Como usar o posicionamento de marca para se destacar


Guilherme de Bortoli

Por   

 12/12/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já se perguntou qual sentimento quer transmitir por meio da sua empresa? A resposta pode estar no posicionamento de marca!

Em mercados, muitas vezes, saturado de opções, a forma como uma organização é percebida pode ser o diferencial entre o sucesso e o esquecimento.

Pensando nisso, explicarei quais são os principais elementos do posicionamento de marca para estabelecer uma presença significativa e duradoura na memória do seu público-alvo.

Vamos lá?

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Afinal, o que é posicionamento de marca?

Mais do que um simples conjunto de elementos visuais, o posicionamento de marca se refere à construção da imagem que a empresa deseja projetar na lembrança do seu público-alvo.

Diferenciando-se da identidade de marca e da estratégia de marca, o posicionamento é a percepção que o público tem da empresa e molda a maneira como a marca é vista e lembrada por ele.

A identidade de marca, por sua vez, está relacionada aos elementos visuais e conceituais que compõem a personalidade da marca. Já a estratégia é o plano detalhado, criado para atingir objetivos específicos de branding.

O posicionamento é extremamente importante porque, se a sua marca não se define direito, fica a dever do “acaso” ou da “sorte” a percepção que as pessoas terão sobre ela!

E não ter o mínimo de controle sobre isso é, no mínimo, um jogo arriscado…

Cada marca deve ter consciência sobre a função que tem, quais são os seus diferenciais em relação aos outros players e como pretende solucionar as dores dos consumidores.

Nos próximos tópicos, veremos como aplicar esse posicionamento de fato. Continue a leitura!

Dica: Os 12 arquétipos de marca e sua importância no branding

Elementos-chave do posicionamento de marca

Ao mergulharmos nos elementos que compõem o posicionamento, precisamos compreender quais são aqueles que moldam a imagem de uma empresa na mente dos consumidores:

Proposta de Valor Única (PVU)

No centro do posicionamento, está a PVU, uma declaração que abriga a promessa única que sua marca oferece aos clientes.

Em poucas palavras, é a resposta à pergunta: “por que os consumidores escolheriam sua marca em vez da concorrência?”.

Essa proposição distinta é mais do que um slogan, é a essência do que diferencia sua empresa das demais!

Desenvolver uma boa proposta de valor requer uma compreensão aprofundada das necessidades e desejos do público-alvo, bem como as suas maiores potencialidades.

Brand Persona e Buyer Persona

A Brand Persona representa a personalidade atribuída à marca, enquanto a Buyer Persona é a representação do cliente ideal.

Esses conceitos estão entrelaçados, influenciando-se mutuamente. Enquanto o primeiro molda a forma como a marca se apresenta, o segundo direciona a criação de uma proposta de valor que ressoa com as necessidades específicas do público-alvo.

Planilha Perfil de Cliente Ideal (ICP)

Missão, Visão e Valores (MVV)

A tríade MVV forma a sustentação do posicionamento de marca e é uma das suas partes mais conhecidas. Tradicionalmente, mesmo que não tenham uma proposta de valor tão clara, muitas empresas têm definido a Missão, a Visão e os Valores.

Uma missão clara define o propósito da empresa, a visão projeta o futuro desejado, e os valores estabelecem os princípios que guiam as ações da marca.

Juntas, essas declarações fornecem a base para a construção de uma identidade autêntica e duradoura!

Mensagem central da marca (brand messaging)

A mensagem central da marca, ou brand messaging, é o resultado consolidado dos itens anteriores: envolve a articulação dos valores, propósito e diferenciais da marca em um formato de comunicação clara e inspiradora.

Essa mensagem precisa ser cuidadosamente desenvolvida para, ao mesmo tempo, estabelecer uma identidade única e criar uma conexão emocional com o público.

Quando os consumidores têm uma compreensão objetiva e uma lembrança positiva da marca, estão mais propensos a escolher produtos ou serviços da sua empresa em detrimento da concorrência!

Dica: Marketing de Conteúdo: 7 exemplos para você se inspirar!

Desenvolvendo um posicionamento de marca eficaz

Desbravar o caminho rumo a um bom posicionamento de marca requer uma abordagem cuidadosa e estratégica.

Afinal, a intenção é desenvolver elementos que sustentam a razão de existir da sua empresa. E isso é muita coisa!

Reuni algumas dicas que considero essenciais:

Entenda bem o seu público-alvo

Conhecer quem é o seu público-alvo é a base de tudo que está relacionado ao posicionamento.

A demografia, interesses, problemas enfrentados e valores mantidos pelos consumidores moldam a maneira como a marca deve ser pensada e comunicada.

Quanto mais aprofundado for esse conhecimento, melhor será a criação de um posicionamento que ressoa com o público, trazendo mais proximidade e conexão.

Um exemplo disso é o McDonald’s, presente em mais de 115 países, que precisa considerar as diferenças culturais e demandas do público de cada região e oferecer a eles a melhor experiência possível.

No Brasil, por exemplo, a empresa é líder de mercado como “o melhor fast food”, um rápido atendimento, com produtos convidativos e de qualidade, que são itens alinhados à proposta de valor única da marca.

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Analise a concorrência

Analisar como os concorrentes se posicionam no mercado proporciona uma compreensão melhor das lacunas ou oportunidades existentes.

Ou seja: ao fazer essa análise, você consegue identificar áreas onde sua marca pode se destacar e oferecer algo específico aos consumidores, sanando suas dores não atendidas.

A Dove tem um posicionamento frente à concorrência muito bem definido. As últimas campanhas têm um apelo à valorização da beleza natural e empoderamento das mulheres, com um discurso focado em aspectos emocionais, fazendo com que o público se identifique com a mensagem e, literalmente, “compre a ideia”!


Dove: Retratos da Real Beleza

Mantenha a autenticidade

Ao tentar ser algo que a marca não é, surgem incoerências que os consumidores rapidamente detectam. Isso não é nada agradável!

A autenticidade — vale para pessoas e vale para negócios — cria uma conexão genuína e duradoura com o público, fortalecendo a confiança entre cliente-empresa, o que é importantíssimo para a consolidação da marca ao longo do tempo.

Como exemplo, temos o posicionamento da Starbucks. Uma de suas grandes sacadas foi escrever o nome do cliente, com uma caneta marcador, no copo de sua bebida. Isso tornou-se parte da cultura da marca e gera milhões de posts nas redes sociais.

Assim, a empresa faz com que o simples ato de comprar um café seja o mais autêntico possível!

Faça testes e ajustes (se necessário)

A jornada de posicionamento de marca não é estática. A consistência é essencial, tanto quanto observar a resposta do público e estar disposto a fazer ajustes conforme necessário.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Afinal, apesar da essência da empresa não mudar frequentemente, é comum que mudanças socioeconômicas, contextos geracionais e até a busca por novos mercados façam com que algumas mudanças ou atualizações sejam feitas.

Inclusive, o feedback dos clientes e a análise de dados são ferramentas que podem refinar e melhorar continuamente o modo como a marca se posiciona ao longo do tempo!

Sua marca em 1º lugar na mente do cliente!

Como você viu, o posicionamento de marca é uma ferramenta fundamental para diferenciar uma empresa, influenciando a percepção do público e construindo uma presença marcante e duradoura no mercado.

O processo de construir o posicionamento de marca não é fixo, e a flexibilidade para realizar ajustes, com base nos feedbacks recebidos e na análise dos dados, é fundamental para o sucesso a longo prazo.

Então continue aprendendo! Explore mais conteúdos como esse no blog da Orgânica. Nele, você conseguirá aprofundar seus conhecimentos sobre Marketing Digital, posicionamento de marca e muito mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.