Experiência do Usuário: como ela aumenta o poder de vendas?


Lauro Becker

Por   

 27/10/2023 

COO, atua desde 2005 com tecnologia, internet, projetos e processos de inovação.

✓ Conteúdo criado por humano

Você acha que os resultados do site da sua empresa podem ser melhores? Um dos segredos para isso, que costuma ser muito utilizado no Marketing Digital, está na Experiência do Usuário.

Também chamado de UX (em inglês, User Experience), esse conceito representa a vivência de uma pessoa ao utilizar um produto ou serviço, incluindo a usabilidade e as sensações que ela tem durante esse contato.

Antes de implementar mudanças no seu site, é necessário entender o que está acontecendo e estudar a impressão que seus potenciais clientes têm ao visitarem suas páginas.

Afinal, visitantes e clientes satisfeitos com o seu site têm uma chance maior de retornar a ele e efetivar uma ou mais conversões.

Então, antes mesmo de começar a explicar os detalhes, eu afirmo: Experiência do Usuário tem tudo a ver com o crescimento das vendas. Continue a leitura para entender como isso acontece!

Guia completo para converter seus Leads e otimizar suas Vendas

O que é Experiência do Usuário (UX)?

O UX não é uma área nova do design. No entanto, vem ganhando mais destaque com o avanço do uso do mobile.

A proposta que guia toda iniciativa voltada para a Experiência do Usuário é tornar cada interação, em cada ponto de contato de uma marca com o seu cliente, a mais simples e natural possível.

Isso é válido tanto para diversos ambientes, seja online ou offline. Ou seja, se aplica a uma página de um site tanto quanto para um ponto de venda físico.

Vou exemplificar

  • Em um site, pode envolver a facilidade de navegação, clareza do conteúdo e velocidade de carregamento; 
  • Em aplicativos, a UX está relacionada à facilidade de uso, eficiência e satisfação geral durante a interação;
  • Nas lojas físicas, por sua vez, pode incluir o layout, o atendimento ao cliente e a facilidade para encontrar os produtos desejados.

Dica: A Neurociência prova que a emoção gera vendas

Os elementos da Experiência do Usuário

Para implementar e uma boa estratégia de UX, especialmente no contexto digital, é importante considerar alguns pilares essenciais.

Vou explicar cada um deles em detalhes para que você não deixe de considerá-los a partir de agora:

Utilidade

Garantir que o produto atenda às necessidades do público-alvo é um ponto fundamental desse processo.

Quando os usuários veem valor no que é oferecido, eles não somente fazem um melhor uso da solução, mas também se tornam defensores e podem recomendar o produto para outros.

Esse contexto se aplica, por exemplo, quando uma empresa oferece conteúdos personalizados com base nas preferências específicas e histórico de navegação dos clientes e, com isso, melhora a interação que eles têm com suas plataformas.

Planilha Perfil de Cliente Ideal (ICP)

Usabilidade

Uma navegação intuitiva é fundamental para a satisfação do usuário e o Sucesso do Cliente de forma geral.

Quando falo sobre usabilidade, me refiro à facilidade com que os usuários interagem com um produto para atingir seus objetivos e chegarem onde querem.

Melhorar a usabilidade em sites e aplicativos pode incluir práticas como a simplificação da navegação, ajuste de textos com foco em UX, melhor uso das cores e outros recursos visuais, e por aí vai.

Design de Interface do Usuário (UI)

A interface do usuário abrange o layout, as cores, a tipografia e outros elementos visuais que compõem a aparência de um produto, página ou outra aplicação.

Um bom design faz toda a diferença na atratividade e na usabilidade de um produto. E, aqui, repare que não disse “design bonito”.

O foco é ter um design que converse com o público-alvo e que incentive a conversão que sua empresa deseja que aconteça.

Estratégias de design bem executadas podem impulsionar significativamente a taxa de conversão em várias plataformas, incluindo landing pages.

Dica: O que é Landing Page e o impacto em Vendas [Guia 2023]

Desempenho

A velocidade de carregamento e a capacidade de resposta de uma página têm um impacto direto na satisfação do usuário.

Quem nunca tentou acessar um site e, devido à demora para carregar, acabou desistindo e entrou em outro site mais rápido?!

É fato: desempenho lento ou problemas técnicos podem prejudicar muito a Experiência do Usuário, levando à frustração e à perda de visitantes.

Aqui na Orgânica, já vimos muitos casos em que a otimização da velocidade de carregamento aumentou consideravelmente a retenção de visitantes em landing pages!

Acessibilidade e responsividade

A acessibilidade se refere à facilidade com a qual um produto é usado por pessoas com diferentes habilidades e necessidades.

Produtos acessíveis demonstram a preocupação da empresa com a inclusão e proporcionam uma experiência mais agradável a todos os usuários.

Além desse aspecto, garantir a responsividade para dispositivos móveis é essencial para alcançar um público amplo e atender às demandas de uma maior variedade de dispositivos.

Isso é especialmente relevante ao considerarmos o crescimento do uso de dispositivos móveis. A pesquisa State of Mobile, divulgada em agosto de 2023 pela Statista, mostrou que o tempo diário gasto por pessoa em seus smartphones foi de mais de 5 horas!

Sabendo que a responsividade diz respeito à capacidade de um site, aplicativo ou interface se adaptar e funcionar de maneira eficiente em diferentes dispositivos e tamanhos de tela, proporcionando uma experiência consistente e de qualidade, esse pilar se torna ainda mais importante.

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

A importância da Experiência do Usuário

Como você já deve ter percebido até aqui, a Experiência do Usuário é indispensável para o sucesso de produtos e serviços, pois executa um papel importante na fidelização e satisfação geral dos clientes. 

Em um ambiente digital altamente competitivo, em que as interações no meio online são quase onipresentes e muitas empresas disputam a atenção de potenciais clientes ao mesmo tempo, uma boa UX é um dos fatores que pode diferenciar a sua marca das demais, ajudando a conquistar a confiança e a lealdade dos usuários.

Dica: Como transformar clientes em fãs?

Aqui estão as principais razões pelas quais acredito que investir em Experiência do Usuário é uma boa ideia:

Causa uma boa impressão

Todo mundo conhece o ditado de que "a primeira impressão é a que fica".

Na Internet, as pessoas não querem perder tempo em uma página difícil de usar, ou que precisem procurar demais o que precisam, ou que demore a carregar.

Dessa forma, se a interação não foi agradável no primeiro momento, o usuário provavelmente não voltará para aquele site.

Portanto, deixar sua “casa digital” organizada e simples de navegar é um investimento importante para o negócio se sustentar!

Converte visitantes em clientes

É claro que todo mundo quer ter muitas visitas em sua página, mas isso precisa vir acompanhado de uma taxa de conversão boa.

Já imaginou perder um lead em razão de um botão meio escondido, um formulário muito longo ou um pop-up indesejado? Essas dificuldades podem frustrá-lo, levando-o a abandonar a compra.

É nesse contexto que acontece o famoso jargão dos negócios “deixar dinheiro na mesa”: há um potencial cliente disposto a pagar por suas soluções, mas ele não encontra uma maneira de fazer isso facilmente.

Fideliza

Se a experiência em um site é prazerosa, você fica satisfeito e a chance de voltar a acessá-lo, elogiá-lo e recomendá-lo é maior, não é mesmo?

Em um cenário de concorrência acirrada, tal vivência positiva tem uma influência relevante nas decisões de compra.

Além disso, ter um cliente satisfeito ajuda a gerar divulgação espontânea da sua empresa nas redes sociais, através do famoso “boca a boca”, que segue sendo a melhor e mais antiga tática de Marketing!

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Garante melhores posições nos mecanismos de busca

Uma UX bem-sucedida não apenas melhora os resultados nos pontos de contato com o cliente, mas também influencia diretamente as classificações nos mecanismos de busca, como o Google.

Nos últimos anos, nós, que trabalhamos na área, percebemos que as atualizações dos algoritmos do Google priorizam a entrega de resultados de alta qualidade aos usuários, levando em consideração fatores como tempo de carregamento, usabilidade e qualidade do conteúdo.

Por isso, ao oferecer uma navegação intuitiva, conteúdo relevante e uma interface amigável, os sites têm maior chance de obter posições mais elevadas nos resultados de pesquisa.

Dica: SEO: o que é e para que serve?

Como medir o sucesso das suas iniciativas de UX?

Mensurar os resultados das iniciativas de Experiência do Usuário é fundamental para entender o desempenho, identificar oportunidades de melhoria e priorizar os planos de ação.

Considere alguns indicadores-chave:

  • Taxa de Rejeição: indica a porcentagem de usuários que saem do site sem interagir com ele. Uma taxa de rejeição alta pode indicar problemas de usabilidade ou na relevância do conteúdo;
  • Tempo Médio de Permanência no Site: mostra o tempo que os usuários passam em seu site. Quanto maior o tempo médio de permanência, tem-se um sinal de que mais envolvente e valioso é o conteúdo;
  • Taxa de Conversão: mede a porcentagem de visitantes que executam uma ação desejada, como fazer uma compra ou preencher um formulário. Uma alta taxa de conversão indica uma Experiência do Usuário satisfatória;
  • Net Promoter Score (NPS): avalia o nível de satisfação e lealdade do cliente. Os usuários são convidados a classificar sua probabilidade de recomendar o site ou serviço a outros. Um NPS elevado reflete, de maneira geral, uma experiência positiva.

Ao acompanhar essas métricas, é possível ter uma visão abrangente do desempenho em UX e identificar áreas prioritárias para melhorar a interação com o usuário e maximizar os resultados!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Não deixe de investir na Experiência do Usuário!

Acho que, depois deste texto, deu para ver que investir na Experiência do Usuário é essencial para o sucesso das suas estratégias de Marketing Digital

Ao priorizar a usabilidade, design intuitivo e performance eficiente, você estará construindo um ambiente propício para o engajamento e conversão do seu público-alvo.

A minha dica final é: não subestime o poder de uma UX bem planejada, pois ela pode ser a diferença entre uma presença online de destaque e uma invisibilidade frustrante.

Se você está buscando aprimorar sua presença digital e otimizar suas estratégias, considere contar com especialistas experientes, como a equipe da Orgânica.

Aproveito para oferecer aqui o nosso Diagnóstico de Marketing Digital personalizado, que com certeza vai te ajudar a atingir seus objetivos de Marketing!

Não perca a oportunidade de impulsionar sua marca e aumentar sua relevância online com quem tem muitos anos de experiência!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.