Experiência do usuário: como ela aumenta meu poder de vendas?



Por   

 02/08/2017 

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.

Experiência do usuário: como ela aumenta meu poder de vendas?

Você acha que os resultados do site da sua empresa podem ser melhores? Um caminho para entender o que está acontecendo pode ser o estudo da impressão de seus potenciais clientes ao visitarem sua página.

A experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) é a vivência de uma pessoa ao utilizar um produto ou serviço, valendo tanto para a parte prática quanto para a emocional. E, claro, um visitante muito satisfeito com o seu site tem uma chance maior de retornar a ele e efetivar uma ou mais conversões.

Ficou curioso? Então, acompanhe o post de hoje e veja como a experiência do usuário pode aumentar seu poder de vendas!

O que é experiência do usuário?

O UX não é uma área nova do Design, no entanto, vem ganhando mais destaque com o avanço do uso do mobile. A proposta da experiência do usuário é tornar mais simples e natural o ponto de contato de um produto com o seu cliente, aumentando sua satisfação. Isso é válido tanto para uma página na web como para um ponto de venda.

Dica: A Neurociência prova que a emoção gera vendas

Como funciona?

Em um site, por exemplo, a navegação inclui a disposição dos elementos dos menus e botões, o conteúdo e o tempo de carregamento da página, certo? A tarefa do UX Designer é tentar prever o comportamento de um usuário na página, a fim de eliminar possíveis obstáculos que dificultem a conversão.

No caso de um e-commerce, se ele se sentir perdido ao longo das etapas da compra, pode chegar a desistir de efetuá-la. Por outro lado, se a impressão for de segurança e cuidado com o consumidor, a empresa ganha credibilidade e aumenta suas chances de venda.

De maneira resumida, o UX deve ter como base os seguintes pilares:

  • usabilidade;

  • utilidade;

  • acessibilidade;

  • funcionalidade.

11 dicas para que sua empresa venda 600% mais

Por que ela é importante?

Causa uma boa impressão

Todo mundo conhece o ditado de que "a primeira impressão é a que fica". Na web, as pessoas não querem perder tempo em uma página desorganizada ou que demore a carregar. Dessa forma, se a interação não foi agradável no primeiro momento, o usuário não voltará aquele site.

Converte visitantes em clientes

É claro que todo mundo quer ter muitas visitas em sua página, mas isso precisa vir acompanhado de uma taxa de conversão boa. Já imaginou perder um potencial cliente em razão de um botão meio escondido, um formulário muito longo ou um pop-up indesejado? Essas dificuldades podem frustrá-lo, levando-o a abandonar a compra.

Em um cenário de crescimento do uso de dispositivos móveis, o investimento em sites responsivos ganha um destaque ainda maior. Afinal, hoje em dia as pessoas acessam a internet principalmente via smartphones ou tablets.

Dica: Como a mobilidade está afetando o comportamento de compra do consumidor

Fideliza

Se a experiência em um site é prazerosa, você fica feliz e a chance de voltar a acessá-lo é enorme, não é mesmo? Em um cenário de concorrência acirrada, tal vivência positiva tem uma influência relevante nas decisões de compra. Além disso, ter um cliente satisfeito ajuda a gerar divulgação espontânea da sua empresa nas mídias sociais, o famoso boca a boca.

Agora que você já sabe como a experiência do usuário aumenta o seu poder de vendas, não perca tempo e invista na satisfação do seu público!

Curtiu este post sobre experiência do usuário? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe as suas ideias sobre o assunto!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!