Veja quais são os desafios de entender o seu próprio negócio


Guilherme de Bortoli

Por   

 14/05/2018 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Faz parte do papel de um bom gestor saber olhar a empresa como um todo, controlar as entradas e saídas financeiras e investir em inovações para vender mais. Mas, para poder entender o próprio negócio, é necessário ultrapassar algumas barreiras.

São tipos de postura e pensamentos que atrapalham o crescimento da marca. Alguns gestores não percebem, mas podem agir dessa maneira. Por isso, separamos quais desafios são urgentes para quem quer compreender de verdade os próprios negócios. Confira!

Admitir que não sabe tudo sobre o mercado

O mundo está em mudança, a tecnologia se revoluciona a cada dia e, com isso, o seu mercado ganha novas características. Não adianta pensar que, por estar no segmento há anos, você vai conhecer tudo o que há para saber.

Para entender o próprio negócio, é preciso perceber que o seu público muda junto com o mundo. Agora, seus futuros clientes podem comparar preços, produtos e empresas pela Internet, com mais exigência sobre conforto e experiência com a marca.

Não há nenhuma área do conhecimento que seja inteiramente dominada por algum profissional, sempre há novos detalhes a serem descobertos. Com essa postura, você será capaz de descobrir novas ferramentas de gestão, tecnologias e até ideias que podem inovar o seu negócio e fidelizar mais clientes.

Dica: Como conquistar clientes com o Marketing Digital

Reconhecer a força da concorrência

Alguns gestores não gostam de prestar atenção na concorrência ou sequer considerar que outras empresas possam competir com o produto que vendem. Se quiser realmente entender o próprio negócio, cuidado com esse tipo de pensamento. É possível que uma empresa do mesmo segmento que o seu consiga otimizar os sistemas de vendas e lucrar mais que você.

Portanto, por mais que você tenha consciência da qualidade do seu serviço, não menospreze a concorrência. Claro que você não vai ficar obcecado pelos passos da empresa rival, mas é preciso estar de olho nos avanços e boas práticas que pode adaptar para o seu próprio negócio.

Considerar melhorias para o negócio

Não existe nenhuma empresa perfeita no mundo, certo? Mesmo que a perfeição seja impossível, é preciso se esforçar para estar o mais perto dela possível. Por isso, revise as suas metas e analise o que pode melhorar nos seus resultados.

Uma boa estratégia é investir nos seus colaboradores, por meio de treinamentos e programas de incentivo. Você também pode focar na comunicação da sua marca para aprimorar o Marketing em mídias sociais, anúncios, vendas on-line, dentre outros.

Pense, também, pelo viés do cliente e reflita o que pode facilitar a vida dele na hora da compra. Não precisa sair aderindo a cada inovação que surgir, mas esteja atento ao que pode trazer melhoraria ao seu negócio.

Elaborar planejamentos com o conhecimento certo

Entender o próprio negócio não quer dizer que você possa fazer planejamentos de forma intuitiva, apenas no "feeling". Elaborar um plano para Marketing, Vendas ou para o setor Financeiro requer conhecimento prévio sobre essas áreas e a presença indispensável dos respectivos profissionais na sua empresa.

Dica: Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Se, no caso de Marketing Digital, você não possui nenhum colaborador que entenda desse assunto, é o caso de pensar em terceirizar o serviço. Por mais que você considere que determinada área seja "fácil" ou "simples", não caia no erro de tentar fazer um planejamento sem ter o conhecimento apropriado para isso.

Já parou para refletir se está pondo em prática alguma das dicas acima? Existem atitudes que parecem bastante simples, mas podem se tornar verdadeiros desafios dependendo da cultura da empresa.

Estar aberto a mudanças é o primeiro passo para entender o próprio negócio, mas é necessário que os setores internos da organização também compartilhem dessa atitude.

Já que você tem interesse em promover melhorias em sua empresa, o que acha de aumentar as vendas? Clique no banner abaixo e conheça nosso passo a passo gratuito com 11 dicas!

Banner - Aumente suas vendas

Dica: A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.