Conseguir backlinks pode ser uma tarefa desafiadora e constante na rotina de quem trabalha com conteúdo e SEO. Mas quer saber de uma coisa? Vale muito a pena!
E tudo porque o link building serve como uma excelente indicação — se um site em que confio diz que esse outro conteúdo vale a pena ser lido, eu leria.
Mas será que vale tudo para alcançar os resultados dessa estratégia? Já te adianto que não, mas siga com esta leitura para entender os motivos e como você pode melhorar o seu trabalho de backlinks com as melhores práticas atualmente.
Os riscos de uma estratégia equivocada para conseguir backlinks
Para quem não tem certeza do que é link building, uma rápida introdução:
Link building é o processo de aumentar a quantidade e a qualidade de links externos que apontam para o seu site. Os mecanismos de busca consideram os backlinks como votos de confiança e relevância, influenciando na classificação do seu domínio e os conteúdos que você publica.
E por que você não deveria tentar de tudo para impulsionar os resultados com essa estratégia? Bom, segundo os algoritmos do Google, você pode acumular penalizações por isso. Confira alguns exemplos:
- A compra de backlinks pode resultar na obtenção de direcionamentos para as suas páginas, mas a origem deles, normalmente, é de baixa qualidade, de sites não confiáveis. Isso leva a uma diminuição na reputação do seu domínio, além de violar as diretrizes de qualidade do Google;
- Trocar links com sites semelhantes e sem critérios de qualidade, ou através de práticas automatizadas, pode resultar em uma rede de backlinks de baixa qualidade e relevância. Isso pode ser interpretado como uma tentativa de manipular os mecanismos de busca e prejudicar a credibilidade do seu site;
- As PBNs (Redes de Blogs Privados) envolvem a criação de uma rede de sites interligados para criar backlinks entre si. Embora possam parecer eficazes, inicialmente, as PBNs também são consideradas uma prática manipulativa e contra as diretrizes do Google.
Ou seja: é preciso ter muito cuidado com essas ações para não serem interpretadas como maliciosas e contribuírem com a perda de ranqueamento nos resultados de pesquisa, a queda na reputação do site ou mesmo a remoção das suas páginas dos índices dos mecanismos de busca.
São riscos que, particularmente, não recomendo correr. Por isso, a seguir, vou te dizer quais são os principais erros na hora de executar uma estratégia de link building para que você não caia em nenhuma cilada!
Dica: 10 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem
Os principais erros na estratégia de link building
Você sabia que 88% dos consumidores dizem que confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais? Isso explica, também, o sucesso comercial dos influenciadores digitais.
E o que isso tem a ver com link building? Tudo! Especialmente, quando seus backlinks estão conectados a sites respeitáveis e com boa classificação nos mecanismos de busca.
Então, evite conseguir backlinks a qualquer custo — o que inclui as ações a seguir — para evitar as desagradáveis consequências que eu mencionei anteriormente.
Utilizar links de baixa qualidade
Trocar backlinks indiscriminadamente pode resultar em penalizações. Ainda mais quando eles são obtidos em sites de baixa qualidade, irrelevantes para seu nicho ou de forma excessivamente agressiva, sem considerar a qualidade e relevância do conteúdo.
Você possivelmente já recebeu alguma abordagem no LinkedIn com a proposta de conseguir backlinks rápidos e de vários sites. Eu recebo quase todos os dias. Fuja dessas armadilhas, hein?
Comprar backlinks
A compra de backlinks é contra as diretrizes dos mecanismos de busca, com penalizações severas.
Lembre-se: é possível (e altamente benéfico) construir backlinks de forma orgânica e genuína, avaliando a autoridade do domínio, se ele produz conteúdo relevante para a sua audiência e o compromisso com a profundidade das informações publicadas.
Ignorar as diretrizes dos mecanismos de busca
Tentar manipular os resultados de pesquisa de maneira desonesta também pode resultar em prejuízos graves para você, fazendo com que sua empresa não apareça no Google.
Sabe aquele “barato que sai caro”? Pois é! O Google e outros mecanismos de busca contam com algoritmos avançadíssimos, que são capazes de detectar qualquer movimento que infrinja as regras de funcionamento.
Pode até demorar, mas acredite, eles vão detectar caso haja algum desvio de conduta.
Dica: 20 técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições
Usar redes de links privados (PBNs)
PBN é a sigla para Private Blog Network, que acontece quando uma empresa torna-se detentora de vários domínios diferentes, apenas para gerar backlinks de outros blogs, para o seu site considerado “principal”.
Cuidado com as PBNs, porque elas são consideradas uma prática de manipulação. E, consequentemente, podem prejudicar tudo aquilo que você já construiu de bom em SEO.
Fazer técnicas de Black Hat SEO
Técnicas de Black Hat SEO, que violam as diretrizes dos motores de busca (como o Google), podem prejudicar seriamente a estratégia de SEO em médio e longo prazo.
Ainda não sabe do que estou falando? Abaixo, eu vou mostrar quais são as principais.
Cloaking
Cloaking é uma técnica que tenta enganar os algoritmos a partir da disponibilização de conteúdos diferentes para o mecanismo de busca e para os usuários — e, assim como você deve se angustiar quando alguém tenta te passar para trás, as consequências para o seu site não são nada agradáveis se essa tática for descoberta.
Hidden Text
A inclusão de texto oculto para enganar os motores de busca gera uma considerável desvalorização do seu conteúdo.
Isso geralmente acontece quando a pessoa coloca textos com a mesma cor do fundo da página, posiciona texto fora da tela ou usa CSS para esconder conteúdo.
Keyword stuffing
Inserir repetidamente palavras-chave de forma não natural ao longo do conteúdo pode prejudicar a Experiência do Usuário e levar à queda nos rankings dos mecanismos de busca.
Ninguém merece ler um texto que você vê a mesma palavra sendo repetida várias vezes. Fica chato, inconveniente e os algoritmos estão cada vez mais preparados para identificar essas situações que prejudicam a fluidez da leitura.
Publicar conteúdo de baixa qualidade
O que Bill Gates falou, lá em 1996, ainda vale para os dias atuais: o conteúdo é rei!
Portanto, qualquer conteúdo mal escrito, irrelevante ou duplicado afeta negativamente o resultado de SEO do site.
É essencial investir em produções originais, úteis e relevantes para proporcionar uma experiência positiva aos usuários e melhorar o desempenho nos mecanismos de busca.
Sabe o que pode ser feito para conseguir backlinks de qualidade? Aplicar o método Content+Performance da Orgânica, que foca na produção e compartilhamento de conteúdos relevantes e estratégicos.
Ele aumenta o potencial de entrega para uma audiência qualificada, além de atrair parceiros que vão confiar no seu site e enviar links para você.
Estratégias para conseguir backlinks de qualidade
Se já vimos o que não fazer para conseguir backlinks, o que mais — além do Content+Performance — funciona em estratégias de link building?
Eu acredito que a qualidade supera a quantidade. Inclusive, não é essa toda a base estrutural do conteúdo de Marketing Digital?
Por isso, vale mais a pena ter poucos, mas bons backlinks. E você pode alcançar esse objetivo com algumas ações estratégicas.
Dica: O que é Marketing de Conteúdo e por que é tão estratégico?
Relacionamentos e parcerias valiosas
Estabelecer relacionamentos com influenciadores, blogueiros e outras empresas pode gerar backlinks legítimos e autoridade de domínio.
Ao colaborar em projetos, compartilhar conteúdo relevante e oferecer valor mútuo, é possível construir parcerias sólidas que resultam em backlinks de qualidade!
Engajamento e autoridade
Participar de comunidades online relacionadas ao nicho da marca é uma maneira eficaz de adquirir reconhecimento e, por consequência, backlinks.
Contribua com engajamento — respondendo perguntas e a partir do compartilhamento de conhecimento, por exemplo — para estabelecer a autoridade da sua marca e atrair backlinks naturais de outros membros da comunidade.
Relações públicas e visibilidade orgânica
Identifique oportunidades de menções em publicações relevantes ou colabore com jornalistas e influenciadores para garantir uma cobertura maior de mídia para sua marca.
Essas ações geram backlinks valiosos e aumentam a sua visibilidade em buscas orgânicas.
Divulgação do conteúdo
Promover ativamente o conteúdo da marca é essencial para atrair backlinks externos.
Estratégias como guest posting — em que você contribui com conteúdo relevante para outros sites em troca de um backlink — podem ser altamente eficazes.
Além disso, compartilhar o conteúdo nas redes sociais, participar de fóruns e comunidades online e enviar press releases para publicações relevantes são outras maneiras de ampliar a divulgação e conquistar backlinks de qualidade.
Crescimento ético e sustentável em SEO!
Conseguir backlinks é uma estratégia valiosa para melhorar a visibilidade e a autoridade do seu site nos mecanismos de busca.
Fiz questão de te mostrar que essa estratégia deve ser planejada e, acima de tudo, ética. Por isso, adotar abordagens alinhadas às boas práticas dos algoritmos dos buscadores é essencial para obter bons resultados.
E também são os meios mais eficazes para evitar penalizações que podem colocar tudo a perder.
Não tente, então, comprar backlinks ou recorrer a práticas de Black Hat SEO. Isso pode trazer consequências severas, incluindo danos à reputação do site e a perda de classificação nos resultados de pesquisa.
Em vez disso, use as recomendações de ações que te dei, porque elas podem ajudar a trazer bons resultados e fazer a sua empresa conseguir backlinks saudáveis para seu domínio.
Mas a equipe da nossa agência de SEO pode fazer ainda mais pelo seu negócio, viu? Como fazer um diagnóstico e consultoria — gratuito e personalizado — para a sua empresa! Descubra aqui como nossos consultores podem te ajudar!