20 técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições


Guilherme de Bortoli

Por   

 21/11/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Quando eu falo sobre técnicas de SEO, o que te vem à cabeça? Códigos de programação, ferramentas de pesquisa de palavras-chave, conteúdos com boa escaneabilidade... Ou outra coisa?

Ao longo deste conteúdo, vou te mostrar que Search Engine Optimization (SEO) é um pouco disso tudo e muito mais!

É uma das partes mais importantes do Marketing Digital e, quanto antes a sua empresa entender quais são as melhores técnicas, mais cedo ela começará a colher os benefícios de ocupar as primeiras posições nos mecanismos de busca.

Então, sem tempo a perder, vamos ao que interessa!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

Tipos de SEO

Sempre quando o assunto é Search Engine Optimization (SEO), eu faço uma analogia com uma plantação. Não há quem não entenda depois disso!

Para sua plantação dar certo — e dar frutos — no futuro, você precisa contar com, no mínimo, dois elementos essenciais: um bom terreno e uma boa semente.

Sem um deles, a chance de fracassar é grande… E assim também acontece com SEO!

A estrutura do seu site e blog é o terreno e os conteúdos que você publica são as sementes, que se desenvolverão em plantas e se tornarão uma fonte de renda para o seu negócio.

Um não é mais importante que o outro: ambos precisam receber esforços contínuos, acompanhamento e melhorias para garantir os melhores resultados possíveis!

E, para facilitar a compreensão e a gestão de SEO dos negócios, especialistas dividiram o tema em algumas categorias. Veja só:

  • SEO On Page: refere-se à otimização de elementos no próprio site, como a qualidade do conteúdo, os títulos e subtítulos, a estrutura das URLs, o uso de palavras-chave, meta tags, etc.;
  • SEO Off Page: envolve atividades consideradas externas ao site, como a construção de backlinks de qualidade, ações de co-marketing, menções em redes sociais, entre outras;
  • SEO Técnico: esse tipo é focado na otimização da estrutura e do desempenho do site, incluindo a melhoria de indicadores como a velocidade de carregamento, a adaptação para dispositivos móveis e a configuração correta de meta tags;
  • SEO Local: é um caso mais específico, direcionado a empresas físicas ou que a localização tem forte impacto nas comunicações, e visa melhorar a visibilidade local nos resultados de pesquisa. Isso pode ser feito por meio da criação de perfis em diretórios locais e otimização de páginas com informações locais relevantes.

Cada uma dessas abordagens desempenha um papel importante na maximização da presença online e na melhoria do ranking nos resultados de busca. Mas não se preocupe: essa foi apenas uma introdução!

Nos próximos tópicos, explicarei em detalhes quais são as melhores técnicas a serem aplicadas em cada caso.

Técnicas de SEO On Page

Lembrando que SEO On Page é a otimizações aplicadas dentro das páginas e dos textos propriamente ditos, veja quais são as principais técnicas para melhorar os resultados nessa área:

1. Pesquisa de palavras-chave (head tail e long tail)

A pesquisa de palavras-chave é uma parte crucial do trabalho de SEO, e seu objetivo é identificar os termos que os usuários estão mais propensos a usar ao fazer uma pesquisa em algum mecanismo de busca. 

É importante conhecer dois conceitos associados a essa técnica: palavras-chave "head tail" e "long tail".

As primeiras são aquelas mais genéricas e, por isso, a concorrência para as primeiras posições é muito maior, enquanto as long tail são mais específicas e direcionadas a um público-alvo mais nichado, gerando tráfego de alta qualidade, apesar do volume de busca ser menor.

2. URLs amigáveis

As URLs são os links que ficam na barra de navegação. O termo “URLs amigáveis” resume o direcionamento para que elas sejam curtas, usem a palavra-chave principal da página ou do texto e que identifiquem, de uma maneira clara, sobre o que se trata.

Esse é um aspecto importante, que contribui para uma melhor experiência do usuário, para uma compreensão mais clara do conteúdo da página, e para facilitar a navegação e a indexação nos mecanismos de busca!

3. Títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos são elementos fundamentais para a organização e legibilidade do conteúdo. Mas não caia na furada de pensar que são apenas elementos de design!

O uso adequado da hierarquia de títulos e suas configurações em HTML (como H1, H2, H3, H4, etc.) melhora a estrutura do conteúdo e ajuda os robôs dos mecanismos de busca a fazer uma varredura pela página e entender a hierarquia das informações.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

4. Imagens otimizadas

Uma imagem fala mais do que mil palavras!

De fato, os recursos visuais são elementos importantes na construção de um site e de um blog. Mas não basta apenas procurar em um banco de imagens e inserir qualquer alternativa…Você precisa ter estratégia e lembrar do impacto delas em SEO!

As imagens, quando otimizadas, contribuem para um carregamento rápido da página, o que é outro fator crítico para a experiência do usuário — especialmente os usuários que acessam via celular, às vezes, com menor velocidade de Internet disponível.

Para isso, lembre-se de redimensionar as imagens, reduzir o tamanho mantendo a qualidade, e adicionar descrições alternativas (alt text) para que elas sejam compreendidas pelos mecanismos de busca, melhorando a acessibilidade e o SEO.

5. Velocidade de carregamento do site

A velocidade de carregamento do site é outro ponto essencial para o sucesso do SEO!

Páginas que carregam rapidamente têm uma melhor classificação nos mecanismos de busca e também oferecem uma experiência mais agradável aos usuários.

Um estudo divulgado no Think with Google mostrou: o aumento de 1 a 3 segundos no tempo de carregamento aumenta em 32% a probabilidade do visitante abandonar o seu site!

6. Meta descrições e meta tags

As meta descrições e meta tags fornecem um resumo conciso do conteúdo da página nos resultados de pesquisa.

Elas devem ser descritivas e atrativas para incentivar os usuários a clicarem no seu link e facilitar a interpretação do conteúdo do site por parte dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Dica: SERP: o que é e como usar para gerar mais leads

7. Mobile-friendliness

O conceito de mobile-friendliness também é muito importante, pois o uso de dispositivos móveis para acessar a Internet continua a crescer. Inclusive, um levantamento apontou que, no Brasil, já existem mais smartphones que habitantes!

Sites responsivos e compatíveis com uma boa diversidade de dispositivos móveis têm uma vantagem no ranking dos mecanismos de busca. O Google, por exemplo, prioriza páginas que oferecem uma boa experiência do usuário em dispositivos móveis.

Por isso, não se esqueça de garantir que seu site é otimizado para celulares e tablets, para alcançar o sucesso do SEO On Page!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Técnicas de SEO Off Page

O SEO Off Page, como expliquei anteriormente, se refere às iniciativas que contribuem para um melhor ranqueamento das suas páginas no Google ou outros mecanismos de busca, mas que não são executadas dentro do seu site.

Veja algumas das principais técnicas desse grupo:

8. Link building (backlinks e guest posts)

O link building é uma das abordagens mais importantes do SEO Off Page ao envolver o foco em obtenção de backlinks de alta qualidade — ou seja, que vêm de sites relevantes e confiáveis. 

Esses backlinks são um fator para o ranqueamento, funcionando como um dos critérios para o reconhecimento de um site por sua credibilidade!

Além disso, o guest posting, que é colaborar com conteúdo relevante em sites de terceiros, permite incluir links para o seu próprio domínio, o que ajuda a criar autoridade e atrair tráfego.

9. Redirecionamento em links quebrados

Outra técnica super importante é o redirecionamento de links quebrados, que envolve identificar e corrigir URLs que foram modificadas, seja porque os conteúdos foram atualizados ou as páginas foram excluídas.

Essa prática é crucial para assegurar que os visitantes e os motores de busca não encontrem erros 404, que são considerados graves e que podem prejudicar a experiência do usuário e a reputação do domínio!

10. Campanhas de relações públicas

As campanhas de relações públicas também são uma maneira interessante de conseguir menções de páginas que têm boa autoridade e aumentar o reconhecimento da marca em outros canais, alcançando uma audiência maior.

O trabalho de RP ajuda muito na estratégia de branding, mas vai além: ao conquistar cobertura em veículos de mídia respeitáveis, também é possível ganhar links importantes e atrair tráfego de referência.

Dica: 8 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google

11. Menções e avaliações positivas

Além de tudo, não posso deixar de lembrar do estímulo a menções e avaliações positivas em outras plataformas, como diretórios locais, blogposts sobre soluções voltadas para o seu mercado e sites de avaliações.

Essas menções e avaliações são consideradas pelos mecanismos de busca ao determinar a confiabilidade e a autoridade de um site, e são fundamentais para melhorar a reputação online de uma empresa com os atuais e potenciais clientes!

12. Compartilhamento em outros canais

Por fim, o compartilhamento de conteúdo em outros canais, como redes sociais e E-mail Marketing, é uma maneira interessante de aumentar a visibilidade e atrair mais tráfego.

Isso ajuda em SEO por uma razão simples: a promoção do conteúdo por meio desses canais permite alcançar um público mais amplo e diversificado, aumentando a exposição e o engajamento com a marca.

Aí, quando seu site começa a receber visitantes de outros lugares de maneira mais recorrente, o Google e outros motores de busca passam a perceber que o seu site está atraindo pessoas interessadas e, então, passa a dar mais valor àquilo que você publica.

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Técnicas de SEO Técnico

Agora, quando falo sobre SEO Técnico, estou me referindo àquela parte que muitos profissionais de Marketing têm até medo, porque pode envolver algum nível de entendimento de programação web, etc. 

Essa área requer, de fato, um nível de especialização um pouco maior. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças!

Veja algumas das principais maneiras de melhorar os resultados do SEO Técnico:

13. Estrutura de site amigável para SEO

Uma estrutura de site amigável para SEO é essencial para facilitar a navegação do usuário e a compreensão dos motores de busca sobre a organização do conteúdo.

Aqui, me refiro à arquitetura do site, que envolve a criação de uma hierarquia clara de páginas, com URLs descritivas e lógicas, e uma estrutura de navegação o mais intuitiva quanto for possível.

Tem muito a ver com o trabalho de UX no site, vale dizer!

14. Velocidade de carregamento

Já falei em outros momentos aqui, mas, no contexto do SEO Técnico, a velocidade de carregamento ganha um protagonismo ainda maior!

Diminuir os tempos de carregamento por meio de práticas como a redução do tamanho de imagens, a otimização de códigos e do uso de cache é essencial para garantir uma experiência de navegação rápida e eficiente.

Lembre-se de que esse é um dos principais critérios considerados pelos mecanismos de busca na classificação de um site, tanto é que o próprio Google possui o PageSpeed Insights, que é uma ferramenta de análise da velocidade de carregamento de sites:

Resultado Google PageSpeed para serviços de Marketing Digital

Dica: 6 serviços de SEO para contratar e maximizar resultados!

15. Segurança do site (HTTPS)

A segurança do site é outro aspecto decisivo para a performance do site nos mecanismos de busca.

Utilizar um certificado SSL e garantir que o site funcione no protocolo HTTPS é crucial para proteger a privacidade dos usuários e garantir a segurança das transações que acontecem ali.

No que se refere ao ranqueamento propriamente dito, sites com protocolo HTTPS são favorecidos em detrimento daqueles que só possuem o HTTP.

16. Uso correto de tags HTML

Por fim, o uso correto de tags HTML, como título, meta descrição, cabeçalhos e atributos de imagem (alt text) é fundamental para garantir uma estrutura de site que seja facilmente interpretada pelos mecanismos de busca.

Nesse contexto, vale retomar a importância do uso de palavras-chave relevantes nos elementos HTML e a otimização de meta descrições e títulos de página para melhorar a relevância, clareza e a visibilidade nos resultados de pesquisa!

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Técnicas de SEO Local

Para alguns negócios, o componente “localização” é mais importante que para outros. As técnicas de SEO Local servem para esses casos, tendo como objetivo a maximização da visibilidade de um negócio em pesquisas locais e na geração de tráfego relevante e direcionado.

Isso é especialmente útil para empresas que dependem da sua estrutura física, como no caso de restaurantes, alguns tipos de lojas, consultórios médicos, entre outras.

Reuni algumas das técnicas de SEO mais importantes para essas empresas:

17. Registro em diretórios locais

O registro em diretórios locais, como o Google Meu Negócio, Telelistas, Yelp e outros, é interessante para aumentar a visibilidade local de um negócio

Isso permite que os clientes encontrem facilmente informações importantes, como endereço, horário de funcionamento e avaliações, diretamente nos resultados de pesquisa, mesmo que o seu site não seja, exatamente, um dos primeiros do ranking do Google.

Google Meu Negócio da Orgânica

18. Coleta de avaliações de clientes

Boa parte dos usuários que faz uma pesquisa de um negócio local no Google quer saber o que outras pessoas têm a dizer sobre aquela empresa. Por isso, a coleta de avaliações de clientes locais é uma prática essencial para estabelecer a reputação de um negócio na comunidade local!

Aproveite todas as oportunidades que tiver para incentivar os clientes — principalmente os satisfeitos, é claro — a deixarem avaliações positivas, porque melhora a credibilidade do negócio e também influencia positivamente os rankings locais nos mecanismos de busca.

19. Uso de palavras-chave locais

O uso de palavras-chave locais é outra estratégia fundamental para o SEO Local.

Inclua termos específicos da localização na qual sua empresa atua em títulos, descrições e conteúdo do site. Explore as possibilidades, sinônimos e outros elementos que remetam à cidade, bairro ou região onde está.

Isso ajuda a direcionar o tráfego de pesquisa local relevante para o negócio!

20. Otimização de páginas para buscas locais

Por fim, a otimização para buscas locais também envolve a inclusão de informações de contato locais, como endereço e número de telefone, nas páginas do site. Você pode incluir esses dados em uma página de contato específica, ou deixar fixado no footer, por exemplo.

Essa escolha mostra aos visitantes interessados as informações essenciais e, ao mesmo tempo, também ajuda os mecanismos de busca a entenderem a relevância do negócio para consultas de pesquisa local!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Combinar as diferentes técnicas é o caminho para o sucesso

Agora que estamos partindo para o final do conteúdo, preciso te dizer que dificilmente um único profissional conseguirá planejar, implementar e avaliar os resultados de todas essas técnicas.

Afinal de contas, como você percebeu, as 20 técnicas que apresentei passam por diversas áreas do conhecimento, como branding, engenharia de software, comunicação, relações públicas, design, UX, entre outras.

O importante é entender que, quando o assunto é SEO, não dá para trabalhar apenas um dos aspectos.

Lembra da metáfora da plantação que fiz no início do texto? Não dá para cuidar só do terreno (seu site ou blog) ou só das plantas (seus conteúdos). Os dois devem estar bem organizados para gerar resultados em ranqueamento nos motores de busca!

Isso sem falar na necessidade de que esse seja um esforço contínuo e dinâmico, já que os algoritmos desses mecanismos de busca sofrem alterações frequentes e, claro, podem impactar sua estratégia de SEO e demandar adaptações nos planejamentos e técnicas aplicadas.

É por isso que eu digo que, quando o assunto é melhoria do ranqueamento nos mecanismos de busca, você precisa contar com uma agência como a Orgânica!

Dica: Como uma agência de SEO ajuda a impulsionar seu negócio

Conquiste as primeiras posições com a Orgânica! 

A minha justificativa é muito simples e fácil de comprovar, na verdade:

Nós já temos, dentro de casa, um batalhão de especialistas que respiram SEO todos os dias — testam e implementam diversas técnicas, estão por dentro das mudanças no mercado e, por isso, conseguem entregar projetos no melhor do estado da arte, com mais agilidade e menos retrabalho!

Você pode entender melhor sobre como tudo isso funciona ao conferir os inúmeros cases de sucesso que surgiram através da nossa implementação criativa e sistemática das melhores práticas.

E fale com nossos especialistas para entender como podemos transformar o seu site em um mais novo caso de sucesso em SEO! 💚


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.