Site, blog, landing page, hotsite ou e-commerce? Entenda a diferença!


Site, blog, landing page, hotsite ou e-commerce? Entenda a diferença!

Quem tem um negócio próprio ou quer abrir um e começa a pesquisar na internet sobre marketing digital, encontra vários termos que, muitas vezes, não ficam muito claros do que se tratam e como eles são utilizados para melhorar o seu empreendimento.

Por isso, separamos alguns para abordar neste artigo. Vamos falar sobre site, blog, landing page, hotsite e e-commerce. Acompanhe e esclareça suas dúvidas!

O que é um site?

Também chamado de website, é um conjunto de páginas em que você coloca informações sobre a sua empresa e o que ela oferece, além de informações de contato e canais de comunicação.

O site é o meio mais completo que existe para colocar sua empresa na internet. É a base de tudo e, por ele, você consegue desenvolver diversas estratégias de marketing digital.

Para que sua empresa tenha um site, é preciso contratar um profissional ou uma empresa especializada neste serviço, pois a criação de um site não é tão simples. Além disso, você vai precisar comprar um domínio e assinar um servidor para hospedar o seu site na internet.

É como uma licença para que seu site fique ativo para os usuários na internet. Isso é obrigatório.

O que é um hotsite?

O hotsite é uma página ou um site de menor proporção criado para situações específicas e por um determinado período de tempo. Normalmente, ele é usado em períodos sazonais, lançamentos de produtos, campanhas específicas, entre outros. Depois que a divulgação termina, o hotsite é excluído.

É interessante como estratégia para eventos, inclusive, para fazer contagem regressiva e aguçar a expectativa do público. Os hotsites costumam conter cores bastante vibrantes e serem bem chamativos para atrair a atenção do público. Calendários, programações e atividades interativas também são comuns nos hotsites.

O que é um blog?

Blog vem da palavra em inglês web log, que significa "diário de rede". Assim, ele começou a ser utilizado pelos chamados "blogueiros", como um diário em que eles publicavam suas crônicas, poesias, contavam suas viagens, suas experiências, dentre outros assuntos.

No entanto, o blog passou a ser utilizado como uma estratégia de marketing digital também, principalmente quando inserido dentro de um site. Isso porque os profissionais da área perceberam que os artigos postados no blog, chamados de posts, poderiam conter informações que seriam úteis para atrair potenciais clientes para o site da empresa.

Além disso, o Google está, cada vez mais, valorizando sites que proporcionem qualidade e uma boa experiência ao usuário em relação a conteúdo relevante ao termo pesquisado, chamado de palavras-chave.

Por conta disso, é essencial que uma empresa tenha um blog dentro do seu site, para se posicionar bem nas buscas orgânicas e atrair visitantes ao seu site por meio de conteúdo que solucione os problemas e auxilie o público-alvo em suas necessidades.

O que é um e-commerce?

É um comércio eletrônico, uma forma de vender e de realizar transações financeiras a partir de plataformas eletrônicas da internet. É como uma loja virtual, em que você expõe seus produtos, os visitantes escolhem o que querem comprar, realizam um cadastro e fazem o pagamento diretamente no e-commerce.

Também é essencial que você procure uma empresa especializada caso queira abrir um e-commerce, pois não é o mesmo de fazer um site, é bem mais complexo, exige páginas de segurança, sistemas de pagamento, cálculo de produtos no carrinho, frete, entre outras funcionalidades.

O que é uma landing page?

Você já deve ter acessado um site que solicitava algumas informações cadastrais, como nome e e-mail em troca de alguma coisa, como o download de algum material, a inscrição em um curso ou qualquer outra oferta. Esta é uma landing page.

É a página em que um visitante não identificado entra em contato com sua empresa e, quando faz o cadastro, passa a ser um lead qualificada, ou seja, você tem informações dele. Como não é um qualquer, é possível desenvolver campanhas de e-mail marketing e aproximá-lo mais da empresa, criando um relacionamento e influenciando a decisão de compra.

Ficou clara a diferença entre site, hotsite, blog, e-commerce e landing page? Se ainda tiver dúvidas ou quiser saber sobre outros temas, deixe um comentário no post!




Por
27/07/2016

Atuando desde 2005 com tecnologia e internet, concebendo e desenvolvendo processos de inovação.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!