4 sintomas de que o site da sua empresa foi mal feito



Por   

 13/07/2016 

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.

Que sua empresa precisa de um site, você já está cansado de saber. Entretanto, ter um site simplesmente por ter, que não lhe traz resultados, pode ser ainda pior do que continuar sem site nenhum. Afinal, você investiu seu dinheiro em algo que provavelmente não lhe dará retorno.

Existem algumas formas simples de entender se o seu investimento está fadado a ir para o ralo. Para uma avaliação completa, você precisará de uma empresa especializada. Mas você poderá acender o sinal vermelho observando algum dos sintomas a seguir.

Para que seu site traga resultados é necessário que você faça um planejamento de marketing. Para ajudar a sua empresa nós criamos um guia completo para você planejar suas ações de Marketing Digital. Clique no banner abaixo e receba nosso material gratuitamente!

Como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

1) Meu site não aparece no Google

Quando um usuário busca por um termo correlacionado ao tipo de negócio que você tem, pode ser muito interessante que você apareça nos resultados de buscas. Rankear no Google (aparecer bem nos resultados para determinadas palavras-chave) não costuma ser uma tarefa muito simples, e leva tempo. Esqueça colocar um site hoje e esperar que o Google reconheça ele amanhã. Esse é um processo que costuma levar, no mínimo, 6 meses para novos websites.

Entretanto, se seu site já está no ar há um bom tempo, e nem por termos muito óbvios não aparece nas primeiras posições do resultado, algo pode estar errado. Buscar pelo nome da sua empresa, sem que seu site apareça, significa que algo de muito errado foi feito.

No exemplo abaixo, busco por Orgânica Digital:

Observe que dos primeiros 5 resultados, 4 são da Orgânica Digital. O outro é de uma empresa de outro segmento de atuação que possui o mesmo nome, mas com muito menos autoridade do que nós para o termo.

2) Não recebo contatos pelo meu site

Um dos principais fatores a serem avaliados em sites que não fazem vendas diretamente (lojas virtuais), é a capacidade que esses sites tem de gerar contatos, ou leads.

>> O que são leads?

Se você está aparecendo no Google, e percebe que as pessoas entram no seu site, mas elas não interagem solicitando orçamentos ou outro tipo de contato, provavelmente ele está falhando e você não está gerando negócios através dele.

Um bom site precisa de áreas de conversão, que podem ser formulários ou chamadas para ação (do inglês, call-to-action). Deve ser muito fácil para o visitante entrar em contato com você e demonstrar interesse pelos seus produtos ou serviços.

Quantos cliques são necessários para que o visitante fale com você, através do seu site?

3) Demora no carregamento do site

Para o Google, mais que 2 segundos de carregamento já tornam seu site relativamente lento. Parece exagero, mas a gigante de buscas penaliza seu site por cada segundo a mais que ele demora para carregar. Até 10 segundos é aceitável, entretanto mais do que isso acarreta em graves problemas.

Você percebe que seu site, apesar de super bonito e cheio de imagens, demora muito tempo para abrir completamente no navegador? Cuidado! Isso, além de prejudicar seu posicionamento no Google, pode fazer com que o usuário desista e vá embora (a níveis técnicos, isso aumenta a taxa de rejeição). E ele pode sair do seu site, e ir para o do concorrente.

Dica: Veja 4 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google

4) Não funciona em celulares e tablets

Por fim, nossa lista encerra com um item fundamental para qualquer site, a responsividade. Essa palavrinha estranha indica se o seu site está ou não adaptado para diferentes tamanhos de tela.

Por exemplo, se você estiver acessando a Villa Sergio Berti através do seu celular, irá ver uma tela como essa:

Note que ela é menor que a versão para computadores, e que você não precisa usar a funcionalidade de zoom para ler o texto. Bem mais fácil, não é?

Além de muito melhor para a usabilidade do visitante, o site será visto com bons olhos para o Google que, desde abril de 2015, penaliza severamente os sites sem esse suporte. Como o celular já é o meio de acesso à internet mais usado pelo brasileiro, você simplesmente será ignorado por mais da metade dos possíveis interessados em seus produtos ou serviços.

Conclusão

Construir um bom site, com a cara da sua empresa, é um trabalho que exige investimento e uma equipe com várias competências. É praticamente impossível um único profissional, ou uma equipe pequena, fazer um site bonito, com boa taxa de conversão e que posicione bem no Google.

Além de contratar uma empresa, você precisa fazer parte do processo de desenvolvimento. Para isso, escolha uma agência que lhe passe segurança e mostre os resultados que seu site pode gerar

Desconfie de investimentos exageradamente baixos e entenda bem se uma economia no momento de desenvolver seu próximo site, não signifique jogar seu dinheiro no lixo em poucos meses.

Nós da Orgânica tevemos um aumento de 600% em nossas vendas, quer saber como conseguimos isso? Clique no banner abaixo e aumente suas vendas também!

Guia grátis explicando passo a passo para vender mais através da Internet



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!