SEO no Marketing Digital: sua empresa na 1ª página do Google


Guilherme de Bortoli

Por   

 13/09/2023 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Posso ser totalmente honesto com você? Sem uma estratégia de SEO e Marketing Digital — e com 90% dos brasileiros migrando para produtos, serviços, lazeres e trabalhos do meio digital —, há cada vez menos espaço para ser encontrado na Internet.

A competição é grande, o tempo é curto, e os fatores de ranqueamento (que decidem quais sites aparecerão primeiro nos resultados das buscas do Google, por exemplo) têm mudado drasticamente nos últimos anos.

Por isso, vou te dar o mesmo conselho que daria aos meus amigos: se você já sabe qual é a estratégia empresarial e o marketing estratégico do seu negócio, invista parte do seu tempo aprendendo sobre SEO!

E aqui tem tudo que você precisa para entender o peso do SEO dentro de uma estratégia de Marketing Digital e alcançar o sucesso do seu projeto!

Guia prático: Como escolher as melhores estratégias de marketing para sua empresa

O que é SEO no Marketing Digital?

Sigla em inglês para "Search Engine Optimization" (Otimização para Mecanismos de Buscas), o SEO reúne as técnicas que ajudam a posicionar as páginas de um site dentre as melhores posições nos resultados das pesquisas feitas no Google e demais buscadores.

Por exemplo, se você buscar agora mesmo pela palavra-chave "Marketing Digital" no Google, verá que a Orgânica Digital aparece nas primeiras posições!

Ou, ainda, se você buscar por "como reduzir o CAC", outro conteúdo meu estará em primeiro lugar:

Busca Google: como reduzir o cac

Ser uma das primeiras opções nos resultados das buscas é um dos melhores jeitos de promover seu negócio: você é encontrado por aqueles que precisam dos produtos ou serviços que você oferece, no momento em que buscam por isso!

Sem aplicar SEO na sua estratégia de Marketing Digital (ou, pior, sem ter uma estratégia), ser encontrado na Internet, expandir sua autoridade ou aumentar as vendas serão tarefas muito difíceis de realizar… Então:

Como aparecer no Google com SEO?

Para aparecer nos primeiros resultados das buscas, é necessário entender uma série de fatores que exigem observação constante, já que sofrem alterações (por parte dos mecanismos de buscas) de meses em meses.

Essas mudanças nos algoritmos — conjunto de regras que definem quais páginas são os melhores resultados para um determinado assunto — acompanham as transformações dos hábitos das pessoas do mundo físico para o digital!

Mesmo que certo entendimento de psicologia seja fundamental para compreender as intenções das pesquisas de cada público, vou apresentar alguns fatores de sucesso do SEO no Marketing Digital que merecem sua atenção:

1. Produza conteúdo com qualidade e profundidade

De todos os fatores, esse é o mais importante para ranquear nos primeiros resultados das buscas!

Todos os buscadores (principalmente o Google) priorizam conteúdos originais e que entreguem um valor capaz de transformar a vida do público.

Esse tipo de conteúdo normalmente é bem completo, respondendo dúvidas populares em texto, em vídeos e em imagens, para “tapar todos os buracos” e melhorar a experiência do usuário!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

2. Defina e insira palavras-chave relevantes nos conteúdos

As palavras-chave são importantíssimas no SEO para Marketing Digital porque ajudam os algoritmos a identificarem seus conteúdos como se fossem o rótulo de uma embalagem!

É por isso que, em uma estratégia bem pensada, todas as palavras-chave dos conteúdos são analisadas e adicionadas para fazer com que tudo relacionado ao negócio, produto ou serviço seja descoberto pelas pessoas.

E essas palavras-chave precisam estar, por exemplo, no endereço do site, nos títulos e distribuídas ao longo dos textos (ou vídeos e imagens) de forma inteligente.

Volta ali em cima e olha os exemplos aqui da Orgânica: eu coloquei as palavras-chave nos pontos mais importantes dos textos, e elas colocaram a Orgânica em primeiro lugar nas buscas!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Dica: A Orgânica é uma agência de SEO especializada. Saiba mais!

3. Tenha atenção aos links internos e externos

Links são os atalhos que, ao serem acessados, levam o público para outros conteúdos do mesmo site ou de sites externos.

Ambos são importantes para aumentar as chances do SEO ranquear sua página em primeiro lugar, especialmente quando outros sites indicam a página do seu negócio (o que chamamos de backlink).

Estabelecer links para páginas de confiança, e receber acessos por ter sua empresa linkada por outros sites, mostra para os mecanismos de buscas que você tem autoridade na escolha de fontes e nas suas declarações!

Mas cuidado: publicar links quebrados (atalhos que não levam a lugar nenhum ou que levam às páginas de erro) diminui a relevância da sua página. Assim, a autoridade do seu domínio sofre como um todo!

4. Cuidado com a velocidade de carregamento das páginas

Você deve achar que a aparência de um site vale mais do que qualquer coisa, não é?

Apesar da aparência ser importante, o fator indispensável para manter alguém em um site é a velocidade de carregamento das páginas!

Se o seu site é lindo, mas demora muito tempo para carregar, o público não vai perder tempo esperando: ele vai procurar a concorrência!

Quando alguém entra no site e sai rapidamente (por qualquer razão, mas geralmente pela baixa velocidade do carregamento), a taxa de rejeição é aumentada — um indicador que mostra a desistência de alguém ao checar seu conteúdo.

Ser rejeitado é um indicador negativo para os algoritmos dos mecanismos de buscas: eles entendem que seu conteúdo é pouco relevante, o que leva o site a cair de posição nas pesquisas.

Na dúvida, foque na qualidade em vez da vaidade!

Dica: 4 sintomas de que o site da sua empresa foi mal feito

5. Construa autoridade para o seu domínio

A autoridade não é algo que se conquista da noite para o dia — é preciso construí-la aos poucos!

É o seu histórico de conteúdos de valor (e a idade deles no seu site) que contribuirá para a construção de autoridade.

Quanto mais cedo você começar, colocando em prática todas as dicas que apresentei para você, a tendência é que seu domínio receba a atenção que merece e conquiste as melhores posições gradativamente.

Tenha paciência, se planeje, e comece o mais rápido possível!

Canais em que as técnicas de SEO podem ser aplicadas

Apesar da gente atrelar SEO diretamente ao Marketing Digital de sites e blogs, essa técnica pode (e deve) ser aplicada em outros canais!

O YouTube é um ótimo exemplo: para que seu vídeo seja descoberto, é preciso escolher as melhores palavras-chave, inseri-las nos títulos, nos elementos descritivos do conteúdo e, é claro, entregar um conteúdo de alta qualidade!

Como cada vez mais pessoas estão consumindo conteúdos em vídeo, além do YouTube, o próprio Google também vem entregando mídia audiovisual junto com os conteúdos em formatos tradicionais (como textos e imagens) nos resultados das buscas. Veja só outro exemplo nosso:

Busca Google: customer service

Dica: SEO e Inbound Marketing: o casamento perfeito

O papel da Agência de Marketing Digital em projetos de SEO

Aplicar e manter o SEO da sua estratégia de Marketing Digital para expandir sua autoridade e aumentar as vendas é um trabalho contínuo.

Aqui na Orgânica, o nosso sucesso acontece porque bebemos a água da nossa própria fonte! Isso mesmo: fazemos para nós mesmos o que oferecemos para os nossos clientes — incluindo SEO que entrega resultados em vendas — da estratégia até a execução!

Se você já tem muitas responsabilidades e não sobra tempo para se dedicar à otimização para as buscas relacionadas ao seu negócio, sua melhor opção é contratar uma agência de Marketing Digital especializada em SEO!

Entre em contato com nossos especialistas e comece a crescer também através do Google!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.