Você sabe qual é o diferencial competitivo da sua empresa?


Rodolfo Benetti

Por   

 02/07/2024 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing Digital permitiu que empresas de todos os portes e nichos atraiam e se relacionem melhor com a audiência, mas, além de todas as possibilidades do digital, a clareza sobre o diferencial competitivo também tem influência nisso. 

Essa clareza abriu as fronteiras da comunicação entre marcas e potenciais clientes — só que, por outro lado, fez a mesma coisa pela concorrência! Então, ao descobrir o seu diferencial, você garante uma vantagem maior e resultados melhores.

Veja as dicas a seguir!

Você sabe o que é diferencial competitivo?

O diferencial competitivo é aquele elemento que distingue uma empresa das demais no mercado. É aquilo que a torna única aos olhos dos consumidores e, como o próprio nome já deixa bem claro, a diferencia da concorrência.

E, quando digo isso, quero dizer em relação à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, à experiência proporcionada ao cliente, à inovação ou, até mesmo, à eficiência operacional.

Dessa forma, a diferenciação desperta o interesse nos clientes e fortalece a reputação da sua empresa, passando a ser um argumento de venda mais relevante que o preço!

Assim, o diferencial competitivo define a identidade e a posição de uma empresa em seu setor.

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Por que o diferencial competitivo é crucial para a sobrevivência das empresas?

Bem, fica aqui comigo que essa resposta é interessante!

Muitas empresas negligenciam o investimento em branding — isso é fato. Porém, esse é um processo que busca entender o tom de voz, a identidade visual… e por aí vai. Ou seja: analisa a percepção que o público tem ao interagir com a marca.

Justamente por isso, a função do branding vai para além da comunicação, influenciando também os processos internos, por exemplo, para que a empresa não apenas “fale”, mas também seja e faça, gerando resultados em diferenciação, vendas, etc.

“A marca é, o negócio faz e a comunicação fala.”

Ana Couto

Então o diferencial competitivo morre quando se resume a um discurso bonito e não reflete o que acontece no negócio de fato. Inclusive, isso prejudica a reputação da marca e todo trabalho de Marketing sai pela culatra!

Desde o desenvolvimento de produtos e serviços, passando pelo treinamento de novos colaboradores e indo até a escolha da tinta da fachada do escritório — o que diferencia a empresa deve ir além de uma fala bonita, deve estar presente no dia a dia.

Dito isso, trago agora quatro motivos pelos quais o diferencial competitivo pode garantir a sobrevivência de uma empresa no mercado:

  1. Destaque no mercado: em um ambiente onde há uma variedade de opções para os consumidores, ter um diferencial bem definido é o que destaca uma empresa da multidão;
  2. Fidelização de clientes: quando bem trabalhado, os clientes percebem valor e singularidade nos produtos ou serviços da empresa e tendem a fazer novas compras, além de recomendar a marca a outros clientes em potencial;
  3. Vantagem estratégica: ele pode proporcionar maior margem de lucro, maior participação de mercado e maior resiliência em face das mudanças e desafios do ambiente empresarial;
  4. Manutenção da relevância: uma empresa que consegue fortalecer seu diferencial tende a manter sua perenidade no mercado ao longo do tempo, por estar constantemente se adaptando às necessidades dos consumidores e inovando para se manter à frente da concorrência.

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Quer descobrir o diferencial da sua empresa?

Para tornar viável o entendimento sobre o diferencial competitivo da sua empresa, você precisa compreender a interseção entre as forças da sua marca, as fraquezas dos concorrentes e as necessidades dos seus clientes.

Tem a concorrência, o cliente e você, certo? 

Conhecendo profundamente esses três agentes, você vai encontrar o que de fato te torna especial ou onde você precisa atuar para se diferenciar!

Em um exercício de autoconhecimento, pergunte-se: o que torna minha marca única?

Se isso for difícil responder, aqui estão algumas dicas para identificar:

  • Avalie a proposta de valor: reflita sobre o valor que sua empresa oferece aos clientes. O que a torna especial? Qual problema ela resolve ou necessidade ela satisfaz de forma diferente?;
  • Reputação da marca: a percepção que os clientes têm da sua marca é importantíssima. Avalie como anda a reputação da sua empresa no mercado, a confiança que ela inspira e como ela se diferencia das concorrentes nesse aspecto;
  • Qualidade dos produtos ou serviços: não adianta ter um bom diferencial de comunicação se o seu produto ou serviço tem baixa qualidade. Por isso, investir na excelência e na inovação pode fortalecer muito o seu posicionamento!

A respeito dos concorrentes, eu gosto de falar que não é preciso ver uns aos outros como inimigos mortais: muitas vezes, a cooperação contribui para uma competição saudável onde os dois lados saem ganhando e daí você se diferencia.

Esse conceito que eu acabei de apresentar é o da “coopetição”!

Se o seu segredo está guardado a sete chaves e não há troca, como você vai conseguir saber realmente quais são as fraquezas dos concorrentes? Meu conselho aqui é: troque ideias, faça networking e deixe portas abertas para conseguir entender de fato onde a sua marca se diferencia.

Sim, dá para fazer isso sem puxar o tapete dos outros!

Por fim, os clientes: onde moram? Como vivem? E o mais importante: do que precisam?

Com toda a bagagem adquirida nas etapas anteriores, você vai ter a faca e o queijo na mão. Resta saber se o cliente quer um sanduíche ou uma tábua de frios!

Por isso, não se acanhe. Pergunte!

Utilize pesquisas de mercado ou faça as suas próprias. Observe o movimento socioeconômico atual e os dados que você coleta diariamente nas ferramentas de Marketing Digital que utiliza. Muitas vezes, a resposta está bem na frente dos seus olhos!

Dica: Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente

Entenda quem é o seu público

Talvez você esteja pensando que esse fator é óbvio para qualquer ação de Marketing Digital. Entretanto, o diferencial está no posicionamento estratégico e você só conseguirá alcançá-lo se ouvir a persona.

Modele as suas soluções de acordo com os fatores que agregam valor a ela. Com um CRM e o monitoramento dos canais digitais, por exemplo, você consegue responder a perguntas como:

  • O que faz meus clientes escolherem a minha marca?
  • Quais são os valores inegociáveis que tornam meu produto destacado perante a concorrência?
  • Como meu produto ajuda (de forma real) o cliente?
  • A concorrência pode alcançar os diferenciais que meu negócio oferece hoje?

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Faça benchmarking e veja o posicionamento da concorrência

Agora que você já descobriu o que a sua audiência quer e gosta, é hora de saber o que as outras empresas estão oferecendo.

Afinal, como você pode definir um diferencial sem saber de quais parâmetros você pretende se destacar? Com o ambiente virtual, ficou mais simples analisar dados de mercado e até mesmo as estratégias da concorrência.

Use o benchmarking para descobrir se:

  • Seu produto supera as tecnologias e tendências do mercado;
  • Existem gargalos de oportunidade que podem ser aproveitados, mas a concorrência ainda não identificou;
  • Tem alguma estratégia de concorrentes que possam ser otimizadas;
  • Seu produto ainda se apresenta inovador e exclusivo.

Cuide da equipe para implementar o diferencial competitivo

Às vezes, é difícil alinhar entre todos os colaboradores o entendimento sobre o negócio

Primeiro você precisa definir os pontos positivos a serem fortalecidos. Depois, atualize e capacite todos os envolvidos com a cultura da empresa. Assim, a sua marca transmitirá os valores estabelecidos em todos os contatos e canais de comunicação!

Em outras palavras, uma equipe bem gerida, treinada e talentosa é um dos maiores ativos de uma empresa. Por que não investir nesse diferencial?!

Aqui estão algumas maneiras de usar a gestão de equipe como forma de se destacar:

  • Invista em treinamento e desenvolvimento: ofereça oportunidades de capacitação para sua equipe. Isso melhora as habilidades individuais, fortalece o espírito de equipe e a coesão interna;
  • Fortaleça a cultura organizacional: uma cultura positiva e inclusiva pode atrair talentos e manter a equipe mais motivada e engajada. Para isso, promova valores como colaboração, transparência e respeito mútuo;
  • Reconheça e incentive: recompense o bom desempenho da equipe com incentivos financeiros, elogios públicos e oportunidades de progressão na carreira.

Imagine que seus leads façam uma pesquisa online antes de visitar sua loja física (o que é natural) e, nesses dois ambientes, tenham uma experiência integrada e identifiquem claramente os diferenciais da sua marca.

Esse seria um baita posicionamento, concorda?

Dica: 15 exemplos de Marketing Digital para inspirar o seu time!

Use a análise SWOT para identificar oportunidades em potencial

A análise SWOT — Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças em português — é uma ferramenta importante para avaliar a posição da sua empresa no mercado.

Em outras palavras, essa é uma ferramenta que cruza dados internos e externos sobre o seu empreendimento.

Mas você sabe quais os reais motivos da SWOT ser tão importante para os negócios?

Aqui estão alguns benefícios:

  • Ajuda a identificar as áreas onde sua empresa se destaca, aquelas que precisam ser melhoradas e descobrir quais são as vantagens únicas que você oferece;
  • Acompanhar oportunidades que podem se transformar no seu diferencial competitivo. Como um valor agregado (agilidade, personalização) ou mesmo uma técnica (automação do atendimento ou geolocalização, por exemplo);
  • Permite identificar as oportunidades de crescimento e expansão, bem como ameaças potenciais ao seu negócio;
  • Entender as tecnologias do mercado que sua empresa precisa acompanhar;
  • Formular estratégias para capitalizar seus pontos fortes, melhorar suas fraquezas, aproveitar as oportunidades e mitigar as ameaças.

Estratégias para fortalecer o diferencial competitivo

Ao pensar em fortalecer o seu diferencial, é preciso considerar as estratégias que podem realmente fazer a diferença no mercado!

Por isso, reuni algumas sugestões para destacar sua empresa.

Inovação contínua

A inovação é uma peça importante do quebra-cabeça de qualquer negócio. Você pode promovê-la com:

  • Investimento em pesquisa e desenvolvimento: alocar recursos para identificar novas oportunidades, melhorar produtos ou serviços existentes e criar soluções inovadoras que atendam às necessidades do mercado;
  • Cultura organizacional favorável à inovação: estabelecer uma cultura que valorize a criatividade, a experimentação, o pensamento fora da caixa e encoraje os colaboradores a compartilhar ideias;
  • Parcerias estratégicas: colaborar com outras empresas, instituições de pesquisa ou startups pode oferecer novas perspectivas. Por isso, explore oportunidades de parceria que complementem as competências da empresa;
  • Feedback dos clientes: ouvir o retorno dos clientes pode ser uma fonte de informações para a inovação. Analise os comentários, identifique padrões e use essas percepções para orientar o desenvolvimento de novos produtos;
  • Acompanhamento das tendências de mercado: ficar atento às mudanças no mercado é importante para se manter competitivo. Esteja sempre atualizado sobre as últimas tecnologias, práticas e expectativas dos clientes.

Dica: 28 maiores tendências de Marketing Digital para 2024

Excelência no atendimento ao cliente

Um bom atendimento também pode ser um diferencial para o seu negócio!

Veja agora as estratégias para alcançar esse objetivo:

  • Construa bons relacionamentos: invista em construir boas relações com seus clientes. Mostre interesse em suas necessidades, preocupações, e esteja sempre disponível para ajudá-los;
  • Resolva problemas: esteja preparado para resolver questões com soluções criativas e faça o possível para superar as expectativas dos clientes, especialmente no que se refere à agilidade e assertividade;
  • Crie uma experiência positiva: busque sempre proporcionar uma boa experiência em cada interação com o cliente. Ou seja: desde o primeiro contato até o pós-venda, garanta que a vivência seja memorável.

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

Marketing personalizado

O Marketing personalizado é uma estratégia para envolver e cativar os clientes, mostrando que você compreende o desejo e necessidades deles.

Para isso, considere as seguintes ações:

  • Divida sua base de clientes em segmentos com interesses semelhantes para direcionar as mensagens específicas para cada grupo, aumentando a relevância e o impacto de suas campanhas;
  • Adapte suas mensagens de Marketing conforme as preferências e comportamentos de cada segmento de público. Isso pode incluir o uso de linguagem, imagens e ofertas personalizadas;
  • Colete dados sobre o comportamento e as preferências dos clientes e use essas informações para personalizar suas campanhas de Marketing;
  • Use ferramentas de análise de dados para ajudar a identificar informações semelhantes que orientem suas estratégias de Marketing.

Conte com apoio profissional para uma visão mais abrangente!

Você já identificou pontos que podem virar o diferencial competitivo do seu negócio ou mesmo não sabe qual destacar? Talvez seja hora de contar com uma consultoria de Marketing para ter uma perspectiva mais segura (e certeira)!

Além de ser experiente, uma agência de Marketing Digital está sempre se atualizando sobre o mercado e as ferramentas de análise.

Identifique a melhor forma de destacar as soluções que a sua empresa entrega e assegure que a concorrência não copiará seu diferencial com facilidade. Solicite agora mesmo o diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.