Saiba como gerar mais leads usando o Google a seu favor



Por   

 19/10/2016 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Saiba como gerar mais leads usando o Google a seu favor

Se você busca mais clientes para o seu negócio, seja para alavancar as vendas ou conservar a saúde financeira da sua empresa, a geração de leads pode ser uma ótima alternativa. Já vimos que leads são usuários que demonstraram algum interesse pela sua marca e têm enorme potencial de se tornarem clientes. Mas, antes de os usuários se tornarem leads, eles precisam chegar ao seu site e conhecer o seu negócio.

Por isso, neste artigo, vamos explicar como direcionar tráfego para a sua página com a ajuda do GoogleVamos entender como gerar mais leads usando o Google AdWords e como alinhar essa ferramenta com a sua landing page.

Dica: Como funciona o Google Adwords?

Como gerar mais leads com o Google AdWords?

O AdWords é uma plataforma que permite criar anúncios para serem exibidos na página de resultados de busca do Google ou em sites parceiros. Mas, para o investimento em links patrocinados valer a pena e trazer bons leads, é necessário tomar alguns cuidados com o planejamento e com o monitoramento da campanha.

Conhecendo o seu público

Saiba exatamente para quem a sua campanha é orientada. Faça pesquisas de mercado e enquetes para saber quem é o seu público-alvo. Se possível, vá um pouco além e crie uma buyer persona.

Entenda o que os seus potenciais clientes precisam, quais são seus desafios e qual seu comportamento de busca quando procuram uma solução como a que você oferece.

Criando uma campanha eficaz

Com essas informações, já é possível ter boas ideias de palavras-chave. Use-as para criar anúncios que deixem claro o benefício que as pessoas obtêm com o seu produto ou serviço. Inclua uma chamada para guiar o usuário a clicar na propaganda (e ser direcionado para uma landing page) ou a entrar em contato.

Monitorando a campanha, fazendo testes e documentando

Em seguida, acompanhe o desempenho de sua campanha, monitore quantos cliques seus anúncios receberam e analise quantos desses cliques se converteram em leads (falaremos mais sobre conversão na próxima seção).

Teste fazer modificações na campanha e continue acompanhando para entender o que está funcionando bem e o que não está. Assim, você deve usar o que funcionar bem e documentar o que aprender durante o processo.

Se os resultados forem muito indesejáveis, talvez o problema esteja na sua landing page.

Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais

Como preparar sua landing page para converter visitantes em leads?

Ter uma página com a descrição completa do seu produto ou serviço e os seus benefícios não basta. Uma landing page completa precisa permitir que o usuário forneça dados básicos de contato por meio de um formulário. É o preenchimento e o envio do formulário que separam a sua audiência entre visitantes e leads.

Foque na experiência do usuário

Pense na experiência do usuário ao chegar e a navegar na sua landing page. Certifique-se de que ela esteja livre de obstáculos. Deixe os links de navegação no rodapé da página para manter a atenção do usuário onde realmente importa: no conteúdo e no formulário.

Entregue conteúdo de valor

O conteúdo deve ser conciso, além de demonstrar com clareza o valor da sua solução. Use recursos visuais para facilitar o entendimento da sua oferta: um vídeo curto ou uma imagem, quando bem escolhidos, podem passar uma mensagem de forma mais rápida que um texto.

Otimize o formulário de contato

O ideal é que o formulário esteja destacado (a cor de fundo do formulário deve contrastar com a cor da landing page), tenha campos nítidos e seja o mais simples possível. Em geral, os usuários desistem de preencher formulários com muitos campos. Por isso, requisite apenas os dados essenciais.

Dica: Entenda o que são landing pages e por que elas são importantes para seu negócio!

Gere leads genuínos

Se o seu formulário for enviado sem os dados necessários ou com dados falsos, o lead gerado deixa de ser válido. Evite erros de preenchimento, dados incompletos e spam (existem programas automatizados com essa finalidade) aplicando validação nos campos.

Avalie também a inclusão da funcionalidade captcha, aquele campo que exige que você identifique letras e números disformes, para confirmar que foi uma pessoa de verdade que preencheu.

Dica: Afinal, o que são leads e como gerá-los?

Agora que você já sabe como gerar mais leads usando o Google a seu favor, que tal colocar essas dicas em prática? E, se quiser receber mais textos sobre este e outros temas de marketing digital, assine a nossa newsletter!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!