Marketing local: o que é isso e como pode te ajudar?



Por   

 28/05/2018 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Marketing local: o que é isso e como pode te ajudar?

Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas e ter uma imagem online forte é fundamental para qualquer nicho de mercado. Com o Marketing Local, um negócio físico com foco em atendimentos locais ou até mesmo presenciais, se beneficia com as estratégias digitais. Você sabia que a maioria das pessoas pesquisa sobre um produto na internet antes da compra?

Imagine usar estratégias de Marketing Digital e dar destaque à sua empresa, chegando antes da concorrência? Com a estratégia correta, isso tem grandes chances de se tornar realidade. Apesar do Marketing Local contar com vários recursos, a combinação de ações online pode garantir os resultados esperados.

Quer descobrir o que é Marketing Local, suas vantagens e como implementar na sua empresa? Continue lendo!

O que é Marketing Local?

É comum confundir essa técnica com o Outbound Marketing, ou marketing tradicional. Porém, o Marketing Local abrange, também, ações online, desde que estejam voltadas para atingir o público de uma região específica.

Dica: Como o SEO local pode me ajudar a vender mais?

As possibilidades que a internet oferece, como segmentação de público e baixos investimentos, deixam esse meio extremamente recomendável para potencializar a estratégia do Marketing Local.

Qual é o impacto do Marketing Local para pequenas e microempresas?

Para acompanhar o mercado, as empresas procuram crescer, usando técnicas como o Growth Hacking, por exemplo. O diferencial de micro e pequenas empresas é poder atender o cliente com personalização e proximidade. O Marketing Local impacta positivamente, otimizando a experiência do cliente e, consequentemente, sua relação com a marca.

O número cada vez maior de smartphones modificou o comportamento do consumidor. Hoje o usuário quer respostas imediatas, acesso a todas as informações sobre os produtos e serviços e, de preferência, a solução nas mãos o quanto antes.

Alguém interessado em comer uma pizza, por exemplo, pesquisará por pizzarias mais próximas. Além de informações como sabores e preços, o cliente potencial provavelmente verificará as avaliações deixadas por outros consumidores e, antes de tudo, quais pizzarias estão abertas no momento.

Clique no banner e descubra como conseguimos aumentar o número de clientes unindo diferentes canais de aquisição!

Banner-webinar de olho nos canais de aquisicao de clientes

Por que usar essa estratégia?

Os principais benefícios de aplicar o Marketing Local na sua empresa são:

  • Demonstrar proximidade para os leads e clientes;

  • Destacar o seu negócio, direcionando-o à audiência correta;

  • Oferecer as informações fundamentais para que seu público perceba a qualidade e autoridade da sua empresa;

  • Melhorar o relacionamento e valorizar os clientes.

Como implementar o Marketing Local?

Usando o ambiente virtual, você terá recursos mais eficazes e até mesmo com custo inferior nas suas campanhas de Marketing Local. Confira abaixo 4 passos para usar essa técnica na sua empresa:

1.Entenda muito bem quem é a sua persona

O fio condutor é justamente entender para quem você está falando. Mesmo que a localização geográfica facilite a segmentação, o segredo para o sucesso do Marketing Local é descobrir detalhes importantes de seus possíveis clientes para facilitar o recorte da persona, ou seja, seu consumidor ideal.

Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

2.Defina qual objetivo você deseja alcançar

Atrair leads qualificados ou fidelizar clientes? Não tem como chegar, se você não souber para onde está indo. Compartilhe o objetivo com todos os envolvidos, estabeleça uma meta quantitativa realista para ser batida dentro de um prazo predeterminado.

3.Escolha as ferramentas que serão usadas

Quando falamos de Marketing Local é comum pensar em diversas ações locais como eventos, estratégias no ponto de vendas, dentre outros. Porém, o Marketing Digital tem o poder de potencializar os resultados com recursos como:

  • Anúncios extremamente segmentados;

  • Otimizar as postagens orgânicas selecionando o público, como no Facebook;

  • Usar o Google Meu Negócio;

  • Apostar em campanhas com SMS por geolocalização;

  • Investir em outros recursos de Geomarketing.

4.Ofereça um atendimento de excelência

O maior diferencial do Marketing Local está no Sucesso do Cliente e você só conquista esse status trabalhando com um atendimento personalizado. É importante mostrar à sua audiência que sua empresa está atenta e se preocupa em oferecer o melhor para o público.

Viu como o Marketing Local pode otimizar as suas vendas? Trabalhando com um público segmentado pela localização geográfica, é possível personalizar as campanhas de acordo com costumes locais e oferecer experiências únicas. Aproveite o poder do Marketing Digital e turbine sua estratégia.

Dica

Se você quer saber todas as novidades sobre Marketing Digital e conhecer estratégias de sucesso para aplicar em seu negócio, nós temos uma dica: assine nossa newsletter! Por lá sempre tem um conteúdo interessante chegando ao seu e-mail! Preencha os campos abaixo e aproveite!   

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!