O papel das landing pages no Inbound Marketing


Guilherme de Bortoli

Por   

 06/12/2022 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Para ter sucesso na conversão de curiosos em leads dispostos a comprar, em uma estratégia de Inbound Marketing, também é preciso de páginas mais objetivas que o site ou o blog da sua empresa:

Também conhecidas como "páginas de destino" — ou "páginas de pouso" se traduzido literalmente do inglês —, as landing pages são como “ruas sem saída” do digital, que direcionam visitantes a agirem pelo único objetivo para o qual são criadas.

Continue lendo para entender melhor o papel das landing pages no Inbound Marketing!

O manual definitivo do Inbound Marketing

O que é uma landing page?

Feitas para estimular ações imediatas por parte dos visitantes, as landing pages geralmente servem para disponibilizar conteúdos especiais, como os famosos e-books, em troca das informações de contato desses visitantes.

Você já deve ter acessado alguma landing page como esta por aí:

Landing page da Orgânica

Então, quando uma pessoa pesquisa no Google, por exemplo, e encontra conteúdos relevantes às necessidades dela no blog de uma empresa, isso “abre portas” para oportunidades de oferecer ainda mais esclarecimentos (ou provocar desejos) a essa pessoa através de interações estratégicas — seja para aumentar a conversão de visitantes em leads, oferecer o cadastro em uma newsletter ou promover o produto certo para o cliente ideal.

Veja como funciona na prática:

Como funciona uma landing page na prática?

Sabe quando aparecem anúncios para baixar um conteúdo gratuito e você acessa a página dele — como essa que acabei de mostrar acima —, onde tudo que você precisa fazer é preencher o formulário com seu nome, endereço de e-mail ou número de telefone?

Nesse caso, os anúncios podem ser considerados o topo do funil de Inbound Marketing: estágio que tem o objetivo de atrair você (visitante) para, logo depois, converter em um contato (lead).

Ao clicar, você é direcionado para uma landing page livre de distrações, com o formulário a ser preenchido para confirmar seu cadastro e baixar sua cópia do conteúdo ou recebê-lo por e-mail.

Landing page simplificada

A partir desse momento, em troca de um conteúdo importante na sua jornada de consciência sobre um problema ou dúvida, você se torna um lead para a empresa, dando permissão para receber conteúdos relacionados.

Resumindo, as landing pages são usadas para:

  • Possibilitar a troca de conteúdos por permissões de contato (captura);
  • Educar o lead sobre os próximos passos;
  • Nutrir o relacionamento com o lead (iniciando o envio de e-mail marketing após a confirmação, por exemplo);
  • Convencer o lead de que a empresa possui uma solução mais completa para os problemas que ele enfrenta (venda).

Você também pode ver o uso prático das landing pages acessando nossa Biblioteca Gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção ou baixando nosso Manual definitivo do Inbound Marketing!

Ao preencher o formulário, você recebe um conteúdo riquíssimo sobre como atrair, conquistar, vender e encantar seus clientes usando o Inbound Marketing, e a Orgânica garante uma nova oportunidade de estar em contato direto com você para aprofundar ainda mais esse conhecimento. Viu como as landing pages criam cenários de troca em que todo mundo ganha?!

Dica: Da atração à fidelização: exemplos de Inbound Marketing

A importância das landing pages para a estratégia de Inbound Marketing

Geração de leads

Para não perder a atenção do visitante (nem perder o visitante por inteiro quando ele deixar o site ou blog), usamos landing pages para que possa ser possível, assim, ter um meio de se relacionar com ele outras vezes no futuro.

Sem uma página específica para convencer o visitante a se tornar lead, todo o esforço do Inbound Marketing pode ir por água abaixo já que, sem a possibilidade de contato, não há chance de nutrir um relacionamento.

Guia completo para converter seus leads e otimizar suas vendas

Lead Scoring

Lead Scoring é um sistema de atribuição de pontos baseado em diferentes métricas de comportamento, sinalizando quando um lead está quente, ou seja: disposto a agir de acordo com os objetivos da empresa.

Um visitante pulando páginas tem menos proximidade que um lead que se inscreveu na lista de e-mail para acessar um conteúdo exclusivo da empresa, concorda?

Para identificar quem tem maior potencial de receber uma oferta e fechar negócio — e quem precisa de mais nutrição antes de receber uma proposta —, nós usamos o Lead Scoring.

Segmentação de leads

Ter diferentes landing pages para separar os leads por grupos de interesses é outra vantagem de usar essas páginas no Inbound Marketing.

Uma vez que eles são segmentados por preferências ou Lead Scoring, fica simples criar campanhas de e-mail marketing automatizadas, por exemplo, que multiplicam as taxas de conversão entregando a oferta certa, para a pessoa certa, na hora certa!

Dica: E-mail Marketing e Inbound Marketing: qual a relação?

Redução do custo de aquisição de clientes (CAC)

As landing pages no Inbound Marketing promovem uma relação interativa entre o lead e a marca e, dessa forma, o processo de vender para novos clientes (ou vender mais aos mesmos clientes) fica mais fácil para a empresa, que tem sua margem de lucro aumentada à medida que as despesas para isso diminuem.

Planilha Calculadora de CAC

Como criar landing pages que convertem e geram resultados?

Tenha um objetivo claro e definido

Não adianta criar uma landing page que não seja relevante. Também não adianta converter um visitante em lead e não guiá-lo para um destino que atenda ao que ele busca.

É preciso se antecipar às necessidades dos visitantes, estruturando cada passo deles nessa estratégia de atração, conversão, relacionamento e encantamento pela marca!

Seja transparente com as informações

O texto da oferta (ou "copy") na landing page precisa ser persuasivo sem ser mentiroso, mostrando o porquê da proposta ser imperdível e o que ela pode fazer pelo visitante.

Também deixe claro que ele fará parte da lista de comunicação da empresa, que pode se descadastrar quando quiser e que as informações de contato dele não serão utilizadas para enviar qualquer tipo de SPAM (mensagens não solicitadas).

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Preze por um bom design

A primeira impressão é a que fica! No caso de uma landing page, a aparência da página será vital para não perder um visitante para sempre.

Mantenha o design responsivo — para funcionar no computador ou dispositivos móveis, como o celular — com uma mensagem assertiva, sem distrações, e com botões grandes para o visitante não ter dúvidas sobre o que precisa fazer.

Aproveite para também conferir esse exemplo de landing page que nós criamos para o Flua:

Landing page da Flua

Case da Orgânica

Uma história extraordinária na implementação de landing pagesgeração de leads pela Orgânica Digital para nossos clientes foi a conversão de 83% dos visitantes que buscavam por serras elétricas.

Por um custo baixo, nós produzimos uma landing page com um vídeo ensinando como manusear o produto, recheado de dicas, e ilustrando jeitos criativos de usar a serra para construir uma caixa.

Após o vídeo, convidamos os visitantes para participarem do sorteio da serra elétrica, preenchendo um formulário. Os resultados foram superiores ao que esperávamos: praticamente todos os visitantes se converteram em leads!

E mesmo que só uma pessoa tenha vencido o sorteio, conseguimos aumentar as vendas da serra oferecendo uma promoção exclusiva para todos os leads na lista! Viu só?

Landing pages aumentam a atração de visitantes no site da empresa e possibilitam que ela se relacione diretamente com os leads, automatizando envios de mensagens e ofertas personalizadas para também elevar as chances de conversão em vendas.

Provavelmente, você chegou até esse conteúdo da Orgânica porque somos especialistas em atrair pessoas — que estão buscando por landing pages que convertem ou qualquer outro assunto.

Quer saber como nós podemos usar estratégias como essas para fazer sua empresa crescer cada vez mais e melhor? Solicite uma consultoria grátis!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.