Atualização do Google: como lidar com mudanças no algoritmo


Guilherme de Bortoli

Por   

 16/01/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Se você trabalha com SEO ou simplesmente sabe o valor do tráfego orgânico, entende o quanto uma atualização do Google pode impactar seus resultados. 

As constantes mudanças nos algoritmos do Google, especialmente os Core Updates, exercem bastante influência no posicionamento e visibilidade dos sites

Então vamos ver como enfrentar essas mudanças com confiança e descobrir as melhores estratégias para manter sua relevância online? Me acompanhe!

O que são Core Updates e como impactam o tráfego?

Se engana quem pensa que não precisa se manter atualizado em SEO! É necessário estar sempre atento para entender as mudanças, especialmente as maiores, como é o caso dos Core Updates.

Os Core Updates do Google são atualizações significativas no algoritmo de pesquisa, que podem ter um grande impacto (bom ou ruim) no tráfego online dos sites. 

Basicamente, o Google usa um conjunto complexo de regras para determinar quais sites aparecem primeiro nos resultados de busca.

É como uma competição por espaço mesmo! O que traz para o universo digital a competição que já existia em mídias tradicionais, como outdoors, rádio e TV. 

Esses algoritmos levam em conta centenas de fatores, desde a relevância do conteúdo até a facilidade de uso do site.

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Quando o Google realiza um Core Update, ele está essencialmente ajustando esses algoritmos para melhorar a qualidade e a relevância dos resultados de busca para os usuários. 

Isso significa que, após uma atualização, alguns sites sobem ou descem nos rankings de busca, o que afeta diretamente o tráfego que eles recebem.

Por exemplo: uma atualização pode priorizar sites com conteúdo de alta qualidade ou penalizar sites com muitos anúncios intrusivos.

Essas atualizações são importantes porque garantem que os usuários tenham a melhor experiência possível ao usar o Google e encontrem as informações que precisam de forma rápida e eficiente. 

É por isso que eu reforço: para os proprietários de sites, entender essas atualizações e adaptar rapidamente suas estratégias de SEO de acordo com elas é crucial para manter ou melhorar sua visibilidade online.

Com relação ao impacto para os sites, foi feito um estudo que quantifica como a atualização de março de 2023 mudou o ranking e impactou certas URLs. 

Sites como a Wikipedia obtiveram um ganho interessante do índice de visibilidade, com cerca de 10%. Por outro lado, sites como o “urbandictionary.com” perderam 61%.

Após outra atualização, em novembro, houve um aumento notável na porcentagem de novos URLs (que não apareciam entre os 20 primeiros colocados) alcançando o Top 10 das pesquisas do Google. Ou seja: desbancando outras que já estavam lá há mais tempo. 

A Semrush também observou que essa porcentagem subiu para 12,75%, comparado com 10,85% em agosto e 8,7% em março de 2023!

Dica: SERP: o que é e como usar para gerar mais leads

A dor dos resultados flutuantes

Sabe aquela sensação de montanha-russa, mas no mundo digital? É exatamente assim que os proprietários de sites se sentem com as flutuações nos rankings de busca

Um dia, você está lá no topo, dominando o mercado no ambiente digital

No outro, parece que alguém puxou o tapete e você está lá embaixo, se perguntando o que aconteceu. 

Essas mudanças podem mexer bastante com a visibilidade dos sites, afetando não só o tráfego, como também o desempenho dos negócios

É como se, de repente, a loja que estava na rua principal da cidade fosse transportada para uma ruela escondida. 

Frustrante, né? Mas, calma, que não há motivos para se desesperar!

Isso faz parte do jogo do SEO e da constante dança com os algoritmos dos buscadores — e tem solução! É o que vou te mostrar a seguir.

Dica: 20 técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições

5 formas de lidar com as mudanças no algoritmo

Agora que você sabe quais são as regras do jogo e que a mudança delas faz parte do processo, precisa conhecer as formas de lidar com tudo isso

Reuni as dicas que considero mais importantes!

1. Monitoramento contínuo

Olha, o monitoramento contínuo é tipo o seu radar para as mudanças de algoritmo, e usar ferramentas como o Google Analytics e o Semrush pode ser um salva-vidas. 

Elas te ajudam a rastrear o desempenho do seu site e identificar alterações no tráfego ou nos rankings. Assim, você fica sempre por dentro do jogo e pronto para ajustar as velas quando necessário!

2. Produção de conteúdo otimizado

Agora, vamos falar de conteúdo. Sabe aquele ditado “conteúdo é rei”? Pois é, ele é verdadeiro!

O conteúdo de qualidade realmente ajuda a manter seu site firme e forte, pois ele sempre está entre os fatores de ranqueamento favoritos do senhor Google. 

Foque sempre em criar conteúdo relevante, informativo e cativante. Isso não só agrada o Google, mas também mantém seus visitantes felizes e engajados!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

3. Otimizações técnicas

As otimizações técnicas são como o trabalho nos bastidores de uma peça de teatro, que mantém tudo rodando suavemente para os espectadores aproveitarem o espetáculo sem interrupções ou frustrações. 

Pense na velocidade do site, estrutura de URL, redirecionamentos, tags de cabeçalho... essas coisinhas técnicas podem fazer uma grande diferença.

Manter seu site bem tecnicamente, então, é essencial para não ser pego de surpresa pelas mudanças do algoritmo!

4. Atenção às mudanças

Estar sempre ligado nas últimas atualizações e tendências do Google é crucial. Siga blogs de SEO confiáveis, participe de webinars e esteja ativo em comunidades online. 

Isso te mantém informado sobre o que está rolando no mundo do SEO, e o principal: te prepara para agir rápido!

5. Agilidade na adaptação de estratégias

Por fim, se você está fazendo tudo que comentei acima, vai ser mais fácil adaptar suas estratégias rapidamente. As mudanças do Google não vão te deixar no prejuízo por muito tempo!

Com uma abordagem ágil, você consegue ajustar suas táticas de SEO e minimizar qualquer impacto negativo das atualizações.

Dica: Potencialize resultados com SEM (Search Engine Marketing)!

Dica: reveja suas estratégias de SEO pós-atualização!

Quando o Google atualiza seu algoritmo, é o momento perfeito para dar uma olhadinha nas suas estratégias de SEO.

É como uma sessão de autoavaliação, sabe? Tipo “vamos ver o que está funcionando e o que precisa de um ajuste”. 

Por exemplo, dê uma checada no seu conteúdo:

Às vezes, pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença. Mantenha tudo atualizado e alinhado com as novas diretrizes para se manter firme no jogo do SEO!

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital 

Pronto para a próxima atualização do Google?

Então, recapitulando: as atualizações do Google podem parecer um bicho de sete cabeças, mas, na verdade, são oportunidades para melhorar!

Lembre-se de manter o monitoramento contínuo, produzir conteúdo otimizado, fazer as otimizações técnicas necessárias, focar na usabilidade, ficar de olho nas mudanças e ser ágil nas adaptações. 

Com essas dicas, você está mais do que preparado para enfrentar qualquer atualização que venha pela frente

E, se precisar de uma ajudinha extra, o Diagnóstico de SEO da Orgânica é uma boa pedida. Vamos juntos enfrentar esses desafios do mundo digital!

 


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.