginas);
  • A densidade das palavras-chave;
  • E a otimização das imagens (para carregarem rapidamente, evitando que os visitantes abandonem a página por impaciência, afetando o posicionamento da sua marca nos mecanismos de buscas).

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Planejamento de palavras-chave

Com dados concretos e projeções inteligentes baseadas neles, a consultoria de SEO identificará quais são as palavras-chave mais relevantes para cada segmento do público que a sua marca deseja atrair, nutrir e converter em comprador!

Como a missão é gerar tráfego qualificado, o consultor poderá:

  • Otimizar os termos pelos quais o seu negócio já seja reconhecido;
  • Desenvolver palavras-chave de cauda longa (com vários termos agregados);
  • E evitar aquelas que apresentam uma competição pouco vantajosa para os objetivos financeiros da sua marca!

Criação de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma parte importantíssima para o sucesso de uma estratégia de vendas pela Internet, especialmente no que diz respeito ao SEO!

O seu consultor avaliará todos os materiais já publicados pela sua empresa e implementará algumas das melhorias que citei anteriormente, incluindo o uso das novas palavras-chave!

A intenção é manter a sua empresa conectada, valiosa e relevante para o seu público ideal — e a criação de conteúdo é um dos jeitos mais certeiros de fazer isso!

Link building

Link building é uma prática da consultoria de SEO voltada para a construção de backlinks: indicações de sites relevantes e confiáveis para o site do seu negócio!

Quanto mais autoridade esses sites de terceiros tiverem, mais autoridade o seu negócio herdará deles — uma vez que os mecanismos de buscas levam os backlinks muito a sério na hora de posicionar uma página nos resultados das buscas!

Dica: Aprenda como impulsionar sua estratégia de SEO com backlinks

Como escolher um serviço de SEO

O primeiro fator que você precisa considerar na hora de escolher os serviços de consultoria de SEO são as necessidades de crescimento da sua empresa:

  • Onde ela quer chegar?
  • Em quanto tempo?
  • Usando quais ferramentas?
  • E, o mais importante, por quê?

Depois, você precisa identificar uma agência de consultoria que se adeque a essas necessidades, mas que já tenha alcançado resultados significativos durante o tempo de atuação dela no mercado para outros clientes.

Afinal, o único jeito de saber se uma agência pode auxiliar o seu negócio a vender mais é olhando para o portfólio dela (e para o lucro gerado por ela) em parceria com empresas anteriores!

Essa observação indica o nível de expertise da consultoria de SEO dessa agência e o quanto ela mantém o foco nos resultados para além das promessas: se ela diz que consegue fazer você vender mais, onde é que está essa prova?

O nível de sucesso ou de popularidade da agência também são indicativos do potencial dela em transformar os seus objetivos em realidade com o menor desperdício de recursos (e dor de cabeça) possível.

Esse é o caso da Orgânica, eleita consecutivamente a melhor agência de Inbound Marketing do Brasil!

Dona de um portfólio de clientes que conta com mega corporações nacionais (e com aumentos nas vendas para elas que ultrapassam os 1700%), a Orgânica domina os primeiros resultados dos mecanismos de buscas para tudo que envolve SEO e Marketing Digital, há anos!

É esse tipo de reputação, dedicação e comprovação que você precisa na hora de escolher a sua parceira — qualquer coisa abaixo disso é furada!

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

O impacto transformador do SEO para negócios

Não estou exagerando quando afirmo que a consultoria de SEO é o diferencial que faz a maioria dos negócios crescer — dentro e fora da Internet!

Como a construção da autoridade começa pelo meio digital (fazendo com que o seu negócio apareça nas primeiras posições dos resultados das buscas) e se traduz rapidamente para o mundo real (no qual as pessoas falam sobre e recomendam a sua empresa), a sua marca se torna uma referência confiável para clientes em dúvida e, melhor ainda, para aqueles que estão prontos para comprar!

O SEO tem um impacto transformador nessa jornada porque:

  • Ele atrai e filtra os leads conforme o nível de consciência deles em relação às ofertas da sua empresa;
  • Os alimenta com os conteúdos mais apropriados para convertê-los em consumidores;
  • E multiplica a quantidade de vendas da sua marca por conta disso!

Como você aprendeu aqui, a consultoria de SEO começa com uma auditoria sobre a presença atual do seu negócio na Internet para reconhecer as tangentes pelas quais a sua empresa pode crescer (e quais erros evitar), sem o desperdício de recursos, e com uma certeza inabalável no sucesso dos seus resultados!

Se é esse o tipo de processo que você precisa reproduzir na sua empresa, recomendo que você complete o Diagnóstico + Consultoria de SEO aqui da Orgânica — é grátis e diz tudo que você precisa fazer para a sua marca pegar fogo na Internet!

Pode ser que o SEO não leve você aos confins da galáxia igual à NASA faz com as naves, mas é certo que ele pode trazer os melhores clientes (e muito mais dinheiro) para o seu negócio!

Você não precisa de mais nada para dominar o mercado!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.